Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro em seletor de bateria automotiva?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Eis uma chave giratória de seleção manual entre duas baterias, uma ferramenta proposta para utilização em carros ou barcos:

 

IMG_20220523_152153.jpg.47ff25483c3cb815de292789e8893a35.jpg

 

O que está chamando minha atenção, e me deixando com uma pulga atrás da orelha, é o compartilhamento do negativo.

 

IMG_20220523_152348.jpg.0c28b6da61b4af8f419a8c2eae761627.jpg

 

No diagrama acima nem vemos o negativo. Ou seja, trata-se de um switch (chave) SPDT para o positivo. Subentende-se que o negativo fica compartilhado "por fora".

 

A questão é a seguinte:

 

Baterias automotivas são acumuladores, recarregáveis por um alternador. Acontece que num circuito de alimentação os elétrons migram do negativo. E aí, como fica o carregamento?

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De onde veio o diagrama..? Ele não chaveia entre bats... Para tal inverta a seta. O que é a caixa preta inferior esquerda?

 

Off 1/2 on subliminar.. toda a eletro-eletrônica está baseada num erro...

22 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

os elétrons migram do negativo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, .if disse:

de onde veio o diagrama?

 

De um anúncio no Mercado Livre ou na Shopee, eu acho.

 

Update: @.if, aqui.

 

2 horas atrás, .if disse:

Ele não chaveia entre baterias... Para tal, inverta a seta.

 

Ei... isso da seta foi uma interpretação (subjetiva) apressada! A seta não está importando à questão.

 

O desenho está claro em alternar a continuidade de um condutor de sinal positivo.

 

images.png.90bd5dd01e18f7b525f5abdc9b4e5584.png

 

2 horas atrás, .if disse:

O que é a caixa preta inferior esquerda?

 

Talvez uma caixa de fusíveis. Mas isso também não importa tanto, para o tópico. Percebam que aquele motor de lancha até a combustão é.

 

2 horas atrás, .if disse:

toda a eletro-eletrônica está baseada num erro

 

Enfim,  mas e o tópico?!

 

Na ignorância que possivelmente eu estou, desejaria uma DPDT (cf. imagem acima).

 

Significaria alternar entre os dois positivos e entre os dois negativos numa única manobra de "virada" de chave.

 

Explicando-me

 

O que eu vim aqui questionar como possível erro não foram as imagens de um vendedor. Foi a própria concepção ou proposta de um produto comercial já acabado.

 

Com isso eu pretendo que organizemos um pouco do conhecimento correlato.

 

Update

 

Para ficar mais claro ainda:

 

IMG_20220523_181536.jpg.645bc870411bc441c14447b2d8cf1ba2.jpg

 

Vem o positivo de cada bateria e sai pelo pé do Y o que estiver selecionado na chave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

O que é a caixa preta inferior esquerda?

Uma caixa de fusíveis para distribuição das cargas. 

 

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Baterias automotivas são acumuladores, recarregáveis por um alternador. Acontece que num circuito de alimentação os elétrons migram do negativo. E aí, como fica o carregamento?

Nesses circuitos o negativo é ignorado porque ele vai obrigatoriamente a carcaça de metal do automóvel, barco, avião ou seja lá o que for. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em automóveis, pelo menos nos antigos, o carro todo é negativo. Chassis, lataria... tudo.

 

 

3 horas atrás, .if disse:

Off 1/2 on subliminar.. toda a eletro-eletrônica está baseada num erro...

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

os elétrons migram do negativo.

 

 

Bem... que os ingleses não nos ouçam mas depois que descobriram que os elétrons são negativos, o mundo virou literalmente de cabeça para baixo. Ou seja, o hemisfério a que chamamos de Norte está, na verdade, na parte de baixo do mundo.

 

"E pur si muove"...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

A seta não está importando à questão.

Para referências futuras e correta interpretações técnicas, sim importa.

 

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:
4 horas atrás, .if disse:

toda a eletro-eletrônica está baseada num erro

 

Enfim,  mas e o tópico?!

Erro na direção da seta se relaciona com erro do sentido da corrente e erro no título do tópico. Atenção ao tradicional 1/2 on por mim cunhado

 

3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O desenho está claro em alternar a continuidade de um condutor de sinal positivo.

Com aquela posição de seta não está nada claro e sim eletricamente confuso. Conecta + com +: baterias em paralelo - o que pode ser comum no ramo das embarcações. Se não, aquele desenho não combina muito com este da eletrônica geral.

 

40 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o hemisfério a que chamamos de Norte está, na verdade, na parte de baixo do mundo.

Sinistro visualizar isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de p/ onde vai os elétrons: para o negativo que estiver mais descarregado, o que perdeu  os prótons, a bateria ligada.

A questão de carregamento: creio que em sistemas mais simples como esse, não há alternador, então o carregamento é externo. Até por isso há 2 baterias, p/ saber a hora de levar uma bateria carregar e não  ficar parado no meio do nada sem conseguir dar arranque.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2022 às 21:22, .if disse:

Sinistro visualizar isso.

Ainda 1/2 off...

 

O Universo tem Norte? Saia de casa e olhe para o céu. Você está olhando para cima? Lembre-se de que o Brasil fica na parte lateral da Terra... Agora dê um pulinho e veja a força com que a Terra te puxa de volta, mesmo seu corpo sendo pequenininho em relação à Terra e mesmo você pulando não em cima do mundo mas estando na parte lateral dele...

 

Só sei que nada sei, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...