Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador de teto com motor DC (ECO). qual a dificuldade no mercado brasileiro?


Posts recomendados

porque é tão difícil achar esse modelos eficientes e sem ruído de motor no Brasil que la fora meio q se tornaram padrão?
A Arno tem um (Ultimate) que aparentemente tem uma falha no projeto do motor que causa ressonância em velocidades baixas (alguns chamam ruido de grilo, outros de catraca de bicicleta).
A Aliseu produzia 2 (Aliseu Terral Eco e Inspire Confort) que retirou do mercado. Tem o Octopus tb, mas é absurdo de caro.
Depois de devolvido dois Arno Ultimate me encontro sem opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, W46n3r disse:

Não... o Ultimate não tem falha de projeto. Tenho 5 a váários anos então posso falar com certa propriedade.

 

O problema aparece em alguns ventiladores, e em outros não. É um problema de controle de qualidade, não falha de projeto.

 

não estou falando do barulho alto q aparece em alguns vídeos por ai, mas um barulho baixo chatinho q aparece nas velocidades mais baixas.
eu tenho a sensação que ou esse sem o barulho eram de um projeto mais antigo, ou que a pessoa simplesmente mora em AP barulhento ou só usa nas velocidades altas.
já comprei e devolvi dois. então não se torna uma opção. tenho q comprar quantos até achar um q não tem o problema?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso questione o sac da arno, provavelmente a resposta será algo como: 'nossos ventiladores atendem a normas abnt (ou inmetro) e o nível de ruído fica abaixo dos decibéis por ela permitido'

A questão principal (talvez única) é a do custo com você mesmo já profetizou

53 minutos atrás, SalvadorBA disse:

, mas é absurdo de caro.

Não compensa reprojetar e vender pouco ...só pra quem tem ouvido afinado igual ao teu. 😁

 

De fato tenho 1 ventilador que parece um trator. Tá em banho maria na minha mente doentia um projetinho com mc pra um inversor pra ele. Já sei pra quem vou vender pelo menos 1 .. 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem inconveniente mesmo. Eu tenho um com esse problema e deixei na área de churrasqueira em que o barulho a baixa velocidade não incomoda.

 

O pior é que no mercado não tem boas alternativas, não na mesma faixa de preço pelo menos. Se por acaso encontrar um modelo que é

 

- silencioso em todas as velocidades

- que realmente faz vento

- é bonito

- tem lampada

- tem controle via RF (que dá pra integrar parcialmente com Alexa via hub)

- por menos de R$ 500

 

... me avise por favor que me interessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

tivemos os primeiros dias realmente quentes aqui em Salvador, mas eu estou usando o Arno diariamente aqui no meu home-office.
não vou dizer q é um ventilador ruim. ter o controle remoto e 6 velocidades é bem conveniente.
mas é um ventilador barulhento....não tão barulhento q os ventiladores de teto comuns talvez, mas é barulhento.
as vezes quando quero um ambiente silencioso pego meu ventilador de mesa Arno X Force 40 na velocidade menor e coloco na distância. quase não escuto ele.
é triste q não conseguem fazer ventiladores de teto tão silenciosos como os de mesa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2022 às 08:24, SalvadorBA disse:

porque é tão difícil achar esse modelos eficientes e sem ruído de motor no Brasil que la fora meio q se tornaram padrão?

 

De uma forma geral nossa indústria nacional é sabotada desde JK e até antes disso, o que faz com que nós, da área técnica, soframos dificuldades imensas para realizarmos nossos potenciais empreendedores e de enriquecimento científico. Desde a FNM e a Gurgel, passando pelas Itautec, Gradiente, Quasar etc., e chegando na Odebrecht, OAS e JBS, a ideia é forçar as melhores cabeças e os maiores capitais a deixarem o país. E aos que ficarem, "o agro é pop (mas cuidaremos para que você tenha acesso apenas a produtos de segunda até para que creiam que á apenas isso que merecem. Melhor só para os mais ricos.)"

 

Não sei se isso é vantagem mas resulta que somos um povo capaz de improvisações audazes e funcionais, de gambiarras muito eficientes e seguras, criatividade e inventividade reconhecidas e admiradas em todo mundo, gente capaz de montar uma centrífuga para enriquecimento de urânio com uma máquina de lavar roupa. Mas como ninguém come medalha, bem que, com a riqueza que temos (territorial e humana) podemos nos livrar da sabotagem (que acaba virando auto-sabotagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu vi um problema parecido com esse num outro tópico aqui há pouco tempo. Esses ventiladores têm várias bobinas para poderem ter uma rotação baixa compatível com a hélice grande. E tem folgas tanto nas bobinas como no resto do mecanismo. E nas velocidades baixas entra em ação um Dimmer que é um circuito simples, pequeno e barato que “recorta” a senoide, enfim, a onda que vem da rede elétrica para o motor enxergar uma tensão menor. Tem a vantagem que assim não desperdiça energia. Só que isso gera harmônicos que são frequências adicionais e mais altas do que os 60 Hz da rede e as folgas do conjunto agem como um alto - falante reproduzindo as tais frequências principalmente na faixa dos “médios” que é a que mais incomoda os ouvidos.

Nesse tópico que eu li alguém chegou a falar que ia usar um transformador com várias saídas para, nas velocidades baixas, fornecer uma senoide de tensão mais fraca e não recortada, portanto sem os tais harmônicos. Até um autotransformador de 220 pra 127 pode funcionar se a entrada de 220 for ligada no 127 e se retirar uns 70 volts da saída de 127, pelo menos teria uma velocidade baixa mais silenciosa.

 

Já passou pela minha cabeça uma ideia meio insólita que talvez funcione, preciso sentar e fazer as contas ou até experimentar.

As atuais lâmpadas incandescentes 127V (e deve ter de 220V também) que agora são halógenas tem um bulbo interno relativamente pequeno onde fica o filamento e o gás. Tanto que se o vidro externo quebrar mas o bulbo estiver intacto elas continuam acendendo. Eventualmente um ou mais desses bulbos poderiam ser montados de alguma maneira que funcionariam como um resistor em série com o motor do ventilador para fazer as velocidades mais baixas. Claro que nessas velocidades vão desperdiçar energia porque vão transformar parte dela em calor. Mas o resultado deve ser bem mais silencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!