Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Espero que sim!

Estou tendo problemas com meu computador, vai ser a 2ª vez que estou acionando a garantia da placa-mãe, fora que comprei esse ano, porém não é meu primeiro computador que ocorre algum tipo de problema.

Alguns amigos me recomendaram colocar aterramento em minha casa, falei com um eletricista e marquei o orçamento, porém conversando com ele, ele me recomendou colocar um Estabilizador de tensão, questionei se seria o mesmo que aqueles antigos (que aqui mesmo fórum não recomendam) porém ele disse que é um estabilizador diferente.

Queria saber se realmente tem diferença e se vale o investimento? Pois eu já comprei um filtro iClamper e pelo visto não está resolvendo meu problema.

Possuo uma CX-500 da Corsair mas bem antiga, tem uns 9 a 10 anos e uma RGPS-500W da Redragon, tive problemas usando ambas as fontes.

Podem me ajudar?

Postado

@TheCortines não conheço esse "estabilizador diferente", a não ser que ele esteja se referindo a no-breaks senoidais online, esses seriam equipamentos para quem precisa garantir estabilidade em qualquer situação (bastante utilizados em hospitais e locais do tipo), e por isso são bem caros, não sei se vale o investimento.

O que exatamente tem aí na rede da sua casa, o eletricista fez alguma avaliação ou ficou só na conversa do estabilizador?

13 minutos atrás, TheCortines disse:

Possuo uma CX-500 da Corsair mas bem antiga, tem uns 9 a 10 anos e uma RGPS-500W da Redragon, tive problemas usando ambas as fontes.

A linha CX antiga da Corsair é bem de entrada, e com 9 anos de uso a confiabilidade dela é quase zero (elas costumam dar problema antes disso), digo o mesmo sobre fontes da Redragon, mesmo novas são pouco confiáveis.

• Curtir 2
Postado
18 minutos atrás, TheCortines disse:

falei com um eletricista e marquei o orçamento, porém conversando com ele, ele me recomendou colocar um Estabilizador de tensão, questionei se seria o mesmo que aqueles antigos (que aqui mesmo fórum não recomendam) porém ele disse que é um estabilizador diferente.

Melhor trocar de eletricista, ele está completamente fora de si. em pleno século XXI o cara recomendar estabilizador, não dá.

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado

Estabilizador e estabilizador de tensão são literalmente a mesma coisa, o trabalho de um estabilizador é sair de uma corrente de tensão e ir para outra, o problema é que o estabilizador faz isso porcamente, e isso vale para todos os circuitos estabilizadores.

Postado

@GuilhermeGB Cara minha casa é bem antiga e não tem o aterramento, ao longo de anos sla uns 10 fui tendo problemas com alguma peça do PC ficando ruim de 1 a 2 sempre, esse ano decidi comprar um computador do zero só ficou pendente trocar a fonte mas como é uma CX-500 não me preocupei tanto. Ainda vai vir fazer o orçamento, ele só comentou sobre usar o estabilizador pois eu perguntei sobre, ele falou isso e ai fiquei na dúvida kkkkk por isso vim perguntar pois nunca tinha ouvido falar em estabilizador de tensão.

@Tiberio É eu fiquei meio com pé atrás quando ele falou isso e pior agora é achar outro ou só pedir para realizar a instalação do aterramento.

@Pepse Ahhhh sim entendi, bem ele só falou do de tensão eu que fiquei na duvida.

• Curtir 1
Postado

@TheCortines o nome é estabilizador de tensão mesmo, é que comumente só falamos apenas estabilizador. O que ele faz é verificar qual é a tensão que está chegando, se estiver muito alta ou muito baixa ele faz uns ajustes para aumentar o diminuir através de um transformador, na tentativa de estabilizar. Mas é algo bem precário e prejudicial para eletrônicos modernos, é coisa dos anos 90 que por algum motivo as pessoas ainda insistem em utilizar em pleno 2022.

As fontes chaveadas de hoje suportam trabalhar com uma ampla faixa de tensão na entrada, elas regulam a tensão de saída de forma quase instantânea, milhares de vezes mais rápido que o estabilizador (dentro de microssegundos). As fontes full range, como essas com PFC Ativo, conseguem trabalhar com qualquer valor de tensão variando de 90V a 260V, então muito provavelmente variação de tensão não é o problema aí.

Postado

Geralmente é a fonte dos equipamentos que costuma queimar primeiro quando a rede elétrica está ruim, não?

Como sua casa é antiga eu já solicitaria uma revisão geral em toda a instalação, revisar os apertos de todos os cabos nos bornes de tomadas, bornes de disjuntores (inclusive no disjuntor onde está o medidor de energia), revisão nas emendas de cabos dentro da instalação... Conexões frouxas ou emendas cheias de oxidação/zinabre também podem ocasionar queima de equipamentos eletrônicos e oscilações na energia da casa. Talvez seja até conveniente solicitar a concessionária de energia para refazer a conexão dos cabos da sua casa com os fios do poste, também costuma dar mau contato lá naquela conexão, se nunca mexeram lá, é bom conversar isso com o eletricista pra ver se ele consegue avaliar o estado daquela conexão elétrica.

Instalar DPS no quadro geral da casa também é uma boa, se for em região onde só tem casas (e poucos prédios) tem que ser um DPS de pelo menos 45kA (o da Clamper custa mais ou menos uns 50 reais atualmente, deve comprar um DPS para cada fase se a sua casa for bifásica ou trifásica). Por norma (NBR5410) o DPS tem que ser ligado a um aterramento, mas como paliativo dá pra ligar ao neutro (porque ele já é aterrado no poste, eu uso assim como paliativo em uma instalação rural).

Se for instalar um aterramento eu recomendo que instale aterramento do tipo TN ou derivados (nesse esquema o cabo que vem das hastes de aterramento deve ser conectado ao neutro dentro do QDC da casa ou em algum ponto antes do QDC), pois o esquema de ligação dos DPS é mais simples nesse tipo de aterramento (é só conectar um lado do DPS na fase e outro no Neutro/Terra).

Se for usar aterramento do tipo TT (aterramento totalmente separado do neutro da concessionária) o esquema de ligação do DPS é mais complexo e nesse esquema de aterramento é obrigatório o uso de IDR nos circuitos elétricos para assegurar a proteção das pessoas contra choque elétrico, pois o aterramento TT por si só não garante essa proteção às pessoas.

Postado

@TheCortines  se a instalação elétrica for antiga pode estar com conexões e emendas frouxas, cabos oxidados e com a capa ressecada, é esse tipo de coisa que o eletricista tem que verificar, além de providenciar o aterramento. Esqueça o estabilizador.

A tomada do PC não deve ficar em um circuito que tenha motores, como geladeira, freezer, ar condicionado e ventiladores. Se possível instale uma tomada exclusiva.

Postado

@GuilhermeGB Ah sim entendi, bem se fosse algum tipo de problema de eletricidade a fonte já teria dado algum sinal certo?

@marclbr  Hmm, bem vou pedir a principio a avaliação somente para o aterramento no meu quarto onde fica o computador, pois o dono da casa não quer realizar o aterramento total.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 26/09/2022 às 16:21, TheCortines disse:

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Espero que sim!

Estou tendo problemas com meu computador, vai ser a 2ª vez que estou acionando a garantia da placa-mãe, fora que comprei esse ano, porém não é meu primeiro computador que ocorre algum tipo de problema.

Alguns amigos me recomendaram colocar aterramento em minha casa, falei com um eletricista e marquei o orçamento, porém conversando com ele, ele me recomendou colocar um Estabilizador de tensão, questionei se seria o mesmo que aqueles antigos (que aqui mesmo fórum não recomendam) porém ele disse que é um estabilizador diferente.

Queria saber se realmente tem diferença e se vale o investimento? Pois eu já comprei um filtro iClamper e pelo visto não está resolvendo meu problema.

Podem me ajudar?

Como está tendo problemas de placa-mãe com defeito com uma fonte Corsair? Não é por causa dela, ela já possui supressor de surtos interno, se colocar "filtro de linha" vai proteger o filtro de linha interno da fonte não vai adiantar para parar de queimar placa, acredito que seja defeito/fragilidade da própria placa ao perder a alimentação de forma brusca, sei que uma bobina ao perder a alimentação resiste a mudança de potencial causando surto elétrico, no caso a bobina de regulagem de ripple da fonte, mas uma fonte destas tem as devidas proteções e não passaria nenhum surto para a saída, tenho fonte Corsair, estou sem bateria para nobreak, tive apagão a rodo e não tive problemas.

Deve ser algum problema com a sua placa escolhida.

@GuilhermeGB Tenho Corsair CX 600, passei por vários apagões e nunca tive problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!