Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Casa sem aterramento e impossibilidade de aterrar, o que fazer?


vcostm

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bom?

Estou alugando uma casa, a mesma não possui aterramento e no momento não há a possibilidade de fazer um.

Tenho um PC de trabalho ligado em uma tomada com um filtro de linha (clamper 5) e em surto de energia elétrica devido a obras da concessionária, a minha fonte Corsair cx650m acabou queimando.

Já é a segunda vez que acontece isso, então creio que o filtro de linha não está adiantando em minha situação.

 

Que aparelho posso comprar para resolver o problema desta única tomada?

Nobreak, Dispositivo De Proteção Elétrica, IClamper Pocket?

 

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não utilize o clamper energia 5 ou 8 pois eles tem capacitores Y que vão 'vazar' no seu neutro

utilize uma régua comum com um clamper ipocket ou um margirius que só tem capacitor X

Na última possibilidade deve-se fazer um TN-C-S respeitando limites mínimos: neutro e fase 10mm (alguns casos 16mm).

 

Não se preocupe com DPS no quadro (QDC), faça o aterramento TN-C-S com um eletricista bom e use o iClamper pocket

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@msupern Mas o DPS suporta surtos maiores que o pocket, a proteção a nível da tomada é para refinar a proteção para os surtos de motores que surgem dentro da instalação, mas pra raio ou queda de cabo de alta tensão? Só DPS mesmo, pode fazer um filtro de linha daqueles com varistor grande desses a nível dos que são usados em DPS como em um filtro de linha feito pelo @faller.

Pois quando se trata de surto nesse nível, só assim mesmo, a fonte Corsair já tem internamente um filtro de linha, para ela ter queimado a coisa foi séria.

 

@vcostm De qualquer forma verifique o fusível e o varistor internos dessa fonte, pois se o surto não foi por causa de raio ou resultado direto da queda de cabo de alta tensão na rua, existe a chance do circuito ter sobrevivido ao surto e precisar apenas de substituição de fusível e talvez o varistor.

 

@vcostm Sugiro adicionar o DPS ao menos entre a fase que vai ao PC e o neutro principal do quadro antes da fiação que vai até o PC, e desse neutro principal, derive um terra e o leve até a tomada do PC (Sistema TN-C-S), porém essa ligação precisa ser muito bem feita, se não tiver barramento, use ao menos conector split bolt pois essa conexão não pode falhar, se puder, reforce o aterramento funcional desse neutro melhorando o PEN até o quadro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro um nobreak on-line. Também tenho problemas com oscilações de tensão. Essa história já me levou 2 aparelhos. Estou usando um nobreak APC 1500VA interativo - senoidal por aproximação - há 5 anos e não tive problemas desde então (inclusive uso no pc com fonte Corsair VX450 de  PFC ativo!). Não recomendam, mas não tive problemas. Quando acaba a força segura por 15 minutos. O nobreak tem 2 baterias com duração de 3 a 5 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!