Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha UPSAI: uma decepção!


Ir à solução Resolvido por msupern,

Posts recomendados

Pois é, até hoje meu filtro de linha UPSAI FHT MKII 220 V está aqui, firme e forte: o único problema é que ele tem aquele antigo padrão de tomadas, daí resolvi comprar outro com o "novo" padrão. Fui lá na Amazon, comprei um com 10 plugs: não tem mais aquelas entradas / saídas para telefone, nem entrada / saída para antenas. E quem usa isso hoje em dia? Dane-se. O precioso chegou, retirei o antigo e já estava anunciando a venda dele por uns R$50,00. Quando desembalei o novo, um parafuso já caiu no chão. Parafuso, vírgula: um "fixador" que socaram lá no corpo do filtro. Examinei o bicho: tem um pedaço do chassi que sobra uns 2 cm, todo retorcido. O corpo do filtro, infinitamente inferior ao antigo, parecia ter sido colado com chiclete ping-pong. O botão liga-desliga sem firmeza, frágil, parecia que já estava na fase terminal. Testei, funcionou, mas desisti. Decepção total. Voltei com o meu antigo para a minha mesa e já embalei o porcalhão para mandar de volta. Só dor de cabeça. Portanto, se você é das antigas, pense duas vezes antes de comprar esse impostor. Parece que o dono da UPSAI resolveu vender a patente para o primeiro chinês que ele encontrou na esquina.

 

MERDA.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato tem fabricantes que ao invés de inovar e melhor a construção e qualidade de seus produtos, acabam retrocedendo, por isso que empresas como essa quebram e vão a falência.

 

Mas para resolver seu problema, eu vou lhe indicar a linha de "filtros de linha", da marca "iClamper". Eu utilizo em todas os equipamentos da minha casa, e indico de olho fechado, e posso lhe falar sem medo de errar. Hoje é o melhor equipamento deste seguimento no mercado. Inclusive eles em o filtro de linha com várias tomadas com entradas para cabo de rede, cabo coaxial, cabo de telefone, tem para todo gosto, e o melhor de tudo é que esse produto vem com o que falta de inovação nas outras fabricantes de filtro de linha, vem como o "DPS - Dispositivos de Proteção contra Surtos". Segue abaixo link da loja deles para você ver a infinidade de modelos que eles tem:

https://www.lojaclamper.com.br/lancamento/iclamper

 

Geralmente a Amazon costuma fazer promoção dos produtos da iClamper, então vale a pena acompanhar os preços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gilson Barbosa Fiuza disse:

De fato tem fabricantes que ao invés de inovar e melhor a construção e qualidade de seus produtos, acabam retrocedendo, por isso que empresas como essa quebram e vão a falência.

 

Mas para resolver seu problema, eu vou lhe indicar a linha de "filtros de linha", da marca "iClamper". Eu utilizo em todas os equipamentos da minha casa, e indico de olho fechado, e posso lhe falar sem medo de errar. Hoje é o melhor equipamento deste seguimento no mercado. Inclusive eles em o filtro de linha com várias tomadas com entradas para cabo de rede, cabo coaxial, cabo de telefone, tem para todo gosto, e o melhor de tudo é que esse produto vem com o que falta de inovação nas outras fabricantes de filtro de linha, vem como o "DPS - Dispositivos de Proteção contra Surtos". Segue abaixo link da loja deles para você ver a infinidade de modelos que eles tem:

https://www.lojaclamper.com.br/lancamento/iclamper

 

Geralmente a Amazon costuma fazer promoção dos produtos da iClamper, então vale a pena acompanhar os preços.

Sim, apesar de aquela estrutura plástica não me passar muita segurança e de uma série de reclamações associadas a entradas inacessíveis, o iClamper era minha segunda opção. Só não comprei na Amazon, porque o anúncio não informa a tensão em que ele trabalha: 110, 220 ou bivolt? como um anúncio negligencia uma informação como essa? por quê? Dei marcha ré.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 às 15:25, Reyvakys disse:

Só não comprei na Amazon, porque o anúncio não informa a tensão em que ele trabalha: 110, 220 ou bivolt? como um anúncio negligencia uma informação como essa? por quê?

Os filtros da Clamper são bivolt.

 

Funciona tanto em 110 quanto em 220.

 

Tem vendedores que as vezes não tem todas as informações, mas o comprador pode buscar sempre no site do fabricante, que é o mais confiável a se fazer também.

 

Tenho 2 Energia 8, que fiz até vídeo de unboxing quando comprei a tempos atrás, e se não me engano mostrei detalhadamente a parte de trás, onde fala que funciona nas tensões 110 e 220.

 

 

2 horas atrás, alexluc disse:

Olá, boa noite.

 

Aproveitando o gancho. Já que o clamper multiproteção foi descontinuado, o melhor "filtro de linha" ainda acaba sendo o iclamper energia mesmo ou teria outra opção equivalente??

 

Obrigado.

Multiproteção 8 sim, foi descontinuado.

 

Clamper ainda continua sendo uma ótima opção.

 

A diferença mesmo é que se você precisa de proteção para cabo Coaxial ou ADSL, pode comprar um equipamento a parte adequado para essa proteção e ligar no filtro de linha Clamper Energia 8 que tem uma conexão proprietária embaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 às 10:51, Reyvakys disse:

Pois é, até hoje meu filtro de linha UPSAI FHT MKII 220 V está aqui, firme e forte: o único problema é que ele tem aquele antigo padrão de tomadas, daí resolvi comprar outro com o "novo" padrão. Fui lá na Amazon, comprei um com 10 plugs: não tem mais aquelas entradas / saídas para telefone, nem entrada / saída para antenas. E quem usa isso hoje em dia? Dane-se. O precioso chegou, retirei o antigo e já estava anunciando a venda dele por uns R$50,00. Quando desembalei o novo, um parafuso já caiu no chão. Parafuso, vírgula: um "fixador" que socaram lá no corpo do filtro. Examinei o bicho: tem um pedaço do chassi que sobra uns 2 cm, todo retorcido. O corpo do filtro, infinitamente inferior ao antigo, parecia ter sido colado com chiclete ping-pong. O botão liga-desliga sem firmeza, frágil, parecia que já estava na fase terminal. Testei, funcionou, mas desisti. Decepção total. Voltei com o meu antigo para a minha mesa e já embalei o porcalhão para mandar de volta. Só dor de cabeça. Portanto, se você é das antigas, pense duas vezes antes de comprar esse impostor. Parece que o dono da UPSAI resolveu vender a patente para o primeiro chinês que ele encontrou na esquina.

 

MERDA.jpg

isso aí é uma grande porcaria

 

Em relação aos filtros bivolt, na verdade eles foram projetados para 220V. Ou seja, o varistor dele "rompe" geralmente entre 250 a 275V~300V se não me engano. O ideal em um filtro de linha para regiões 127V seria um varistor que atuasse com 175V, mas acho que nem a Embrastec fabrica mais filtros especificos para 127V. Todos são para 220V que funciona perfeitamente em 127V, mas não é o ideal.


O ideal hoje em dia, devido a queda de qualidade no barramento do iClamper 5, é utilizar ou um iClamper 3, ou iPocket. Com isso você estará protegido com varistores entre fase e neutro e fase e terra. O ideal é combinar isso com uma régua com um microdisjuntor 10A ou fusível. Se não achar nenhuma régua de qualidade com microdisjuntor ou fusível então pode ligar direto na tomada com o iClamper 3 por exemplo, que não tem capacitores X e Y de filtragem, mas também não irá fazer muita falta pois hoje as fontes já tem filtros X logo no conector, até as mais baratas. E pra quem não tem aterramento usar filtro de linha com capacitores Y como iClamper 5 ou 8 não é boa ideia. Embrastec filtro também tem capacitores Y não é recomendado na falta de aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Reyvakys disse:

eu não vou embarcar nesse Iclampers que soltaram por aí não. Tem muita gente reclamando.

Fica a critério de cada um saber o que vai comprar.

 

De fato tem mesmo reclamação, mas só os que dão azar é que reclama, cadê os que compram e não tem esse azar ?

 

Os que compra e dão sorte deveria falar também, mas no fim, não aparece.

 

Eu não recomendo filtros de linha com fusível, é uma tecnologia já ultrapassada usar fusível para proteção.

 

 

Eu pelo menos já vi falar de uns filtros de linha da Intelbras, não sei se é bom mesmo, mas já vi falar.

 

Tem muitas opções no mercado, só basta uma pesquisa para achar outros produtos equivalentes e talvez até melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Recentemente adquiri dois iClamper Energia 8, uma para a sala e outro para o quarto. Não tenho do que reclamar, construção muito boa, encaixes muito firmes, e o acabamento nem se fala então. Para a sala também comprei o módulo adicional para cabo coaxial visando também proteger a antena de sinal local que utilizo aqui, ele vai encaixado na parte de baixo e nem se nota que são dois equipamentos. Achei bem prático e funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

As réguas/filtro da Intelbras, na verdade não tem filtragem é só proteção com 1 varistor e 1 microdisjuntor variam de qualidade. Elas vem da China, então por exemplo um lote que peguei 2 no final de 2021 não achei decente um deles, o outro já estava bem melhor com barramento decente e microdisjuntor aparentemente de qualidade boa

 

Tem uma linha (um modelo) dentre essas réguas da intelbras fabricad o no Brasil, mas não lembro o modelo. não significa que é melhor que a linha que vem da China, tudo depende do lote. Durante alguns meses andaram usando uns microdisjuntores muito baratinhos, aqueles que se compra no Alibaba em lotes de mil a 10 mil sem certificação de qualidade.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1607042-protetor-eletrônico-intelbras-epe-205-por-dentro/

Uma dica, não é regra mas é para se pensar: o iClamper 5 andou utilizando microdisjuntor muito pior qualidade que o que a Clamper utilizava num passado recente. Durante a pandemia e pós pandemia tive 2 iClamper 5 que joguei no lixo. 

 

Em relação ao iClamper 8, eu uso um até hoje e o outro minha mãe já usa há 2 anos e ambos até agora não apresentaram folga na chave microdisjuntora que parece ser de melhor qualidade. 

As vezes é questão de lote, as vezes é questão de economizar. Não há muito tempo lá por 2016 e 2017 a Clamper usava ainda uns microdisjuntores de excelente qualidade, um dos melhores senão o melhor que se encontrava no mercado.


Eu tenhos um Clamper multiproteção de 2016 ainda, que não uso, guardo como reliquia. Ele tem varistor 20mm e é bem construído, barramento muito bom e tem um aviso de aterramento com LED. 

16 horas atrás, alexluc disse:

Olá, boa noite.

 

Aproveitando o gancho. Já que o clamper multiproteção foi descontinuado, o melhor "filtro de linha" ainda acaba sendo o iclamper energia mesmo ou teria outra opção equivalente??

 

Obrigado.

O menos pior que existe no mercado brasileiro hoje que eu tenho conhecimento é o iClamper Energia 8, porém ele tem algumas peculiaridades: não vai destruir nem causar um grande dano, mas para quem não tem aterramento seria melhor um simples iPocket ou iClamper 3. Como filtro ele não tem mais a filtragem por ferrite, apenas capacitores X e Y, coisa que todas fontes já tem.  A vantagem dele: 8 tomadas por 80 reais com chave microdisjuntora e varistores com fusível térmico. Melhor que isso no Brasil não há, pelo menos ainda. Agora se não precisa de 8 tomadas não vejo porque usar ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Reyvakys Boa tarde!
Obrigado por compartilhar conosco sua experiência com a marca, isso ajudará outras pessoas a escolherem o filtro de linha correto para seus equipamentos.
De fato os filtros de linha da UPSAI são uma vergonha hoje em dia, quase o mesmo preço do Clamper Energia 8 mas tem a mesma qualidade que uma "régua de tomadas" (que se auto-proclama filtro de linha) de 20 reais...
O moderador @Mikhail Kosevich Volkov fez um tópico a respeito desse filtro de linha da UPSAI, lá é possível ver a construção horrível do mesmo por dentro:

 

5 horas atrás, Reyvakys disse:

Ah, eu não vou embarcar nesse Iclampers que soltaram por aí não. Tem muita gente reclamando. Se alguém tiver um UPSAI FHT 1200 MKII padrão nacional de conexão para vender, eu tenho interesse.

UPSAI.jpeg

A maioria das reclamações do filtro de linha Clamper são de pessoas que tiveram problemas com surtos mesmo utilizando-o (sendo que esses filtros de linha suportam apenas pequenos surtos, não substituem DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada), e de pessoas que tiveram seus equipamentos 110V queimados ao ligá-los em 220V, pensando que o filtro de linha é um transformador de tensão. Já vi uma que o cara reclamou do filtro ter queimado no primeiro surto, mas isso é algo de se esperar de qualquer DPS que receba um surto muito maior do que foi suportado para não queimar.

Esse vídeo do Canal LetraJota faz teste dos protetores da Clamper com 2000V, vídeo meio longo mas vale a pena assistir nem que seja na velocidade 2x:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A informação mais importante do vídeo acima é que quando varistor "explode" ele aciona o fusível térmico que está grudado com varistor, assim parando de passar corrente, então é como se na prática estivesse desligado da tomada. Evidente que um varistor de 10 ou 14mm não vai segurar um raio, mas geralmente você tem mais chances de ter seu equipamento salvo com um DPS classe III tipo o Ipocket ou iClamper 3 do que apenas utilizar uma régua com microdisjuntor. Aliás nem um DPS classe I com varistor grande vai segurar um raio brutal, mas nem sempre é possível colocar DPS Classe I ou Classe II no quadro


Vale lembrar que o DPS I ou II não é só colocar no quadro como se fosse um disjuntor. Tem que ver direitinho qual sistema de aterramento (TN-S, TT ou TNC-S) e se é viável instalar um DPS classe I ou II. Em alguns casos não é nem correto nem seguro instalar um DPS no quadro, ainda mais que a maioria dos engenheiros não entregam casas e prédios com uma descrição correta de qual sistema de aterramento. você tem de correr atrás da informação e torcer que o engenheiro saiba, passe a informação correta e a construtura ou empreitera te passe a informação correta. Por experiência eu digo que a maioria não sabe e as empreiteras vão ou mentir ou omitir informações, então contrate um engenheiro eletricista sempre que possível para instalar um DPS no quadro. Cada esquema de aterramento tem sua  forma de ligação. 

 

Um DPS Classe III como esse iPocket, iClamper3,5/8, etc são bons e podem ser usado mesmo sem aterramento. O aviso acima é para ter muito cuidado ao instalar um DPS no quadro ou no padrão de entrada, tem de ser da forma correta conforme a norma ou ele pode não só não funcionar como destruir sua casa se ligado de forma errada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!