Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalente Circuito integrado SVINJ4559DDM


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

O problema é que não estou encontrando o datasheet. No manual de reparos está escrito svinj4558ddm, mas no chip está escrito pc4558p, foto abaixo. Compõe o pré de phono, sistema RIAA.

Não conheço o fabricante. Sei q é um opamp, lembra um jrc4558 mesmo. 

IMG_20230222_103410.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem tudo pra que um LM358 funcione. Basta seguir as trilhas de alimentação e sinais pra ver se coerentes. Mostre fotos da parte de baixo com a mesma qualidade e resolução da que tirou de cima.

Dica: solde um soquete.

Obs: pra este ci ter pifado, pode ter levado mais semicondutores consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ricardo S Carvalho esse monte de letra no começo é o código de cada fabricante. Não precisa colocar outro de mesma marca. 

O importante é que é um 4558.

6 horas atrás, .if disse:

Talvez um simples lm358 resolva

Sim. Até porque no datasheet diz que são dois 741 no mesmo ci, o LM358 também é. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Ricardo S Carvalho esse monte de letra no começo é o código de cada fabricante. Não precisa colocar outro de mesma marca. 

O importante é que é um 4558.

Sim. Até porque no datasheet diz que são dois 741 no mesmo ci, o LM358 também é. 

Não sabia, excelente dica. É um c.i. relativamente fácil de achar. Muito obrigado 

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

@Ricardo S Carvalho esse monte de letra no começo é o código de cada fabricante. Não precisa colocar outro de mesma marca. 

O importante é que é um 4558.

Sim. Até porque no datasheet diz que são dois 741 no mesmo ci, o LM358 também é. 

 

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2023 às 14:01, Renato.88 disse:

Sim. Até porque no datasheet diz que são dois 741 no mesmo ci,

Mais ou menos. Pelo que lembro o 741 duplo é o 1458 e são para uso geral. O 4558 obviamente funciona no lugar do 1458, tem a mesma "pinagem"  mas  se eu não me engano tem a impedância de saída mais alta. E o mais importante , o 4558 é baixo ruído. Em circuitos não críticos o TL072 e o TL082 costumam funcionar bem , são duplos, baixo ruído  mas tem uma impedância de entrada mais alta porque os transistores das entradas são fets. E um dos melhores da categoria é o que tem no avatar do @Renato.88, o 5532, baixissimo ruído e impedância de saída muito baixa também.  Algumas mesas importadas que tenho aberto usam o 4560, uma evolução do 4558 com uma banda passante maior e impedância de saída mais baixa. A primeira mesa de som nacional que comprei no final da década de 80 usava dois 1458 por canal.  Trocando o da entrada por 4558 ou TL082 a diferença no nivel de ruído foi gritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, aphawk disse:

Não pensem que o LM358 é equivalente....

O LM358 é um pouco mais simples mesmo, tanto é que a maioria das aplicações dele são em circuitos de comparador, fontes e circuitos onde não interessa o nível de ruído.

Mas pode sim servir em algumas aplicações de áudio, mesmo que não tão bem como os outros mais dedicados.

 

7 horas atrás, Andreas Karl disse:

Mais ou menos. Pelo que lembro o 741 duplo é o 1458 e são para uso geral.

Quem diz isso do 4558 ser dois 741 juntos são os datasheets dos componentes, eu também achei estranho isso. Reconheço que o 4558 tem transistores internos de baixo ruído, assim como é o transistor BC549 dentro da família BC54x.

O duplo 741 pra mim sempre foi o 747, pois este tem 14 pinos e inclusive as entradas para ajuste de off-set null.

7 horas atrás, Andreas Karl disse:

E um dos melhores da categoria é o que tem no avatar do @Renato.88, o 5532, baixissimo ruído e impedância de saída muito baixa também. 

Sim, o 5532 é ótimo. Tanto que até hoje só vi dele em equipamentos profissionais.

Só que mesmo em vários equipamentos profissionais medianos, o que há de monte são esses da família TL071, 72, 74 etc.

E no meu avatar é um NE555P, o tradicional Timer! :lol:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ,

 

A diferença do 4558 para os outros citados é justamente o nível de ruído, que é o que justifica o seu uso em áudio na parte de pré-amplificadores.

 

O 4559 tem ruído ainda mais baixo, mas na época o custo dele era várias vezes superior, o que não justificava pela diferença que era quase imperceptível em bancada.

 

Um grande usuário dos 4558 era o famoso CCDB, que cuidava da aparelhagem de som dos Mutantes, e escrevia sempre na saudosa revista Nova Eletrônica, mantendo sempre em segredo qual era o CI que ele usava.

 

Mas depois do 5532, é um novo mundo mesmo ..... eu uso ele até como amplificador de fone de ouvido, na famosa configuração do amplificador de 10W top de linha do Douglas Self, que usava um amp-op excitando 32 amp-ops em quasi paralelo.... eu uso um amp-op excitando 4 amp-ops quasi-paralelos indo direto para o meu fone, e o resultado é muito bom.

 

Tem Cis melhores ? Claro que tem, mas não vejo necessidade de se usar a menos que você esteja querendo montar um equipamento com características técnicas fantásticas mas de resultado auditivo indistinguível do 5532, e claro, a um custo total bem superior !

 

Fazem alguns anos a revista Elektor publicou um pré-amplificador top de linha, projetado pelo Douglas Self, onde se usavam alguns desses CI's caríssimos + um monte de  5532 mesmos, e capacitores especiais de alta qualidade de mylar e eletrolíticos de marcas top. Para quem quiser aprender recomendo a leitura completa do artigo, onde o Douglas mostra o porque dos CI's especiais no controle de tonalidade Baxandall. Vale a pena !

 

Paulo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Já faz meses que após comentar num tópico sobre o 5532 olhei o seu avatar de relance e nunca percebi que li errado, ainda mais que um dos  5532 mais conhecidos é o NE5532P kkk.

image.png.7d6ccdaaa21c70a26143c5228323ccd7.png

Em 25/02/2023 às 09:43, aphawk disse:

o famoso CCDB, que cuidava da aparelhagem de som dos Mutantes, e escrevia sempre na saudosa revista Nova Eletrônica

Nossa, eu era molecão e devorava as publicações dele. Eu tinha uma banda de rock no final da década de 70 / começo da de 80 e o primeiro distorcedor pra guitarra que funcionou razoavelmente bem foi um que ele publicou que tinha dois 1N4148 / 1N914 realimentando um operacional. Aqueles fuzz com transistor eram uma barulheira só kkk. Eu tenho até hoje o Phaser dele montado, usei quando comecei a largar a guitarra pra ir pro teclado. Como foi difícil achar os Jfets, varri a Sta Ifigênia e acabei comprando numa loja num prédio da Av Consolação. Mas ele gostava de esconder o ouro, mais tarde descobri que colocando uma realimentação controlada por um potenciometro fazia os 4 filtros entrarem em ressonância e o efeito ficava muito mais forte. Eu era louco (e ainda sou) pelos sintetizadores que na época estavam engatinhando, e lia na Nova Eletrônica sobre VCAs, VCFs, geradores de envelope etc. Ouvia Kraftwerk, Jean Michel Jarre, Tomita, Automat... Morri de vontade de montar um VCF que ele publicou mas tinha um monte  de transistores e não tinha layout da placa. Na época não era pro meu bico.

Nunca mais ouvi falar dele.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl ,

 

Eu também adorava isso, curtia o mesmo tipo de som , saudades do Triumvirat, Focus, ELP ( os tres usavam o mesmo sintetizador mais famoso do mundo, o Yamaha GX-1 , dá para perceber fácil mas músicas ) , Genesis, Deep Purple, Pink Floyd, Yes, ….. isso era arte !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!