Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que material usar para substituir a parte azul do cabo flat?


Pincipi
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Comprei uma sucata de Dell N4050 e o touchpad não funciona, notei que o flat está solto, bamba, sem a parte azul que acredito faz a pressão ou deixa firme:

1.jpg.363c8c27f3b8f8116df8e7d6a389bf5d.jpg

Comparei com a ligação do botão de ligar e desligar:

2.jpg.0563f457c2a96e49b11b1b44f63ffab3.jpg

Esta aqui tem a parte azul. Tudo leva a crer que a parte azul do flat do touch se perdeu e a minha dúvida é se tem como substituir por outra coisa, eu usei um paquímetro para medir a espessura deste plástico azul e deu 0,0 mm.

Já no micrômetro deu uma medida que não consegui interpretar:

3.jpg.58678a4f79d814a89c8e93beb22a85c8.jpg

Eu tenho alguns cabos flat guardados aqui mas, a parte azul deles é mais bem mais grossa.

Tem um outro post aqui no CDH sobre como colar a parte azul usando a ponta de uma agulha molhada com super bonder mas, eu não tenho esta parte azul e queria achar um material que possa fazer a função dele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Boa pergunta, e não conheço nada com essa medida, mas talvez com o paquímetro digital você consiga obter a espessura correta.

@Pincipi Eu tentaria ir lixando algum material plástico ou siliconado até ele atingir a espessura ideal, mas isso não parece nada prático e tem grandes chances de não funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não errei a interpretação é 1,528 mm

 

Existem duas escalas na ferramenta: a escala horizontal da bainha e a escala vertical do tambor, indicadas na imagem abaixo.

Nesta escala horizontal, cada traço grande vale 1mm e os traços pequenos valem 0,5mm. Na escala vertical do tambor, cada traço vale 0,01mm.

Depois de colocar o objeto, veja onde o tambor parou. Olhe os traços grandes da escala horizontal, depois os traços pequenos da escala horizontal. O tambor passou o traço grande de 10mm, e parou um traço pequeno depois, temos 10,5mm.

Por fim, somamos a medida da escala vertical que estiver em contato com a linha da escala horizontal (o ponto de contato está marcado com um círculo na imagem acima). Por exemplo, se ali marcar no 12, então são mais 0,12mm na medida.

Isso quer dizer que o objeto do nosso exemplo tem 10,5+0,12 = 10,62mm.

micrometro%20detalhe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Qual a marca e modelo do micrômetro?

Marca A2C Tools modelo 0.01mm 0~25mm. Veio da China pelo importador A2C IMP E EXP LTDA CNPJ 16.848.787/0001-86.

 

18 minutos atrás, Entusiasta da Elétrica disse:

paquímetro digital

Achei o meu agora, deu 0,24 mm.

Consegui um pedaço de plástico com 0,22 mm, do flat de uma impressora Epson, ficou bem apertado mas, o touch ainda não funcionou, talvez seja driver, vou baixar na Dell e ver no que dá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que o micrômetro deve ter dado 0,28 mm. A escala dele vai de zero a 50 e parou no correspondente ao 28 da escala dele.

Instalei os drivers e o touch funcionou com o plástico de 0,22 mm medido no paquímetro digital, no micrômetro ficou no correspondente ao 23,5 da escala dele.

Visualmente ficou assim:

certo.jpg.197b7b6b1b8949081a73f3f26959e8c9.jpg

Ainda falta colar no esquema de molhar com super bonder a ponta de uma agulha.

O tópico permanece em aberto, aguardando a solução de qual é o material que pode substituir este plástico azul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 minutos atrás, Pincipi disse:

O tópico permanece em aberto, aguardando a solução de qual é o material que pode substituir este plástico azul

Plástico de garrafa PET. As de refrigerante mesmo. 

Essa foi a solução que encontrei há uns 20 anos para um Vídeo k7 com o mesmo problema. 

Se é da mesma espessura, não sei. Mas sei que funcionou. 

Bastou cortar um pedaço do tamanho do original com uma tesoura e colocar lá, nem colei. Mas se colar há de ficar melhor. 

 

Só tome cuidado para não deixar as trilhas do flat entortarem e dar curto nos terminais do soquete. 

Certa vez queimei um rádio assim. Acabou que tive que comprar uma sucata pra substituir os CIs que queimaram. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Pincipi disse:

a parte azul do flat do touch se perdeu e a minha dúvida é se tem como substituir por outra coisa

Recorte garrafa pet, de óleo de soja, de água mineral etc.. uma delas deve dar a espessura desejada...

54 minutos atrás, Pincipi disse:

o touch ainda não funcionou, t

Ressolde os terminais smd, use limpa contatos e etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Testei diversos materiais de garrafas plásticas a pastas de escritório, passando por embalagens de pilhas, acetatos e quase tudo que tinha plástico com as medidas perto de 0,22 a 0,24 mm e cheguei à conclusão de que praticamente tudo serve.

O que eu não encontrei foi a cor azul exatamente igual a que já tinha no computador mas, o que os olhos não veem, o coração não sente e tanto faz a cor que a funcionalidade é a mesma.

Outro detalhe observado é que a cola super bonder só segura naquele momento e quando vai desmontar ou remover o cabo, o plástico se solta então, deixei sem cola mesmo, apenas encaixado na pressão.

Como tem duas respostas que são a solução para o tópico, resolvi escolher como solução a que foi apresentada primeiro.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2023 às 21:38, Pincipi disse:

O que eu não encontrei foi a cor azul exatamente igual

Arranque de outro cabo flat de sucata se for maior, recorte. (as vezes vem até com um pouco de cola original que gruda no outro cabinho a ser reparado)

quanto a colar o calço, cuidado com "supercolas", elas podem escorrer e grudar nos contatos, ou criar aquela "névoa" que impede o contato também, fora o fato de que: até onde sei, elas não pegam em plástico PET.

Em 24/04/2023 às 15:36, Renato.88 disse:

Só tome cuidado para não deixar as trilhas do flat entortarem

Bom pra isso, (sim já tive o problema da falta de calços em cabos plat muitas vezes também), é inserir primeiro um pedacinho do flat no orifício do conector "sem o calço", e depois por trás vai inserindo o calço até pegar jeito e os dois vão entrando juntos (segurar bem para um não deslizar sobre o outro).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!