Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com um Watimetro da para saber se estou usando 100% da minha fonte?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite tudo bem?

 

Estou fazendo um upgrade no meu PC só estou aguardando dia 12 para comprar o processador.

Mais com base na fonte da assinatura, ela fornece até 500w, a fonte é certificado 80 White.

Comprei um medidor de watts igual a esse fa foto e com uso máximo do meu antigo PC deu 380 watts mais ou menos de consumo, e a tensão no medidor estava marcando 114 volts.

Com base nesses valores da para saber se estou usando 40, 60 ou 100% do que a minha fonte consegui entregar?

https://www.amazon.com.br/Wattímetro-Digital-Medidor-Energia-Tomada/dp/B08B1H4M9P#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com base nas informações que você forneceu, podemos fazer alguns cálculos para determinar a porcentagem de uso da sua fonte de alimentação.

Se sua fonte de alimentação tem uma capacidade máxima de 500 watts e o consumo máximo medido no seu antigo PC foi de 380 watts, podemos usar a seguinte fórmula para determinar a porcentagem de uso:

 (consumo máximo / capacidade máxima) * 100

No seu caso, isso seria:

Porcentagem de uso = (380 / 500) * 100 = 76%

 

 

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo A.R disse:

Com base nas informações que você forneceu, podemos fazer alguns cálculos para determinar a porcentagem de uso da sua fonte de alimentação.

Se sua fonte de alimentação tem uma capacidade máxima de 500 watts e o consumo máximo medido no seu antigo PC foi de 380 watts, podemos usar a seguinte fórmula para determinar a porcentagem de uso:

 (consumo máximo / capacidade máxima) * 100

No seu caso, isso seria:

Porcentagem de uso = (380 / 500) * 100 = 76%

Faltou incluir a eficiência no meio. 380w é o que está puxando da tomada, mas na realidade o que é entregue é menos que isso, e é esse valor entregue que importa para cálculo de capacidade.

 

Em todo caso @Edvaldo J. Frederico, a teoria é que se deu 380W, na realidade sua fonte está entregando 380 * 80% = ~304W. Em outras palavras, está trabalhando a 304/500 = ~61% da capacidade da fonte. Claro que isso só na teoria, na prática a fonte vai ter uma eficiência diferente de 80%, e também não é 500W o limite dela...

 

....mas não é como se importasse. "Potência" é só um fator, e eu me preocuparia mais com a qualidade da energia e com surtos de corrente que peças modernas tendem a ter.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
35 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Obrigado rapaziada pela resposta.

@BCP  @Sérgio Lembo @Renato.88 vcs poderiam dar suas opiniões sobre esse assunto?

Obrigado fiquem com Deus.

Concordo com o que já foi dito. 

Apenas complemento que sua curiosidade é em saber o quanto a fonte fornece, no entanto o que foi medido é o consumo. 

Para medir o quanto sua fonte fornece, teria que medir sua saída. O que num PC de verdade é bem complicado, pois teria que interromper as ligações no circuito para acoplar um medidor. 

É por esse motivo que os ensaios em fontes são feitos com equipamentos genéricos como por exemplo resistores, pois é mais fácil de controlar. 

Por outro lado, o amigo @Imakuni apresentou uma matemática inversa onde é possível ter uma média do valor fornecido pela fonte. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia @Eduardo A.R @alexandre.mbm @Imakuni @Renato.88

 

Agradeço a todos pela resposta.

 

@Gabriel Torres Bom dia

 

Com base nesses dois artigos é possível saber quantos "por cento" da fonte estou usando, medindo apenas o que ela está consumindo em sua entrada?

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Os testes buscam saber se o produto entrega o prometido "comportando-se bem".

O que o @BCP quis dizer é que não dá pra saber a potência de consumo do PC exclusivamente dele. 

Como eu disse acima, até é possível. Mas tem que preparar um aparato próprio para medir. 

Uma coisa complicada que não vale muito a pena pra um usuário comum. 

 

Por pura curiosidade, eu já fiz esse tipo de teste num computador de sucata. 

Era um AMD Athlon que hoje teria 20 anos. 

Ele apenas ligado, sem SO, somente a placa-mãe e somente com o cursor piscando na tela estava consumindo uns 15W na saída de 5V e uns 50W na linha de 12V. Não cheguei a medir a linha de 3,3V. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Boa noite

 

O intuito dessa postagem é saber se a minha fonte da assinatura se ia dar conta do recado do upgrade que realizei de processador, memória e placa-mãe.

Meu antigo PC era um:

Intel Xeon 3450 2.66Ghz rodando a 4.00Ghz, placa-mãe MSI P55-GD85, 16Gb DDR3 1600 @ 1900, Placa de vídeo RTX 3060 12Gb EVGA, water cooler 120mm EVGA, Fonte de 500 Watts 80 Plus EVGA, um SSD Sata 240Gb Kingston e dois HD sendo um de 3Tb e outro de 4Tb Seagate.

Estressei processador e GPU e deu um consume de mais ou menos 450 watts de pico.

Antes de fazer o upgrade eu entre nesse site " https://outervision.com/power-supply-calculator " e fiz o calculo e no site falou que o consumo seria de "471 Watts", ou seja minha fonte na pratica usaria uns 90% de sua capacidade mais ou menos.

Após o upgrade ficou assim:

Intel Core i5 13600K, placa-mãe MSI Mag Z690 Tomahowk DDR4, 16Gb DDR4 3600 Kingston , Placa de vídeo RTX 3060 12Gb EVGA, water cooler 120mm EVGA, Fonte de 500 Watts 80 Plus EVGA, um SSD Sata 240Gb Kingston e dois HD sendo um de 3Tb e outro de 4Tb Seagate.

Nesse mês chegou todas a peças do chinês, formatei a máquina do zero, até fiz um pequeno overclock de 300Mhz no processador pra brincar, e refiz o mesmo teste de estresse no processador e GPU e deu 380 watts.

Impressionante como meu antigo setup consumia mais que meu atual rsrsrsr.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!