Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe programa de controle de leds RGB de placa-mãe MSI para linux?


Neto_SCruz
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Membro VIP
4 minutos atrás, baleh disse:

Olá, boa noite!

 

Existe algum programa de controle dos leds RGB de placas-mãe MSI no linux? Minha placa é uma B450M Mortar Max e eu gostaria de desligar os leds dela...

Boa noite

 

Já tentou desligar pela BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, baleh disse:

@Edvaldo J. Frederico Já sim, mas não encontrei onde, pensei que não tivesse como. Também não encontrei no manual dela. Você sabe onde é?

@AdrianoSiqueira Eu vi uns artigos sobre falando que ele as vezes dá incompatibilidade, inclusive com placa da msi :unsure:

Amanhã faço o teste, minha placa-mãe é da MSI e minhas memórias da Kingston tem RGB vou ver se consigo controlar a iluminação pela BIOS.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Neto_S.Cruz Olá! Bem, posso falar da minha experiência.

 

Minha placa-mãe é uma MSI B550 Tomahawk. No início, até tentei baixar o OpenRGB (em formato Flatpak, porque também recomendo evitar PPAs ao máximo), mas acabei desanimando ao ver que teria passos extras e que, no passado, houve diversos casos de brickar (de forma permanente, precisando de flash manual) o controlador de RGB de placas MSI. E isso não aconteceu apenas no Linux: esse software, mesmo no Windows, brickou placas.

 

A sorte é que, na BIOS, desativei o "EZ LED Control" e, assim, fiquei livre das cores arco-íris pulsantes. Posteriormente, acabei pegando um SSD basicão de 120GB (um Netac N530S) que tinha na gaveta e instalei o Windows 10 aqui (pela primeira vez!) para conseguir configurar a iluminação (no meu caso, tenho RGB apenas na placa-mãe) e deixá-la em azul estático sem correr riscos. Depois, removi o SSD com o Windows 10 e voltei para o paraíso do Debian 12.

 

Em resumo: eu teria cautela e leria bastante antes de arriscar o OpenRGB com hardware MSI. A culpa não é dos desenvolvedores do OpenRGB, que fazem até milagre, já que isso é construído por engenharia reversa. A culpa é da MSI (e de várias outras empresas) que não fornecem suporte para controle de RGB em sistemas Linux.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AdrianoSiqueira disse:

Qual a distribuição Linux você está usando?

É o Kubuntu 22.04. Mas tô desistindo já rsrs, mesmo assim muito obrigado pela atenção

 

 

@KairanD

12 minutos atrás, KairanD disse:

houve diversos casos de brickar

😬 Então, acabei de remover o que tinha instalado com :

 

sudo apt autoremove openrgb --purge

e

sudo add-apt-repository --remove ppa:thopiekar/openrgb

 

 

17 minutos atrás, KairanD disse:

para conseguir configurar a iluminação (no meu caso, tenho RGB apenas na placa-mãe) e deixá-la em azul estático sem correr riscos.

Eu também só tenho na placa-mãe. No caso, se configurar a partir do windows, os efeitos persistem no linux?... Se for assim, desligando no windows, permaneceria desligado, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 minutos atrás, Neto_S.Cruz disse:

Eu também só tenho na placa-mãe. No caso, se configurar a partir do windows, os efeitos persistem no linux?... Se for assim, desligando no windows, permaneceria desligado, não?

Persistem sim. E, sim, se desligar no Windows, continua desligado. Eu coloquei em azul estático e continuou dessa forma no Linux.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD olha que interessante: entrei no windows, instalei aquele app colossal da msi, coloquei "desativado" para os leds e cliquei em aplicar. Apagaram-se os leds. Mandei reiniciar e entrei no linux. Os leds acenderam 😶. Reiniciei novamente e entrei no Windows. Aí pra testar, deixei cor azul estática. Reiniciei e entrei no linux. A cor azul persistiu 😐 então entrei novamente no windows e setei manualmente os valores RGB pra [0, 0, 0], que seria preto, né mas, como não existe luz preta (penso eu kkk), o software desliga os leds. Reiniciei e persistiu 🙌🏽 rsrs 

Muito obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!