Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativas para relé 9VDC DPDT


sam.213

Posts recomendados

Recentemente comprei a segunda edição do livro "Eletrônica para makers" para começar meus estudos em eletrônica. Um dos materiais usados nos experimentos é um relé DPDT de 9VDC, especificamente o modelo "Ohrom G5V-2-H1-DC9". No entanto, estou tendo dificuldade em encontrar esse modelo, ou outras opções recomendadas no livro para venda no Brasil. Alguém poderia me informar se existe alguma alternativa viável para que eu possa continuar minha leitura e progredir nos estudos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia usar 2 DPST em paralelo, da Metaltex AX1RC-9V. Mas creio que deve haver DPST de 9V de outras marcas, também.

 

De todo jeito, seria legal ver o circuito para falar com mais propriedade. É que se as bobinas estiverem em paralelo ou em série, e se forem acionados por transistor, pode mudar um pouco o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não amigo. O de 12V usa acionar com 9V. Mas nada (ou quase nada) te impede de possuir uma baratíssima fonte 12V pros seus experimentos. Usa ser mais barata que uma bateria 9V. E também não precisa ter 8 pinos. O que vai precisar é você conhecer 100% de seu funcionamento teórico - eletromagnético - e aplicar na prática. E creia-me: o relé é um dos mais fáceis de entender.  Tentaí e nos conta, ok?

 

Da hora aquela página daquele livro.. se eu fosse você complementaria com ...

 

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Muito obrigado, irei dar uma olhada no material. Acredito que tenho uma fonte de 12v por aqui, se não me engano. Foi um pouco frustrante, pois pensei que isso acabaria impedindo meu progresso, mas no final das contas, acho que deveria encarar isso como mais uma oportunidade para aprender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que Foi pedido esse tipo de relé somente porque ele tem os pinos no padrão de uma proto Board. 

Os outros relés mais baratos tem uma pinagem de medida própria que só encaixa em um circuito impresso feito especialmente pra eles. 

 

O objetivo do experimento é somente aprender como um relé funciona e como ligar, portanto qualquer tipo de relé basta. Os formatos e tamanhos são inúmeros e diversos mas o funcionamento e função é exatamente o mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já diria p/ ir num relé 5V de uma vez. Já que todo carregador de celular de uns 10 anos p/ cá é uma fonte de 5V. Talvez você tenha algum numa gaveta que só estragou a ponteira, mas ainda tem os 5v nos fios se você cortar o fio e separar o positivo do negativo. Então aposto que você tem uma fonte 5v em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, sam.213 disse:

fiquei pesquisando a tarde inteira e os únicos que achei estavam quase 100 R$ cada.

Muito caros! Dependendo da cidade onde você está, vale a pena dar uma xeretada em sites de lojas tipo Mercado Livre.

Mas mesmo com frete e tudo, esse preço é muito alto. Veja lá o post da @.if... Mas mesmo os de 9V dá para encontrar bem mais em conta que esses R$ 100, aí.

 

 

 

Agora, sobre seu

2 horas atrás, sam.213 disse:

progresso

duas coisas:

 

A sugestão do @Thiago Miotto, de usar tudo, relé e demais componente com 5v... dar essa adaptada no livro, além de pensar em usar relés DPST, só essas refletidas já te acrescentarão bastantão.

 

Sucesso, @sam.213!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, sam.213 disse:

um pouco frustrante, pois pensei que isso acabaria impedindo meu progresso

Se  me permite uma visão já calejada, pra alguém que investiu na compra do livro portanto tem uma certa curiosidade, o obstáculo foi pequeno demais pra impedir sua evolução neste ramo. Como te disse, o relé é o membro mais fácil de se dominar totalmente. E o legal é que envolve forças presentes nos campos elétrico, magnético, mecânico e indiretamente na eletrônica: quase invariavelmente usa-se ela pra acioná-lo. E há um literal mundo eletrônico de possibilidades que obviamente não tem como descrever neste post tolo...

 

Enfim... Você tem a opção de abandonar mas caso prefira continuar neste ramo, conte comigo: 1, 2, 3, 4 ...  perdi a conta... eu sabia contar até 10... antes de desistir de algo.🤪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!