Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como carregar um sabre de luz (arduino)?


DVLG
Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Pessoal, sou bem leigo em eletronica mas recentemente decidi montar um sabre de luz com arduino, vi alguns tutoriais no youtube e na internet mas não entendi como fazer para carregar o sabre de luz. Estou usando esses tutorias: este para o som do sabre https://www.instructables.com/Arduino-Based-Lightsaber-With-Light-and-Sound-Effe/ e este para o resto https://www.youtube.com/watch?v=ZKYb_dgEIXs, estou usando a maioria das peças da descrição do ultimo link a não ser pelas peças que precisa para o som.

aproveitando o post: não comecei a fazer ele ainda, alguém sabe se é muito difícil de fazer para alguém que nunca mexeu com eletrônica antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, DVLG disse:

bem leigo em eletronica

 

13 horas atrás, DVLG disse:

alguém que nunca mexeu com eletrônica antes?

Aproveita a black friday ...:

😁

 

13 horas atrás, DVLG disse:

como fazer para carregar

... as baterias. Você vai precisar de algo como isso:

Multi-Cell-Step-Up-Boost-Carregador-de-i

 

Um bms (clique).

 

Mas antes..., não queime a etapa hello world que é um pisca led com arduino ok? A filosofia é: se consegue fazer um led piscar, consegue fazer qualquer coisa

Sucessos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda!!!@.if
você sabe me dizer se é perigoso a bateria explodir ou vazar, ou se tem que fazer alguma coisa para evitar isso?

me falaram também que é possível fazer com uma bateria recarregável de 9v saberia me dizer qual seria a melhor opção?
alguma recomendação de bateria li-ion (marca)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Ricardov disse:

A bateria pode explodir ou vazar se for ligada incorretamente ou sofrer um curto-circuito ou carregada de forma incorreta, para as recarregáveis.

Esse projeto não é simples, sugiro seguir as recomendações da @if.

as duas podem explodir ou vazar ou a de 9v?

agora, DVLG disse:

as duas podem explodir ou vazar ou a de 9v?@Ricardov

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
39 minutos atrás, DVLG disse:

a bateria explodir ou vazar, ou se tem que fazer alguma coisa para evitar isso?

Sim amigo. É o tal bms que mencionei lém cima, lembra? Ele tem a nobre missão de proteger a bateria e o dono dela.

 

40 minutos atrás, DVLG disse:

fazer com uma bateria recarregável de 9v saberia me dizer qual seria a melhor opção?

A princípio qualquer bateria pode ser usada amigo. Vale lembrar que a principal característica de uma bateria é seu Ah. Tem que ver se a de 9V consegue acionar os leds pelo tempo de diversão que pretendes passar, ok? Requer 1 pouco (só 1 pouco) de conhecimento.. nada que uma boa pesquisada na net ou youtube não resolvam. .. se usar palavras mágicas corretas... Pesquise qual a corrente (energia que exige) seu sabre e compare com os Ah (energia disponível) na bateria que tens ao alcance das mãos.

3 minutos atrás, DVLG disse:

as duas podem explodir ou vazar ou a de 9v?

Neste momento de sua existência, penso que a de 9V lhe é mais segura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o sabre usa 4 baterias vai dar ~16V. E sim comprar pronto. Já a bateria é 9V mas tem algo pra funcionar pois o arduino tem regulador inter e opera com 5...3V e pode aplicar 9V na entrada apropriada dele. Só não sei se 9V acende os leds... Se acender, só sei que vai acender por menos tempo. Testa e nos conta. E pro 9V não precisa de bms: deste carregador comum (clique) pode te dar resultado positivo...

shopping?q=tbn:ANd9GcQNmQONkS2HyMQXZHnwu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DVLG disse:

para a 9v teria que fazer o bsm igual ou muda alguma coisa?

Para bateria de 9V, se usa um carregador próprio. Você retira a bateria do aparelho e coloca pra recarregar. 

Nesses casos, é mais interessante ter duas baterias ou mais. Assim sempre terá baterias boas pra usar. 

2 horas atrás, DVLG disse:

eu poderia comprar um bms pronto tipo esse: ou teria que montar um

No caso das baterias de lítio, não vale a pena montar. É melhor comprar pronto mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DVLG As baterias de 9V foram feitas com a intenção de serem retiradas do aparelho, até porque o tipo mais comum é justamente o que não recarrega. 

 

Para recarregar no próprio aparelho terá de usar a sua criatividade, para fazer as conexões, adaptar um conector no sabre e um cabo no seu carregador. 

 

A dica importante é: enquanto a bateria estiver recarregando, o sabre não pode receber ou consumir a energia. 

Portanto, existe um tipo de conexão que quando você conecta o carregador, o sabre fica desligado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Segundo este artigo

https://somanytech.com/tc4056-lithium-ion-battery-charger-datasheet-schematic/

"The TC4056A and its alternatives ICs have the battery protection features to ensure safe and reliable charging. Like, it has over-voltage protection, which prevents the battery from being charged to a voltage level that is too high. It also has thermal protection, which cuts off the current when the chip gets overheated due to any reason, and also has short-circuit protection."

2 horas atrás, DVLG disse:

ainda precisa do bms?

Não precisa amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

BMS é para balancear células associadas em série.

... além do que, [alguns tipos de] bms controlam a saída, vmin, vmáx de carga, descarrega se passou do máximo e alguns etc. Este daí é só pra carga e vmáx. Ele não desliga a descarga caso ela caia pra vmin. Talvez avise... não li o d.s.

Mas sim, serve pro seu propósito... monte e nos conte...🙃

 

Ops... vendo apenas o esquema típico

compress-TC4056_-Battery-Charger-Circuit

parece que não tem controle total mesmo mas...

 

Vendo a plaquinha com mais calma...

compresstc4056_module-300x177.jpg?_x_tr_

Parece que ela tem um U3 "desligador" sim. E U2... tem controle adicional sim. Amei.. quase quero ter algumas...

Ache o datasheet do "módulo" e me mostre... preguiça de procurar...

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato. Pra ele derrotar o darth vader vai ter que ter mais potência kk

 

1 hora atrás, DVLG disse:

desse drive as informações: 

 Acesso negado. 😁  ...

27 minutos atrás, DVLG disse:

talvez esse link funcione:

 

Deu a lesma lerda. Qualquer dia eu procuro 🙃

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/11/2023 às 13:43, .if disse:

 

Ache o datasheet do "módulo" e me mostre... preguiça de procurar...
 

 

 

eu  não achei do datasheet mas eu peguei desse drive as informações: https://drive.google.com/drive/folders/1yZ-Cq3bFiJ4bfVec6DENoer7fYYxbSiV talvez ache algo útil nele🙂 @.if

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

De fato. Pra ele derrotar o darth vader vai ter que ter mais potência kk

 

 Acesso negado. Não quero lhe pedir pra você não saber meu email 😁  ... que troquei agora há pouco.. o do bol que tinha há quase 20 anos só pagando agora.. sai fora 😠.. saí fora 😤

Dica: coloque o link pro que você achou do drive 🙃

 

 

eu abri tanta coisa antes de ontem que nem lembro onde eu achei esse drive, mas talvez esse link funcione: https://drive.google.com/drive/folders/1yZ-Cq3bFiJ4bfVec6DENoer7fYYxbSiV?usp=sharing

@.if

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Ele pede que a gente peça acesso... não quero fazer 😜. Mas sem crise... achei isso

rscb1-1

https://www.best-microcontroller-projects.com/tp4056-page2.html

que satisfez minha curiosidade. De fato este modulozinho é bem legal. Lembrando que isso serve sim como norte pro título do seu tópico se seu sabre operar com 3.7V, acender os leds e etc.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!