Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente, desculpe o sumiço e feliz 2024 atrasado. Arrumei um trafão de micro-ondas e já arranquei o secundário de alta tensão dele pra fazer algo de útil. Reparei que ele parece ser do mesmo tamanho do dos outros microondas que já consertei. Durante muito tempo achei que o meu micro-ondas (um Sharp de 30 litros) tinha 900 watts mas descobri que essa é a potência de transmissão do magnetron. Mas nas tabelas de consumo de eletro-eletrônicos na internet consta que o consumo de um micro-ondas é em torno de 1200 a 1400 watts. Mas o meu “olhômetro” (talvez descalibrado kkk) me diz que pelo tamanho  ele aparenta não ter mais do que uns 500 watts.

Postado

Um micro-ondas na faixa dos 20-30 litros trabalha com 1.100-1.300W no total enquanto um modelo de 30-40 litros pode chegar até os 1.600W. A placa de controle, ventilador, lampada e motor do prato consomem apenas uma pequena fração dessa potência, então a maior parte vai para parte de aquecimento e passa pelo transformador.

• Membro VIP
Postado

Re-welcome

Sem considerar o f.p., a potência que ele consome da rede é quase fácil de medir. Meça a I (V num R shunt baixo) e multiplique pela V... ok ,,, óbvio d+ ... sem considerar a V num R shunt baixo . Se tiver alicate amperímetro facilita. Acho que vi um aqui nesta passagem de ano em férias. Se ver de novo cogito medir...

Já medir ou mensurar a P que efetivamente o magnetron provoca no alimento é tecnicamente impossível pra meros mortais como nós.

Postado

Eu arredondo pra 1000W.

Essas potências que vem marcadas nas carcaças dos aparelhos vem bem a mais do que.... 

6 horas atrás, .if disse:

Meça a I (V num R shunt baixo) e multiplique pela V

Pois sempre tem uma tolerância. 

Postado
17 horas atrás, Andreas Karl disse:

Mas o meu “olhômetro” (talvez descalibrado kkk) me diz que pelo tamanho  ele aparenta não ter mais do que uns 500 watts.

Ele tem fator de trabalho menor que 100%.

Isso significa que ele dá a potência de 1200 watts, mas não por várias horas. Deve ter um intervalo de descanso. 

Postado
2 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

@albert_emule Isso significa que ele trabalha em 20% de queda de tensão (sobrecarga moderada) e a potência nominal seria 600va ao invés de 1200?

Não.

Me parece que o fator de trabalho tem a ver com a corrente de magnetização que é bem maior, para o trafo ser menor. Só que ele esquenta mais e não pode ficar 100% do tempo ligado. 

Mas já que você citou sobre quedas de tensão, o trafo de micro-ondas tem um shunt magnético que age como se tivesse um indutor série na entrada.

É um trafo que tem uma característica de limitação de corrente.

Abaixo segue o esquema equivalente. 

mXbwF.png

Eu tenho um aqui e ligado a vazio em 127V, ele já consome 9 amperes.

Só que de consumo a vazio mesmo, só tem uns 100 watts.

O resto da corrente é toda reativa. Por causa da característica de indutor série que tem na entrada. . 

• Obrigado 1
Postado

@albert_emule  O que acontece com a corrente de entrada se retirar esse shunt? Tenho um aqui com um secundário 6v + 6v. :eiei:

A corrente do meu é 5A, mas se colocar um capacitor de máquina de lavar em paralelo com o primário, a corrente na tomada cai para 3A (melhora o fator de potência).

Postado

Quanto ao regime de trabalho, seria ótimo fazer uma carcaça metálica com tubos de refrigeração usados como aletas, e bem soldados para não vazar, instalar o transformador com conexões de entrada e saída de energia e aterramento (bornes banana isolados da carcaça exceto o de aterramento, e talvez o center tap do secundário para aterra-lo também), instalar o trafo nessa carcaça (sei que para funcionar tem que ser fio esmaltado pois o comum vai esquentar mesmo no óleo se sobrecarregado), corrigir o fator de potência de entrada usando capacitores em paralelo com o trafo, fixando-os e isolando muito bem as conexões, encher de óleo e fechar a tampa de forma bem vedada.

Aí nesse caso acredito que o regime de trabalho será bem mais longo, tanto quanto o trafo da rua.. :eiei:

Postado
2 horas atrás, Danrley_Silva disse:

@albert_emule  O que acontece com a corrente de entrada se retirar esse shunt? Tenho um aqui com um secundário 6v + 6v. :eiei:

A corrente do meu é 5A, mas se colocar um capacitor de máquina de lavar em paralelo com o primário, a corrente na tomada cai para 3A (melhora o fator de potência).

Acredito que perca a característica de indutância série do primário.
Seria semelhante aqueles transformadores de máquina de solda que tem um Shunt móvel dentro do núcleo para limitar a corrente de saída. 

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Danrley_Silva disse:

colocar um capacitor de máquina de lavar em paralelo com o primário

Um experimento curioso que podes fazer é colocar um capacitor deste em série com cada fase do primário... De fato acho que o capacitor deve ter um valor coerente com a indutância algo como pra defasar a onda em 90o ou algo assim. Hás de perceber que a V no...

4 horas atrás, Danrley_Silva disse:

secundário 6v + 6v.

... sobe. A matemática explica - de fato o amigo Moris me explicou (tentou) certa feita - ainda que eu (eu) prefira me autoexplicar defasadamente pela trajetória e onda que os elétrons perfazem... 😁

Postado
4 minutos atrás, .if disse:

Um experimento curioso que podes fazer é colocar um capacitor deste em série com cada fase do primário... De fato acho que o capacitor deve ter um valor coerente com a indutância algo como pra defasar a onda em 90° ou algo assim. Hás de perceber que a V no... Secundário 6 + 6. .. sobe.

Eu já vi isso acontecer, já cometi o erro de tentar limitar a corrente de entrada um autotrafo para por limite na corrente de curto circuito na saída usando capacitor em série na entrada, assim realmente dá sobretensão, me deu 265v :priv:, mas ligado em paralelo (como se o capacitor fosse simplesmente mais uma carga), ele sozinho "consome" 2A, e o transformador sozinho "consome" 5A, o capacitor tem a corrente adiantada em relação a tensão enquanto o indutor tem a corrente atrasada em relação à tensão certo? O resultado que tenho ligando os dois em paralelo é que ligando as duas cargas juntas, passo a ter apenas 3A na tomada ao invés dos 5A, ao menos é isso que capto no meu amperímetro! Parece uma boa compensação de fator de potência e arrumando mais um capacitor deve ficar ainda melhor! :thumbsup:

2 horas atrás, albert_emule disse:

Seria semelhante aqueles transformadores de máquina de solda que tem um Shunt móvel dentro do núcleo para limitar a corrente de saída. 

No enrolamento de saída atual parece não fazer diferença, pois a corrente de curto circuito atinge 240A fácil no fio 2,5mm (corrente nominal máxima 24A a dois condutores carregados em eletroduto largo, corrente padrão do condutor 21A),

Já com enrolamento de 6mm (corrente nominal máxima 40A), a CC dá 400A! Porém não dá para dar muitas voltas.

Mas sei que para fazer trafo a óleo, é necessário usar fio esmaltado para o secundário para que o óleo possa resfria-lo, aí vai ficar um ótimo trafo, mas tirar esse shunt reduz a corrente de entrada em com secundário em vazio no 127v (5A)?

Pela experiência que tive posso estabelecer uma lei se é que ela não já existe.. 😁 A corrente de curto circuito de um cabo é 10x maior que a corrente nominal, assim como a corrente nominal de um cabo é 10% da corrente de curto circuito! ⚡ 🧪

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...