Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a potência de um transformador de forno de Microondas?


Posts recomendados

Boa tarde gente, desculpe o sumiço e feliz 2024 atrasado. Arrumei um trafão de micro-ondas e já arranquei o secundário de alta tensão dele pra fazer algo de útil. Reparei que ele parece ser do mesmo tamanho do dos outros microondas que já consertei. Durante muito tempo achei que o meu micro-ondas (um Sharp de 30 litros) tinha 900 watts mas descobri que essa é a potência de transmissão do magnetron. Mas nas tabelas de consumo de eletro-eletrônicos na internet consta que o consumo de um micro-ondas é em torno de 1200 a 1400 watts. Mas o meu “olhômetro” (talvez descalibrado kkk) me diz que pelo tamanho  ele aparenta não ter mais do que uns 500 watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um micro-ondas na faixa dos 20-30 litros trabalha com 1.100-1.300W no total enquanto um modelo de 30-40 litros pode chegar até os 1.600W. A placa de controle, ventilador, lampada e motor do prato consomem apenas uma pequena fração dessa potência, então a maior parte vai para parte de aquecimento e passa pelo transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Re-welcome

Sem considerar o f.p., a potência que ele consome da rede é quase fácil de medir. Meça a I (V num R shunt baixo) e multiplique pela V... ok ,,, óbvio d+ ... sem considerar a V num R shunt baixo . Se tiver alicate amperímetro facilita. Acho que vi um aqui nesta passagem de ano em férias. Se ver de novo cogito medir...

Já medir ou mensurar a P que efetivamente o magnetron provoca no alimento é tecnicamente impossível pra meros mortais como nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Andreas Karl disse:

Mas o meu “olhômetro” (talvez descalibrado kkk) me diz que pelo tamanho  ele aparenta não ter mais do que uns 500 watts.

 

Ele tem fator de trabalho menor que 100%.

Isso significa que ele dá a potência de 1200 watts, mas não por várias horas. Deve ter um intervalo de descanso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

@albert_emule Isso significa que ele trabalha em 20% de queda de tensão (sobrecarga moderada) e a potência nominal seria 600va ao invés de 1200?

 

Não.

Me parece que o fator de trabalho tem a ver com a corrente de magnetização que é bem maior, para o trafo ser menor. Só que ele esquenta mais e não pode ficar 100% do tempo ligado. 

 

Mas já que você citou sobre quedas de tensão, o trafo de micro-ondas tem um shunt magnético que age como se tivesse um indutor série na entrada.

É um trafo que tem uma característica de limitação de corrente.

 

Abaixo segue o esquema equivalente. 

 

 

mXbwF.png

 

 

Eu tenho um aqui e ligado a vazio em 127V, ele já consome 9 amperes.

Só que de consumo a vazio mesmo, só tem uns 100 watts.

O resto da corrente é toda reativa. Por causa da característica de indutor série que tem na entrada. . 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Quanto ao regime de trabalho, seria ótimo fazer uma carcaça metálica com tubos de refrigeração usados como aletas, e bem soldados para não vazar, instalar o transformador com conexões de entrada e saída de energia e aterramento (bornes banana isolados da carcaça exceto o de aterramento, e talvez o center tap do secundário para aterra-lo também), instalar o trafo nessa carcaça (sei que para funcionar tem que ser fio esmaltado pois o comum vai esquentar mesmo no óleo se sobrecarregado), corrigir o fator de potência de entrada usando capacitores em paralelo com o trafo, fixando-os e isolando muito bem as conexões, encher de óleo e fechar a tampa de forma bem vedada.

Aí nesse caso acredito que o regime de trabalho será bem mais longo, tanto quanto o trafo da rua.. :eiei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danrley_Silva disse:

@albert_emule  O que acontece com a corrente de entrada se retirar esse shunt? Tenho um aqui com um secundário 6v + 6v. :eiei:

A corrente do meu é 5A, mas se colocar um capacitor de máquina de lavar em paralelo com o primário, a corrente na tomada cai para 3A (melhora o fator de potência).

Acredito que perca a característica de indutância série do primário.
Seria semelhante aqueles transformadores de máquina de solda que tem um Shunt móvel dentro do núcleo para limitar a corrente de saída. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Danrley_Silva disse:

colocar um capacitor de máquina de lavar em paralelo com o primário

Um experimento curioso que podes fazer é colocar um capacitor deste em série com cada fase do primário... De fato acho que o capacitor deve ter um valor coerente com a indutância algo como pra defasar a onda em 90o ou algo assim. Hás de perceber que a V no...

4 horas atrás, Danrley_Silva disse:

secundário 6v + 6v.

... sobe. A matemática explica - de fato o amigo Moris me explicou (tentou) certa feita - ainda que eu (eu) prefira me autoexplicar defasadamente pela trajetória e onda que os elétrons perfazem... 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, .if disse:

Um experimento curioso que podes fazer é colocar um capacitor deste em série com cada fase do primário... De fato acho que o capacitor deve ter um valor coerente com a indutância algo como pra defasar a onda em 90° ou algo assim. Hás de perceber que a V no... Secundário 6 + 6. .. sobe.

 

Eu já vi isso acontecer, já cometi o erro de tentar limitar a corrente de entrada um autotrafo para por limite na corrente de curto circuito na saída usando capacitor em série na entrada, assim realmente dá sobretensão, me deu 265v :priv:, mas ligado em paralelo (como se o capacitor fosse simplesmente mais uma carga), ele sozinho "consome" 2A, e o transformador sozinho "consome" 5A, o capacitor tem a corrente adiantada em relação a tensão enquanto o indutor tem a corrente atrasada em relação à tensão certo? O resultado que tenho ligando os dois em paralelo é que ligando as duas cargas juntas, passo a ter apenas 3A na tomada ao invés dos 5A, ao menos é isso que capto no meu amperímetro! Parece uma boa compensação de fator de potência e arrumando mais um capacitor deve ficar ainda melhor! :thumbsup:

2 horas atrás, albert_emule disse:

Seria semelhante aqueles transformadores de máquina de solda que tem um Shunt móvel dentro do núcleo para limitar a corrente de saída. 

 

No enrolamento de saída atual parece não fazer diferença, pois a corrente de curto circuito atinge 240A fácil no fio 2,5mm (corrente nominal máxima 24A a dois condutores carregados em eletroduto largo, corrente padrão do condutor 21A),

Já com enrolamento de 6mm (corrente nominal máxima 40A), a CC dá 400A! Porém não dá para dar muitas voltas.

Mas sei que para fazer trafo a óleo, é necessário usar fio esmaltado para o secundário para que o óleo possa resfria-lo, aí vai ficar um ótimo trafo, mas tirar esse shunt reduz a corrente de entrada em com secundário em vazio no 127v (5A)?

Pela experiência que tive posso estabelecer uma lei se é que ela não já existe.. 😁 A corrente de curto circuito de um cabo é 10x maior que a corrente nominal, assim como a corrente nominal de um cabo é 10% da corrente de curto circuito! ⚡ 🧪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!