Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Demora entender circuitos eletrônicos?


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Estou estudando eletrônica no meu tempo livre a uns 7 meses e minha dúvida é para me situar e aprender com a experiência dos senhores colegas de fórum se devo ou não almejar em curto prazo devendar problemas eletrônicos em circuitos de placas analógicas.

Os senhores identificaram em quanto tempo após iniciarem seu estudos em eletrônica os problemas em objetos que repararam durante suas vidas?

Eu como TI identifico problemas em notebooks em memórias RAM mas apenas para subsituição, eu sei quando uma parte está ou não funcionando corretamente e trocá-la. No entanto isso não me torna um conhecedor de eletrônica.

Estou estudando eletrônica e já consigo identificar componentes, quando não sei pesquiso pela sigla no Google e aí passo saber que tipo de componente é!

Agora em um curso sobre fontes chaveadas eu estou tentando saber como eles funcionam juntos, hoje foi o primeiro dia que identifiquei em uma placa onde situa a parte do transformador, retificador, filtro e regulador de um monitor AOC antigo que possuo em mãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A sequência didática que recebi na escola foi:

- Lei de Ohm (a mais fundamental de todas) e outras ao decorrer do estudo.

- Elementos passivos (resistor, capacitor, indutor) com muitos exercícios para fixação.

- Transistor - estudo do seu funcionamento e os primeiros exercícios simples, o amplificador de emissor comum.

- Outros semicondutores (diodo, SCR, triac, etc).

- Válvula (ainda necessária nas estações de rádio comercial) mas com seu uso cada vez mais restrito devido ao avanço dos semicondutores. Elas ainda são fabricadas e isto significa que ainda são necessárias mas seu campo de uso ficou muito restrito, onde se puder utilizar semicondutor não se usa mais válvula.

Todos os itens acima são para se acostumar com funcionamento de cada um desses elementos e sua interação com outros nas mais diversas situações, caso ainda reste dúvidas sobre o comportamento deles ficarás perdido quando se deparar com tudo isso misturado,

- Em paralelo a tudo isso conhecer o inglês, serás um analfabeto sem o conhecer pelo menos a nível de leitura.

- Eletrotécnica básica: máquinas girantes e estáticas (motores, transformadores), seletividade (dimensionamento de fusível e disjuntor) e pequenas distribuições de energia.

- Álgebra de Boole (lógica binária).

A partir desse ponto a coisa começa a ficar divertida, os circuitos básicos, isto é, configurações que desempenham uma função utilitária: flip flop biestável, monoestável e astável, osciladores diversos, comparador, temporizador e depois de conhecer cada um deles a mistura destes.

Alguns integrados de grande uso e importância tais como o timer 555 e amplificador operacional.

Mais ao final do estudo, estabilidade de processos (controle de velocidade, temperatura, etc). Aqui a matemática pesa. Curva de Bode é a mais conhecida mas nos últimos anos Nyquist apresentou novas soluções.

Tenha em mente que não existe eletrônica digital, o que se tem é técnica digital, valores analógicos normatizados para interpretação do UM e do ZERO que possibilitam a comunicação entre componentes da família digital.

Sobre os integrados analógicos: em todos eles no datasheet é mostrado o circuito equivalente interno. A análise desse circuito ajuda e muito a compreender o funcionamento do integrado. Não perca tempo tentando compreender os integrados exceto quando precisar dele, são muitos os modelos e toda semana mais um é lançado. 

Sobre uso de processadores: são fundamentais nas atividades típicas de computação e uma alternativa interessante no processamento de valores analógicos. Na maioria dos casos apresentam um custo de fabricação (componentes) mais baixo que o analógico e um custo de desenvolvimento (horas de trabalho) mais elevado.

 

A resposta foi longa e é um breve resumo da área.

 

 

 

 

Complementando: caso pretenda controlar atividades do mundo real lembre-se: o mundo é analógico, não existe distância zero e um, peso zero e um. Mesmo que pretenda digitalizar o valor a captura deste é analógica embora haja componentes que capturem e façam a conversão para digital. 

  • Curtir 5
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um resumo ainda maior: o passo 0: [pra tudo] é gostar do que faz. Passo 1: fazer bem feito.. Os passos seguintes são consequências do 0 e 1.

Pra te ajudar nesta ascensão eu até ia te recomendar o

mas nem vou pois é óbvio d+, ainda estou atrás da comissão e já perdi a conta de quantas vezes recomendei este excelente trabalho do G.T. 😁

E sim, o caminho é longo por isso deve-se acordar bem cedo.

E pra concluir com estilo... não desista do seu sonho. Se não encontrar ele, procure na padaria mais próxima. 🤪

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, as ferramentas são essenciais. Multímetro, por exemplo. E mesmo os mais baratinhos costumam ser bons... Qq dúvida aqui no fórum tem bastante debate sobre multímetros, é só procurar. Ou perguntar.

 

Tem uns instrumentos que podem te deixar mal acostumado mas... são os multitesters, como o LCR-T4. Mostra não só que componente está sendo testado (é um diodo? um capacitor? um resistor? ) como também suas característica. Parece que tem novas versões que dizem a tensão de diodos zener e até tensão de baterias. Buscando por "LCR tester" dá para encontrar aí...

 

E se você quiser um osciloscópio quase de graça para baixas frequências - por exemplo, para áudio, em que as frequências ficam entre 20Hz e 20kHz, mas também para vários projetos com osciladores, como o 555 - no vídeo a seguir tem bastantes dicas.

 

 

 

Sim, tirando a energia que "brota" das pilhas e baterias, toda energia elétrica é como diz na canção do Lulu Santos (e na poesia do Vinicius de Moraes): "vem em ondas, como o mar". Para ver essas ondas, osciloscópio.

 

Agora, se demora muito tempo... depende de você: como qq coisa, se você tiver pressa em aprender, demora mais. Mas se simplesmente for xeretando, se você se envolver com cada projeto, quando for ver passou um ano, dois, três...de repente você sabe infinitamente mais do que sabia quando começou e sem ficar estressado. Quando reparar na sua casa terá uma pilha piscando um led, um abajur que acende e apaga batendo palma, uma caixa de som espetacular tocando suas MP3 e bluetooth, um timer que apita quando o ovo estiver cozido... sua imaginação é o limite.

 

Agora, essencial é ter um manual sempre ao lado. E o que @.if indicou é, na minha modesta opinião, o melhor em Português para aprender os fundamentos. Se você não for do tipo que estraga livro, esse manual vai te ser útil pelos próximos 50 anos, rs...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, saiu o 2º e último vídeo sobre a construção do osciloscópio caseiro, acima. Achei bem caprichado e para a turma que faz manutenção de automóveis, tem algumas dicas. Infelizmente a turma do áudio ainda não foi contemplada mas dá para ter uma ideia...

 

Além disso para quem gosta de trabalhar como osciladores, 555, controlar motores com PWM, intensidade de leds... qualquer coisa que precise medir frequência, duty cycle etc., desde que entre 20Hz e 20kHz, parece uma mão na roda.

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vi o Vídeo rapidão arrastando pra ver o esquema e aleatoriamente caí na parte que ele responde se uma placa de som usb funciona e ele disse que não (acho). Mas digamos que funciona então me vem a mente:

  • ela é barata d+ (comprei duas .. ainda no plástico há anos)
  • poupa-se o uso da interface do note
  • me vem a mente ainda:
  • um upgrade pro importante quesito da isolação - que não sei se ele menciona no Vídeo
  • mentalizei o uso de um isolador usb (clique) pra esta interface pra uso em pc
  • e veio +:
  • Talvez (certamente) exista um app osciloscópio pra celular
  • Faça um corte na caixa, coloque seu velho celular nela: um osc portátil meio que bem legal até
  • até...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não quero desanimar ninguem, mas ... eu quis comprar um novo testador de componentes e me deparei com isto aqui :

image.png.ed4c5b12f40c22affdeec7824911984d.png

Um testador de componentes, e também um osciloscópio e gerador de sinais de várias formas de onda !

 

Quando fui ver o preço disso, tem uma loja do Aliexpress com o produto já no Brasil, onde Hoje custa menos de R$ 250,00 já entregue em casa, sem nenhum imposto adicional.

Comprei um desses fazem três semanas, e fiz algumas medições com ele, comparando como meu osciloscópio grande , e as medidas são bem semelhantes, e a praticidade e portabilidade compensa.

 

Seguem as especificações básicas :

image.thumb.png.fc446f643b0341e764b2c9803a0ac79c.png

 

Fica aqui o link do fabricante :

 

https://www.fnirsi.com.cn/product/704349385240219648

 

O produto funciona bem, e é bem acabado, recomendo a compra para quem está iniciando !

 

  • Curtir 5
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse multitester é fantástico, Paulão, está na minha lista de desejos. A única medida que ele não faz é corrente. E tensão é um pouco limitada: até 40v... Mas como nunca vi ninguém ter apenas 1 multímetro, dá para complementar comprando também uns "amarelinhos".

 

O resto, inclusive zener que ele chama de "regulated diode" (já tentou ler o códiguinho de zener? rs...), ele testa certinho. Zener, indutor, capacitor, resistor, transistor (que ele chama de tríodo, rs...) de tudo que é tipo, bjt, fet, mosfet, jfet, igbt, src, triac, sensor de temperatura e de umidade desses para Arduíno, além de ser gerador de onda de vários tipos: quadrada, senoidal, triangular... e como se não fosse suficiente também decodifica sinal controle remoto de ir...

 

(Fosse um aparelho multimídia, seria TV e som hifi, lia VHS, Beta, laserdisc, CD, DVD, Bluray, bluetooth, MP3, fita cassete, rolo, vinil tamanhos e rpms variáveis, AM, FM, ondas curtas, wifi para streaming de música e Vídeo e... que mais? Telefone e celular, kkk... Convergência digital pouca é bobagem...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 ,

 

Ele é fantástico pelo preço e recursos.... usei ele para capturar uma forma de onda senoidal modulada por pwm num Arduino Nano e me surpreendeu com a captura feita !

Tudo bem, não mede corrente, tem limite na tensão de entrada, mas eu posso falar por mim : tenho um baita dum Rigol 4 canais 100Mhz com todos os opcionais de software desbloqueados, e não me lembro de ter medido alguma vez mais de 30V com ele ...... então eu creio que para quem está começando, 40v de limite seja uma excelente opção.

Mas eu tenho mais dois multímetros também, um de 4.5 dígitos de bancada, e outro mais simples mas que mede RMS também, se precisar meço corrente com eles.

Eu comprei esse DSO-TC3 porque junta nele a função de teste de componentes, tem hora que me dá raiva de ler o código de um diodo, as malditas trocentas cores que alguns resistores tem, indutores com código de cor, então poder testar na hora e identificar me ajuda muito !

 

Existe um produto mais completo como osciloscópio desse mesmo fabricante, e custa pouco mais de 300 reais já aqui no Brasil.

Dá uma olhada no site que eu coloquei o link no post acima e veja os aparelhos legais e baratos !

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2024 às 20:02, HROGDev disse:

Estou estudando eletrônica no meu tempo livre a uns 7 meses e minha dúvida é para me situar e aprender com a experiência dos senhores colegas de fórum se devo ou não almejar em curto prazo devendar problemas eletrônicos em circuitos de placas analógicas.

Os senhores identificaram em quanto tempo após iniciarem seu estudos em eletrônica os problemas em objetos que repararam durante suas vidas?

Eu como TI identifico problemas em notebooks em memórias RAM mas apenas para subsituição, eu sei quando uma parte está ou não funcionando corretamente e trocá-la. No entanto isso não me torna um conhecedor de eletrônica.

Estou estudando eletrônica e já consigo identificar componentes, quando não sei pesquiso pela sigla no Google e aí passo saber que tipo de componente é!

Agora em um curso sobre fontes chaveadas eu estou tentando saber como eles funcionam juntos, hoje foi o primeiro dia que identifiquei em uma placa onde situa a parte do transformador, retificador, filtro e regulador de um monitor AOC antigo que possuo em mãos.

Acredito ter tido uma história de contato c/ a eletrônica parecida c/ essa.

Também trabalhava c/ consertos, mas no campo da eletrônica era basicamente um "trocador de peças", ou seja, entendia que uma placa estava estragado ao colocar outro e ver que funcionava.
Acredito que seu desejo é a partir do estudo e conhecimento, entender o porque algo está estragado, se é possível reparar ao invés de trocar.
Pelo relato acho que você está andando num ótimo caminho.

Minha dica seria:
1- Entender o funcionamento dos componentes
2- Quando uma placa não funciona, entender o porque ele não funciona, o que deveria acontecer e não acontece

Se tiver um componente (ou equipamento) igual funcionando, não hesite em fazer medições neste, acho um baita atalho p/ aprendizado, Após descobrir um "aqui tem x e lá tem y", sempre pense o porque, olhando os componentes do circuito em específico.

Em 18/04/2024 às 12:16, .if disse:

Pra te ajudar nesta ascensão eu até ia te recomendar o

mas nem vou pois é óbvio d+, ainda estou atrás da comissão e já perdi a conta de quantas vezes recomendei este excelente trabalho do G.T. 😁

Somos 2.
Realmente o livro do Gabriel explica de maneira bem clara muitas coisas. A parte de componentes mudou minha forma de entender a eletrônica após ler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!