Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acabei de levar um choque elétrico, faço algo?, preciso me preocupar?


Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

olá, boa noite. eu esta mexendo com uma fonte de pc, para fazer uma fonte de bancada, mas pareceu não funcionar. então desliguei ela da tomada esperei alguns segundos e toquei nela, ela estava bem gelada então achei que nem tinha chegado carga nela (erro ***** meu), mas eu estava errado, ao tocar nas soldas dos componentes eletrônicos (mesmo com a fonte desligada), levei um choque dela. o local ficou marcado com algumas bolinhas (exatamente onde toquei nas soldas). tem vários pontinhos brancos no meu dedo agora. a Fonte estava ligada no 110v, mas acredito que o choque que eu tenha levado seja pelo menos metade dessa tensão (assim que toquei, parece ter descarregado um dos capacitores)

 

OBS: não estou sentindo nada serio, apenas um pouco de "aflição" no local que tomei choque, meu dedo não inchou muito, apenas de forma quase imperceptivel

 

no momento que tomei um choque, pareceu que tomei anestesia na mão por 1 segundo, mas logo em seguida soltei a fonte e joguei ela no chão 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedro Vinicius G. C. alterou o título para acabei de levar um choque elétrico, faço algo?, preciso me preocupar?
  • Solução

@Pedro Vinicius G. C. Esperou pouco tempo para mexer na fonte e ainda tocou onde não deveria.

 

Erro comum em inciante, não precisa se preocupar.

 

O correto é esperar mais tempo com a fonte desligada até da tomada, pois capacitores acabam por amazenar energia.

 

Nesse rumo ai de tomar choque, logo pode acabar se tornando o ElectroBoom brasileiro.

  • Curtir 2
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Acabei de levar um choque elétrico, faço algo?, preciso me preocupar?
  • Coordenador

@Pedro Vinicius G. C. Esses "acidentes" são mais comuns que você imagina, não acorrem só com iniciantes, acredite.

Esses pontinhos brancos que ficaram em seu dedo são queimaduras, pode ficar doloridas durante um tempo mas logo somem a dor e os pontinhos...

Com o tempo você vai se acostumando e passará sentir é raiva pelo descuido! 😁

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

Fonte estava ligada no 110v, mas acredito que o choque que eu tenha levado seja pelo menos metade dessa tensão (assim que toquei, parece ter descarregado um dos capacitores)

O choque que tomou na verdade é o dobro dos 110V. 

Os capacitores formam um circuito que se chama dobrador, esse tipo de fonte sempre funciona em 220V. 

Quando muda a chave para 220V, o dobrador deixa de funcionar. 

 

Ah, e se aventurou a mexer com eletrônica e tomou choque, queimou o dedo.... Então seja bem vindo a este mundo! :lol:

Me lembrou um tio já falecido, antepassado meu, consertava rádio e TV lá nos anos 60 e 70. Segundo meu pai ele tinha um calo no dedo de tanto tomar choque, pois procurava defeito apertando as peças com o aparelho ligado a tomada. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Me lembrou um tio já falecido, antepassado meu, consertava rádio e TV lá nos anos 60 e 70. Segundo meu pai ele tinha um calo no dedo de tanto tomar choque, pois procurava defeito apertando as peças com o aparelho ligado a tomada. 

Todos temos um parente que se aventura na eletroeletrônica de forma profissional ou amadora e faz essas coisas, as vezes quando não temos um parente assim, é sinal que o parente é nós mesmos.

 

Eu troco tomada com a rede elétrica da casa ligada, e já coloquei bocal de lampada novo com um cabo para "extender" o comprimento, também com energia ligada, tanto na cozinha quanto no quarto, é que ficava muito ruim subir nas coisas pra trocar a lampada bem lá no alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual choque elétrico é pior, de corrente alternada ou contínua? 

 

Apesar de pouco comum encontrar equipamento eletrônico que utilize corrente contínua com tensão de 120V, nos sistemas fotovoltaicos com painéis ligados em série é bastante comum atingir tensões como essa. 

Neste caso um choque elétrico nesse sistema fotovoltaico de 120V seria pior do que um choque elétrico de uma tomada 127V da concessionária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, gutopereira disse:

Qual choque elétrico é pior, de corrente alternada ou contínua? 

Nosso corpo é mais sensível a corrente alternada. 

60VCC dependendo da pessoa não se sente o choque (eu mesmo não sinto nada). 

Já com 60VCA se sente o choque, até menos ali na casa dos 40VCA eu sinto choques fracos. 

Portanto.... 

5 horas atrás, gutopereira disse:

Neste caso um choque elétrico nesse sistema fotovoltaico de 120V seria pior do que um choque elétrico de uma tomada 127V da concessionária?

Vai se sentir mais o de 127V da tomada comum. 

Por outro lado, não sei qual pode matar mais rápido. 

5 horas atrás, gutopereira disse:

Apesar de pouco comum encontrar equipamento eletrônico que utilize corrente contínua com tensão de 120V,

Tem os televisores, internamente trabalham com tensão contínua, alguns até mais do que 120V.

Alguns equipamentos de som profissional, também. 

Além de fontes usadas em vários tipos de aparelhos eletrônicos, a quem conserta essas coisas está exposto a isso. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Renato.88 disse:

trabalham com tensão contínua, alguns até mais do que 120V.

Era uma vez uma lâmpada de led com uns 100 leds de 5v em série.. portanto trabalha com 500Vdc que queimou o driver.. coloquei um quadruplicador e .. sucesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, gutopereira disse:

400V, imagino que um choque desses pode matar...

..."tentaram realizar a execução com uma tensão elétrica de 1000 volts, mas quando a eletricidade foi desligada após 17 segundos, Kemmler ainda estava vivo. Portanto, a tensão foi aumentada para 2000 volts...."

https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Kemmler

 

Portanto, o detalhe pra te levar desta existência com choque é o tempo que a corrente circula pelo seu corpo. P.ex. cerca elétrica você ou o animal leva 10000volts mas é por ~100uS a cada segundo. 

 

7 horas atrás, gutopereira disse:

Carros elétricos

Apesar de desconhecer o projeto de um deste, obviamente são implementados quesitos de segurança máximos. ... Um deste passou por mim zunindo.. é bem sinistro não ouvir o som do motor.

 

E sim.. na infância já tomei um belo choque de uns 24000Vdc de uma tv colorida. E não foi só a descarga do tubo não.. foi de flyback ligado mesmo!. Atuou em todos o s meus sentidos:

  • audição: escutei um zzzzz,
  • visão: vi uma luz azul,
  • tato: deu uma bela queimada no dedo,
  • paladar: me deu um gosto amargo na garganta,
  • olfato: um cheiro de carne queimada e finalmente,..
  • sexto sentido: me tornei para-anormal.. kk

😜

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!