Ir ao conteúdo

Se eu adicionar um fio de cobre na água, ela ferverar mais rápido?

Ir à solução Resolvido por dark23,

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou com muita dificuldade de ferver grandes quantidades de água,  em produção semi-industrial,  pois os custos com o Gás estão ficando caros.

Me veio uma ideia: Se eu adicionar um fio de cobre na água, ela ferverar mais rápido? 

Grato 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

adicionar fios de cobre em água no intuito de frever ela mais rápido, adicionar fios de cobre na água pode ajudar a distribuir o calor mais uniformemente, mas não resultará em uma fervura significativamente mais rápida. a diferença será pouca.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Se eu adicionar um fio de cobre na água, ela ferverar mais rápido? 

Se ele estiver sendo aquecido por alguma resistência ou algo similar, sim. Seria tipo um "rabo quente".

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, O Pequeno Príncipe disse:

pois os custos com o Gás estão ficando caros

31 minutos atrás, Pedroou disse:

Se eles estiver sendo aquecido por alguma resistência ou algo similar, sim. Seria tipo um "rabo quente".

Isso aí mesmo... Se estiver eletricidade dá para usar resistência de chuveiro velho, o famoso fio de níquel-cromo. 

Se a eletricidade também lhe custar caro, use lenha. Já vi meu pai ferver rápido uma lata daquelas de 18 litros pra gente tomar banho no sítio. 

• Curtir 5
Postado

não sei se a eletricidade é uma alternativa mais barata/eficiente que o gás, mas uma opção pra AJUDAR a aquecer grandes volumes de água são os aquecedores de piscina, mas talvez precise de uma bomba para manter a agua em movimento ou um posicionamento estratégico para que a água circule por convecção.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Me fez lembrar...

Certa feita 1/2 que queimei a mão num cabo de panela. Isso me fez refletir que o calor ao invés de aquecer a água, estava a aquecer o cabo. Percebi em seguida que ele estava saindo pela lateral da panela e aquecendo o ar em volta dela ou seja, jogado fora. Teorizei então uma panela com fundo côncavo (ou convexo.. sempre confundo) onde o calor estaria confinado e direcionado apenas pra panela. Depois sonhei com uma panela de nanotubo de carbono a qual fica gelada por fora e o calor todo dentro.

Portanto pra 'ferverar'  mais rápido só mesmo aplicando mais energia e/ou evitando o desperdício.

15 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

ferverar

No texto doeu já. Em negrito, doeu mais ainda. Mas no título? Quase morri! 😁. Dica: deixe ligado o verificador ortográfico do seu navegador. .. caso possua, claro.

• Amei 1
Postado

Se tampar a panela, a água ferve mais rápido. Nessa linha, se você evitar que o ar passe pela panela na forma de vento (ainda que pouco), também apressa. Por exemplo fechando janelas e portas da cozinha.

E pegando uma carona no que disse IF

8 horas atrás, .if disse:

o calor ao invés de aquecer a água, estava a aquecer o cabo

se a circunferência da panela for maior do que a da chama, também ajuda.

Agora, pensando no que disseram o @Pedroou e o @Renato.88, se a água for para a panela já pré-aquecida - saída de um chuveiro ou torneira elétrica - poupa o gás. Só precisa verificar se

Em 22/07/2024 às 23:08, O Pequeno Príncipe disse:

em produção semi-industrial

10 horas atrás, Eder Neumann disse:

se a eletricidade é uma alternativa mais barata/eficiente que o gás

Por último uma experiência pessoal: se você ficar olhando para a panela no fogo, demora mais prá ferver. Mas se for ali, sei lá... só fazer um xixizinho, quando voltar ela estará fervendo faz tempo, rs... (Se bem que isso não poupa gás...)

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, rmlazzari58 disse:

se a circunferência da panela for maior do que a da chama

De fato isso me ocorreu mas me dei conta que o calor ia correr pras laterais do mesmo jeito bem como haveria dissipação. Daí a ideia do convexo (ou côncavo - sempre confundo) onde haveria um vórtice de calor o que me levou a pensar em esferas ôcas também. .. uma viagem mental ao mundo da física térmica... 😜

circunferência da panela for maior do que a da chama

Pra perder zero de calor ela tinha que ser infinita. 😁.

ficar olhando para a panela no fogo,

Eu já fiquei olhando pro leite ferver e viajando nazidéia das esferas ôcas enquanto ele esparramava... Pensei em chorar mas me lembrei que não adianta chorar sobre o leite derramado. 😁

Mas se for ali, sei lá... só fazer um x...

Puts..! não tinha algo mais útil pra fazer não??!

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
9 minutos atrás, .if disse:

uma viagem mental ao mundo da física térmica

Boa! É dessas viagens que saem ideias que revolucionam o mundo, rs...

De fato,

10 minutos atrás, .if disse:

Pra perder zero de calor ela tinha que ser infinita.

mas... e se em vez de uma panela for uma forma daquelas que tem um... sei lá como chama, um pino central, sabe de fazer pudim? Então: se a circunferência da forma for maior que a do fogo e esse pino for vazado... um furo não muito grande mas que retenha o ar quente ali dentro da coluna central... o ar que sair por essa coluna ainda estará quente, o que significa que o calor não ficou todo ele na água. Mas pelo menos esquentou a água por mais um lado, né? Por dentro. Se a forma for fechada exceto por esse furo, aí também ajuda...

17 minutos atrás, .if disse:

Puts..! não tinha algo mais útil pra fazer não??!

Mais útil que estar relaxado, zen, sem tensões no corpo?! rs... A gente precisa fazer toneladas de esforço para entender algo pela razão, mas gramas de relaxamento já propiciam a compreensão holística, rs...

• Curtir 2
Postado

Gás GLP em garrafa doméstica é inviável. Em grandes quantidades a história muda. Gás encanado é bem mais em conta que a eletricidade se o consumo for comercial (CNPJ), precisa ter empresa, mas com uma condição: consumo elevado. Não precisa ser milionário, mas bem maior que uma residência. O gás encanado é o que as empresas de cerâmica (enorme consumidor) usa por conta do custo. Se estiver consumindo 2 garrafas de 13kg de GLP por semana, acredito que a contratação de gás natural a preço comercial será sua melhor economia. Tem gás encanado na sua cidade?

Sobre a sua pergunta, pode utilizar resistências de chuveiro, sem problemas. Se quiser mais rápido ainda, ponha 2 em paralelo. O único cuidado é usar fiação compatível com toda essa potencia. O uso de caldeiras é muito mais eficiente do que panelas. A caldeira não necessita ser gigantesca, existem de porte menor. 

Para te entender melhor: quantos litros de água usa por batelada no seu processo?

• Curtir 3
Postado
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O uso de caldeiras

ia justamente comentar algo a respeito, a área de contato também implica na eficiência do aquecimento e caldeiras são projetadas para fazer isso da forma mais eficiente possível (dentro das limitações de cada caso)

Postado
4 horas atrás, Ricardov disse:

Pode pré-aquecer com aquecedor solar. Mas uma caldeira é feita pra essa função e muito mais eficiente.

Essa ideia é excelente. Muito fácil e barato a produção de aquecimento solar, dá até para implantar em telhado. Só com o pré-aquecimento solar se consegue fácil acréscimo de 40ºC, ou seja, metade do consumo de energia caindo do céu.

Postado

@Sérgio Lembo ,

Para manter rendimento precisa usar um boiler com volume apropriado de água, e calcular o numero de tubos solares ..... tubulação de cobre, etc ..... 

14 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Essa ideia é excelente. Muito fácil e barato a produção de aquecimento solar, dá até para implantar em telhado. Só com o pré-aquecimento solar se consegue fácil acréscimo de 40ºC, ou seja, metade do consumo de energia caindo do céu.

Eu me lembro que ví em algum lugar um estudo que justificava a dificuldade energética de se elevar a temperatura da água a partir de 60 para 100 graus, o consumo de energia acabava sendo maior que o dobro do que era para partir dos 25 e chegar nos 60 graus, as perdas ficam proporcionalmente maiores com o aumento de da temperatura e perto da transformação para estado gasoso, então não é "metade do consumo de energia" , mais provável ser de 1/4 dele ..... mas ainda assim é uma ajuda no custo total, visto que esses tubos duram bastante tempo ( mas precisam ser limpos periodicamente ainda mais em áreas chuvosas ) .  

Postado
Em 22/07/2024 às 23:08, O Pequeno Príncipe disse:

ferver grandes quantidades de água,  em produção semi-industrial

Processos desse porte são caros e difíceis de otimizar. Dê detalhes do processo até onde seja possível. Que tipo de equipamento usa, como circula a água (se for caso), qual temperatura deve chegar, que tipo de queimador e gás usa (natural/GLP), qual volume tem (em litros) de água e (m³) do equipamento/recipiente aquecedor, qual tempo é necessário para o processo e, se não for confidencial, que processo é. Tem muitas formas de pré aquecimento a um custo mais interessante. Me disponho a discorrer se for generoso nas informações.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 22/07/2024 às 23:27, dark23 disse:

adicionar fios de cobre em água no intuito de frever ela mais rápido, adicionar fios de cobre na água pode ajudar a distribuir o calor mais uniformemente, mas não resultará em uma fervura significativamente mais rápida. a diferença será pouca.

Se esse cobre não produz calor, é mais carga térmica a ter que aquecer com a água. Tenho sérias dúvidas se faria essa distribuição sendo agente passivo nesse processo. 

@O Pequeno Príncipe podes dar mais detalhes sobre seu processo de aquecimento? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...