Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como o SCR para de aumentar/amplificar a corrente no coletor de um transistor?

Fiz um vídeo para tentar explicar minha dúvida, pois até onde entendi a o SCR funciona para amplificar em sequência como no vídeo correto? 

• Membro VIP
Postado

A comparação com amplificador de corrente [da região linear] não é muito boa. Migre mentalmente para a região de corte e saturação (sua tal corrente infinita) que obterás melhores respostas. Com isso em mente, faça outro Vídeo [auto] explicativo e nos mostre.

Bem.. o scr com transistor é algo como uma memória de 1 bit. Quando um transistor dispara, mantém o outro disparado e vice versa. Fica assim por toda a eternidade... a fiel companheira do infinito. A não ser que seu inimigo mortal, o zero, cause o divórcio 😁 .. zero corrente ou zero tensão entre A e K

• Curtir 1
Postado

O SCR não funciona sozinho.

... E considere uma amplificação a ponto de saturar (Vce = 0) os transistores, como o If mencionou. 

Refaça a sua análise com as seguintes inclusões:

WhatsAppImage2024-07-30at07_37.34_crop.thumb.jpg.f57b42865ce41589f392aed44d58fa16.jpg

Pressione o botão momentaneamente, que você chega lá.

Bons estudos.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

O desenho com 2 transistores é um funcionamento equivalente do SCR. Ele mostra que, uma vez disparado, enquanto houver corrente não desliga nunca, ou seja, funciona como interruptor. Nunca se liga um interruptor entre 2 polos, vai fazer um curto. Com o SCR é a mesma coisa, vai ligar uma carga, normalmente um motor. Quando a corrente passar pelo zero ele normalmente desliga. 

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

3 horas atrás, MOR_AL disse:

WhatsAppImage2024-07-30at07_37.34_crop.thumb.jpg.f57b42865ce41589f392aed44d58fa16.jpg

...e pra uma visualização melhor, coloque um led mental (ou real: meu preferido) em série com o "1k ou 330ohms" que Moris por algum motivo gentilmente preferiu ou esqueceu de desenhar pra você 😁. Para apagar o led, dê um curto momentâneo entre os "E"'s . Vai ver a magia completa acontecer.

• Confuso 1
Postado
12 horas atrás, .if disse:

A comparação com amplificador de corrente [da região linear] não é muito boa

O próprio livro fala que não é, mas é o que ele utiliza para explicar o funcionamento.😄

o scr com transistor é algo como uma memória de 1 bit.

Realmente preciso estudar, esse conceito de bit até onde eu sei é um conceito digital e não compreendi. 😕

zero corrente ou zero tensão entre A e K

Como o próprio nome diz "Gate" de essa porta fechar ele para pois não energiza a base do transistor NPN, correto!

11 horas atrás, MOR_AL disse:

Vou fazer esse circuito em uma breadboard. Mas não hoje! Farei no final de semana, no Domingo. Eu gosto de mostrar pros meus colegas que respondem minhas dúvida que elas não são em vão vide:

Vou orçar na loja eletrônica Guarani aqui de Belo Horizonte e comprar os itens para ver o resultado! Comprei um osciloscópio bem baratinho pois eu tenho muita dificuldade de imaginar coisas, isso com certeza é sinal da falta de botar a mão na massa e utilizar os breadboards que eu tenho.

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

enquanto houver corrente não desliga nunca, ou seja, funciona como interruptor.

9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Com o SCR é a mesma coisa, vai ligar uma carga, normalmente um motor

É muita aplicação, meu deus! 🤯

8 horas atrás, .if disse:

Para apagar o led, dê um curto momentâneo entre os "E"'s

Como assim "E"s?

Uma dúvida para que eu faça meu laboratório.

Pesquisei no wikipedia e recebi isso:

Citação

Como o próprio nome indica, o SCR é um retificador controlado, ou seja, um elemento ou um circuito que realiza a conversão da corrente alternada em corrente contínua

duvida.png.80eebd509eff65359d83e4c61745176e.png

botão de campainha já tenho, os resistores vou procurar. Agora, referente as respectivas tensões AC em 1,5V, 3V, 5V, 6V. Como poderei obtê-las?

Agradeço aos senhores @MOR_AL, @.if, @Sérgio Lembo pelas respostas! 🫡

Postado
1 hora atrás, HROGDev disse:

Agora, referente as respectivas tensões AC em 1,5V, 3V, 5V, 6V. Como poderei obtê-las?

São tensões dc. 

É pra escolher um valor, de acordo com a carga que vai alimentar. 

5V faz referência a fonte de carregador de celular. 

E os outros valores são referentes à pilhas. 

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, HROGDev disse:

Olá @Renato.88, mas como é amplificado o sinal de um corrente continua? O transisto ele amplifica a corrente alternada, correto?

O transistor amplifica qualquer sinal, alternado ou contínuo. Sobre o SCR, é um comutador, um relé eletrônico se assim preferir. Sobre as aplicações do SCR, se faziam inversores para motor com ele antes do IGBT aparecer.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, HROGDev disse:

Realmente preciso estudar, esse conceito de bit até onde eu sei é um conceito digital

De fato meio que atropelei você. Bit é uma memória mais elementar deste universo. Espero que percebas o mais rápido possível que eletrônica e eletrônica digital estão fortemente conectadas. O conceito do scr ligado a ele é que o scr...

21 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

...uma vez disparado, enquanto houver corrente não desliga nunca, ou seja, funciona como interruptor

Ou seja, memoriza o estado ligado. Bem.. espero que consiga pelo menos conectar interruptor com uma memória. Nada contra se não , ok?

duvida.png

Não agora, nem hoje, talvez nem amanhã, mas em algum momento da sua vida futura você vai conectar o desenho acima com...

S-R-Flip-Flop-using-NAND-Gate.png

Bem.. espero...

12 horas atrás, HROGDev disse:

"E"s?

E's são Emissores dos transistores. Representados pelas setinhas [a caneta] no símbolo que Moris lhe desenhou e você replicou. Eles estão no lugar de A e K de um scr 'de verdade'

E "outra maneira"... 😁 Clique aqui pra abrir sua mente  .. e talvez o bolso do G.T. kk

• BCP alterou o título para Sobre SCR na eletrônica e amplificação de sinal
Postado

Obrigado pelas respostas. Acabei de descobrir que comprar um SCR não é tão simples como comprar um pão ou ir em qualquer loja. Até na internet está complicado de achar um SCR pois aparece no lugar um TRIAC sendo que não é este o componente de teste em questão. Sobre o laboratório que gravarei o vídeo e postarei aqui peço excusas. Mas vou comprar pela internet, não sabia que era difícil assim.

Postarei aqui quando chegar os componentes! 

Postado
59 minutos atrás, HROGDev disse:

Acabei de descobrir que comprar um SCR não é tão simples como comprar um pão ou ir em qualquer loja. Até na internet está complicado de achar um SCR pois aparece no lugar um TRIAC sendo que não é este o componente de teste em questão

É assim com qualquer componente eletrônico. 

Não dá pra chegar no balcão de uma loja de eletrônica e pedir pro vendedor: "Quero um SCR!" , ou "Quero um diodo, transistor etc". 

A mesma coisa na caixa de busca do mercado livre, do Ali Express ou qualquer outro site de vendas. Só digitando o nome do componente não basta. 

Existem muitos desses componentes, alguns parecidos e outros totalmente diferentes. Cada um com sua função. 

Para comprar componentes tem que ter o código do que procura. 

Um SCR bem comum é o TIC106, outro mais moderno é o BT151-600.

Provavelmente vai encontrar outros códigos como TIC116, 126, com letra no final tipo TIC106D ou também o BT151-800.

Existem diferentes entre eles, mas pro seu caso, todos servem. 

Postado
7 minutos atrás, Renato.88 disse:

Um SCR bem comum é o TIC106, outro mais moderno é o BT151-600.

Provavelmente vai encontrar outros códigos como TIC116, 126, com letra no final tipo TIC106D ou também o BT151-800.

Obrigado @Renato.88! Comprei o image.thumb.png.5665f38472b61f8290dbe2d89ce6c8eb.png.

4 dias uteis, espero que o tempo passe para eu poder entender como esse componente funciona.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...