Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal. Alguém de vocês sabe me dizer a diferença do conversor Buck boost xl6009 e do xl6019? Não consegui achar a diferença pesquisando na internet. Olhei o datasheet, mas sou meio leigo no assunto. Não achei a corrente nominal que eles trabalham também e a potência máxima que posso usar neles. Eu tenho uma bateria estacionária e tenho uma fita de led  conectada nela. Na realidade eu quero ligar esse Buck boost na fita e deixar ela sempre com 12,5v . Alguém saberia me dizer qual seria o melhor dos dois. O Buck boost seria o ideal para isso?

Postado

vamos lá,

XL6009

image.png.5acd4a4c777dc4773addf475cb984f17.png

XL6019

image.png.d5f2047c952cab7df60f1682bb180bd4.png

pelo que vi muda, tensõa de entrada, frequência de chaveamento, e corrente de saída.

41 minutos atrás, RM78 disse:

Não achei a corrente nominal que eles trabalham também e a potência máxima que posso usar neles

então não leu o datasheet, ou talvez não tenha os conhecimentos necessários para instalar o componente, recomendo a leitura do livro abaixo:

42 minutos atrás, RM78 disse:

. Alguém saberia me dizer qual seria o melhor dos dois. O Buck boost seria o ideal para isso?

o XL6019 tem maior capacidade de corrente (5A) se comparado ou outro (4A), em 12.5V vais ter uma potência disponível de 62,5W, da pra ligar bastante leds nisso, mas proceda com precaução,  verifique a potencia informada pelo fabricante do led que você vai ligar, alguns informam 5W por metro de fita, outros indicam outros valores.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

vamos lá,

XL6009

image.png.5acd4a4c777dc4773addf475cb984f17.png

XL6019

image.png.d5f2047c952cab7df60f1682bb180bd4.png

pelo que vi muda, tensõa de entrada, frequência de chaveamento, e corrente de saída.

então não leu o datasheet, ou talvez não tenha os conhecimentos necessários para instalar o componente, recomendo a leitura do livro abaixo:

.

Opa, peço desculpas por não me explicar direito, mas o que realmente eu gostaria de saber, que eu não consegui localizar no datasheet, é a corrente nominal ( não a máxima) e a potência que consigo utilizar nesses dois modelos. E obrigado pela dica do livro 

13 minutos atrás, RM78 disse:

Opa, muito obrigado!!

Postado
35 minutos atrás, Eder Neumann disse:

a potência vai depender da tensão, e a corrente nominal deles é qualquer coisa entre 0 e a máxima.

Tá beleza, cara. Obrigado pela dica. Abraço 

Postado

Já usei o XL6009 e na prática ele não aguenta tanta corrente assim. Ele esquenta demais e se desliga. Para áudio, que tem picos de corrente dependendo de uma passagem mais ou menos intensa da música, ou pequenos motores, que tem pico só na partida, até vai, pode ser que "bata" nos 5A e depois abaixa. Mas LED fica ligado o tempo todo.

Veja o XL6019. O próprio fabricante, apesar de dizer "Max. = 5A" no datasheet (aqui), traz esses gráficos falando dos limites em corrente/tensão constantes, e esses limites são menores do que os 5A... olha lá:

xBbXyqf.jpeg

Como se pode ver, depende também da potência (tensão e corrente) da fonte. Prá baixo, todo santo ajuda... mas para elevar a tensão, a fonte (no seu caso, a bateria estacionária) tem que ser bem parruda porque a corrente solicitada à fonte vai ser forte...

Tem uns reguladores que não usam chips como o 6009 ou o 6019, usam o LTC3780 e que prometem até 10A. Como prometem 10A, devem entregar uns 3A, 4A contínuos. Mas nunca usei desses...

Desculpe perguntar mas se a bateria fornece 12v e a fita precisa de 12v... regulador de tensão prá que?

Postado
9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Já usei o XL6009 e na prática ele não aguenta tanta corrente assim. Ele esquenta demais e se desliga. Para áudio, que tem picos de corrente dependendo de uma passagem mais ou menos intensa da música, ou pequenos motores, que tem pico só na partida, até vai, pode ser que "bata" nos 5A e depois abaixa. Mas LED fica ligado o tempo todo.

Veja o XL6019. O próprio fabricante, apesar de dizer "Max. = 5A" no datasheet (aqui), traz esses gráficos falando dos limites em corrente/tensão constantes, e esses limites são menores do que os 5A... olha lá:

xBbXyqf.jpeg

Como se pode ver, depende também da potência (tensão e corrente) da fonte. Prá baixo, todo santo ajuda... mas para elevar a tensão, a fonte (no seu caso, a bateria estacionária) tem que ser bem parruda porque a corrente solicitada à fonte vai ser forte...

Tem uns reguladores que não usam chips como o 6009 ou o 6019, usam o LTC3780 e que prometem até 10A. Como prometem 10A, devem entregar uns 3A, 4A contínuos. Mas nunca usei desses...

Desculpe perguntar mas se a bateria fornece 12v e a fita precisa de 12v... regulador de tensão prá que?

Cara, muito obrigado pela explicação. Excelente. Estou decidindo qual compro. Quanto a pergunta sobre o porquê do regulador, é o seguinte: tenho mais uma bomba d'água ligada a bateria. Quando ligo a bomba d'água, a tensão da bateria cai, e se cai abaixo de 12v a fita começa dar umas piscadas. Outra questão que descobri a pouco, é que se eu estiver carregando a bateria , posso acabar queimando a fita de led (pois são muito sensíveis), pelo fato de a tensão subir bastante na bateria quando ela está sendo carregada. 

• Curtir 1
Postado

@RM78 , lendo seus posts entendi um cenário de uma bateria que eventualmente sustenta um motor e a necessidade de um regulador de tensão para uma fita de led. Não achei nas postagens a corrente ou a potência da fita de led. 

Posso te passar alguns parâmetros na escolha do regulador. Pelo seu cenário a tensão pode vir a cair para 10,5V, seria a situação da bateria já não muito carregada com o motor ligado. Então todo o cálculo se faz na pior situação. Vou supor que a sua fita de led tenha 30W para 12V. Em um conversor ideal isso daria um consumo dos mesmos 30W na bateria, mas tem a questão da eficiência do conversor. Para elevar de 10.5V para 12V se espera pelo menos 70% de eficiência, se o conversor oferecer melhor eficiência que isso, ótimo. Com 70% de eficiência o conversor consumirá 43W para entregar 30W, em 10.5V isso significa 4,1A, não é uma corrente pequena. 

Sobre a tal da eficiência, os chips citados prometem até 94%, mas isso é no melhor cenário. A situação onde esse tipo de conversor dá o seu melhor costuma ser quando está abaixando a tensão, quando se tem que elevar a tensão o rendimento habitualmente é menor, consulte as curvas de eficiência do modelo proposto para o cenário de elevar 10.5V para 12V, talvez o gráfico esteja em percentuais entre Vin versus Vout. 

Sobre desejar ter 12,5V na fita de led ao invés dos 12V, por quê? Toda essa diferença vai virar calor, se testar sua fita com 11.5V possivelmente terá o mesmo brilho e essa diferença a menor será um menor calor. O teste é simples: se vai abaixando a tensão e se verifica se houve ou não queda da corrente. Quando começar a cair, volte a aumentar mais um 0,4V acima do ponto detectado e terá seu melhor cenário.

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo gostaria de agradecer muitíssimo a você pela explicação. Agora consegui entender perfeitamente como funciona, como devo proceder e qual conversor devo adquirir  (talvez nenhum dos dois que eu estava pesquisando) fazendo os cálculos necessários. E vou fazer como você falou: vou baixando a tensão pra ver quando começa a queda de corrente. Mais uma vez, muito obrigado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!