Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um micro-onda Panasonic NN-S52BH que começou a dar o seguinte defeito: independente de quanto tempo é setado para funcionar, ele só funciona por uns 5 segundos e para. Levei na assistência técnica e o veredito é que ele morreu. O técnico disse ainda que ele é um micro ondas especial, que não tem transformador... mas pela cara do técnico acho que ele disse isso para evitar que amador morra eletrocutado...

Lembrando da quantidade que tenho visto de micro-ondas em sucatas, acho que faz sentido esse negócio de ter que jogar fora um micro-ondas inteiro. Mas quem sabe ainda dá para, como se dizia antigamente, "construir um robozinho"? Além do que esse meu já está quase sem pintura por fora, de tanto limpar...

Penso no trafo - que, segundo ele, não tem nesse micro-ondas mas, como falei, não acreditei muito - por exemplo para fazer um soldador de ponto.

Outra ideia é usar o timer mas não como parte do micro-ondas todo e sim um simples timer programável, que apenas bipe, talvez numa patola qualquer.

E tem o conjunto motor-redutor. Conheço uma pessoa que adoraria ter, na vitrine de sua loja, um prato que gira à velocidade de 6 rpm (que acho que é a velocidade original dele).

Será que ele está realmente condenado? Se sim, o que seria legal de fazer com seus restos mortais?

• Curtir 1
Postado

Micro-ondas inverter não tem transformador linear igual micro-ondas comum, seria algo mais ou menos como na imagem abaixo. É um transformador de alta frequência, precisa que a tensão de entrada seja retificada (transformada de alternada para contínua) e depois é chaveada em alta frequência. Através da variação da largura do pulso, dá pra controlar a potência de saída.

Ha3510a1c159c4afaadede561d6965787P.jpg_6

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Desmonte, manda foto pra gente ver a "ausência" do trafão pra confirmar o que o amigo @GuilhermeGB publicou. Se desse pra mensurar o perigo, de fato parece que isso daí é mais perigoso com pouca utilidade alternativa.

18 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o conjunto motor-redutor

Além da vitrine, existem vários projetos com ele. Entre tantos, destaco um alimentador automático pra peixes ou qualquer pet que você tiver. O que vi era uma caixa pra guardar cd/dvd que nem sei se vende ela ainda. Qualquer momento acho no ytb...

22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

só funciona por uns 5 segundos e para

Talvez esteja atuando alguma proteção.

• Curtir 1
Postado

De fato, o motor do prato e o timer são as coisas mais aproveitáveis. 

Nos comuns tem aquele ventilador pra refrigerar o Magnetron, talvez nesse também tenha e possa servir para mais alguma coisa. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

o veredito é que ele morreu

Para se ter um diagnóstico desses, penso eu que possa ser essa fonte de alta tensão aí e que ela seja muito cara ou difícil de encontrar peças pra reparar. 

Se bem que na eletrônica comercial de hoje em dia, está quase "virando crime" trocar componentes. 

Só querem saber de trocar placas ou algum tipo de módulo completo. 

Porém ainda creio que o maior vilão em defeitos desses aparelhos é o Magnetron, costumam entrar em curto. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que ele está realmente condenado?

Eu tentaria arrumar por minha conta, afinal não tem muito a perder. 

A primeira coisa a fazer seria desligar esse circuito de alta tensão e ver se funciona por mais de 5 segundos. 

Se funcionar, o defeito está nele ou no magnetron. 

Aí o próximo passo é ver se o Magnetron está em curto. Da pra usar um multímetro. 

Tem 3 terminais, um deles não pode ter resistência com os outros dois. 

Já os outros dois podem, pois é o filamento da válvula. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

De fato, o motor do prato e o timer são as coisas mais aproveitáveis. 

Nos comuns tem aquele ventilador pra refrigerar o Magnetron, talvez nesse também tenha e possa servir para mais alguma coisa.

O motor do prato é bem legal e serve perfeito naquele pedido de um amigo, que eu falei acima, fazer ficar rodando um mostruário numa vitrine. E o mais legal é que não vai precisar nem de fonte, circuito, nada... é ligar no 110v e ele roda normal.

Acho que essa é única parte que não está melecada de gordura velha... argh!

O timer, pelo que entendi, está "embutido" num CI proprietário, que controla tudo. E é desajeitado, uma placa muito grande para caber numa patolinha... Essa placa é aquela que, nas fotos, está bem atrás do magnetron. Além desse CI só tem uma fontezinha, acho que para alimentar o próprio controle geral.

O ventilador do magnetron também funciona bem, é bem silencioso (tirando a hélice) e também pode servir para alguma coisa, quem sabe no futuro. Guardado.

O magnetron está limpinho... se funciona ou não, depois de mais de 10 anos de uso intenso e diário, não tem como saber, nem me arrisco a mexer nesses trecos de alta tensão. Tem uns imãs ali, bons para deixar chave de fenda grudada, magnetizada... acho que vou desmontar esse treco.

A fonte (será que é isso mesmo?) desse magnetron tem uma bobina (acho) com um cabo muito grosso, feito de vários cabos grossos de cobre. Nessa fonte tem uma ponte retificadora que vou guardar. Como tem também uns transistores e um resistor raros, de potência, vou guardar tudo. Talvez essa fonte gere a alta tensão necessária para o soldador de ponto que falei aí em cima... será? De todo jeito tô achando meio arriscado mexer nisso, será que não?

De resto... a lâmpada e em especial seu soquete, servem bem para monitorar um dimmer que aprendi a fazer aqui, com vocês, para regular a temperatura do ferro de solda. Tem também um fusível e seu soquete, que também podem ser úteis.

Olha umas fotos aí:

Início da autópsia
1G3mmpn.jpeg

As peças separadas

1L1yUHU.jpeg

b8stUe9.jpeg

tvBF6nP.jpeg

UP6twt7.jpeg

t7zd0m6.jpeg

yxt75je.jpeg

qCBmRHv.jpeg

https://i.imgur.com/cEfnSHZ.jpeg

Os motores
yThwRfU.jpeg

P8YUm6Z.jpeg

6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Micro-ondas inverter

Esse Panasonic, Guilherme, já trazia escrito na porta: Inverter.

Eu imaginava que era porque ele alternava o sentido de rotação do prato entre um ligada e outras, rs...

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O timer, pelo que entendi, está "embutido" num CI proprietário, que controla tudo. E é desajeitado, uma placa muito grande para caber numa patolinha... Essa placa é aquela que, nas fotos, está bem atrás do magnetron. Além desse CI só tem uma fontezinha, acho que para alimentar o próprio controle geral.

O timer, se for aproveitar pra alguma coisa tem que deixar ele naquela mesma estrutura plástica onde estão os botões originais. 

Não compensa retirar e tentar fazer outras adaptações pra outra caixa. 

E sim, a fontezinha é pra alimentar o CI, o Display e os relés. 

36 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O magnetron está limpinho... se funciona ou não, depois de mais de 10 anos de uso intenso e diário, não tem como saber, nem me arrisco a mexer nesses trecos de alta tensão. Tem uns imãs ali, bons para deixar chave de fenda grudada, magnetizada... acho que vou desmontar esse treco

Ele não armazena energia. 

Se tiver curiosidade, pode testar se está bom ou não com um multímetro. 

A carcaça não pode ter contato com os terminais. Entre os terminais se encontra uma resistência baixa de 1 ohm aproximadamente. 

42 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

A fonte (será que é isso mesmo?) desse magnetron tem uma bobina (acho) com um cabo muito grosso, feito de vários cabos grossos de cobre. Nessa fonte tem uma ponte retificadora que vou guardar. Como tem também uns transistores e um resistor raros, de potência, vou guardar tudo. Talvez essa fonte gere a alta tensão necessária para o soldador de ponto que falei aí em cima... será? De todo jeito tô achando meio arriscado mexer nisso, será que não?

Para a solda a ponto, não serve. 

Porque lá é ao contrário, precisa de muita corrente e baixa tensão. 

No caso dos trafos de ferro, quando vai usar pra essa finalidade se retira o secundário que contém um fio fino muito comprido e troca por outro fio bem curto, mas de bitola muito grossa (costuma se usar o 25mm²).

Agora, nunca tinha visto micro ondas com este tipo de fonte. É uma coisa que sei lá porque demoraram pra usar. 

A concepção dessas fontes é bem antiga, visto que nas TVs preto e branco já tinha algo parecido. 

• Membro VIP
Postado

Tem maluco que faz arma com o magnetron. Certa feita li um caso onde um cara sabendo que um malamado vizinho dormia do lado de sua parede conjugada apontava o magnetron pra ele. Não matava mas lhe causava intensa dor de cabeça.  Depois de você ler e reagir, vou editar editar pra não dar ideia kk

Mas o magnetron tem produto extremamente tóxico: não deve ser descartado aleatoriamente e nem desmontado sem técnica! google descarte de magnetron de microondas (clique)

• Curtir 2
Postado

Grato, @.if. Pode editar, se quiser, rs...

Conheço uma cooperativa de catadores de sucata que deve saber o que fazer com aquela válvula termiônica. O resto do magnetron está desmontado, os imãs guardados...

Meio off topic mas... esse negócio de desmontar para ver o que tem dentro me lembrou da história da galinha dos ovos de ouro: o seu hifi expressa a fúria ou a suavidade de um Paco de Lucia, o docilidade da uma Natalia Lafourcade, seu micro-ondas, o aroma e o sabor do molho de tomate com manjericão, a TV, o PC... nem se fala. Mas você abre e ali dentro só tem metal, cerâmica, coisas até perigosas (lembra do Césio 137, em Goiás?). Dá o que pensar...

Mas voltando à vaca fria, tem uma pecinha no magnetron que, se não me engano (e se estiver boa) pode ser útil no controle de temperatura, acho... será um resistor que varia a resistência de acordo com a temperatura? Será um termopar? Tem como saber as características, quantos graus para que resposta?

Olha essa pecinha aqui (sem nenhuma especificação):

SaJCP3I.jpeg

Será que é isso mesmo? Sabe como usar?

E mais uma dúvida. O motor e a hélice do resfriador do magnetron... esse aqui:

yThwRfU.jpeg

Está bem difícil tirar a hélice sem forçar o eixo... Posso lavá-lo com água e sabão? ODD, Veja, Mr. Músculo, esses desengordurantes de cozinha?

Postado

@rmlazzari58 esse é um termostato normalmente fechado, ele abre os contatos ao atingir determinada temperatura (marcada na parte superior). A maioria dos micro-ondas que já vi, usam termostato de 105ºC, se o magnetron passar dos 100ºC já estará quente demais.

E por falar em magnetron, se ele estiver em boas condições, é algo que você pode aproveitar para outro micro-ondas, é uma das peças que mais dão defeito junto com o capacitor. Geralmente o mais estraga no magnetron é aquela "tomada", você pode medir a resistência entre os terminais e a carcaça, se estiver dando continuidade, é porque está em curto. Mas essa tomada pode ser substituída também, é vendida no Mercado Livre.

D_NQ_NP_688454-MLB70055569073_062023-O.w

• Curtir 1
Postado

Pelo que entendi, o que estragou foi o timer, @GuilhermeGB. O timer - tudo estou vendendo pelo que comprei, de fato não tenho conhecimento para  dar certeza por mim mesmo, tá? - está integrado num chip proprietário que centraliza todas as opções de menu e de operação. Acontece que por ser muito antigo, a placa onde esse chip está não se acha mais. Ou quando se acha é usada, sem garantia nenhuma.

E para falar a verdade, por fora a pintura já estava bem ruinzinha, gasta de tanto limpar. E não só isso: esquentava tudo em volta, dava a impressão de que "vazavam" as micro-ondas... sabe aquela placa de mica que tem dentro do forno? Já estava na 3a., as duas primeiras queimaram e se esfarelaram. Enfim, depois de 12 anos, estava na sua agonia, mesmo. Que descanse em paz, rs...

E grato pela dica do termostato! 🙂

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 eu sei uma coisa ou outra sobre micro-ondas, aprendi com meu pai que trabalhou com isso por muitos anos, e também vendo alguns vídeos no Youtube daquele canal Global Tec Brasil e outros canais do tipo. Trabalhei com isso por alguns meses na empresa da família, mas nunca peguei um inverter, não é tão comum por aqui.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Está bem difícil tirar a hélice sem forçar o eixo

Tem um macete pra tirar. Por dentro tem umas pecinhas com uma peça de metal. 

Essa peça de metal se tira, as vezes tem cola mas sai. 

Se não conseguir, também pode retirar o eixo e lavar. Deixando a carcaça com a bobina livre. 

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 Uma usada pode ser a solução barata sem por fora. Se esquenta algo nesses 5s que fica ligado, é de se pensar. Eu tenho bronca de jogar as coisas fora. Sempre tento remendar. Se o problema é o timer, então, cogite trocar a placa.

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Mega Blaster disse:

. Se o problema é o timer, então, cogite

.. fazer um com um simples mc[arduino]+1display[ou leds]+3botões+1relé. De fato, conjurando meu senso minimalista conceitual, um simples 555 faz o seu timer.

• Curtir 1
Postado

Descobertas dos segredos... de Polichinelo, rs...

O motor do prato, quando interrompe-se sua rotação segurando seu eixo, inverte o sentido dessa rotação.

Já o motor da ventoínha do magnetron, mas em especial sua hélice, geram um monte de vento.

Assim acho que dá para montar um ventilador oscilante, daqueles que além de fazer vento, ficam "varrendo" prá lá e prá cá...

Talvez até um ventilador que rode 360° dando um jeito de alimentar o motor da hélice com algo do tipo escovas. Os contatos para alimentação desse motor ficariam na haste que o segura...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!