Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novas dicas para Windows XP!

cini

Posts recomendados

Como Colocar o seu nome no Systray do Windows XP Service Pack 2.

Para Colocar o seu nome do Lado do Relógio do Windows XP, Siga abaixo Passa-a-Passo:

1) Vá em Iniciar » Configurações » Painel de Controle » Opções Regionais e de Idiomas de Dois Cliques.

2) Na Aba: Opções Regionais, Selecione a Opção Personalizar.

3) Na Aba: Hora, vá até a Opção Formato de Hora. Por Padrão a Configuração será identica a está

HH:mm:ss - Modifique o mesmo para Seguinte:

'SEUNOME' HH:mm:ss.

Pronto o seu Systray mostrara o nome dado a você.

Tentei esta dica acima e da como caracteres inválidos.....por que?

No aguardo

Cabumm :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kbsssssa@05 de janeiro de 2006, 01:04

ATIVANDO O CACHE L2 DO PROCESSADOR:

iniciar, executar, regedit.

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ Memory Management

procure por: "SecondLevelDataCache", de um clique duplo e marque a opção decimal, coloque o valor do cache L2 do seu processador la e seja feliz!!! (no meu caso, um Athlon XP 2000+, tem o cache L2 de 256k, então marquei a opção "decimal" e coloquei o valor de 256).

você encontra o valor do cache L2 do processador usando programas com o Sandra e o Everest, ou no site do fabricante.

Mas o cache L2 já não vem ativado por padrão?

Se não vem habilitado por padrão, porque não vem?

Link para o comentário

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@09 de abril de 2006, 12:45

Excelente pergunta, não saberia perguntar melhor!

Usei a dica... não notei nenhuma diferença... mas gostaria de saber se a informação procede!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário

Postado Originalmente por Kbsssssa@10 de abril de 2006, 22:54

com o WIndows XP SP2 realmente ate eu não notei diferença, mas eu usava essa dica quando tinha o win2K, também leve em consideração q um atlhon tem poca L2, 256K, e poquim, mas pegue um P4X e faça isso, hehehee, ai tu ve diferença.

Mesmo que seja pouco, se você desabilitar no CMOS nas placas-mãe que permitem... você é capaz de perceber a diferença.

Sem Cache o processador fica muito mais lento! mesmo que seja pouca, por isso, o questionamento.

Felicidades!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

UP *****

.:Apagar lista de ícones da barra de tarefas (auto-hide):.

Certamente você já utilizou a nova função do Windows XP para esconder os ícones na barra de tarefas [sistray] (ao lado do relógio), mostrando apenas os que queremos. Se forem “perfeccionistas” como eu, vão sentir uma ligeira irritação por não poder apagar o histórico desses ícones. É que às vezes estão lá os ícones de programas que já mandamos para o lixo há séculos!

Bem, para variar, vamos usar o editor de Registro do Windows para corrigir o problema:

1] Clique no menu Iniciar, Executar e escreva (sem as aspas): “regedit”

2] Clique (Ctrl+Alt+Del) WinXP, e finalize o processo "explorer"...

3] Com o regedit aberto, navegue até: [HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\TrayNotify] e elimine os seguintes valores binários: IconStrams e PastIconStreams

4] Reinicie... o processo "explorer" Clicando (Ctrl+Alt+Del) Arquivo e executar nova tarefa digite "explorer" Pronto!, “os seus probremas acabaram-se” (bem, pelo menos até à próxima que aparecer...)

---

Qualquer dúvida, só peguntar!? :)

Link para o comentário

Postado Originalmente por Douglas C@14 de outubro de 2005, 21:51

Como Colocar o seu nome no Systray do Windows XP Service Pack 2.

Para Colocar o seu nome do Lado do Relógio do Windows XP, Siga abaixo Passa-a-Passo:

1) Vá em Iniciar » Configurações » Painel de Controle » Opções Regionais e de Idiomas de Dois Cliques.

2) Na Aba: Opções Regionais, Selecione a Opção Personalizar.

3) Na Aba: Hora, vá até a Opção Formato de Hora. Por Padrão a Configuração será identica a está

HH:mm:ss - Modifique o mesmo para Seguinte:

'SEUNOME' HH:mm:ss.

Pronto o seu Systray mostrara o nome dado a você.

Legal cara...

Valeu!

Link para o comentário

Postado Originalmente por Maurício (Santos)@09 de abril de 2006, 12:45

Oi. O problema é que o windows tem certa "dificuldade" para se identificar com a quantidade de cache que o CPU possui, então ele o identifica por digamos "acho" é claro que mais preciso, mas não 100%, com você colocando a quantidade exata ele não vai mais "achar" nada. Mas a diferença na equação final é praticamente nula, mesmo com dual-core. Boa Noite a todos.

Link para o comentário

Postado Originalmente por Professor Gustavo Germano@01 de maio de 2006, 00:41

Oi. O problema é que o windows tem certa "dificuldade" para se identificar com a quantidade de cache que o CPU possui, então ele o identifica por digamos "acho" é claro que mais preciso, mas não 100%, com você colocando a quantidade exata ele não vai mais "achar" nada. Mas a diferença na equação final é praticamente nula, mesmo com dual-core. Boa Noite a todos.

Nada disso.

Apenas mais um mito!

Andei dando uma pesquisada...

Já dá para termos um esboço de como esse mito se originou.

O Windows NT clássico (4.0) realmente possuia uma certa dificuldade para descobrir a quantidade de cache instalado na placa-mãe, quando o cache L2 ainda ficava na placa mãe...

Por isso, quando:

SecondLevelDataCache = 0 ;

Então, o HAL NT identificou como tento 256KB de cache L2, padrão.

E se você possuisse mais, poderia ajustar manualmente.

Mas se ajustasse errado, o sistema ficaria instável, claro.

Retirado da segunda fonte:

If the value of this entry is 0, the system attempts to retrieve the L2 cache size from the Hardware Abstraction Layer (HAL) for the platform. If it fails, it uses a default L2 cache size of 256 KB. If the value of this entry is not 0, it uses this value as the L2 cache size. This entry is designed as a secondary source of cache size information for computers on which the HAL cannot detect the L2 cache.

(...) it is only useful for computers with direct-mapped L2 caches. Pentium II and later processors do not have direct- mapped L2 caches. SecondLevelDataCache can increase performance by approximately 2 percent in certain cases for older computers with ample memory (more than 64 MB) by scattering physical pages better in the address space so there are not so many L2 cache collisions. Setting SecondLevelDataCache to 256 KB rather than 2 MB (when the computer has a 2 MB L2 cache) would probably have about a 0.4 percent performance penalty.

Tradução nas coxas:

Se o valor for 0, o sistema se esforça em rever o tamanho do cache L2 pelo HAL.

Se o mesmo, falhar, então, é usado o padrão de 256KB de cache L2. E se o valor for diferente de zero, este será o valor usado.

Esta entrada no registro foi projetada para computadores, nos quais o HAL não consegue detectar o cache L2.

Isto possui função apenas para computadores com Caches L2 "direct-mapped" ( Nunca ouvi falar, não sei o que é isso! :(  ). Processadores de geração superior ao Pentium II não possuem caches L2 "direct-mapped" ( O interessante é que a partir do Penthium II, o chace L2 deixou de ser "on-board", para ficar no cartucho do processador ou próximo ao seu núcleo ).  "SecondLevelDataCache" consegue aumentar a performace em aproximadamente 2% ( Incrível! Sensasional! :D ) em certos casos, para velhos pcs com muitoa memória ( Mais de 64MB ( E desde quando isso é muito?! :D ))  ao espalhar melhor os endereços das páginas físicas, minimizando as colisões de cache L2.  O ajuste de 256KB em máquinas com 2MB de cache L2 deve gerar por volta de 0.4% perca.

Na segunda fonte, note que a informação é um pouco diferente, da anterior.

Porém, mesmo assim demonstra que não é necessário fazer a ajuste.

A terceira fonte, já fala do Windows 2000.

Do not change the SecondLevelDataCache entry

Some third-party sources have erroneously reported that modifying the SecondLevelDataCache registry entry in HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet
\Control\Session Manager\Memory Management
can enhance system performance. The second level (L2) cache is recognized by the operating system and is fully utilized regardless of the setting of this parameter.

Tradução nas coxas:

Não altere o valor de SecondLevelDataCache

Alguns grupos tem erroneamente informado que esta modificação no registro gere melhoria de desempenho. O cache L2 é reconhecido completamente pelo sistema operacional.

Última fonte:

Although it is possible to change this value from the default value of 0, in most cases doing so does not improve performance. Microsoft does not recommend changing this setting. When this key's value is set to 0, the system attempts to retrieve the level-2 processor (L2) cache size from the HAL for the platform. If it does not obtain this value, the system sets a default size of 256 KB for the L2 cache.

Tradução nas coxas:

De qualquer forma, é possível alterar o valor padrão 0, e na maioria dos casos isto não resulta em melhoria de desempenho. MS não recomenda mudar esta configuração.  Quando o valor é 0, a pesquisa é feita pelo HAL. E se ele não encontra um valor, o systema usa o valor de 256KB.

Não encontrei informações sobre o Windows XP e o 2003, mas como não havia problema de desempenho significativo nem na primeira versão do WinNT. E tendo completamente corrigido no Win2k, julgo, desnecessário qualquer modificações.

Felicidades!

Fontes:

http://www.microsoft.com/technet/archive/w...k.mspx?mfr=true

http://support.microsoft.com/default.aspx?...b;EN-US;q183063

http://www.microsoft.com/technet/prodtechn...ec_evl_FHCJ.asp

http://support.microsoft.com/?kbid=228766

Um das coisas mais importantes para mim, Glossário Microsoftiano:

http://support.microsoft.com/default.aspx?...lossary%2Fa.asp

Link para o comentário

Galera, a dica mais legal que eu já vi, e aprendi aqui mesmo no forum, é a da Hibernação.

Em vez de desligar o computador, o ponha para hibernar (ative pelo painel de controle/opções de energia/hibernação). É só apertar para desligar o PC, apertar e segurar shift, que o botão da hibernação aparecerá. O PC salvará tudo que está na memória no HD e por isso quando você ligar o pc ele fará um boot ultra rápido, já entrando no sistema com todos os programas carregados.

Link para o comentário

Oi pra todos! :D

Em primeiro lugar, gostei muito do tópico! Tem boas dicas aqui, mas até agora não tentei nada (antes quero criar um ponto pra poder restaurar o sistema, pra se precisar depois).

Depois q testar, posto os resultados aqui.

Desligue seu computador com hora marcada!

Abra o Bloco de Notas e digite o seguinte:

"shutdown -s -f -t 0" (sem as aspas)

Depois salve o arquivo no local de sua preferência com o nome de desligar.bat (o nome fica a seu critério, o importante é salvar com extensão .bat)

Abra o Agendador de Tarefas do Windows no Painel de Controle

Clique com o botão direito numa área em branco, aponte para "Novo" e escolha "Tarefa Agendada", dê um nome para a nova tarefa, no meu caso coloquei "desligar PC".

Clique com o botão direito em cima da nova tarefa e aponte para "Propriedades".

Na guia "Tarefa" clique em "Procurar", vá até o local onde você salvou o arquivo desligar.bat, selecione e clique em "Abrir".

Aponte agora para a guia "Agenda", programe o horário para o Windows desligar, clique em "OK" e pronto! Sem programas,seu Windows vai desligar na hora programada!

Agora, algumas dúvidas com relação ao desligamento programado...

1.Não tenho aparelho de som em casa e adoro dormir ouvindo músicas... tem problema desligar o comp enquanto o media player ou qualquer outro progrma estiver rodando?

2.Alguém mais testou esse truque? funciona sem problemas?

3.Salvando o arquivo com extensão .bat no desktop ou no drive C: ou em qualquer outro lugar, tem diferença? ou posso salvá-lo em qualquer lugar mesmo?

4.Entendi q o valor 0, atribuido no final de "shutdown -s -f -t 0", refere-se ao tempo da finalização... (?), mas qual seria o melhor valor? se não me engano foi postado aqui também um outro exemplo com valor 60, certo? esse valor refere-se ao tempo q o PC vai levar para finalizar a partir do momento q eu agendar a tarefa ou o q?

Agradeço a atenção!

:69:

PS.1...

Galera, a dica mais legal que eu já vi, e aprendi aqui mesmo no forum, é a da Hibernação.

Em vez de desligar o computador, o ponha para hibernar (ative pelo painel de controle/opções de energia/hibernação). É só apertar para desligar o PC, apertar e segurar shift, que o botão da hibernação aparecerá. O PC salvará tudo que está na memória no HD e por isso quando você ligar o pc ele fará um boot ultra rápido, já entrando no sistema com todos os programas carregados.

Acabei de ler o tópico todo, de cabo a rabo, e acho q passei batido por isso!

Dúvida simples... tenho o XP professional SP2 e quando eu clico em "desligar o comp" já visualizo a opção hibernar (realmente, basta teclar "enter" e em um segundo o PC já tá pronto pra rodar), mas há alguma diferença com esse procedimento? ou é só uma diferença entre nossos sistemas (XP professional)?

PS.2 Acabou de me ocorrer uma ideia... será q dá pra HIBERNAR o computador com hora marcada!?

e fazer o contrário... LIGAR o computador com hora marcada! também?

Link para o comentário

E aí Klaus69!

Acredito que podemos hibernar o pc em hora marcada,só precisaríamos saber,qual o comando correto para inserir no arquivo.E isso eu ainda não sei.Sobre ligar o pc em hora marcada,eu acredito não ser possível,pois os comandos que você cria no Windows,só são executados com este ligado,ou seja,não tem como o Windows executar um comando,se ele estiver desligado!Valeu pela dica da hibernação!Seria bom fazer um teste!

Link para o comentário

Fala Cini!

Será q, assim como shutdown é desligar em inglês, não basta utilizar o termo em inglês para hibernar? ou os comandos seguintes também alteram? Sou completamente leigo no assunto, to começando a engatinhar ainda!

Mas e aí, funciona mesmo?

E o valor 0, atribuido no teu caso, tem alguma diferença dos 60 do Douglas C? é melhor ou não faz diferença nenhuma?

(não sei se fui bem claro nessa dúvida, com relação a este 'valor')

Link para o comentário

Bem, aqui tem que se apertar a tecla shift para o botão em espera se tranformar em hibernar, tbem uso o xp professional sp2. quando ligo o PC não aperto nem enter, ela entra rápido e direto, sem teclar em nada.

quanto sua dúvida, dá pra hibernar com hora marcada mais ou menos. Explico o mais ou menos. Dá pra definir depois de quanto tempo de inatividade o PC entra em hibernação, tipo após 2, 3, 4 horas ou mais ou menos. Agora definir uma hora exata não. Pra definir após quanto tempo de inatividade o PC entra em hibernação é só ir nas propriedades de vídeo/proteção de tela/energia. Na aba esquemas de energia clique no quadrado que está em frente a: O sistema hiberna:, e selecione após quanto tempo você quer que o sistema hiberne. Aqui nunca mais "desliguei o PC", no máximo reinicio quando instalo algum programa que pede pra reiniciar.

falou aí!

Link para o comentário

• Membro VIP

PS.2 Acabou de me ocorrer uma ideia... será q dá pra HIBERNAR o computador com hora marcada!?

e fazer o contrário... LIGAR o computador com hora marcada! também?

Copie o comando a seguir e cole no bloco de notas e salve como... .CMD em um diretório de sua preferência, em seguida insira o arquivo no "Agendador de Tarefas" e veja se funciona. ;)

RunDll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState

Obs: Existe diferencias entre letras Maiusculas e Minusculas.

Link para o comentário

Bem, aqui tem que se apertar a tecla shift para o botão em espera se tranformar em hibernar, tbem uso o xp professional sp2. quando ligo o PC não aperto nem enter, ela entra rápido e direto, sem teclar em nada.

quanto sua dúvida, dá pra hibernar com hora marcada mais ou menos. Explico o mais ou menos. Dá pra definir depois de quanto tempo de inatividade o PC entra em hibernação, tipo após 2, 3, 4 horas ou mais ou menos. Agora definir uma hora exata não. Pra definir após quanto tempo de inatividade o PC entra em hibernação é só ir nas propriedades de vídeo/proteção de tela/energia. Na aba esquemas de energia clique no quadrado que está em frente a: O sistema hiberna:, e selecione após quanto tempo você quer que o sistema hiberne. Aqui nunca mais "desliguei o PC", no máximo reinicio quando instalo algum programa que pede pra reiniciar.

falou aí!

Putz LightSpeed, foi mal!

Tem razão, o q eu achei q era o hibernar na verdade era o modo de espera. Viajei legal! :tantan:

Valeu a dica, agora saquei o hibernar (apertando shift ao desligar, depois de te-lo ativado no painel de controle).

Agora dúvidas de um completo leigo...

1.Mas qual a diferença entre o hibernar e o modo de espera?

2.Posso desligar o estabilizador com o comp em hibernação? pois no modo de espera não faço isso.

Valeu!

:69:

Link para o comentário

A diferença é total!

No modo de espera o computador não é desligado totalmente, ele no máximo desliga os discos rígidos e o monitor; o processador e o resto continua funcionando.

Na hibernação o Windows salva tudo o que está na memória no HD e desliga totalmente o computador, podendo assim, após isso, você desligar o estabilizador normalmente. quando você ligar o computador de novo ele inicia super rápido porque não precisa carregar nenhum programa, ele já deixou carregado no HD tudo o que estava na memória quando você o hibernou e agora só transfere tudo de volta pra memória.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...