Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Hoje, após uma breve trégua, voltei a ser atacado, desta vez pelo número 011 46377770, ao atender, uma gravação fala algo agradecendo pela espera e que serei o próximo a ser atendido, desligando, ligando mais uma vez em seguida sem falar nada e desligando após dois segundos. Liga de manhã de de tarde. Imagino que se trate de uma máquina defeituosa disparando as ligações. Ainda não tem informações na internet sobre o que se trata. Isto é algo que não tem como reclamar já que não é possível identificar a empresa responsável e acionar o bloqueio de telemarketing. Aproveitei e dei uma olhada no ranking do PROCON SP, disponível em setembro de 2019:

ranking.jpg.f8f4e8f759cf85773db30ac5a47ce413.jpg

Um verdadeiro prêmio de loteria! Eu entendo que estes valores não podem ser repassados aos lesados porque viraria uma indústria de reclamações falsas. O que me deixaria mais contente é ver a prova de que as empresas lesadoras realmente pagaram as multas, já que olhando assim, tenho a sensação de que "é para inglês ver" e nunca pagarão.

adicionado 3 minutos depois

Tinha mais uma tela com dados anteriores para comparação:

ranking2.jpg.3c3105d156140fe64efac28c5d00adf6.jpg

adicionado 37 minutos depois

Macacos me mordam mas, se acessar o site do diário oficial de SP:

https://www.imprensaoficial.com.br

Pesquisar o nome da empresa, como por exemplo a "vivo sa" seguido por auto de infração, lá aparecem vários resultados e clicando em um deles remete a página:

https://www.imprensaoficial.com.br/Certificacao/Certificador.aspx?link=%2f2014%2fexecutivo%20secao%20i%2fagosto%2f23%2fpag_0005_4L5PRS8CQSS1Ke91CD0Q38I1T0A.pdf&pagina=5&data=23/08/2014&caderno=Executivo I

Onde se lê o número o CNPJ, o numero do auto de infração e a série:

DO.jpg.a015aaea2acb6094cfc925a493b1caaf.jpg

Jogando estes dados na consulta da página do PROCON:

consulta.jpg.9aba183ebad75354aa5a99ecf013bb67.jpg

https://sistemas.procon.sp.gov.br/gedoc/

Dá para ver o resultado:

multa.thumb.jpg.76646bd9852ee444a917e21a3c6e50ee.jpg

Ai eu imagino que esta foi apenas uma reclamação e que poderia ter sido a minha e deu a eles um prejuízo de quase 800 mitos!

Só que analisando melhor, a lei 12.291/10 é sobre manter um exemplar do CDC no local de venda e então este não é um caso de reclamação de telemarketing. Um dia eu acho o caminho...

• Obrigado 1
  • Administrador
Postado

@Pincipi Eu tive uma experiência interessante, estavam me ligando direto de números distindos procurando uma pessoa, e mesmo eu falando que o número estava errado, eles continuavam a ligar. Pesquisei no Google pelos números usados e caí no Reclame Aqui, onde dava para identificar a empresa de telemarketing (na verdade, cobrança). Abri uma reclamação e incrivelmente eles responderam em 15 minutos e nunca mais me ligaram. Fica a dica! Às vezes o Reclame Aqui funciona muito bem! :)

• Obrigado 1
  • Administrador
Postado
4 horas atrás, FFmarini disse:

Seria uma tal de Ativos SA do Grupo Aval? fiz mo "brigueiro" no telefone com a atendente, não sei como mas ele estão me ligando falando sobre uma divida ativa (que não existe) no nome do meu Avô.

Outra empresa. Mas experimente o Reclame Aqui. Funcionou para mim.

• 5 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Só atualizando informações. Em 2020 o site do PROCON de São Paulo fez algumas alterações:

https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/tutorial/consumer

Agora um robô virtual faz o cadastro da reclamação, não precisa mais dizer o horário da ligação e nos casos de ligações múltiplas da mesma empresa só registra uma reclamação por dia, na segunda reclamação dá mensagem de que já realizou a reclamação e finaliza.

• 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Bom dia

Realmente essas ligações  de telemarketing é bastante abusiva.

E quando ligam e falam alguma coisa até vai, e quando ligam e não falam nada.

O bonus que pessoa que liga deve ser muito alto para a pessoa ficar forçando a venda de algo que não quer.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quando me ligam e perguntam o John está, e eu já sei que é telemarketing, eu respondo "um minuto por favor". Ponho no viva voz e continuo fazendo o que estava antes. A pessoa fala de novo, e eu respondo "um minuto por favor" e fico nessa até a pessoa desligar. Fiz isso algumas vezes e agora raramente recebo ligações. 

• Haha 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Não sou de receber. Mas quando recebo, falo que não quero, desligo e bloqueio o número.

E nos últimos anos, além de telemarketing, agora tem o que eu chamaria de tele-evangelismo, que é pessoal que digita números de telefones ao acaso para ler passagens da bíblia.

Quando começou a pandemia e comecei a trabalhar de casa, recebi umas quatro ligações assim. Passou-se um tempo e alguns dias atrás, voltei a receber uma ligação do tipo. E fiz o mesmo. Falei que estava trabalhando, que não dava pra ouvir, desliguei e bloqueei o número.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

É curioso como há incentivo à gravar ligação, mas tal função não é disponível no app de telefone do Android no Brasil sob o preceito de ser ilegal por aqui. É uma função já presente no app mas indisponível dado o país. As outras alternativas pra gravar ligações no celular, se gravam, é tão baixo que não é compreensível a fala de forma consistente.

• Curtir 1
  • 10 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Atualizando como ficou em 2024; o link de reclamação mudou:

procon.thumb.jpg.fc5e4e1e028ba2e4c2d2d20c08526532.jpg

E não sei como achei um outro sistema para reclamar, https://www.naomeperturbe.com.br/

naopertube.jpg.bc013ea4c5395492d4048dc6bc63008b.jpg

O qual parece ser uma piada porque a empresa alega que ligou para mim e para ela mesmo, como não conseguiram contato, encerraram a reclamação.

Deve ser apenas um site para captar informações pessoais das pessoas lesadas e aplicar algum golpe.

Podem até mesmo ter ligado para mim de um número que já me ligaram antes e eu bloqueei mas, referente ao número de onde partiu a ligação; apenas fica chamando até cair na caixa postal que deve ser empresarial porque gravei umas cem mensagem num dia e não consegui dar caixa postal cheia.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!