Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Postado

Senhores, vamos esclarecer o seguinte:

Pelas explicações e conhecimento dos senhores, há muito tempo estou convencido da importância de um bom filtro de linha.

Coloquei a resposta do fabricante, não para contra argumenta-los, e sim para mostrar a cara-depau deles.

Postado

Caramba gente minha pergunta passou tão batida assim ou vocês não quiseram responder? Caso tenha passado batida ela está na página 21 desse tópico, mas caso vocês que não quiseram responder pelo menos digam alguma coisa, mesmo que me mandando pra P............

Grato ainda, por enquanto hehehhehe

Postado
Olá a todos do fórum. Sou novo por aqui e gostaria que se possível me esclareçam o seguinte:

Talvez aqui nem seja lugar pra essa minha dúvida mas lá vai:

Coloquei um topico pedindo ajuda sobre qual fonte eu deveria comprar para essa configuração de máquina mas ainda não consegui uma resposta concreta:

AMD Athlon Dual Core 64X2 4800+

GeForce ZOGIS 8500 512mb

Placa mãe M2N-X (tenho quase certeza que o nome é esse)

2Gb memória RAM DDR 2 800Mh Kingston

Monitor Samsung 19" LCD 932

Gravadora DVD Samsung

HD Seagate 250gb SATA

Sou extremamente leigo no assunto, e mesmo lendo todos os tópicos relacionados à fontes e estabilisadores continuo sem entender muita coisa. Vi que vocês falam de inúmeras coisas como aterramento, estabilizadores, protetores, réguas e mais um monte de apetrexos mas eu continuo boiando. Por favor me ajudem, eu suplico. Qual fonte vocês me recomendam? Devo usar estabilizador, régua, PTS (acho que é isso) e, bom, eu moro de aluguel, o que devo fazer em relação ao aterramento? Desde já muito obrigado

Você ja escolheu sua fonte ? Uma boa é 450VX

DPS é um negocio que parece um disjuntor que não dixa que altas tensões entrem na sua casa e danifique seus aparelhos, e filtro de linha, vá para tras no forum que tem excelentes indicações ;)

Para o aterramento tem também nesse topico, é uma barra de cobre que você finca no chão e coloca um cabo nela e liga nas tomadas no lugar certo delas ;)

Postado

DPS = Dispositivo Protetor de Surtos. Ele pode vir em vários formatos e incluindo dentro de filtros de linha que explicitamente se prezem à essa função.

A Fonte cara, você estará servido com Corsair, Zalman e muitas outras, dá uma pesquisada no forum.

Aterramento, assunto complexo e que vai muito além de simplesment enficar uma barra no chão e ligar na tomada. Muitas vezes só isso não basta.

Postado

Bom como eu mesmo disse moro de aluguel, então deixarei isso de aterramento pra trás até porque é muito complicado e caro aparentemente. Já sobre as fontes, eu já vi muitas indicações ai pelo fórum mas fico extremamente indeciso sobre qual escolher, por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês, pois realmente gostaria que me dissecem "Comprem XXXXXXX, pra sua configuração ela é suficiente e não é muito cara". É isso, fico com medo de comprar uma que não suporte mas tmb fico com medo de comprar uma que seja bem acima do que necessito e gastar mais dinheiro do que deveria. Por favor me digam um ou dois nomes ai que sejam suficientes porém não sejam demais.

Minha intenção não é encher o saco de vocês mas realmente estou indeciso e me desculpem se estou sendo meio chato. E sobre esse filtro que vem com esse DPS, será que é um boa arrumar 1 desses? Se sim me dêem uma luz ai sobre eles tmb, pelo menos umas dicas.

valeu

Postado

A sua execução não é complicada quando se sabe o que está fazendo. Quando eu disse complexo, não é porque é difícil fazer, mas porque deve se saber fazer pra funcionar direito e tb ter condições no local pra fazer a coisa direito.

A fonte, quer uma boa e relativamente barata? Compra uma Zalman 460watts, procura no Mercado Livre pra ver se acha. Comprei a minha lá. Vai ser suficiente pra tua config.

Vi que você está no DF, como eu, nesse caso eu te indico que vá na 310 Sul, na loja Camilo Materiais Elétricos, acho que é esse nome, encomenda com eles o filtro de linha Clamper Computer Protector Pro. Esse é o melhor filtro com proteção anti-surto (DPS) que você vai encontrar hoje pra 220V, especifica q você quer o modelo 220V. Eles tb vendem DPS pra instalação no quadro de luz de entrada da casa, mas como você mora de aluguel, aí fica meio ruim... o preço dele sai 73 reais pra cada fase, caso não saiba mexer, recomendo pedir a CEB pra instalar pra você, eles fazem esse serviço. No caso do Clamper Computer Protector Pro, deve sair por 100 reais.

Esse Computer Protector Pro, necessita de aterramento pra funcionar 100% bem, mas mesmo que você nao tenha, ele vai oferecer certa proteção, muito melhor que estabilizadores, isso te garanto! Sem aterramento, é difícil ter uma proteção "100%". Coloquei 100% entre aspas porque nada protege 100%...

OLha ai o site onde você pode ler sobre esse protetor e filtro de linha:

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=7&titulo=Protetores%20com%20Filtros%20RMI/RFI

Postado

Olá amigos

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo excelente tópico, especialmente os usuários faller e marcos_piracicaba. Dito isto gostaria da ajuda de vocês numa dúvida q tenho.

Tenho um PC com uma fonte genérica, acontece q a placa de vídeo deu problema (desconfio q a fonte tem algo a ver com isso) e como vou comprar uma Geforce 8600 tive também q trocar de fonte. Comprei a Seventeam ST-550P-AG q possui PFC ativo e 550 watts reais. também possuo um nobreak SMS Net Station de 600VA. Posso usá-lo sem problemas junto com essa fonte?

Postado
Olá amigos

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo excelente tópico, especialmente os usuários faller e marcos_piracicaba. Dito isto gostaria da ajuda de vocês numa dúvida q tenho.

Agradeça também o colega _rau_

Tenho um PC com uma fonte genérica, acontece q a placa de vídeo deu problema (desconfio q a fonte tem algo a ver com isso) e como vou comprar uma Geforce 8600 tive também q trocar de fonte. Comprei a Seventeam ST-550P-AG q possui PFC ativo e 550 watts reais. também possuo um nobreak SMS Net Station de 600VA. Posso usá-lo sem problemas junto com essa fonte?

Pode sim, sem problemas, a não ser que seu pc use tudo ;) o que eu acho difícil :)

Postado

Pessoal, vou ser bem breve... Eu to comprando um pc novo (o da assinatura) e queria saber se vou precisar de um filtro de linha ou algo do tipo, até porque minha fonte não tem espaço pra ligar o monitor nela...

Pretendo ligar na mesma tomada (se possivel), uma tv de 14" :P, um rádio, fonte, monitor e talvez daqui uns tempos uma impressora...

Postado
Agradeça também o colega _rau_

Que... os agradecimentos foram para as pessoas corretas, aos mais entendidos desse tópico. Eu aprendi e aprendo muito com eles e outros quer seja direta ou indiretamente. Muita coisa que to aprendendo é porque eles deram a direção e eu vou pesquisando... Se não fosse os tópicos do marco_piracicaba de algum tempo atrás e do faller, eu ainda estaria utilizando estabilizador achando que eu estava protegido contra raios e picos de tensão, usando um aterramentozinho... ;)

Pessoal, vou ser bem breve... Eu to comprando um pc novo (o da assinatura) e queria saber se vou precisar de um filtro de linha ou algo do tipo, até porque minha fonte não tem espaço pra ligar o monitor nela...

Pretendo ligar na mesma tomada (se possivel), uma tv de 14" :P, um rádio, fonte, monitor e talvez daqui uns tempos uma impressora...

Filtros de linha geralmente suportam muito mais equipamentos conectados juntos do que um estabilizador, então fica tranquilo nessa parte. Agora qual modelo escolher, dê preferência aos mais caros, de 30 reais pra lá. Eu prefiro os de 50 reais pra lá. Em 99% dos casos o maior preço do filtro dita sua maior qualidade, mas há excessões.

E sim, filtros de linha são importantes, mais importante ainda é sua proteção anti-surto, que quanto maior dimensionada, melhor. A proteção anti-surto é que vai te dar segurança contra picos de tensão. Mas picos de tensão, surtos, causados por raios, esses são mais complexos de tratados e nem sempre a proteção segura. o IEEE diz que qualquer proteção anti-surto só é tão efetiva quanto o sistema de aterramento o for, ou seja, aterramento bem dimensionado, melhor a proteção antisurto. Logo, aterramento pobre, proteção anti-surto contra raios, pobre. Lembrando que o Neutro da rede elétrica é aterrado, mas nem sempre é um bom aterramento, já que na maioria das vezes uma distancia grande de fio até o aterramento existe. Um DPS (Dispositivo protetor anti-surto) quanto mais próximo dos eletrôdos de aterramento, menor resistencia, menor impedância, mais efetiva é a proteção.

Postado

Como prometido, está aí a foto da instalação do meu DPS na entrada de casa, conectado firmemente ao cabo do aterramento novo feito. Não, os fios não tão preso com fita isolante, por baixo dela tem uma porca grande de emenda de fios, tá bem apertado. Tem um fio do aterramento derivando pro parafuso onde o neutro ta conectado e esse sobre pro terceiro pino da tomada dentro de casa, o fio verde que sobe. Todos os fios, menos o que entra pra dentro de casa, tem bitola igual aos instalados pela CIA Energética... o que desce pro aterramento que está logo abaixo, começando a menos mais ou menos 1 metro da caixa do medidor, tem 4 barras interligadas com cordoalha nua uma na outra, há 2.40 metros de distancia uma barra da outra, cada barra tem tb 2,40M. A única forma que tive pra fazer foi dentro da caixa do medidor, mas tive lendo o manual da CEB, sobre instalação de DPS, e minha instalação não diferente muito a do esquema apresentado por eles não, então to tranquilo, se vierem me encher o saco vou dizer pra ele o que eles me disseram ao entrar em contato com eles: pra eu chamar um eletrecista... no caso eu sou o eletrecista... :)

Era pros clampers ficarem "arrumadinhos", mas uns dos fios rigidos instalados pela CEB é tão duro q fica puxando um pra longe dos outros... :)

dpsclampermt6.jpg

Postado

Observa direto, que tem três fios, um em cada DPS, é que a foto ficou ruim e em fio que tá meio sujo de poeira, ta meio marron.

Postado

Que... os agradecimentos foram para as pessoas corretas, aos mais entendidos desse tópico. Eu aprendi e aprendo muito com eles e outros quer seja direta ou indiretamente. Muita coisa que to aprendendo é porque eles deram a direção e eu vou pesquisando... Se não fosse os tópicos do marco_piracicaba de algum tempo atrás e do faller, eu ainda estaria utilizando estabilizador achando que eu estava protegido contra raios e picos de tensão, usando um aterramentozinho... ;)

Que nada _rau_.

Você está sendo modesto demais.

Apenas indicamos alguns atalhos e você encontrou o caminho.

Absorveu as informações de uma forma impresisonante e hoje é um dos "consultores" dos nossos amigos membros.

É só observar as pesquisas por você feita na net.

Parabéns.

Uma fonte com pfc ativo substitui um estabilizador .

Caro amigo Daniel.

Independentemente da fonte chaveada possuir ou não PFC (ativo ou passivo), a engenharia nela envolvida torna dispensável e/ou intempestiva a utilidade do estabilizador.

Os estabilizadores baratinhos não adiantam nada , só atrapalham.

Estabilizadores, tenham eles qualquer classificação monetária (baratinhos, baratos, médios, caros, super caros, caríssimos...) não agregam qualquer proteção ao seu ETI.

Precisamos tomar precauções nas nossas afirmações, por melhor que sejam nossas intenções a fim de não darmos munições aos defensores dos "bons estabilizadores".

Sei que sua intenção foi das melhores.

Era pros clampers ficarem "arrumadinhos", mas uns dos fios rigidos instalados pela CEB é tão duro q fica puxando um pra longe dos outros... :)

Caso queira solucionar este problema e como usou trilho DIN pra fixação dos DPSs, compre dois "postes SAK" da Conexel para trilho TS 32:

ou similar das marcas Wago, Phoenix Contact...

Tome cuidado para não solicitar o poste para trilho TS35:

Estive analisando melhor a foto e observei que o trilho é o TS35 e não o TS32 como afirmei acima.

TRILHO TS32

57070016.jpg

.

Postado

Comprei um filtro da Clamper Computer Pro, mas por tudo que já foi falado fiquei na duvida se faço o aterramento, pois aqui em casa o aterramento do Neutro está localizado no poste de luz da rua e não abaixo da caixa de entrada. Considerando-se também o fato de não haver e de ser díficil de providenciar, pois implicaria uma reforma onerosa, um fio que iria da caixa de entrada até a tomada do computador (TERRA). chegei a conclusão que o aterramento tipo TN-S, é praticamente inviável.

Assim, me restaria a opção pelo aterramento tipo TT, mas como já disse por tudo que foi falado nesse tópico, fiquei na dúvida se providêncio esse tipo de aterramento ou então se continuo sem aterramento.

Liguei no 0800 da Clamper e tive uma informação curiosa, que o uso do filtro sem aterramento pode danificá-lo. Achei muito estranho, será que realmente procede?

Postado

Nada, o filtro não vai se danificar pela falta de aterramento, informação errada deles...

Quanto ao modelo TT ou TN-S, se é vantagem manter sem o esquema TT ou seja, sem aterramento algum, ai já não sei, na minha opinião eu ficaria com o TT até poder fazer um TN-S pros PCs. Eu fiquei por 10 anos no TT sem saber dessas coisas e graças a Deus, sem problemas aparentes. Só modifiquei o sistema aqui e comprei os DPSs porque surgiu um dinheirinho extra, aí gastei na obra de quebrar o piso, que aliais ainda não foi colocado onde teve q quebrar, cimento, areia, fios, conectores, caixas de aterramento, nas barras e nos DPS VCL Clamper...

Postado

A cara acho esse negocio de TT e TN-S muito relativo, se cair um raio seja o que você tiver de aterramento ou não, vai ferrar tudo de sua cassa né ? A não ser que você tenha um excelente DPS.

Postado

Na questão de ferrar o equipamento, sendo TT ou TN-S, vai muito depender da força que esse raio conseguir induzir ou injetar corrente na linha elétrica ou qualquer linha entrante conectada nos seus equipamentos, seja pela antena de TV, seja pela linha telefonica ou linha AC.

A questão TT e TN-S não envolve somente a proteção da maquina. Se formos pensar apenas na maquina o esquema TT com os dois condutores Neutro e Terra estão separados, é criado um caminho a mais pra acontecer disturbios de modo comum, seja ruidos ou surtos. Lembrando que qualquer espécie de disturbio em modo comum acontece entre o Neutro e/ou fio Fase com relação ao condutor Terra, diferenças de tensões entre essas linhas. Quando o neutro interligado ao terra, não há possibilidade de disturbios em modo comum vindo de fora entrar na sua casa dessa forma, porque eles descem pra terra logo que entra na caixa do medidor, mas existe uma ressalva. A APC em seus white papers mostra que fontes modernas são bem imunes à disturbios em modo comum, não são completamente imunes, mas são mais imumes do que o disturbios em modo diferencial. Só que no próprio white paper diz que nos EUA disturbios em modo comum são incomuns justamente porque ambos neutro e terra da tomadas estão interconectados na caixa de entrada, isso é um requerimento básico lá, nas instalações.

Você só vai me "pegar" na parte do disturbio em modo comum entre Fase/Terra, que é geralmente gerado no momento do desvio de corrente vindo do Fase, jogado em cima do condutor terra da tomada por protetores filtros de linha do tipo APC, Clamper Computer Protector PRo e outros que utilizam o condutor Terra da tomada pra desvio de surto. Essa questão é levantada por alguns, de que os surtos entrantes pela Fase deveria ser desviados apenas pro Neutro, pra evitar disturbios em modo comum ou melhor ainda, que esses surtos nem entrassem dentro de casa, com um DPS de quadro geral, como aquele que instalei, pra que esse surto em primeiro lugar nem precisasse ser desviado dentro da residencia ou que se precisasse, seria apenas o residuo que o protetor da entrada deixasse passar. Alguns consideram que protetores internos só deveria fazer uso do condutor Neutro e nunca o aterramento de segurança da tomada. Mas ai penso: Se disturbios em modo comum são bem resistidos por fontes modernas, segundo diz a APC, então tanto faz se o protetor faz uso do condutor terra dentro da sua casa na questão de proteção do equipamento, não tamos falando de proteção pessoal aqui! É complicado esse assunto...

Resumindo, o que aprendi até hoje pra uma proteção de surto o mais próxima do ideal, não que seja ideal, mas tamos no caminho, seria:

Primeira uma barreira na entrada da casa, em todos fios Fases e um bom aterramento na entrada, com este interligando ao neutro. O DPS estaria ligado entre Fase/Neutro(aterrramento). Já dentro de casa terímos outro DPS próximo do PC, que seria o filtro de linha DPS, pra desviar os resquícios de surto ou aqueles surtos gerados depois do DPS de entrada por equipamentos de alta potencia, motores, etc e raios que induzam correntes nos fios das paredes, depois do DPS de entrada, o que é FELIZMENTE, é muito raro. Opcionalmente teríamos outros DPS, do mesmo que instalamos lá fora, dentro da caixa de disjuntores interno da casa, protegendo tanto as fases mais uma vez, e nesse caso é recomendado que o Neutro esteja ligado ao fio de aterramento que vai pras tomadas - existe um clamper proprio pro neutro quando a proteção for instalada à mais de 10 metros do aterramento. Lá fora não precisa porque o neutro tá estão proximo do aterramento que a corrente de surto vindo pelo neutro desce logo pra terra. Então agora protegemos a linha telefonica, que tb pode ser feita por um DPS externo na caixa de emenda do telefone, ligando os fios do telefone ao aterramento - a clamper vende desses protetores tb e podemos usar mais um protetor interno proximo dos telefones, e protegemos tb as antenas e TV à cabo. Estaríamos entçai com proteção completa ou pelo menos quase!

Eu só não comprei protetor pro telefone, pra segurança do PC, já que poderia ter comprado pra proteção pessoal e penso em fazer isso no futuro, porque não uso modem. Minha internet chega aqui via Wi-fi, mas tenho um modem há 1,5km daqui onde chega o serviço ADSL e manda o sinal via wi-fi pra cá. Lá e aqui tenho centelhador no cabo de descida da antena, ligado ao aterramento tb, como recomendado pelo fabricante, e o modem ADSL está protegido pelo protetor anti-surto do proprio nobreak APC na proteção de telefone. Lá nao tenho como fazer um aterramento TN-S, então tá um TT mesmo, só pro modem ADSL, AP e Nobreak. O aterramento tem menos de 1 metro de fio, pelo menos isso...

Proteção nunca é demais, mas não é infalível! :( Ainda preciso botar uma proteção na antena de TV q nao tenho... Ainda não me disseram que to ficando paranóico, mas acho que uma hora vão dizer... :D Não, não to paranóico, só vou instalando as proteções de acordo com minhas possibilidades, se eu não puder, vai ficar pra quando for possível. ;)

Postado

oi gente

antes de ler este tópico ficava com receio de ligar meu computador fora de um estabilizador(veja quanta asneira:D) mas agora ligo sem nenhum medo.

aqui em casa é só porcaria: instalação eletrica dos anos 60:eek:(sorte que vou me mudar em novembro pra um prédio zero bala com aterramento.:aplausos:),filtro de linha XPC e fonte generica das bem vagabunda.(to juntando dinherinho pra uma zalman 460)

Postado
Que nada _rau_.

Você está sendo modesto demais.

Apenas indicamos alguns atalhos e você encontrou o caminho.

Absorveu as informações de uma forma impresisonante e hoje é um dos "consultores" dos nossos amigos membros.

É só observar as pesquisas por você feita na net.

Parabéns.

Marco obrigado pelos elogios, mas o que aprendi é pouco diante do vasto conhecimento sobre energia elétrica. Sou mais um papagaio do que tudo. Pelo menos um papagaio que tenta arremedar diretinho e tb procurar saber alguns porquês! :P

Bem quanto aos trilhos eu agradeço as dicas, mas não vou mais gastar com isso não, não agora, tá bom demais já! Os DPSs ficam escondidos, então não tem problema ficarem do jeito que tão. Além do mais, quase não consigo fixar o trilho. Eu deveria ter utilizado rebites, mas nem pensei e furei a caixa pra por parafuso, tentei por uma bucha e ficou folgado porque vi que ela tá meio oca por trás, ela não encosta na parede. Depois acho que vou por rebites, vai ficar mais bem preso... mas valeu!

oi gente

antes de ler este tópico ficava com receio de ligar meu computador fora de um estabilizador(veja quanta asneira) mas agora ligo sem nenhum medo.

aqui em casa é só porcaria: instalação eletrica dos anos 60(sorte que vou me mudar em novembro pra um prédio zero bala com aterramento.),filtro de linha XPC e fonte generica das bem vagabunda.(to juntando dinherinho pra uma zalman 460)

É isso aí Tui!

acho que você quis dizer filtro de linha APC, não? :)

Postado

Bem, antes de mais nada, não uso estabilizador desde que comprei um notebook STi vagabundo. Nada conveniente carregar aquele trambolho junto com ele... que se exploda então.

Mas *TODOS* os PCs desktop aqui de casa o utilizam. E a conta de luz vem aaaalta, pois o pessoal aqui adora um PC. :)

Minhas dúvidas:

OK, sim, entendi. É legal ter um filtro de linha. Por aqui só acho os mais vagabundos (mas também não procurei tão bem, ou seja... vamos ver).

Mas, entre usar um estabilizador e mandar diretão rock-and-roll na tomada, qual é o mais recomendável? Não tenho problemas com "queimaduras" por aqui, meu lance principal é a economia de energia. Faria alguma diferença eliminar os "marditos" ?

As fontes são vagabundas. A mais "top" é uma daquelas leadership gamer que meu irmão jurava de pé junto que era fantástica, até que vi o teste... aff. O dele tem um filtro de linha SMS pré-histórico, que poderia servir de base caso eliminasse o estabilizador, que por sinal é um GR Savage dos tempos do 386, do tamanho de um notebook. :lol:

[]s

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!