Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Costumo dizer para tentar entender o que é grande oscilação:

Seu refrigerador funciona legal ai ou vive trancando, não partindo??? Refrigeradores com menos de 100 Volts não partem, Fontes, mesmo as vagabundas, trabalham com 95 Volts tranqüilo...

Se a tensão é realmente muito diferente disso , cabe uma exigência a companhia de energia dai. Também você teria muitas coisas queimando por ai, ou funcionando muito mal.. Tenho visto muitas pessoas declarar energia com muita variação e, na prática, esses valores não chegam a +- 10% , em 120 Volts significa de 108 Volts a 132 Volts..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oscilações numa rede de 220V caindo p/ 165V. Foi o menor que medi, mas o normal são quedas na faixa de 175V~180V. Não verifiquei a max. mas sempre que noto uma queda (luz escurece, equipamentos eletronicos "piscam" ETC.) faço uma leitura com 1 multimetro digital. Lembrando que são p/ fontes de "projeto antigo" baseadas na linha 5V, com seletor de tensão (implicito que não tem PFC ativo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queda de tensão para 165 numa linha de 220...Isso realmente é muito... Seu PC com uma fonte comum haverá de desligar, mesmo com estabilizador que recupera somente 10%, que é pouco. Eu, fosse você, ou mandaria arrumar essa sua rede se for o caso, ou batalharia para a companhia arrumar na rua, se for o caso e, de qualquer modo colocaria ai uma boa fonte com PFC ativo e esqueceria o resto. Veja que a tensão poderá cair para 90 Volts e seu PC estará no ar ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer estabilizador, se for a melhor marca, você vai conseguir um aumento de 12%, essa é a melhor das hipóteses, tirada de um fabricante de grande nome. 12% de 165V são 19V, o que daria 184V. Pra você ter ideia a SMS fala 6%. Aqui esses dias atrás tava tendo esse tipo de problema, chegava a cair pra 165V e o nobreak jogava pra bateria até a bateria drenar, ai a situação não tava mais suportavel que tive que ligar na companhia de energia daqui. Eles vieram aqui em casa e mediram no poste pra ver se o problema nao era aqui, fizeram varias mediçoes e o problema tava fora, mas o problema já era de meu conhecimento, um trasformador da subestação de região próxima havia queimado e tavam balanceando a carga com a subestação que atende meu bairro, ai os tecnicos disseram que iam mexer no "tap" pra aumentar a tensão pra cá, dois dias depois a situação se normalizou, na verdade melhorou, na maior parte do dia meço 218-225V na tomada, antes era 205, 210, no melhor dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é por aqui já teve uns 2 tranformadores da rua (aqueles grandes que ficam no poste) trocados, 1 simplesmente EXPLODIU, e o outro não sei porque (acho que pelo problema de oscilação). Apesar que a oscilação continua. Mas queria entender uma coisa (não defendendo apenas citando 1 ex.): já vi em 2 residencias distintas (uma em Olinda - grande Recife e outra na capital) que teve queda de energia de TVs, video K7(é ainda existia um :D), som etc. desligarem e religarem após uma queda de luz e o micro não, sendo que ambos os equipamentos utilizavam o mesmo estabilizador (não vou citar por não estar defendendo apenas citando o caso). Isso que não entendo, se as fontes desses equipamentos são chaveadas de forma a suportar uma veriação maior que um estabilizador porque eles desligaram e os micros não (em uma das casas até a geladeira deu um estalo! o estabilizador parecia que ia quebrar, mas segurou o micro ligado)? Reforçando que é apenas um exemplo p/ elucidar uma dúvida. Obrigado desde já. faller então no caso dessas oscilaçoes só falando com a fornecedora de energia p/ resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q mesmo você tendu uma boa fonte é essencial ter um No-Break.....mas vai de cada opinião....meu amigo tinha uma fonte boa...e usava no-break....num dia deu um raio pertu da casa dele......queimo só o No-Break...se num tive-se usando...imagina o estrago....sei lá....cada um pra cada um.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então valeu mesmo farrapo o topico foi grande pois tem uns bichim de orelha iguais a mim para encher de perguntas já respondida e comentarios, mas to apredendo e você sabe disso.

Gostaria de fazer uma critica ao faller: Cara você e muito sarcatisco!!!

Ta perdendo muito dinheiro, poderia ser roterista de comedia!!!

Eu rir muito até agora!! Uma tirada melhor que a outra!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

Se o Brasil fosse um pais de leitores mandaria você escrever um livro sobre o assunto com toda o seu bom humor, que diga-se de passagem e muito grande. Pois responder a mesma coisa o tempo todo por( não lembro a data de inicio do topico, o farrapo me indicou e tem umas 6,99 horas, 7 não porque vão me chamar de metiroso, que estou lendo o topico) quase 1 ano deve ser duido. Mas você responde isso e incrivel

você realmente e especial!! Meus parabens que Deus te conserve assim.. O Marcos abandonou e eu entendo o porque.

Meus parabens pelo topico e pela boa vontade.

já vi em 2 residencias distintas (uma em Olinda - grande Recife e outra na capital) que teve queda de energia de TVs, video K7(é ainda existia um :D), som etc. desligarem e religarem após uma queda de luz e o micro não, sendo que ambos os equipamentos utilizavam o mesmo estabilizador (não vou citar por não estar defendendo apenas citando o caso). Isso que não entendo, se as fontes desses equipamentos são chaveadas de forma a suportar uma veriação maior que um estabilizador porque eles desligaram e os micros não (em uma das casas até a geladeira deu um estalo! o estabilizador parecia que ia quebrar, mas segurou o micro ligado)?

Bem meu nobre vou tentar: Se bem entendi todos os aparelhos estavam liganos no mesmo estabilizador ou em estabilizadores distintos mais semelhantes(iguais). Isso só nós leva a crer que a mesma analise poderia ser feita sem os estabilizadores e chegarimos a mesma pergunta, por um equipamento desligou e outro não? creio ser a fonte do computador melhor do que as dos outro eletrodomesticos. Senão for o caso, não podemos nunca concluir( suponho eu ser o que você esta em duvida) que o estabilizador( dinheiro jogado fora, por diversar formas seja por efeito joule ou na sua aquisição) foi o responsável por segurar o PC.

E cara se a zalma não te atende. ela não e a unica fonte do PFC ativo que existe. Olha outras ai que tenham a corrente que você precisa na linha de 5V, eu não sei te dizer o modelo. Com certeza se você falar com o faller qual a sua nessecidade de corrente na linha de 5v ele te indica um fonte.

E joga a tartaruguets no lixo, pois eu estou convensido que antes dela fazer qualquer coisa, a fonte já trabalhou pacas. E realmente o Faller ta com a razão, e muito difícil para um leigo abstrair que uma coisa chamada "estabilizador". seja pior em sua "pseudo função" que uma outra coisa chamada fonte. E a pergunta do milhão, e você responde: "O que estabiliza "mais" DDP de sua tomada?A Fonte ou Estabilizador?"

Por isso o povo compra, e compra mesmo, não vai ter um vendedor dizendo que não é para levar.

A teve o franques dando um explicação sobre aterramento. Será que ela não quis dizer que caso de atenrramentos proximos uns dos outro a corrente pode sair de um e entrar em outro e fazer o caminho inverso? mesmo que seja uma pequena quantidade e que a maioria vá pela terra?Sou leigo no assunto mais já ouvi algo parecido, não quero acreditar que pessoa, pelo menos assim foi pintada, tão enganjada no assunto possa ter falar algo tão errado, a ele o meu beneficio da duvida. mas uqe fo engraçado ler o faller craricaturar a palavras do seu interlocudor( o advogado fazendo a fez do professor) isso foi. Deus que me proteja dessa forças obscuras ou algo parecido.kkkkkkkkk

responde ai faller qual a sua formação? ( essa ai foi seria)

E pensando bem você não acha que esta na profissão errada não?(esssa foi brincadeira)!!

E falando em direito se cair um raio na rede de distribuição e isso queimar os meus pcs, o prejuízo não é meu não e da consecionaria você não pensam assim não?

Porque estatisticamente a chance e pequena e se acontecer me parece improvavel de não danificar nada. E como um amigo contou 29 pcs queimaram a fonte e 1 queimou o processador.E ai isso significa que se tivesse estabilizador não terim queimado? se eu bem me lembro tinha aquele dijuntor especial (DPC acho que isso, foi tanto apredizado que já to até esquecendo) e nem isso segurou.

por isso eu falo relacha e goza..( eu não a suplici, já tinha até esquecido).

então para que gastar a grana com outra coisa que la no final das contas so e necessário se o raio cair na rede e a uma certa distancia( bem loge da sua casa), porque se for proximo não serve. Se cair você vai na concessionaria e pede seu equipamento de volta senão te derem numa boa você vai para pequenas causar, porque a rede deles dinha de retirar esse fenomeno do circuito ntes de chegar na minha casa.

Ou alguem pensa diferente?

Um abraço e esse foi o ultimo comentari de hj, olha que tinha mais e repartir ele em varios para ficar mais leve. Porque depois de 7.5 h de dedicação ao topico me achei no direito de faze-los. me desculpe os mais impaciente.

Graças a deus não e o seu caso Faller e nem o Seu Farrapo!!

Eu acho q mesmo você tendu uma boa fonte é essencial ter um No-Break.....mas vai de cada opinião....meu amigo tinha uma fonte boa...e usava no-break....num dia deu um raio pertu da casa dele......queimo só o No-Break...se num tive-se usando...imagina o estrago....sei lá....cada um pra cada um.....

Já parou para pensar se isso não é um indicio de que a fonte tem um material melhor que o No-Break? Sempre falam queimou o estabilizador , queimo o no-break e não queimou a fonte. Melhor pior se queimasse os dois, mas sera que só por um momento poderiamos pensar que a fonte resistiu a descarga eletrica e o no-break não? que poderia não ter perdido nada? Queimou mais alguma coisa na cas do seu amigo? Senão queimou ele tb estava lg no no-brek? E se a fonte queimar e jogar ela no lixo ou e so trocar o fusivel dela? essa ai e para o faller responder!!

Porque amigos eu não sei nada de informatica e nem de fonte de energia e nem de eletricidade to apredendo com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E falando em direito se cair um raio na rede de distribuição e isso queimar os meus pcs, o prejuízo não é meu não e da consecionaria você não pensam assim não?

Porque estatisticamente a chance e pequena e se acontecer me parece improvavel de não danificar nada. E como um amigo contou 29 pcs queimaram a fonte e 1 queimou o processador.E ai isso significa que se tivesse estabilizador não terim queimado? se eu bem me lembro tinha aquele dijuntor especial (DPC acho que isso, foi tanto apredizado que já to até esquecendo) e nem isso segurou.

por isso eu falo relacha e goza..( eu não a suplici, já tinha até esquecido).

então para que gastar a grana com outra coisa que la no final das contas so e necessário se o raio cair na rede e a uma certa distancia( bem loge da sua casa), porque se for proximo não serve. Se cair você vai na concessionaria e pede seu equipamento de volta senão te derem numa boa você vai para pequenas causar, porque a rede deles dinha de retirar esse fenomeno do circuito ntes de chegar na minha casa.

Ou alguem pensa diferente?

Um abraço e esse foi o ultimo comentari de hj, olha que tinha mais e repartir ele em varios para ficar mais leve. Porque depois de 7.5 h de dedicação ao topico me achei no direito de faze-los. me desculpe os mais impaciente.

Graças a deus não e o seu caso Faller e nem o Seu Farrapo!!

Antes de tudo precisa-se entender a natureza dos divesos tipos de surtos transientes que ocorrem na rede, seja por ação da natureza, seja por ação de outros equipamentos elétricos.

Não conheço profundamente o assunto, mas vou dar minha opinião.

Basicamente existem os surtos gerados internamente da sua casa e externamente, que podem ser causados por raios ou equipamentos na vizinhança. Esses pequenos surtos causados por outros equipamentos talvez não sejam danosos em primeiro momento, mas ao logo do tempo cada picos que eles vão gerando na rede vai degrandando a vida útil dos equipamentos. Tà certo que se troca de hardware mais do que nunca atualmente, antes deles pifarem, mas aí vai de cada um. Um elevador, um ar condicionado, um aspirador de pó potente, todos esses equipamentos elétricos são gerados de picos de tensão na rede. Será que uma fonte que esteja sendo alimentada por uma energia filtrada e protegida não duraria o dobro do que uma ligada diretamente, sem nada? Aí não sei dizer ao certo, mas custa muito pouco se prevenir.

O outro problema são os raios que podem alcançar a linha de transmissão de formas e intensidades diferentes. Digamos que ele caia no telhado da sua casa ou bem no poste que entra pra sua casa, é raro, mas acontece! Esses dias mesmo aconteceu, foi até relatado no site da Clamper na seção de notícias. Um raio caiu no telhado da casa da pessoa, equipamentos de danificaram, um buraco foi feito no teto e uma pessoa chegou a tomar choque porque bem na hora tava mexendo na maçaneta de uma porta. Nesses casos, é difícil proteger seus equipamentos já que o raio induz corrente em tudo que conduz energia, então mesmo que os equipamentos estivessm desligados da tomada, haveria chances de eles queimarem pela corrente induzida diretamente neles ou talvez se um PC, que tem a carcaça metalica, tivesse aterrado e ligado no aterramento no momento, essa corrente poderia ter decido pra terra, vai saber...Então nesses casos, pouco há o que se fazer, mas felizmente é muito raro acontecer isso.

Ai lhe pergunto, quando que você gastou no seu PC? Não vale a pena gastar alguns reais a mais pra colocar algumas proteções nele? Contar com a sorte? Contar que a empresa de energia vai de ressarcir? Pequenas causas?? Tudo isso leva tempo e muita dor de cabeça até você conseguir o dinheiro de volta ou outro equipamentos. Pra mim essa alternativa seria a ultima a recorrer, eu prefiro ter as proteções q eu posso ter e se falharem, tomo outras atitudes.

Na sua região pode ser raro raios danificarem os equiapmentos, mas em outras é mais comum e na maioria das vezes esses danos seriam evitados com proteções corretas. Imagina ficar dias parados esperando a sua CIA energética te dar um equiapamento novo, sendo que você poderia ter evitado isso por algumas dezenas de reais?

Eu acho que esse assunto de filtros, fontes, estabilizadores... merece um FAQ, vamos juntar todos tópicos sobre o assunto e colocar num tópico apenas, pelo menos os links! E vamos respondendo só o que não foi coberto pelos tópicos, o que acho difícil não ter sido coberto alguma coisa. Realmente o assunto já foi repetido centenas de vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esse assunto de filtros, fontes, estabilizadores... merece um FAQ, vamos juntar todos tópicos sobre o assunto e colocar num tópico apenas, pelo menos os links! E vamos respondendo só o que não foi coberto pelos tópicos, o que acho difícil não ter sido coberto alguma coisa. Realmente o assunto já foi repetido centenas de vezes.

Concordo. è um tópico bem abragente e completo. sinceramente eu ainda uso o estabilizador por não ter uma fonte de alta qualidade e já vi esse estabilizador segurar o tranco, mas foi como o Rayner disse: não posso afirmar se foi o estabilizador ou a fonte que realmente aguentou o sopapo.

Rayner, não é que a zalman não supra minhas necessidades, mas é que hj em dia 90% das fontes são "fracas" na linha de 5V (max de 135W) e muito fortes na de 12V sendo praticamente toda a potencia real da fonte nessa linha e meu micro é uma configuração antiga baseada na linha de 5V. Não fiz as contas mas de cabeça, devo consumir na casa de 200W a 250W só na 5V.

Espero no futuro quando realizar um up comprar uma zalman 460 real com PFC ativo e investir em um ÓTIMO filtro de linha, daí vou deixar o micro na rede eletrica e os outros componetes no estabilizador, afinal, as caixas de som são 115V ;):D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem boa noite senhores.

O faller sumiu? será que é por ser carnaval ou ele se cansou?

Me esprecei mal, acho que DPC(senão me engano) e sim uma boa medida de segurança. Contudo quis enfatizar que ainda temos uma saida para quando nossos equipamento queimarem, a justiça. Porque nos paises de primeiro mundo o povo não resolve no braço igual a nós brasileiro não. Lá e tudo na justiça e creio que devemos partir para este lado o quanto antes para que possamos ser "bem tratados" no pós venda, pelos nossos fornecedores, mas concordo que fugiu ao tema.

Uma perguntinha toda fonte de quaidade tem dentro dela um estabilizador, e este tem um range maior que os proprios estabilizadores? Toda fonte tem um fusivel para abrir o circuito? e o tempo(ou fernquencia) desses dispositivos são menores do que o seus concorrentes( por assim dizer) ?

Ae faller me responde qual a sua formação e qual a sua ocupação por favor, estou curioso.

Um abraço a a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu só te digo uma coisa, se a CIA energética dizer que a culpa não foi dela e você for discutir isso na justiça, você pode até ganhar a causa, mas se formos honestos e estudarmos como um raio age, veremos que ambas partes são vítimas nessa história.

Não, nem fonte de qualidade nem fonte vagabunda vem com "estabilizador" integrado, mas ambas tem circuitos necessários pra regulagem de tensão DC internamente se não fosse assim, seu PC não estaria funcionando agora, nem com estabilizador comum, nem sem, porque as flutuações na saida da fonte seriam estão grandes que os equiapmentos falhariam.

Fontes, praticamente todas, têm um fusivel internamente, mas sua função é proteger a si propria em primeiro momento e depois o resto do PC em casos de curtos, sobrecargas. Sua ação é relativamente lenta.

Acho que você quer dizer DPS e não DPC. DPS = Dispositivo Protetor de Surto ou SPD em inglês. Um DPS é qualquer dispositivo que vai conter os deviar correntes excessivas na sua linha elétrica, telefonica, de dados, de TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu só te digo uma coisa, se a CIA energética dizer que a culpa não foi dela e você for discutir isso na justiça, você pode até ganhar a causa, mas se formos honestos e estudarmos como um raio age, veremos que ambas partes são vítimas nessa história.

Acho que você quer dizer DPS e não DPC. DPS = Dispositivo Protetor de Surto ou SPD em inglês. Um DPS é qualquer dispositivo que vai conter os deviar correntes excessivas na sua linha elétrica, telefonica, de dados, de TV.

De quêm e a culpa? Se pifa alguma coisa dentro da sua casa, quem e que desembolsa a grana? resposta você. Se você foi o culpado eu não sei, mas e você quem vai pagar oo novo produto.

Continuando, se a concessionaria que cobra pela energia eletrica( e caro por ela, se bem que boa parte e do governo em impostos) e tem no seu plano de negocios a estaticas dos fatos. E o através do seu produto entra uma coisa indesejada na minha casa( famos considerar que o raio não caiu na minha casa, porque se cair eles não vão pagar nada e com razão, azar o meu) e queima o meu aparelho. A culpa com certeza não é minha, e se eu não tivesse esse produto( a energia), não teria perdido o meu aparelho.

Se a culpa e da concessionaria ou foi uma fatalidade não sei, mas tem que estar na planilha de custo dela e não na minha.

Mas volto a afirma o DPS( obrigado pela correção, e que eu troco o o "s" pelo "c" coisa de genta da roça mesmo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ) para mim, leigo no assunto(melhor apenas leigo em tudo), e uma excelente proteção e vou colocar na LAN-HOUSE e em casa. E só lembrando existe sim o caminho da justiça e ele não é tão arduo assim não, pequenas causas e rápido e sem custo de advogado( pelo menos para você).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você está correto e na maioria das vezes eles pagam pelo danos, demora, mas pagam. O que quero dizer é, um raio só Deus segura, mermão! Então todos somos vítimas! O que esses DPS seguram são são os resquícios de um raio, só suas "pontinhas", que é as que são mais frequentes, felizmente. Um técnico da companhia elétrica aqui me disse assim quando eu comentei com ele que eu tava pensando em colocar uns DPS na entrada:

"é muito raro acontecer um problema, a gente só instala mesmo quando o cliente pede ou em empresas..."

A própria CIA energética te fornece, não sei à que custo, DPS pra instalação no quadro geral e instala-os.

Raro pode até ser, mas é melhor te-los pra qualquer eventualidade.

Sim, conheço o pequenas causas e já usei uma vez contra a Brasil Telecom e ganhei a causa, quer dizer, entrei em acordo com o advogado deles, não gastei um tostão, além de combustível pra me deslocar até lá e meu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma duvida Faller

Sera se eu posso reaproveitar o aterramento do padrão de energia para aterrar o meu computador?

Tudo bem vagnersilva?

voce pode e deve usá-lo.

A norma NBR 5410 recomenda que o aterramento de proteção de ETIs (Equipamentos de Tecnologia da Informação = computadores, telefones, fax, modems etc) seja no esquema TN-S, diferente do usual esquema TT, normalmente usado pela maioria dos usuários.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aterramento é recomendo pra qualquer tomada, ainda mais se você utiliza protetores anti-surto nessas tomadas.

Digamos que voce tenha um home theater, completo. Mas a maioria dos equipamentos só possui dois pinos no plugue de energia. Ai se pensarmos rápido podemos dizer, ah então não precisa de aterramento! É um engano! Já que se seus equipamentos estiverem ligados num bom supressor de surto, esse faz o uso do aterramento pra desviar correntes do Fase para o terra e do neutro pro terra tb, então é recomendando o aterramento onde que que você for usar proteções ou que a carcaça do equipamento seja metalica, pra segurança do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma Seventeam ST-550PAG eu posso colocar direto na tomada tomada (de um filtro) com total segurança?

ela é melhor que a Zalman ZM360B-APS?

o que eu devo procurar num filtro? só encontro dizendo "com eliminadores", "com fusível"... e muito poucos com "supressor de picos"....

e qual seriz uma marca boa de filtro?

valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
uma Seventeam ST-550PAG eu posso colocar direto na tomada tomada (de um filtro) com total segurança?

ela é melhor que a Zalman ZM360B-APS?

o que eu devo procurar num filtro? só encontro dizendo "com eliminadores", "com fusível"... e muito poucos com "supressor de picos"....

e qual seriz uma marca boa de filtro?

valeu pessoal!

- Com total segurança??? Penso que só guardando num cofre e olhe lá.. Sempre os equipamentos ligados na rede elétrica estarão sujeitos a falhas a danos impingidos por essa rede. O que você faz, e se faz com toda a técnica conhecida, é minorar a chance de que algum dano possa vir a atingir esses seus equipamentos. Tanto melhor esse filtro/supressor de surto, maior a chance de seu equipamento não ser danificado. Tem filtros e filtros. Cafeteira tem filtro e nem por isso está protegida...

- A Seventeam ST550P-AG não é melhor que a Zalman não, pela qualidade de fabricação, pela potência disponível nas linhas de 12 Volts no modo combinado.(32 A da ST contra 34 A da ZM), pela garantia (o fabricante garante a ZM por 3 anos), pelo fan roletado da Zalman, pela qualidade dos conectores banhados a ouro, pelo cabo sleaved da Zalman, pela eficiência da Zalman, pouco maior do que a da ST. Ou seja, a ST não ganha em nenhum quesito a não ser o preço, como seria de se esperar.

- O que buscar em uma boa régua de proteção;

0) Que você tenha aterramento na tomada do PC; (se não tiver, a proteção nunca será 100%, alguns modos não serão efetivos)

1) Que ela proteja de preferência dos 3 modos; F-N, F-T, N-T;

2) Que tenha varistores adequadamente dimensionados. A capacidade de absorção de energia de uma proteção dá uma ideia do quão robusta ela é. Capacidades de absorção da ordem de 100 Joules ou abaixo, são marginais, pequenas demais. Capacidades acima de 300 Joules até 1000 são boas e adequadas para proteger seu PC. Capacidades maiores são desejáveis porém não indispensáveis...

3) Que a tensão de limitação seja adequada a sua tensão de operação. De nada adianta uma proteção que limita os picos da tensão de 110 Volts a 1000 por exemplo. Valores de pico da ordem de 250 VDC são adequados para uma boa proteção quando operando em 127 VCA.

4) Que tenha um bom filtro de linha passa baixa que não introduza perdas significativas e que tenha uma boa curva de atenuação. Filtros tem que tser de no mínimo segunda ordem (indutor e capacitor), podendo ir até a filtros de 5ª ou 6ª ordem

5) Elemento fusível de ação rápida. Tem que ter fusível, ser corretamente dimensionado e ser de abertura rápida

6) Se possível também utilizar de fusíveis térmicos com a dupla fiunção de proteger sua config e os próprios varistores da proteção.

- Tenho visto alguns bons protetores fabricados pela Clamper. (computer protector pró). A APC tem bons modelos que infelizmente, por ter origem americana, só são disponibilizados para 120 Volts AC.

Lábramo

Multicraft

São outras duas produtores de equipamentos de proteção para seu PC.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Com total segurança??? Penso que só guardando num cofre e olhe lá.. Sempre os equipamentos ligados na rede elétrica estarão sujeitos a falhas a danos impingidos por essa rede. O que você faz, e se faz com toda a técnica conhecida, é minorar a chance de que algum dano possa vir a atingir esses seus equipamentos. Tanto melhor esse filtro/supressor de surto, maior a chance de seu equipamento não ser danificado. Tem filtros e filtros. Cafeteira tem filtro e nem por isso está protegida...

Me responde ai: Sou socio numa Lan House e não entendo nada de PC e nem de eletricidade. Contudo em suas participações nos foruns eu tenho apredido bastante. Minha instalação eletrica tem aterramento( uma haste 1,2m de cobre, fincada no quintal!! Deve ser um pessimo aterramento mas é um aterramento. Como fazer para corrigir(melhorar)? São 12 pcs com consumo de +uo- 200W cada.

Citação:

- A Seventeam ST550P-AG não é melhor que a Zalman não, pela qualidade de fabricação, pela potência disponível nas linhas de 12 Volts no modo combinado.(32 A da ST contra 34 A da ZM), pela garantia (o fabricante garante a ZM por 3 anos), pelo fan roletado da Zalman, pela qualidade dos conectores banhados a ouro, pelo cabo sleaved da Zalman, pela eficiência da Zalman, pouco maior do que a da ST. Ou seja, a ST não ganha em nenhum quesito a não ser o preço, como seria de se esperar....

você sabe onde estão vendendo, pois eu to tendando contato com o fornecedor, pois tenho CNPJ, para ver se ele tem. Mas já sei a resposta : Não tem Zalman . você tem alguma informação privilegiada de onde eu encontro para comprar?Ou uma substituta procuro muito mais eficiencia do que qualquer outra coisa

Citação:

- O que buscar em uma boa régua de proteção;

0) Que você tenha aterramento na tomada do PC; (se não tiver, a proteção nunca será 100%, alguns modos não serão efetivos)

1) Que ela proteja de preferência dos 3 modos; F-N, F-T, N-T;

2) Que tenha varistores adequadamente dimensionados. A capacidade de absorção de energia de uma proteção dá uma ideia do quão robusta ela é. Capacidades de absorção da ordem de 100 Joules ou abaixo, são marginais, pequenas demais. Capacidades acima de 300 Joules até 1000 são boas e adequadas para proteger seu PC. Capacidades maiores são desejáveis porém não indispensáveis...

3) Que a tensão de limitação seja adequada a sua tensão de operação. De nada adianta uma proteção que limita os picos da tensão de 110 Volts a 1000 por exemplo. Valores de pico da ordem de 250 VDC são adequados para uma boa proteção quando operando em 127 VCA.

4) Que tenha um bom filtro de linha passa baixa que não introduza perdas significativas e que tenha uma boa curva de atenuação. Filtros tem que tser de no mínimo segunda ordem (indutor e capacitor), podendo ir até a filtros de 5ª ou 6ª ordem

5) Elemento fusível de ação rápida. Tem que ter fusível, ser corretamente dimensionado e ser de abertura rápida

6) Se possível também utilizar de fusíveis térmicos com a dupla fiunção de proteger sua config e os próprios varistores da proteção.....

Minha instalação tem no maximo 5 maquinas ( de 1000W a 1200W) ligada em um unico circuito. Posso comprar um regua e pluga a tomada o inicio do circuito num filtro( usando apenas 1 plug e deixando os outros vazios? Ou seria mais aconselhavel comprar um DPS , se for o caso qual a especificação? Ou melhor colocar um filtro para cada maquina?

Espero que eu tenha-me feito endender.

Citação:

-Tenho visto alguns bons protetores fabricados pela Clamper. (computer protector pró). A APC tem bons modelos que infelizmente, por ter origem americana, só são disponibilizados para 120 Volts AC.

Lábramo

Multicraft...

No site de busca só to encontrando:

Clone http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/652588

Force line http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/575172?paraleat&par=buscap3

Algum deste me atendem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-

- Tenho visto alguns bons protetores fabricados pela Clamper. (computer protector pró). A APC tem bons modelos que infelizmente, por ter origem americana, só são disponibilizados para 120 Volts AC.

Abraço..

A APC tem uma dezena de modelos 230V, com pelo menos três tipos de tomada diferente. Esses abaixo só são alguns entre vários disponiveis em cada pais. Modelo mercado Australiano:

F2C7EDFE-5056-9170-D32A3B7AFC5D73D5_pr.jpg

Modelos mercado Europeu, Africano, Russo e alguns países do Oriente médio:

FD03965B-5056-9170-D31514AFEC5DA2B9_pr.jpg

FD9192A7-5056-9170-D390F474979C7A41_pr.jpg

E15-ITFL.jpg

F2C54E61-5056-9170-D3FD147C3AEFB849_pr.jpg

Mercado chinês com 1800J de proteção e filtragem. Pelas tomadas serviria pro Brasil, mas prefiro modelos mais completos:

AAF06342-5056-AE36-FE5F059F75D881DA_pr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!