Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma boa fonte substitui um estabilizador?


Posts recomendados

  • Membro VIP
Como fazer para corrigir(melhorar)? São 12 pcs com consumo de +uo- 200W cada.

Aterramento não é o meu forte, prefiro não opinar e deixar para os experts de plantão..

Citação:

você sabe onde estão vendendo, pois eu to tendando contato com o fornecedor, pois tenho CNPJ, para ver se ele tem. Mas já sei a resposta : Não tem Zalman . você tem alguma informação privilegiada de onde eu encontro para comprar?Ou uma substituta procuro muito mais eficiencia do que qualquer outra coisa

Produto bom não fica mofando na prateleira. Veja aqui com esse anunciante do FPC's: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222931

Citação:

Minha instalação tem no maximo 5 maquinas ( de 1000W a 1200W) ligada em um unico circuito. Posso comprar um regua e pluga a tomada o inicio do circuito num filtro( usando apenas 1 plug e deixando os outros vazios? Ou seria mais aconselhavel comprar um DPS , se for o caso qual a especificação? Ou melhor colocar um filtro para cada maquina?

Espero que eu tenha-me feito endender.

Uma proteção/filtro para cada 5 máquinas está de ótimo tamanho... Ainda essa semana deverá me chegar em mãos um filtro de linha/proteção contra surtos da Labramo. Vou dar uma boa analisada e coloco aqui nesse mesmo post o resultado da avaliação.. É essa daqui... http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTROLAB4T

Citação:

No site de busca só to encontrando:

Clone http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/652588

Force line http://www.americanas.com.br/AcomProd/35217/575172?paraleat&par=buscap3

Algum deste me atendem?

Desses dois citados eu preferiria o da Clone que tem 3 bons varistores internamente: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222102

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como é que é? É recomendado ligar o pino do terra da tomada lá no aterramento do padrão?? Mas aí não seria a mesma coisa que ligar o aterramento no Neutro? O que é tão condenado por muitos!

Não entendi...

Tudo bem rau_?

Nem tudo que dizem sobre aterramento de proteção deve ser levado em consideração.

É um assunto complexo e deve ser tratado como tal.

Pior que a falta de um bom aterramento é a existência de um mal projetado.

Muitos usuários possuem uma barra metálica "fincada" no seu jardim ou quintal mas não tem a mínima noção do seu significado, seu valor ôhmico.

Posso afirmar que uma parcela considerável dos aterramentos concebidos por usuários leigos, não confere a mínima proteção. Muito pelo contrário.

Oferecem sim uma brecha aos distúrbios de modo-comum, tendo em vista a escolha do esquema TT (popular no Brasil), inobservância às medições pós-instalação e falta de manutenção corretiva/preventiva.

Procure orientação através de profissionais habilitados e documentação técnica de boa procedência.

Fuja de soluções quebra-galho.

Para você ter uma noção do panorama, verifique o conteúdo programático de alguns cursos promovidos pela Target (S. Paulo).

Existem alguns que são específicos para profissionais da área de TI.

Verificou o valor a ser desembolsado?

Acha mesmo que um simples multímetro de R$ 15,00 vai lhe conferir o mesmo resultado de um terrômetro?

Segue abaixo mais um documento sobre aterramento:

é recomendado ter um terra apenas para os computadores, até hoje não sei se é arriscado ligar no neutro

Tudo bem Saulo?

De onde tirou estas informaçôes?

Por que apenas para os computadores?

se quiser colcoa mais barras, mas acho que não é necessario, mas se quiser coloque as barras com distancia de 2 metros, é que não tenho certeza se é 1 metro e vinte centimetros ou quarenta

Quais são os parâmetros que determinam a quantidade de hastes (barras)?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem no curso de infomatica que fiz, fui informado que o aterramento padrão é de 1 barra de cobre de 0,5 polegada por 1,20m p/ 2 micros até 350W cada (o prof. não explicou o porque foi meio na "decorem que funciona assim"). Caso mais de 1 barra colocar em forma de triangulo equilatero de aresta 1,50m. Verificar o Ph do terreno e umidade do mesmo. Evitar locais arenosos e preferir a "terra preta tipo torrão mole". Isso está certo? Vi que você coloca muito embasamento técnico e pelo menos onde procurei não achei nada que tecnicamente justique o sistema (a não ser os porque da forma triangular e do Ph do terreno)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um documendo aqui, que encontrei na internet e achava q ele era bem correto e completo. Olha ai:

http://members.tripod.com/~py2mok/arquivos-pdf-py2mok-leo/aterramento1.pdf

Tem uma parte que fala dos padrões, TT, TN-S, TN-C e diz que o TT deve sempre ser escolhido, deve-se dar preferência a ele porque é o tipo de aterramento mais eficiênciente, em segundo vem o TN-S e em ultimo caso o TN-C. Agora fiquei confuso! Vou dar uma olhada no links q você me passou. Olha o que diz o texto do pdf que linkei:

c – Sistema TT :

Esse sistema é o mais eficiente de todos.

vemos na figura 4 que o neutro é aterrado logo na entrada e

segue (como neutro) até a carga (

equipamento). A massa do equipa-

mento é aterrada com uma haste pró-

pria, independente da haste de

aterramento do neutro.

O leitor pode estar pensando : “Mas qual desses sistemas devo utili-

zar na prática?”Geralmente, o próprio fabricante do equipamento especifica qual sis-

tema é melhor para sua máquina, porém, como regra geral, temos :

a ) Sempre que possível, optar pelo

sistema TT em 1º lugar.

b ) Caso, por razões operacionais

e estruturais do local, não seja possí-

vel o sistema TT, optar pelo sistema

TN-S.

c ) Somente optar pelo sistema TN-C em último caso, isto é, quando real-

mente for impossível estabelecer qual-quer um dos dois sistemas anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li quase todo já o ultimo documento postado pelo marco_piracicaba e vi que o aterramento é mais complicado do que parece.

Vi os tipos e a evolução de cada técnica de aterramento até a ultima, "MTR" e cheguei à conclusão de que não vou gastar nenhum tostão agora pra melhorar meu aterramento, não porque não vale a pena, mas pela complicação de todo processo e gastos envolvidos além do que preferiria alguém com bastante conhecimento na área fizesse pra mim pra evitar qualquer problema, aí é mais um gasto.

Vai ficar então do jeito que tá e sempre esteve por mais de 10 anos (não com mesmo aterramento, já foi trocado nesse tempo), já que nunca tive problema, mas não to dizendo que nunca vou ter.

O dia que eu tiver "inspirado", dinheiro e tempo sobrando, vejo o que é possível fazer.

Espero que eu tenha entendido direito, talvez as afirmações que fiz acima se devem por eu não ter compreendido o assunto corretamente. Tb li meio correndo...

Valeu, marco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um documendo aqui, que encontrei na internet e achava q ele era bem correto e completo. Olha ai:

http://members.tripod.com/~py2mok/arquivos-pdf-py2mok-leo/aterramento1.pdf

Tem uma parte que fala dos padrões, TT, TN-S, TN-C e diz que o TT deve sempre ser escolhido, deve-se dar preferência a ele porque é o tipo de aterramento mais eficiênciente, em segundo vem o TN-S e em ultimo caso o TN-C. Agora fiquei confuso! Vou dar uma olhada no links q você me passou. Olha o que diz o texto do pdf que linkei:

c – Sistema TT :

Esse sistema é o mais eficiente de todos.

vemos na figura 4 que o neutro é aterrado logo na entrada e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro.

Este link que indicou é de uma matéria da revista Saber Eletrônica.

Desde a primeira vez que li torci o nariz, visto que se trata de uma revista de grande circulação nacional e de forte penetração no segmento eletroeletrônico.

Procure orientações através de documentações técnicas confiáveis.

Não estou querendo dizer que esta publicação não é confiável, mas, algumas vezes peca em algumas matérias.

Observe que algumas enviadas por mim são comentários da própria norma NBR 5410 e elaboradas pala instituição Procobre.

O uso do esquema de aterramento TT antecede a existência dos ETIs e muitos outros equipamentos sensíveis.

"Um dos motivos" em se recomendar o uso do esquema TN-S e não o usual TT está relacionado a "tensão de passo".

Tensão entre dois pontos à superfície da Terra, distanciados de 1 m, desenvolvida no solo, após uma descarga atmosférica direta ou através de eletrodos de aterramentos de proteção ou de SPDAs (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Existem muitos relatos de morte de gados, originados por este evento.

Leia este artigo da Embrapa:

Razão para não usar o TT?

Tendo em vista o isolamento e distanciamento das hastes do aterramento de proteção (PE) e da haste do aterramento do neutro (N) teremos, como no caso dos gados, uma DDP entre estas hastes, cujo resultado será no mínimo a queima de algum equipamento sensível (distúrbio de modo-comum).

Disse no mínimo porque pode ocorrer também o óbito do usuário, caso o mesmo esteja em contato com o gabinete "protegido" durante o evento.

Lembre-se:

Na impossibilidade de fazer um bom aterramento ou contratar um profissional habilitado para fazê-lo, não o faça.

O leitor pode estar pensando : “Mas qual desses sistemas devo utili-

zar na prática?”Geralmente, o próprio fabricante do equipamento especifica qual sis-

tema é melhor para sua máquina, porém, como regra geral, temos :

a ) Sempre que possível, optar pelo sistema TT em 1º lugar.

b ) Caso, por razões operacionais e estruturais do local, não seja possível o sistema TT, optar pelo sistema TN-S.

c ) Somente optar pelo sistema TN-C em último caso, isto é, quando real-

mente for impossível estabelecer qual-quer um dos dois sistemas anteriores.

A fim de sanar esta dúvida, segue mais dois links interessantes, onde um deles é cópia da Portaria n.º 949-A/2006, publicada no Diário da República, 1.ª série — N.º 175 — 11 de Setembro de 2006.

Segue também um guia passo a passo para execução de aterramento em residências:

Bem no curso de infomatica que fiz, fui informado que o aterramento padrão é de 1 barra de cobre de 0,5 polegada por 1,20m p/ 2 micros até 350W cada (o prof. não explicou o porque foi meio na "decorem que funciona assim"). Caso mais de 1 barra colocar em forma de triangulo equilatero de aresta 1,50m. Verificar o Ph do terreno e umidade do mesmo. Evitar locais arenosos e preferir a "terra preta tipo torrão mole". Isso está certo? Vi que você coloca muito embasamento técnico e pelo menos onde procurei não achei nada que tecnicamente justique o sistema (a não ser os porque da forma triangular e do Ph do terreno)

Tudo bem Farrapo?

Não se preocupe com a forma que lhe foram transmitidas as informações.

Infelizmente é assim mesmo.

Geralmente, estes instrutores não são da área elétrica e muitas vezes sabem muito menos que o aluno e se aventuram a "palpitar" sobre o assunto.

Observe que fiz um grifo na sua citação o qual opinarei.

É referente sobre a quantidade máxima de equipamentos possíveis por haste.

No meio técnico existem muitos "achistas" que inventam tabelas mirabolantes mas sem nenhuma sustentação técnica.

Se perguntar a ele qual a origem da referida quantificação ou como diz o Faller, alguns porques a mais, tenha certeza que ficrá sem resposta.

Este grifo não tem fundamento.

Se observar em um dos documentos por mim citado (Procobre - choques), verá que o condutor de proteção (PE) é dimensionado baseado nos condutores de alimentação e estes são dimensionados na carga a ser alimentada.

Em momento algum a norma especifica a quantidade de equipamentos que podem ser conectados ao condutor.

...pelo que vi, você entende um pouco desse assunto, "quase nada", mas entende.

Você pode me dizer...

Caro mottora.

Existem tantas pessoas aqui que entendem, então por que veio até mim para perguntar? :confused::confused::confused:

EDITADO:

Confusão desfeita. :-BEER

Saudações Gremista.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço muito o que você tem passado pra nós aqui, Marco. Então peço para que me dê umas dicas do que fazer pra deixar meu aterramento adequado pros meus equiapmentos eletrônicos e informáticos, primeiro vou relatar como está feito meu aterramento e minhas medições.

Meu aterramento tem uma barra de 2,40M que está a mais ou menos 4 metros do quadro de entrada, onde o neutro tem seu aterramento próprio. Dessa barra segue um fio, não me lembro bem de quantos mm, mas é mais grosso que o próprio fio que vem nos cabos de força das fontes, até as tomadas dos PCs aqui de casa, são três computadores, mas apenas dois usam aterramento, um notebook nao faz uso dele e tem outra tomada sem uso.

Prentendo diminuir a distancia desse aterramento, mudando-o de local, mas atualmente até chegar na tomada do meu PC devem ter 20-30metros de cabo.

No quadrão geral existem três fases chegando mais neutro, então são 4 fios vindo da rua. Se não me engano no parafuso dentro da caixa d "padrão" tem tres ou quatro fios pretos convergendo pra ele. Eu vi no dia que a CIA Energética veio aqui fazer algumas medições porque estavamos tendo problema de baixa tensão... Não sei de onde parte esses fios se convergendo todos pro parafuso de aterramento do neutro na caixa, não deu tempo pra eu "analisar" e nem lembrei de me perguntar pro técnico.

Bem, as medições que fiz foi a clássica com uso de uma lâmpada de 100watts.

A tensão aqui é 220V nominais, Neutro-Fase. Li que é tolerável uma diferença de até 20V pra uma rede 220V. Não sei se essa informação é correta, mas me baseio nela pra ter uma noção se meu aterramento está bom ou não. Então aos valores:

Fase-Neutro: 212V

Fase-Terra: 203V

Diferença: 9V

Essas medidas foram com a lâmpada ligada, sem ela o diferença entre ambos é irrisória.

Como já sabe, meu aterramento é independente, não está interligado com o Neutro em nenhum ponto. E então, como faço para deixa-lo nos padrões de segurança pro usuário e pro equipamento. Basta apenas liga um fio dele até o parafuso de ligação com o aterramento na caixa de entrada? Creio que não seja tão simples assim, mas de qualquer forma eu já teria que quebrar o piso todo ou passar o fio beirando um muro até chegar ao padrão...

Em outro site, novamente recomendam o sistema TT pra sistemas sensíveis. E o site é de um audiófilo aparentemente. Tem cinco artigos sobre aterramento, um completa o outro. ainda não terminei de ler:

http://www.byknirsch.com.br/index2.htm

Não to duvindando das suas afirmações, mas esse é o terceiro site que leio com recomendação do uso TT pra equipamentos sensíveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço muito o que você tem passado pra nós aqui, Marco. Então peço para que me dê umas dicas do que fazer pra deixar meu aterramento adequado pros meus equiapmentos eletrônicos e informáticos, primeiro vou relatar como está feito meu aterramento e minhas medições.

...

Como já sabe, meu aterramento é independente, não está interligado com o Neutro em nenhum ponto. E então, como faço para deixa-lo nos padrões de segurança pro usuário e pro equipamento. Basta apenas liga um fio dele até o parafuso de ligação com o aterramento na caixa de entrada? Creio que não seja tão simples assim, mas de qualquer forma eu já teria que quebrar o piso todo ou passar o fio beirando um muro até chegar ao padrão...

Caro amigo _rau_.

Seria irresponsabilidade da minha parte afirmar qualquer coisa sobre as condições do seu aterramento e/ou da sua instalação elétrica.

Pelas poucas informações que me passou, percebe-se que algo anormal existe.

Recomendo a contratação de uma pessoa próxima a você para avaliar com cautela.

Principalmente em função da NR10.

Em outro site, novamente recomendam o sistema TT pra sistemas sensíveis. E o site é de um audiófilo aparentemente. Tem cinco artigos sobre aterramento, um completa o outro. ainda não terminei de ler:

http://www.byknirsch.com.br/index2.htm

Não to duvindando das suas afirmações, mas esse é o terceiro site que leio com recomendação do uso TT pra equipamentos sensíveis...

É um site de um profissional muito competente.

Leia com atenção e veja que, por se tratar de equipamentos de áudio, ele tem seus motivos para esta adoção e esclarece.

É uma questão de risco calculado e também previsto na norma.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei "preocupado" quando você disse que percebe-se que tem algo de anormal? Em que informação que te passei você percebeu algo de anormal? Se for com relação aos fios convergendo ao parafuso de aterramento da caixa eu posso estar enganado, pode ser as ligações com o barramento (acabei de ler o site q você passou, equipedeobra e me lembrei disso). Com essa parte dos fios na caixa do padrão, nem leve muito a sério, eu só to passando o que eu vi passando o olho rapidamente enquanto o técnico da CIA elétrica fazia as medições...

OU você se referia aos valores das medições que te passei?

Tava olhando novamente o esquema de um aterramento TN-S e percebi que só há um ponto de aterramento, só o aterramento do neutro. Dali segue o fio que se chama PE pras tomadas, correto? Então tá mais fácil do que eu achei, se eu estiver correto não vou precisar quebrar nada, apenas precisarei ligar o condutor PE no parafuso onde o neutro tá aterrado e levar esse fio até o terminal de aterramento das tomadas? É isso?

Marco, desculpa a encheção de saco, mas abri a caixa do meu medidor e queria que você desse uma olhada e me respondasse umas perguntas, se possível. Não repare a sujeira de quase 20 anos, nunca foi limpado. :)

Acho que a foto é auto-explicativa, certo? Os fios azuis são fases, preto é o neutro... Os fios que descem pelo lado esquerdo vêm da rua, 4 fios, e os que sobem pela direita logicamente vão pra dentro de casa. Dentro de casa tenho um quadro de disjuntores...

Perguntas:

1 - Sem fazer quebra-quebra, repintar parede, trocar piso, etc a única opção que tenho é descer o fio do aterramento por onde sobe os fios que vão pra dentro de casa. Posso fazer isso e depois subi-lo novamente pelo mesmo duto pra levá-lo até as tomadas?

"

2 - Ou posso apenas descer o fio do aterramento até o medidor, fazendo uma emenda nele, apenas pra interliga-lo com o terra do neutro, pra balancear seus potenciais? O fio teria uns 15 metros até chegar ao parafuso da caixa do relógio.

3 - Acho que vou receber um grande não, mas vou perguntar do mesmo jeito. Já que o fio do aterramento está chegando as minhas tomadas, junto com o fase e o neutro, eu poderia, na propria tomada, interligar o neutro com o fio do aterramento, tornando teoricamente ele um sistema TN-S? Se for possivel, facilitaria tudo.

FOTO:

medidoryk0.jpg

EDITADO:

Marco, em um dos documentos q você me passou tem a seguinte afirmação:

"Nas instalações eléctricas alimentadas a partir de uma rede de distribuição

(pública) em baixa tensão, a 230 V, em monofásico ou a 230/400 V, em

trifásico, o esquema de ligações à terra deve ser, em regra, o TT."

Só que ai falam em outra parte:

Instalação de baixa tensão

alimentada a partir de um posto de

transformação:

TT: Incompatível, se as correntes de fuga forem elevadas.

Desanconselhável, se a continuidade da exploração for

fundamental.

TN: Recomendado

Utilização, apenas, do esquema TN-S

Se a continuidade da exploração for fundamental, deve

adoptar-se a natureza de alimentação IV).

O que vem a ser esse posto de transformação? Aqui uso um autro transformador pra ligar meu nobreak que é 120V... tem alguma coisa haver?

Iae, como fico? Aqui é 220V (230V?) trifásico, mas meus equipamentos, por enquanto, tão sendo alimentados em 110V e passa por um auto-transformador de 500watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei "preocupado" quando você disse que percebe-se que tem algo de anormal? Em que informação que te passei você percebeu algo de anormal? Se for com relação aos fios convergendo ao parafuso de aterramento da caixa eu posso estar enganado, pode ser as ligações com o barramento (acabei de ler o site q você passou, equipedeobra e me lembrei disso). Com essa parte dos fios na caixa do padrão, nem leve muito a sério, eu só to passando o que eu vi passando o olho rapidamente enquanto o técnico da CIA elétrica fazia as medições...

OU você se referia aos valores das medições que te passei?

Achei estranho esta diferença de 9V.

Tava olhando novamente o esquema de um aterramento TN-S e percebi que só há um ponto de aterramento, só o aterramento do neutro. Dali segue o fio que se chama PE pras tomadas, correto? Então tá mais fácil do que eu achei, se eu estiver correto não vou precisar quebrar nada, apenas precisarei ligar o condutor PE no parafuso onde o neutro tá aterrado e levar esse fio até o terminal de aterramento das tomadas? É isso?

Recomendo que efetue a medição da resistência e após isso pode proceder conforme ilustrado.

Caso contrário, será necessário a adição de mais hastes ou tratamento do solo.

Marco, desculpa a encheção de saco, mas abri a caixa do meu medidor e queria que você desse uma olhada e me respondasse umas perguntas, se possível. Não repare a sujeira de quase 20 anos, nunca foi limpado. :)

Do jeito que você tinha descrito, imaginei um cenário de filme de terror :D.

Agora vejo que não é tão "horrorível" assim.

Acho que a foto é auto-explicativa, certo? Os fios azuis são fases, preto é o neutro... Os fios que descem pelo lado esquerdo vêm da rua, 4 fios, e os que sobem pela direita logicamente vão pra dentro de casa. Dentro de casa tenho um quadro de disjuntores...

Perguntas:

1 - Sem fazer quebra-quebra, repintar parede, trocar piso, etc a única opção que tenho é descer o fio do aterramento por onde sobe os fios que vão pra dentro de casa. Posso fazer isso e depois subi-lo novamente pelo mesmo duto pra levá-lo até as tomadas?

"

2 - Ou posso apenas descer o fio do aterramento até o medidor, fazendo uma emenda nele, apenas pra interliga-lo com o terra do neutro, pra balancear seus potenciais? O fio teria uns 15 metros até chegar ao parafuso da caixa do relógio.

3 - Acho que vou receber um grande não, mas vou perguntar do mesmo jeito. Já que o fio do aterramento está chegando as minhas tomadas, junto com o fase e o neutro, eu poderia, na propria tomada, interligar o neutro com o fio do aterramento, tornando teoricamente ele um sistema TN-S? Se for possivel, facilitaria tudo.

Se bem entendi, as duas primeiras opções são possíveis, desde que siga a recomendação da medição da resistência.

Quanto a terceira opção vou aproveitar a oportunidade para dizer um NÃO de tamanho médio porque este esquema não é o TN-S ou TN-C-S e sim o TN-C.

Marco, em um dos documentos q você me passou tem a seguinte afirmação:

"Nas instalações eléctricas alimentadas a partir de uma rede de distribuição

(pública) em baixa tensão, a 230 V, em monofásico ou a 230/400 V, em

trifásico, o esquema de ligações à terra deve ser, em regra, o TT."

Iae, como fico? Aqui é 220V (230V?) trifásico.

Não se preocupe porque esta recomendação não se refere às instalações que alimentam os ETIs.

Como disse anteriormente, é a recomendação que sempre ditou a constituição do aterramento de proteção antes dos ETIs.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você diz que a terceira opção que eu citei seria um TN-C, mas o TN-C não seria quando o condutor de segurança PE e N percorrem o mesmo fio? No caso que eu cite não seria assim, seriam três fios chegando na tomada, o do aterramento, o do neutro e o fase, então eu apenas faria uma ponte entre o fio terra e o neutro, mas dentro da propria tomada. Ainda assim é um sistema TN-C? Pra mim TN-C era apenas quando chegassem dois fios na tomada e o neutro fosse ligado à massa pelo pino do aterramento da tomada...

Valeu!

Editado:

Na curiosidade eu interliguei o Neutro ao condutor do aterramento na propria tomada, colquei um fio por fora mesmo fazendo ponte entre o aterramento e o neutro e fiz as medições em outra tomada que está aterrada tb no esquema TT e as medições com a lampada de 100watts se igualaram.

Consegui 215V em todas medições.

Ainda não sei se é correto fazer isso, mas se puder, vai ser mais fácil que pensei.

você tinha comentado da diferença de 9V. Mas por que o estranhamento? O site do Knirsch diz que pode ter até 20V de diferença em redes 220V e 10V em redes 110.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você diz que a terceira opção que eu citei seria um TN-C, mas o TN-C não seria quando o condutor de segurança PE e N percorrem o mesmo fio? No caso que eu cite não seria assim, seriam três fios chegando na tomada, o do aterramento, o do neutro e o fase, então eu apenas faria uma ponte entre o fio terra e o neutro, mas dentro da propria tomada. Ainda assim é um sistema TN-C? Pra mim TN-C era apenas quando chegassem dois fios na tomada e o neutro fosse ligado à massa pelo pino do aterramento da tomada...

Valeu!

Editado:

Na curiosidade eu interliguei o Neutro ao condutor do aterramento na propria tomada, colquei um fio por fora mesmo fazendo ponte entre o aterramento e o neutro e fiz as medições em outra tomada que está aterrada tb no esquema TT e as medições com a lampada de 100watts se igualaram.

Consegui 215V em todas medições.

Ainda não sei se é correto fazer isso, mas se puder, vai ser mais fácil que pensei.

Agora entendi o que disse.

Na realidade você fez um misto de TT com TNC.

Não entendi o porque.

Perceba que agora a corrente elétrica terá dois caminhos possíveis e um deles é exatamente o caminho responsável pela eliminação de ruídos.

É mais prático dizer que você transformou o condutor PE em um condutor de retorno.

O ruído de todos os equipamentos da residência que usam o neutro, estarão presentes.

você tinha comentado da diferença de 9V. Mas por que o estranhamento? O site do Knirsch diz que pode ter até 20V de diferença em redes 220V e 10V em redes 110.

Independentemente da DDP entre estes ois condutores, prefiro me preocupar com a resistência dos aterramentos e pelo visto o seu aparenta estar um pouco longe do recomendado.

É apenas suposição.

Prefiro medição.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O porquê seria de facilitar o serviço de subir no teto, entrar embaixo da laje e mudar toda rota do aterramento e ainda nem sei se vai ser fácil passar os fios dentro dos dutos q me lembro de quando mexeram lá pra passar os fios a coisa tava bem apertada.

No meu raciocínio eu só precisaria de um ponto de referencial entre o neutro e o terra já que o terra estaria ligado no mesmo neutro que chega até a tomada, só que lá na entrada, do padrão. Se é um caminho de retorno, lá na entrada, no relógio, não estaria recebendo tb todo ruido de tudo que ta ligado dentro da casa, inclusive de fora??

como eu faço pra medir a resitência? Só com terrômetro? Se for, tá difícil...

Por que o Knirsch diz que pode ter uma diferença de até 20V então?? Ele está errado em sua afirmação?

Eu tinha lido há uns dias atrás esse parágrafo abaixo em um site de uma empresa que faz protetores anti-surto de funcionamento em modo série: www.zerosurge.com e eu fiquei pensando, o aterramento é ligado no neutro nos EUA, como assim? Aí deixei de lado essa informação, achei q era um erro no texto, mas que agora me chamou atenção novamente nesse tópico e colo abaixo o tal parágrafo:

"# Only normal mode surges enter buildings in the U.S. since the neutral and ground wires are bonded at the service entrance. These surges may be as large as 6,000 Volts, 3,000 Amps with 90 Joules2 of energy. Energy, not voltage, causes damage. "

Outra coisa, eu to achando que o neutro aqui de casa não tem barra de aterramento não, não dentro da minha casa, deve ter fora, perto do poste da rua, sei lá, em algum lugar já que observei bem a caixa do medidor e não tem cara que tem fio algum descendo ali, parece que estão apenas preso na carcaça da caixa e nada mais. Pode acontecer isso? De o neutro não está aterrado perto do padrão da minha casa? Infelizmente há anos atrás meu pai concretou o terreno todo e colocou piso, era um jardim no local e se não me falha a minha memória e a dele, ali tinha uma tampa de ferro de inspeção, só não lembramos se tinha alguma barra de aterramento lá...

Quando der vou fazer um aterramento bom, vou deixando do jeito que tá e enconomizar pra quebrar o piso e a parede pra fazer a coisa direito de uma vez só. Por enquanto é desligar o PC quando começar a trovejar. Com relação aos ruídos em modo comum, pelo menos o nobreak e a fonte possuem capacitores de filtragem dessa natureza de ruido...

EDIT:

Inspecionei a barra de aterramento hoje e minha nossa, a coitada tá bem oxidada! Tá muito úmido dentro da caixa. A ponta do fio tá toda azul, cheia de azinhavre. Vou comprar outra barra pra troca-la e refazer as conexões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, entendi!

Hoje enviei um email pra companhia elétrica pedindo orientações pra eles ou se ele me indicam algum eletrecista credenciado pra analisar a possibilidade de passar o condutor PE utilizando o aterramento atual do Neutro e se eles podem vir aqui analisar a situação, me dizer o que preciso e quanto vai custar o serviço. Dependendo vou arrumar esse "trem" logo. Expliquei pra eles a situação atual, o padrão TT e TN-S, que acredito que eles devem saber!

Eu só mandei esses questionamentos pra eles porque recentemente mandei um email pra eles e uma pessoa retornou pelo telefone se indentificando como engenheiro, então vamos ver o que vão dizer.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu raciocínio eu só precisaria de um ponto de referencial entre o neutro e o terra já que o terra estaria ligado no mesmo neutro que chega até a tomada, só que lá na entrada, do padrão. Se é um caminho de retorno, lá na entrada, no relógio, não estaria recebendo tb todo ruido de tudo que ta ligado dentro da casa, inclusive de fora??

Tudo vai depender da resistência deste aterramento.

como eu faço pra medir a resitência? Só com terrômetro? Se for, tá difícil...

Se quiser fazer algo sério, sim...

Caso contrário, pode optar pelo equipamento de R$ 15,00... :(

Por que o Knirsch diz que pode ter uma diferença de até 20V então?? Ele está errado em sua afirmação?

Não disse isso, mas vamos analisar por um outro ângulo.

Se em condições normais, obtemos uma leitura de 20V entre as hastes, qual será o valor apresentado diante de um evento já citado anteriormente: tensão de passo?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, analisando por esse ponto... o terrômetro gera então essa tensão no momento do teste, certo?

Li isso em outro forum e fiquei curioso se realmente funciona sem trazer efeitos colaterais:

"Eu particularmente prefiro utilizar uma mistura entre TN-S e TT, fazendo um aterramento independente daquele da rede elétrica e depois unindo as malhas de terra.

Assim cada tipo de corrente circula pelo seu condutor separadamente, e como lembrou o nosso amigo marco_piracicaba, impede que uma grande corrente circulando pelo solo (como uma descarga atmosférica) provoque uma direrença de tensão entre N e T, o que pode trazer alguns transtornos.

O mesmo geralmente é feito com aterramento de SPDA (Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas), os famosos para-raios. As malhas são unidas, assim uma descarga atmosférica faz subir a tensão de T e N de forma igual, fazendo o sistema elétrico todo "flutuar" em conjunto."

Eu posso fazer isso, interligar o meu aterramento TT atual lá no parafuso de aterramento do neutro mantendo sua conexão atual às tomadas?

Marco, por gentileza, me diga se posso fazer isso aqui partindo do princípio que a medida de resistência do aterramento esteja Ok:

aterramentoza5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, por gentileza, me diga se posso fazer isso aqui partindo do princípio que as medidas de resistência do aterramento esteja Ok:

aterramentoza5.jpg

É exatamente o que está sendo exemplificado pelo link abaixo:

Se possível, conecte o condutor PE à haste sob o medidor, a fim de eliminar qualquer possibilidade de ruído existente no trecho do condutor existente entre esta e o referido medidor.

Abraço.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sou o Marco, mas possso te responder

lha amigo o aterramento da concessionaria não pode ser ligado ao terra próprio

você não pode fazer, isso retire esse cabo ai que liga de um ao outro

Fiquei curioso.

Por que o aterramento da concessionária não pode?

Quer dizer então que o esquema de aterramento TN-S ou TN-C-S não existe?

???????????????????????????????????????????????????????????????

De duas uma.

Ou você não tem acompanhado e/ou lido os documentos normativos que indiquei ou discorda dos comitês normativos internacionais.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema TN-S diz que ambos aterramentos, o da concessionária (aterramento do neutro) e o de segurança precisam estar referenciados, ter potencial zero entre ambos. Pra isso eles precisam estar conectados entre si na caixa do medidor, é isso que a norma diz até onde entendi e o Marco_Piracicaba confirma aí acima, então só quero saber se posso fazer isso ai nesse "esquema" que fiz pra evitar quebrar meu piso e parede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha meu amigo, se fosse para interliga-los, agente poderia colocar um do lado do outro e não com a distancia de 1 metro e meio

sobre esse esquema, acho que você está confundindo, esse dai é para fazer o terra da concessonaria eu acho

Pelo que observo, você de fato não acompanhou os links.

Tente ao menos ver a diferença entre o esquema TN-S ou TN-C-S recomendado pela norma e o TN-C referenciado por você acima.

Do ponto de vista teórico aparenta ter a mesma eficiência e resultado.

Recomendo que você leia antes e depois podemos discutir o assunto.

Inclusive saberá o porque de eu recomendar a mudança do local da conexão.

Como você mesmo disse "eu acho", é o que mais encontramos no nosso meio.

Se você "acha que algo está errado" deve ao menos saber o porque.

Não se preocupe com isso que você não é o único.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!