Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

  • Membro VIP

OK faller muito obrigado pela atenção!! So mais uma coisa sabe alguma loja virtual que venda o centelhador a gas e que faça entrega?? No caso posso adaptar esse circuito de 220V para o ultimo circuito que você fez para 110V que tem o display? valeu aee faller!! Ate breve!

Pode sim... Desde que coerentemente..

Lojas aonde podes encontrar dispersores a gas:

http://www.tmgeletronica.com.br/Busca.aspx?strBusca=centelhador

http://www.eletrodex.com.br/catalogsearch/result/?cat=&q=centelhador&x=0&y=0

https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/busca.aspx?busca=centelhador

http://www.dvtecnologia.com.br/produtos.asp?sck=5

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

valeu faller..

Tenho um núcleo toroidal com dimensoes 27x16x12 enrolados fio 0,50 mm eu acho (medida externa cobre mede 0,8mm) encapado rigido, mais nao sei quantos de indutância?

a8ne.jpg

Se consultares http://www.thornton.com.br/produtos/nt.htm vais ver que nesse tamanho dai, se o núcleo for da Thornton ele será fabricado em dois diferentes materiais um com Al de 2700nH e outro com Al = 6000 nH

Agora é só usar a fórmula obtida ai, que relaciona Al com L via número de espiras N. Essa dai:

Indutancia_zps75d9e584.jpg

 

Sua bobina ai deve ter cerca de 12 espiras cada enrolamento ou seja 24 espiras.

Se seu material for o IP12R ou IP6 ou o IP12E, todos eles com Al de 2.700 nH, a indutância total dessa bobina deverá estar por volta dos

L = 24 ao quadrado x 2.700 nH

L = 576 x 2.700 nH

L = 1555200 nH ou seja 1,55 mH

 

Se o material for o TH50, menos comum, de Al 6.000 nH a indutância será de:

L = 24 ao quadrado x 6.000 nH

L = 576 x 6.000 nH

L = 3456000 nH ou seja 3,46 mH

 

Simples..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se consultares http://www.thornton.com.br/produtos/nt.htm vais ver que nesse tamanho dai, se o núcleo for da Thornton ele será fabricado em dois diferentes materiais um com Al de 2700nH e outro com Al = 6000 nH

Agora é só usar a fórmula obtida ai, que relaciona Al com L via número de espiras N. Essa dai:

Indutancia_zps75d9e584.jpg

 

Sua bobina ai deve ter cerca de 12 espiras cada enrolamento ou seja 24 espiras.

Se seu material for o IP12R ou IP6 ou o IP12E, todos eles com Al de 2.700 nH, a indutância total dessa bobina deverá estar por volta dos

L = 24 ao quadrado x 2.700 nH

L = 576 x 2.700 nH

L = 1555200 nH ou seja 1,55 mH

 

Se o material for o TH50, menos comum, de Al 6.000 nH a indutância será de:

L = 24 ao quadrado x 6.000 nH

L = 576 x 6.000 nH

L = 3456000 nH ou seja 3,46 mH

 

Simples..

Simples mesmo faller.

Tava vendo em seus topicos e deparei com um núcleo que você postou q é igual ao meu o.o

Ferritetimoparafiltro.jpg

Pois bem, sendo que o núcleo fosse NT27, material IP6, sendo 24 voltas total de 1,55mH, a indudancia interfere no filtro quando maior indutância melhor ou quanto menor melhor?,se eu quisesse deixar essa indutância de 1,55mH  no filtro o que ocorreria?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.......se eu quisesse deixar essa indutância de 1,55mH  no filtro o que ocorreria?

Ocorreria uma mudança na frequência de corte e a resultante de um filtro assim com capacitor de filtro de 470 nF com dois indutores de 775 nano Henries. Ficaria com essa curva dai, tipicamente:

FiltropassivodesegundaordemBobF_zpsdc925

 

Repare algumas características:

Atenuação em 60 Hz.  O ideal é que o filtro não interfira e ele, na verdade atenua a frequência de 60 Hz em 0,0007085 dB, o que é praticamente nada

Olhe a frequência onde o filtro atenua 3dB, chamada frequência de corte, que fica num valor bom de 4.144 Hz, ou seja 4 kHz..

Repare finalmente a região de RF, lá pelos 100 kHz a resposta do filtro, a atenuação de um sinal interferente é de 48,94 dB o que é excelente. A maioria dos filtros bons de mercado atenuam ai somente coisa de 30 dB..

Isso significa que se entrar um sinal interferente de RF (100 kHz) na entrada do filtro, sobreposto a energia AC no valor de 100 mili Volts (0,100 V) esse sinal sairá do filtro certa de 270 vezes menor ou seja com 0,100/270 = 370 micro Volts, ou seja, praticamente inexistente..

 

Um ótimo filtro..

 

Nota: Aquele resistor de 30 Ohms na saída do filtro, bem como os resistores de meio Ohm na entrada são necessários só para a simulação.. O de 30 Ohms está no lugar da carga, de seus equipamentos, e os de meio ohm representam a resistência da fiação de entrada de linha AC. Nenhum deles vai no circuito do filtro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ocorreria uma mudança na frequência de corte e a resultante de um filtro assim com capacitor de filtro de 470 nF com dois indutores de 775 nano Henries. Ficaria com essa curva dai, tipicamente:

FiltropassivodesegundaordemBobF_zpsdc925

 

Repare algumas características:

Atenuação em 60 Hz.  O ideal é que o filtro não interfira e ele, na verdade atenua a frequência de 60 Hz em 0,0007085 dB, o que é praticamente nada

Olhe a frequência onde o filtro atenua 3dB, chamada frequência de corte, que fica num valor bom de 4.144 Hz, ou seja 4 kHz..

Repare finalmente a região de RF, lá pelos 100 kHz a resposta do filtro, a atenuação de um sinal interferente é de 48,94 dB o que é excelente. A maioria dos filtros bons de mercado atenuam ai somente coisa de 30 dB..

Isso significa que se entrar um sinal interferente de RF (100 kHz) na entrada do filtro, sobreposto a energia AC no valor de 100 mili Volts (0,100 V) esse sinal sairá do filtro certa de 270 vezes menor ou seja com 0,100/270 = 370 micro Volts, ou seja, praticamente inexistente..

 

Um ótimo filtro..

 

Nota: Aquele resistor de 30 Ohms na saída do filtro, bem como os resistores de meio Ohm na entrada são necessários só para a simulação.. O de 30 Ohms está no lugar da carga, de seus equipamentos, e os de meio ohm representam a resistência da fiação de entrada de linha AC. Nenhum deles vai no circuito do filtro...

Meio confuso entendi mais ou menos, mais bem, quer dizer q eu posso manter a indutância 1,55 mH?

E seu eu aumentasse a indutância para 10mH modo comum e colocasse mais 1 núcleo 10mH no modo diferencial q se transforma em 100uH certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meio confuso entendi mais ou menos, mais bem, quer dizer q eu posso manter a indutância 1,55 mH?

E seu eu aumentasse a indutância para 10mH modo comum e colocasse mais 1 núcleo 10mH no modo diferencial q se transforma em 100uH certo?

Tem pouca coisa para não entender ai...

Função do filtro e filtrar. e tentar eliminar ou minimizar na saída, onde vai ligado seu PC, alguma componente interferente existente na entrada que e a rede elétrica

 

A quantidade ou o nível restante de interferência na saída, se a interferente for uma componente de Rádio Frequência de 100 kHz estará, depois desse filtro, cerca de 270 vezes menor, mais atenuada, quase imperceptível...

 

Não vou fazer a simulação de como seu filtro atenuaria se tivesse o indutor esse ou aquele valor, da muito trabalho...

E outra não entendi patavina e muito menos concordo que dissestes que um indutor de 10 mH vira 100 uH se mudar o modo ou se usar modo diferencial...  Totalmente sem base essa afirmativa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem pouca coisa para não entender ai...

Função do filtro e filtrar. e tentar eliminar ou minimizar na saída, onde vai ligado seu PC, alguma componente interferente existente na entrada que e a rede elétrica

 

A quantidade ou o nível restante de interferência na saída, se a interferente for uma componente de Rádio Frequência de 100 kHz estará, depois desse filtro, cerca de 270 vezes menor, mais atenuada, quase imperceptível...

 

Não vou fazer a simulação de como seu filtro atenuaria se tivesse o indutor esse ou aquele valor, da muito trabalho...

E outra não entendi patavina e muito menos concordo que dissestes que um indutor de 10 mH vira 100 uH se mudar o modo ou se usar modo diferencial...  Totalmente sem base essa afirmativa..

Asim faller entendi... Desculpa :/

Obrigado pela ajuda...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ele quer te dizer é:  Se tiveres um indutor de  2 mH e um capacitor de 100 nF coloque eles. Não precisa ficar enrolando o indutor até fica doido.
Se tiver apenas um indutor use este no modo diferencial se não tiver outro para o modo comum sem problemas.

O pessoal anda muito afoito e acaba exagerando. A Clamper mesmo tem proteções que custam mais de R$100 reais e nem indutor em determinados modelos existem, utiliza-se apenas de capacitores X2 para filtragem.

Você já está colocando um INDUTOR no seu projeto, o que já deixa sua proteção muito boa.

 

Portanto: Não fique com neuras...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde!

 

Achei muito interessante a ideia de construir um filtro de linha e estou muito interessado, mas não estou conseguindo abrir as fotos que estão na primeira pagina do tópico, por isso gostaria de saber se alguém tem essas fotos ou o desenho do esquema elétrico usando os competentes que o altor do tópico listou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde!

 

Achei muito interessante a ideia de construir um filtro de linha e estou muito interessado, mas não estou conseguindo abrir as fotos que estão na primeira pagina do tópico, por isso gostaria de saber se alguém tem essas fotos ou o desenho do esquema elétrico usando os competentes que o altor do tópico listou.

Vê se isso dai ajuda???

https://www.dropbox.com/s/qhojgy3skdwwyzk/Construindo%20um%20Filtro%20de%20Linha%20Simples.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, abri 2 fontes antigas para retirar as bobinas e nas 3 que encontrei não correspondem as medidas do tutorial.

As medidas são: 24mm diâmetro externo, 14mm diâmetro interno e 10mm a largura.

 

Gostaria de saber se mantendo o mesmo número de espiras obtém-se um filtro razoável. Fui hoje na Santa Efigênia e não se encontra toróides com as mesmas medidas do tutorial, o padrão nacional mais próximo que encontrei foi o de ferrite com as dimensões 27x16x12mm

 

Se eu tivesse os instrumentos para medição faria o dimensionamento correto das espiras com os núcleos do padrão que citei anteriormente. Esse é um dos pontos onde mais geram dúvidas no guia. É complicado conseguir as toróides citadas, e os núcleos são fundamentais para o filtro além de serem baratos.

 

 

Enfim, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato. Abraço a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Gostaria que repostasse o material do seu tutorial, pois o mesmo esta sem fotos Almeida, por favor estou precisando fazer um desses... Obrigado

Primeiro: Eu não sou o Ameida, me chamo Faller

Segundo: Leia a postagem #1038

Terceiro: Ler e se informar é minimamente o começo do caminho a trilhar se desejas chegar a algum fim.. Necessitas de meus óculos emprestado???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde caro amigo Faller e amigos que fazem parte deste topico , Andei lendo muito  publicações referente a filtros de linha e gostei dos  projetos são muito bem elaborados. Mass assim vocês focam mais em um filtro de linha para tomadas, Eu particularmente estou atrás de algum projeto de filtro para ser utilizado em linha mas direto na entrada de energia atuando nas 2 fases eo negativo e jogando as interferências em um aterramento vocês teriam algum projeto assim ?  ou local onde dispõe tal projeto   ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O maior problema de filtros para inserção em quadro de disjuntores é sem a menor dúvida seu tamanho.. Os indutores + capacitores tomam determinado volume dificultando sua acomodação nesses quadros em geral lotados... O filtro em sí não diferencia muito daqueles dos filtros de linha, a não ser na generosidade dos indutores e da espessura de seu fio..Não fica pequena um indutor duplo feito com fio #10 AWG..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!