Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Quanto o tamanho não seria o problema antes da caixa de disjuntores tenho uma caixa de passagem grande que poderia acomodar , o projeto de filtro seria para ficar ligado como este da foto ....só que um circuito que funcione pois eu seis que estes vendidos como da foto são furados e tem o mínimo de componentes ......http://www.kienergia.com.br/imagem/grafico_012.jpg, eo filtro de vocês tem a entrada de energia e a saída de energia e são bifásico....eu não tenho conhecimento de modificá-lo para bifásico e deixar do mesmo modo de ligação , por isso pedi ajuda eu pensei em algo capacitivo e resistivo ...se eu tiver um diagrama e os componentes eu mi viro ...mas modificar esses projetos de vocês para minha ideia ai não sei se puder ajudar agradeço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho inviável fazer dessa forma, pois o ruído gerado pelo aparelhos de dentro da sua residência ainda vão estar presentes na sua rede, tipo o chuveiro, batedeiras, furadeira. Se tu não tiver indutores para fazer vários filtros de linha, melhor adotar um DPS para o quadro de distribuição.

Quanto a interferência eletromagnética (EMI) e de rádio frequência (RFI) faz um filtro apenas para os aparelhos realmente necessários.

 

Se tu pensar bem, é mais viável tu proteger a rede com o uso de DPS, e fazer um filtro para os eletrônicos que não possuem filtragem, tipo o modem, telefone...

Qualquer TV, computador (que adote de uma fonte decente), possui seu próprio filtro contra interferência EMI/RFI!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho inviável fazer dessa forma, pois o ruído gerado pelo aparelhos de dentro da sua residência ainda vão estar presentes na sua rede, tipo o chuveiro, batedeiras, furadeira. Se tu não tiver indutores para fazer vários filtros de linha, melhor adotar um DPS para o quadro de distribuição.

Quanto a interferência eletromagnética (EMI) e de rádio frequência (RFI) faz um filtro apenas para os aparelhos realmente necessários.

 

Se tu pensar bem, é mais viável tu proteger a rede com o uso de DPS, e fazer um filtro para os eletrônicos que não possuem filtragem, tipo o modem, telefone...

Qualquer TV, computador (que adote de uma fonte decente), possui seu próprio filtro contra interferência EMI/RFI!

 

Boa tarde Claitom.

 

Então no meu caso fica inviável fazer vários filtros como do projeto proposto aqui , no meu caso ficaria viável modificar o projeto proposto aqui para o tipo de ligação que eu quero fazer direto nos disjuntores, como da foto http://www.kienergia.com.br/imagem/grafico_012.jpg  ou esperar alguém que mi passe algum diagrama, ou site para estar podendo efetuar a montagem . Mas esse DPS até onde eu li sobre eles so atua em caso de descarga elétricas ? ou ele atua como filtro também ? eu sei que esse filtro da foto tem poucos componentes do que o filtro proposto aqui , se não mi engano ele tem circuito capacitivo e resistivo e so isso, eu não achei nenhum diagrama que se refira ao filtro da foto para montar . só sei que para funcionar bem o filtro o aterramento tem que estar bem feito eo meu esta

Medi meu aterramento deu ok de 0,04 v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Pessoal, é só aqui ou as imagens do tutorial não etão mais aparecendo?

 

aqui também esta off parece que vamos ter que esperar o dono do tropico upar novamente  as imagens. :mellow:

Um pouquinho só de pesquisa não mata ninguém. Na página anterior, uns 13 posts atrás somente, na postagem de número #1092 [Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.: post #1092] faller, tem a solução dos seus problemas..

Um comprimido de SEVIROL, de 8 em 8 horas vai lhes fazer bem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Post meio longo, para efeito pratico a pergunta de fato esta a partir do 3º paragrafo. 

 

Senhores, o tópico é excepcional, mas tenho uma pergunta a fazer, já pesquisei o tópico praticamente inteiro, mas vi apenas as perguntas sobre equipamento de áudio, mas não vi a resposta de alguém que tenha feito e testado, por mais que no post 252 o rafaelrt tenha dito que teve relatos de caso de sucesso. 

 

Meu problema eu tenho certeza que é aterramento, pois quando enquisto a mão no equipamento e coloco o pé no chão, seja o notebook ou a mesa de som, o ruído no retorno do microfone praticamente some, por muitas vezes fiz gravações com um fio desencapado enrolado no pé, mas estou cansado disso. Minha casa não tem aterramento e até já tentei passar um cabo ao menos por um das tomadas que pretendia usar, mas não deu, não sei foi como foi a instalação, mas o guia não passou.

 

-----

 

Senhores, pergunto se fazendo um filtro desses os geralmente 3/4db de ruido que aparece quando não sou o terra humano do computador ou da mesa de som poderá desaparecer? 

 

-----

 

Vou tentar fazer essa semana para obter a resposta, em caso de duvidas procuro as vossas excelências. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

Uma simples e gratuita consulta ao Tio Google mostra tudo isso ai de fontes de aquisição de fio esmaltado:  https://www.google.com.br/search?q=fio+de+cobre+esmaltado&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&gfe_rd=cr&ei=WiQtVe_eJYiq8wehwoHYAQ

 

Se você disser que isso não ajuda pois não é nem perto de sua localização, eu lhe digo, como diabos alguém poderia saber dessa sua localização se você, o maior interessado sequer a citou..

Só sendo adivinho mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu já havia consultado no tio google também, mas não encontrei nenhum com as especificações que foi solicitado, pensei que poderiam me indicar o nome da loja (online) que tenha, ou não precisa ser aquele especificadamente e sim um semelhante?

Como meu objetivo aqui era uma loja online não especifiquei minha localização, mas isso facilita as coisas la vai: Caxias do Sul, RS. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É eu já havia consultado no tio google também, mas não encontrei nenhum com as especificações que foi solicitado, pensei que poderiam me indicar o nome da loja (online) que tenha, ou não precisa ser aquele especificadamente e sim um semelhante?

Como meu objetivo aqui era uma loja online não especifiquei minha localização, mas isso facilita as coisas la vai: Caxias do Sul, RS. 

Qual exatamente e seu problema???

http://www.guaxupemateriaiseletricos.com.br/fdce6.php

 

Ademais, nem sei se ainda é válido, se existe ou está no mesmo local, em Porto Alegre, na Av Bahia,1131, existia a casa do Bobinador, ou já comprei em outras épocas, fio para bobinado.. Fone 51 32222964

 

Todo o fio AWG20 vai ter 0,8118 mm de diâmetro..  http://www.areaseg.com/awg.html

 

De que diabo de especificações você fala???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anteriormente meu problema era encontrar esse fio esmaltado 0,80mm (AWG 20) que foi solicitado, encontrei fios esmaltados no google mas outros modelos, marcas e sei la não encontrei com esse nome, perdão pois sou leigo nesse assunto, estou entrando nessa área agora e achei que o fórum servia para isso, ajudar os outros e compartilhar conhecimentos, não para demonstrar arrogância. Mas tudo bem obrigado por suas indicações serão de grande utilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Anteriormente meu problema era encontrar esse fio esmaltado 0,80mm (AWG 20) que foi solicitado, encontrei fios esmaltados no google mas outros modelos, marcas e sei la não encontrei com esse nome, perdão pois sou leigo nesse assunto, estou entrando nessa área agora e achei que o fórum servia para isso, ajudar os outros e compartilhar conhecimentos, não para demonstrar arrogância. Mas tudo bem obrigado por suas indicações serão de grande utilidade.

Não é uma questão de arrogância não, foi simplesmente uma pergunta. Que diabo de especificações que buscas desse fio esmaltado de calibra 20AWG que no padrão de milímetros é de 0,8 mm de diâmetro?????

Era só dizer, nada mais, ai quem sabe, poderia mais lhe ajudar..

Tem cada um que são dois.. A gente tenta ajudar, tem de buscar, perguntar aonde o cara está, que responde de cara feia, mesmo assim lhe dou indicação de comércio virtual e, mais, relativamente perto de onde vive, endereço com telefone, e o cara ainda lhe chama de arrogante..

 

Ora, vá se roçar em uma tuna... Cresce..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é uma questão de arrogância não, foi simplesmente uma pergunta. Que diabo de especificações que buscas desse fio esmaltado de calibra 20AWG que no padrão de milímetros é de 0,8 mm de diâmetro?????

Era só dizer, nada mais, ai quem sabe, poderia mais lhe ajudar..

Tem cada um que são dois.. A gente tenta ajudar, tem de buscar, perguntar aonde o cara está, que responde de cara feia, mesmo assim lhe dou indicação de comércio virtual e, mais, relativamente perto de onde vive, endereço com telefone, e o cara ainda lhe chama de arrogante..

 

Ora, vá se roçar em uma tuna... Cresce..

Ok, tu é o cara todo mundo aqui já sabe, vi outros post e você realmente intende do negocio, mas não precisa se exaltar com os outros, e amigo se tu não ta em um bom dia tudo bem, até compreendo mas os outros não tem nada que vê com isso. Fiz uma pergunta simples mas você enfeitou e complicou, só queria encontrar o maldito fio, não tem necessidade de tu se exaltar por um fio não é? Desculpa se foi uma pergunta boba, mas não fazia nem ideia que todo fio AWG20 tem 0,8118 mm de diâmetro, como disse antes sou leigo no assunto e não sei as diferenças dos fios, nomenclaturas e essas outras coisas, sou apenas um curioso que perguntou onde vocês normalmente compram esse fio pois não encontrei nas elétricas normais. E não fui ingrato, pois suas recomendações me auxiliaram muito, e agradeço por isso, só o que me incomodou foi a forma que você respondeu, que foi mais ou menos assim: você é um burro que não sabe nem procurar no google. 

​Mas tranquilo não vamos nos estressar por coisas bobas e sem sentido correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E não fui ingrato, pois suas recomendações me auxiliaram muito, e agradeço por isso, só o que me incomodou foi a forma que você respondeu, que foi mais ou menos assim: você é um burro que não sabe nem procurar no google. 

 

Agora sim mostrastes um pequeno rasgo de inteligência..

 

Sim se soubesses procurar no Tio Google e procurasses por AWG20 ou por fio esmaltado irias receber pelo menos umas 30 tabelas de conversão de AWG para mm, e em todas elas o fio AWG 20 iria ter correspondente diâmetro de 0,8mm..  Receberias também uma pá de indicações de onde comprar..

Ai poderias deduzir que se tratava de duas unidades de medida ou de padronização/normatização diferente.  E note, isso aconteceria fosse você um cientista, um biólogo, um motorista de caminhão ou um caçador de sapo...

 

Procurar no Tio Google envolve também o conceito de saber o que procurar.. Me fez lembrar de um episódio que presenciei, em que uma estagiária de onde eu trabalhava, numa discussão acerca de um lançamento da Helmann`s, de uma maionese a base de leite, essa dai ó:

2014-650490-mionese_deleite.png

Pois ela perguntava se essa maionese teria o leite no lugar do azeite.. Eis que alguém respondeu a ela.. "Procure no Tio Google!!!"

 

Ai passado um tempinho alguém foi ver na tela de seu monitor (da estagiária)  e lá estava a string de busca inserida no Google:  "maionese com leite no lugar do azeite"  O Tio Google quase fundiu...

Tá ai um exemplo de que procurar no Google envolve um pouco mais do que inserir uma string de busca... E sim, continuo com a dúvida se sabes realmente procurar no Tio Google...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim mostrastes um pequeno rasgo de inteligência..

 

Sim se soubesses procurar no Tio Google e procurasses por AWG20 ou por fio esmaltado irias receber pelo menos umas 30 tabelas de conversão de AWG para mm, e em todas elas o fio AWG 20 iria ter correspondente diâmetro de 0,8mm..  Receberias também uma pá de indicações de onde comprar..

Ai poderias deduzir que se tratava de duas unidades de medida ou de padronização/normatização diferente.  E note, isso aconteceria fosse você um cientista, um biólogo, um motorista de caminhão ou um caçador de sapo...

 

Procurar no Tio Google envolve também o conceito de saber o que procurar.. Me fez lembrar de um episódio que presenciei, em que uma estagiária de onde eu trabalhava, numa discussão acerca de um lançamento da Helmann`s, de uma maionese a base de leite, essa dai ó:

2014-650490-mionese_deleite.png

Pois ela perguntava se essa maionese teria o leite no lugar do azeite.. Eis que alguém respondeu a ela.. "Procure no Tio Google!!!"

 

Ai passado um tempinho alguém foi ver na tela de seu monitor (da estagiária)  e lá estava a string de busca inserida no Google:  "maionese com leite no lugar do azeite"  O Tio Google quase fundiu...

Tá ai um exemplo de que procurar no Google envolve um pouco mais do que inserir uma string de busca... E sim, continuo com a dúvida se sabes realmente procurar no Tio Google...

É realmente tem pessoas nessa sociedade que não tem jeito. Mas tranquilo continue com seu pensamento pequeno e seja feliz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer...

Não, eu entendi sim e até concordo que não é simplesmente jogar as palavras no google, e tudo bem posso ser burro e não saber procurar de forma correta, mas um pouco de humildade faz bem, apenas isso me incomodou, mas tudo bem esta no passado, o importante é que vou conseguir construir o filtro (claro que com ajuda) e acredito que esse seja o tema do tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderiam me informar onde consigo esse fio esmaltado com diâmetro de 0,80mm (AWG 20)? Pois já liguei em varia eletrônica aqui e nada.

 

Opa Rafael, conseguiu encontrar o fio esmaltado? Você precisa que seja esmaltado por algum motivo específico ou quer apenas montar um simples indutor para o filtro?

 

Se é apenas para o filtro, aconselho que não use fio esmaltado! A chance de dar um problema é grande, principalmente se for enrolar as duas bobinas no mesmo toroide. Terá que tomar algumas precauções de segurança se seguir por este caminho, como isolar o toroide de ferrite e deixar um espaço entre as bobinas. Ainda assim, eventualmente durante a confecção do indutor tu pode acabar raspando um pouco as espiras e se não houver verniz isolando uma da outra o teu indutor será totalmente ineficiente.

 

Meu conselho é que use fio ou cabo comum. Poderá enrolar as duas bobinas juntas, uma sobrepondo a outra, o que te permitirá dar mais voltas e aumentar a indutância.

 

Outra opção é procurar por indutores prontos em sucata e lixo eletrônico. A maioria das lavadoras de roupas (lava e seca) de grande capacidade possuem indutores e também nos condicionadores de ar split. Os do tipo inverter é certo que tu encontra, já nos do tipo "frio" ou só "quente/frio" nem adianta procurar.

 

Abaixo segue alguns que tenho aqui em casa, os com fio esmaltado tirei dos splits inverters, o colorido com cabo isolado tirei de uma lava e seca e o com cabo de tecido fui eu que fiz. A caneta é só para ter ideia do tamanho deles  :P

 

unnamed.jpg

 

Observe que apesar do fio esmaltado possuir um diâmetro menor por não possuir capa, o número de espiras se torna limitado em função do espaço que se deve deixar entre as duas bobinas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa Rafael, conseguiu encontrar o fio esmaltado? Você precisa que seja esmaltado por algum motivo específico ou quer apenas montar um simples indutor para o filtro?

 

Se é apenas para o filtro, aconselho que não use fio esmaltado! A chance de dar um problema é grande, principalmente se for enrolar as duas bobinas no mesmo toroide. Terá que tomar algumas precauções de segurança se seguir por este caminho, como isolar o toroide de ferrite e deixar um espaço entre as bobinas. Ainda assim, eventualmente durante a confecção do indutor tu pode acabar raspando um pouco as espiras e se não houver verniz isolando uma da outra o teu indutor será totalmente ineficiente.

 

Meu conselho é que use fio ou cabo comum. Poderá enrolar as duas bobinas juntas, uma sobrepondo a outra, o que te permitirá dar mais voltas e aumentar a indutância.

 

Outra opção é procurar por indutores prontos em sucata e lixo eletrônico. A maioria das lavadoras de roupas (lava e seca) de grande capacidade possuem indutores e também nos condicionadores de ar split. Os do tipo inverter é certo que tu encontra, já nos do tipo "frio" ou só "quente/frio" nem adianta procurar.

 

Abaixo segue alguns que tenho aqui em casa, os com fio esmaltado tirei dos splits inverters, o colorido com cabo isolado tirei de uma lava e seca e o com cabo de tecido fui eu que fiz. A caneta é só para ter ideia do tamanho deles  :P

 

unnamed.jpg

 

Observe que apesar do fio esmaltado possuir um diâmetro menor por não possuir capa, o número de espiras se torna limitado em função do espaço que se deve deixar entre as duas bobinas.

Olá Baquelite, é precisava só para montar o filtro mesmo. Mas muito obrigado pelas suas dicas, com certeza foram muito uteis, pois a segurança é muito importante, vou ver se consigo achar uns já prontos, se não vou usar fio normal mesmo. Muito obrigado pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou quase montando esse filtro,só que na minha cidade tem o capacitor de poliester de 470nF/400v, isso em uma rede de 220 acarretaria algum problema??? 

 

Outra duvida, invertendo os fios fase e neutro,qual seria o problema

EX: na minha toada olhando pra esuerda pra direita é N-T-F e se fosse F-T-N pro filtro e saisse essa mesma config o que aconteceria?.

para descobrir o fase e neutro da rede com um multimetro é descalço ou nao quado se toca em uma das pontas do mesmo? 

obrigado

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou quase montando esse filtro,só que na minha cidade tem o capacitor de poliester de 470nF/400v, isso em uma rede de 220 acarretaria algum problema??? 

 

Outra duvida, invertendo os fios fase e neutro,qual seria o problema

EX: na minha toada olhando pra esuerda pra direita é N-T-F e se fosse F-T-N pro filtro e saisse essa mesma config o que aconteceria?.

para descobrir o fase e neutro da rede com um multimetro é descalço ou nao quado se toca em uma das pontas do mesmo? 

obrigado

As tomadas são tripolares e assimétricas justo para polarizar as mesmas. O correto, olhando a tomada de frente, e que os elementos estejam assim distribuidos:

 

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

 

Quanto a sua pergunta, se deve ser FTN ou NTF, te diria, pode ser ambas, vai depender de como está dispossta, como está instalada essa tomada.

 

Veja ai, todas as posições válidas, as duas primeiras também são válidas:

Polarizacao%20diversas%20tomadas_zps8id9

 

NTF e a segunda FTN e ambas estão corretas.. Deu para entender??? O que define o correto e o errado não é a posição absoluta do elemento mas sim sua posição relativa aos demais...

 

O que acontece se efetivamente a distribuição estiver errada???

Dentro da normalidade, nada, e seu equipamento vai operar numa boa..

Na anormalidade, na hora em que ele deve operar e operar bem é que a porca torce o rabo.. Em vez de agir sobre o fio fase, que é aquele efetivamente energizado, o filtro de linha vai agir sobre o neutro, tirando fora um elemento que age tal como o aterramento, afinal ele é conectado a esse aterramento lá debaixo do relógio contador..

A inversão faz com que ao desligar o filtro efetivamente, em sua chave, o fio que carrega a energia, o fio fase, não se desliga, o fusível não abre o mesmo, a chave não abre o fio fase...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

''1x Capacitor de Poliéster 470nF x 630V (Classe X)''

haveria algum problema desse cpacitor ser 470nF x 400V em uma rede 220v?

Ao me resta essa duvida mesmo, as demais foram respondidas,obrigado.

A tensão de pico de uma rede 220 Volts é de 220 Volts x 1,4142 = 311 Volts... Sempre é bom poder contar com uma isolação maior, mas dá sim para arriscar com uma tensão de isolação de 400 Volts..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!