Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

Olá,

Primeiramente gostaria de dizer que sou novo aqui no fórum, sei que tem muitos tópicos parecidos por aqui, mas este é um caso particular pra configuração, se mesmo assim estiver fazendo algo errado gostaria que me alertacem.

Como essa época eu estou de férias, estou usando o tempo para expandir meus conhecimentos, e pesquisando descobi que minha fonte, Leadership Gamer 2.0 500 w, é uma verdadeira porcaria, explicando algumas panis no meu PC! E vendo aqui no próprio Clube do Hardware (que por sinal um espetacular site) algumas fontes que aliem custo x benefício x qualidade eu descobri essa OCZ StealthXStream 400 W, eu gostaria do veredito dos mais experientes, se esta fonte suporta meu sistema sem problemas. Meu configuração:

Matherboard: Asus P5K Premium

CPU: C2D E8400 (não uso overclock e não pretendo usar)

GPU: XFX GeForce 8600 GT

HD Samsung 250 GB 7200 rpm

DVD-RW Samsung padrão

Primeiramente, bem Vindo ao forum amigo, espero que possa te ajudar.

Vamos lá amigo:

1.Ela suportaria essa minha configuração sem problemas?

Sim ela suportaria com uma boa folga e ainda trabalhando com uma boa margem de eficiencia.

2.Se daqui algum tempo eu for fazer upgrade da VGA, até qual modelo da ATI ela suportaria sem problemas?

Com esse seu processador, se queiseres coloca até uma hd5870 ela suporta tranquilamente, e tambem suportaria placas como GTX275, HD4870, hd4890 etc.

3.Qual outra fonte vocês me recomendariam com no máximo 550W?

Bem as melhores fontes nessa potencia que temos no mercado são a a Corsair 550VX e a ST550-PAM, com menores potencia e boa qualidade temos a OCZ500SXS, Zalman 460APS (ambas possuem o mesmo projeto e mesmos componentes) e a corsair 450VX, que é uma fonte de excelente qualidade.

4.Tem alguma forma de se calcular o consumo em watts de um PC sem usar aparelhos para isso?

Tem sim amigo, use esse site aqui:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

É a melhor calculadora de consumo da internet, dá valores bem exatos e contem uma vasta quantidade de componentes para calcular.

Para saber exatamente como calcular a potencia de seu sistema, leia isso aqui antes:

http://forum.clubedohardware.com.br/calculadora-consumo-extreme/450715

Abraço e happy new year! Pra você tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou montando um computador novo

AM3 PHENOM II 965 BE

4870x2(to pegando a 4870 x2 por ser 500 reais mais barata que a 5870)

Opções:

FONTE OCZ MODXSTREAM-PRO OCZ700MXSP

FONTE CORSAIR CMPSU-750TX

700W reais já seriam suficientes para aguentar essa config?

precisa de mais ou menos fonte?

essas duas sao boas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos. Estou com uma GEFORCE 9800 GX2 há um bom tempo para em casa por falta de recursos para trocar peças necessárias para a sua utilização. Sei que uma fonte de 650W reais é suficiente para o meu caso, já que os outros componentes do micro não são tão exigentes como a placa. Estou para comprar um fonte e minha dúvida é a seguinte: o produto desse link (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124793672-fonte-atx-650w-reais-power-strike-204-pinos-c-fan-120mm-_JM) no mercado livre atende à minha exigência em instalar a placa? Têm todos os conectores adequados? Estou fazendo essa pergunta aqui porque obtive duas respostas opostas, uma que sim e outra que não.

Agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
estou montando um computador novo

AM3 PHENOM II 965 BE

4870x2(to pegando a 4870 x2 por ser 500 reais mais barata que a 5870)

Opções:

FONTE OCZ MODXSTREAM-PRO OCZ700MXSP

FONTE CORSAIR CMPSU-750TX

700W reais já seriam suficientes para aguentar essa config?

precisa de mais ou menos fonte?

essas duas são boas?

Poderia passar a sua configuração completa? ^_^

Boa tarde a todos. Estou com uma GEFORCE 9800 GX2 há um bom tempo para em casa por falta de recursos para trocar peças necessárias para a sua utilização. Sei que uma fonte de 650W reais é suficiente para o meu caso, já que os outros componentes do micro não são tão exigentes como a placa. Estou para comprar um fonte e minha dúvida é a seguinte: o produto desse link (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124793672-fonte-atx-650w-reais-power-strike-204-pinos-c-fan-120mm-_JM) no mercado livre atende à minha exigência em instalar a placa? Têm todos os conectores adequados? Estou fazendo essa pergunta aqui porque obtive duas respostas opostas, uma que sim e outra que não.

Agradecido.

Diga a sua configuração que irá utilizar e a faixa de preço que deseja gastar na fonte de alimentação.

Mas já vou adiantando sobre essa fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1748

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia passar a sua configuração completa? ^_^

Pierre C.

minha configuração seria essa aque...

placa-mãe AM3 ECS A790GXM-AD3

PROCESSADOR AM3 PHENOM II X4 965

COOLER MASTER HYPER TX3

2x MEMORIA OCZ PLATINUM OCZ3P1333LV4GK

2x HD SATA 320GB SEAGATE ST3320613AS(raid0)

GABINETE COOLER MASTER RC-690-KKN1-

FONTE ???

GRAVADOR DVD SATA SAMSUNG SH-S223B

ATI 4870x2 PowerColor <Essa marca presta?

windows 7 Home Premium 64 Bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga a sua configuração que irá utilizar e a faixa de preço que deseja gastar na fonte de alimentação.

Mas já vou adiantando sobre essa fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1748

Pierre.. a configuração principal será:

Nome da Placa Mãe: Asus P5VD2-VM

Processador: DualCore Intel Core 2 Duo E6750, 2133 MHz (8 x 267)

Disco rígido: SAMSUNG HD403LJ (400 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Memória RAM: 2GB DDR2 Kingston

Driver Óptico: LG

Gabinete: X Game Case - Clone

Vídeo: GeForce 9800GX2

Precisa saber de + alguma coisa? Quanto ao valor que quero gastar não sei dizer. Quero uma fonte que me atenda e que não seja muito cara, porém que não seja dinheiro jogado fora também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o pc da assinatura, vou trocar essa fonte Dr. Hank de 500W "real" porque agora sobrou uma graninha, qual fonte os amigos aconselhariam com PFC ativo e que dê pra eu brincar de fz um overclock de vez em quando. Tava pensando em algo por volta de 250 a 350 reais.

Eu estava pensando em comprar a fonte deste anuncio,

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119588794-fonte-seventeam-st-550pam-550watts-pci-express-pfc-ativo--_JM

mas tenho medo de nao ser fonte original.

Pensei nessa aqui tambem por 246 reais porque tem garantia https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:140

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o pc da assinatura, vou trocar essa fonte Dr. Hank de 500W "real" porquê agora sobrou uma graninha, qual fonte os amigos aconselhariam com PFC ativo e que dê pra eu brincar de fz um overclock de vez em quando. Tava pensando em algo por volta de 250 a 350 reais.

Eu estava pensando em comprar a fonte deste anuncio,

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119588794-fonte-seventeam-st-550pam-550watts-pci-express-pfc-ativo--_JM

mas tenho medo de não ser fonte original.

Pensei nessa aqui também por 246 reais porquê tem garantia https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:140

valeu

pega uma Corsair 450VX, custa +ou- R$260, entrega até 571W e tem 5 anos de garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por 14 reais a menos eu compraria Fonte Seventeam ATX ST-550BAZ

nao seria mais vantagem??

De maneira alguma amigo, essa BAZ é uma fonte com projeto antigo, Sem PFC ativo, com eficiencia pífia, não se engane com sua etiqueta só porque ela diz 550W, ela até poderia entrgar isso, mas para um sistema de 10 ou mais anos atrás, hoje em dia ela não conseguiria entregar mais que 420W para um sistema moderno, é uma velharia de fonte, se o amigo for procurar, vais ver que nem mesmo a seventeam possui mais ela no seu site.

Nem se compara com a corsair 450VX, que é uma ótima fonte com alta eficiencia, PFC ativo e apesar de ser rotulada com 100W a menos, isso não procede, é uma fonte muito, mas muito melhor que essa Seventeam ai.

Mas a escolha é sua amigo, economiza R$14,00 e leva uma velharia pra casa, ou paga esses R$14,00 e leva uma das melhores fontes do mercado...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
por 14 reais a menos eu compraria Fonte Seventeam ATX ST-550BAZ

não seria mais vantagem??

Definitivamente uma péssima escolha, e é facílimo de entender o porque...

Veja ai pela comparação das etiquetas, a carteira de identidade da fonte:

ST550BAZ

ST-550BAZ.jpg

Corsair VX450

CorsairCMPSU-450VX.jpg

É só comparares para ver...

A máxima potência que a ST550BAZ vai te oferecer em 12 volts está lá escrita, e é de 380 Watts, embora ela queira ser uma fonte de 550 Watts..

A máxima potência que a VX450 vai te oferecer em 12 Volts está lá escrita, e é de 396 Watts, mesmo ela sendo uma fonte que promete 450 Watts somente

Desse modo esqueça os 100 Watts a mais que essa ST550BAZ parece ter, pois na verdade tem é cerca de 20 Watts a menos que a Corsair VX450..

Além do mais aVX450 é uma fonte homologada no Programa 80 Plus, o que lhe garante eficiência superior a 80% enquanto a linha BAZ oferece somente cerca de 70%...

Adicionalmente a Corsair te PFC ativo enquanto a Seventeam não comta com esse avanço...

São incomparáveis as duas..

É querer comparar um Honda Civic 2009 (VX450) com um Chevette 1982 (ST550BAZ)..

Mas eu entendo você e outros milhares de compradores que se deixam trair pela promessa vã da potência carregada no nome da fonte, deixando de lado a análise de tantos outros fatores muito mais significativos e inclusive essa potência, que em muitos casos é só promessa vã...

Se olhares a etiqueta de ambas já tens informações suficientes para comparação de ambas. Não necessita ser nenhum expert em fontes. se quiseres ir além, dê uma boa olhada nesse tópico daqui: Como saber a Máxima Potência Útil de uma fonte??

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pierre C.

minha configuração seria essa aque...

placa-mãe AM3 ECS A790GXM-AD3

PROCESSADOR AM3 PHENOM II X4 965

COOLER MASTER HYPER TX3

2x MEMORIA OCZ PLATINUM OCZ3P1333LV4GK

2x HD SATA 320GB SEAGATE ST3320613AS(raid0)

GABINETE COOLER MASTER RC-690-KKN1-

FONTE ???

GRAVADOR DVD SATA SAMSUNG SH-S223B

ATI 4870x2 PowerColor <Essa marca presta?

windows 7 Home Premium 64 Bits

Sua configuração vai consumir em torno dos 450W, uma boa fonte de 600W já seria suficiente.

As duas fontes que citou, vão aguentar bem sua configuração. Mas a Corsair TX650 já seria suficiente. Dê uma procurada nela, ou na Seventeam 620PAF.

Pierre.. a configuração principal será:

Nome da Placa Mãe: Asus P5VD2-VM

Processador: DualCore Intel Core 2 Duo E6750, 2133 MHz (8 x 267)

Disco rígido: SAMSUNG HD403LJ (400 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Memória RAM: 2GB DDR2 Kingston

Driver Óptico: LG

Gabinete: X Game Case - Clone

Vídeo: GeForce 9800GX2

Precisa saber de + alguma coisa? Quanto ao valor que quero gastar não sei dizer. Quero uma fonte que me atenda e que não seja muito cara, porém que não seja dinheiro jogado fora também.

Sua configuração vai consumir em torno dos 300W, recomendaria a Corsair VX450 que está com um bom preço no mercadolivre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119748127-fonte-corsair-450w-cmpsu-450vx-real-pfc-ativo-box-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos amigos pela ajuda, vou procurar ver se nao acho essa corsair que me indicaram aqui no paraguai e comento aqui no forum. Para isto terei que esperar até segunda feira para abrir o comercio. Achei muito barata essa fonte aqui Fonte OCZ ATX 500W Real StealthXStream, por 178 reais na Kabum, (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:50) mas provavelmente deve ser projeto antigo né? porque esta muito barata (na minha opinião de quem nao entende muito); ela tem Pfc Ativo e eficiencia 80%. Seria uma boa escolha?

Depois de comparar os preços que achar no paraguai eu posto aqui só pra finalizar minha compra. Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço aos amigos pela ajuda, vou procurar ver se nao acho essa corsair que me indicaram aqui no paraguai e comento aqui no forum. Para isto terei que esperar até segunda feira para abrir o comercio. Achei muito barata essa fonte aqui Fonte OCZ ATX 500W Real StealthXStream, por 178 reais na Kabum, (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:50) mas provavelmente deve ser projeto antigo né? porque esta muito barata (na minha opinião de quem nao entende muito); ela tem Pfc Ativo e eficiencia 80%. Seria uma boa escolha?

Depois de comparar os preços que achar no paraguai eu posto aqui só pra finalizar minha compra. Agradeço a todos.

É uma boa fonte sim amigo, foi testada e aprovada pelo teste feito nela aqui no clube, não é uma fonte top, pelo preço você logo vê isso, mas daria tranquilamente para seu sistema, se não achar a Corsair no paraguai essa é uma boa escolha.

Veja o teste feito com ela e tire suas próprias conclusões:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1762

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa fonte sim amigo, foi testada e aprovada pelo teste feito nela aqui no clube, não é uma fonte top, pelo preço você logo vê isso, mas daria tranquilamente para seu sistema, se não achar a Corsair no paraguai essa é uma boa escolha.

Veja o teste feito com ela e tire suas próprias conclusões:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1762

Abraço.

Gostei dos testes Dragao Vermelho, essa ocz esta com preço bem barato. Será que com essa ocz eu conseguiria manter essa mesma fonte para futuros upgrades 2 ou 3 anos pra frente? queria comprar uma fonte para esse pc mas pensando em quando eu trocar de computador nao ter que mexer na fonte. Mesmo porquê nos testes diz que ela nao fornece mais que 500w porquê o sistema de proteçãodesarma a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dos testes Dragao Vermelho, essa ocz esta com preço bem barato. Será que com essa ocz eu conseguiria manter essa mesma fonte para futuros upgrades 2 ou 3 anos pra frente? queria comprar uma fonte para esse pc mas pensando em quando eu trocar de computador nao ter que mexer na fonte. Mesmo porque nos testes diz que ela nao fornece mais que 500w porque o sistema de proteçãodesarma a fonte.

Bem amigo, o papel dela ela fez, não é recomendado usar fontes em sobre carga, mesmo que elas consigam entregar mais potencia que a rotulada, o fabricante só garante seu funcionamento, na potencia rotulada da mesma, é sempre bom saber que uma fonte pode entregar mais ainda do que informa, mas obrigação, ela só tem com a potencia da etiqueta.

Quanto aos UPs futuramente, isso ninguem vai saber dizer ao certo, é muito relativo, vai depender de como vai ser seu UP, quais componentes irá colocar e qual a demanda dos mesmo, o que podemos saber é que essa fonte vai suportar seu sistema atual, com folga para alguns UPs, como alguns HDs, troca da placa de video por alguma melhor, processador, mas como eu disse, isso é muito relativo, não se pode afirmar que essa fonte vai suportar outro sistema daqui a 3 anos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigo, o papel dela ela fez, não é recomendado usar fontes em sobre carga, mesmo que elas consigam entregar mais potencia que a rotulada, o fabricante só garante seu funcionamento, na potencia rotulada da mesma, é sempre bom saber que uma fonte pode entregar mais ainda do que informa, mas obrigação, ela só tem com a potencia da etiqueta.

Quanto aos UPs futuramente, isso ninguem vai saber dizer ao certo, é muito relativo, vai depender de como vai ser seu UP, quais componentes irá colocar e qual a demanda dos mesmo, o que podemos saber é que essa fonte vai suportar seu sistema atual, com folga para alguns UPs, como alguns HDs, troca da placa de video por alguma melhor, processador, mas como eu disse, isso é muito relativo, não se pode afirmar que essa fonte vai suportar outro sistema daqui a 3 anos.

Abraço.

3 anos eu exagerei amigo, é difícil dizer quanto aos ups mesmo porque o futuro é incerto. Mas digamos assim: ela roda um processador i7, as novas placas de video HD 5XXX, enfim, um pc desse nivel roda trankilo né?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 anos eu exagerei amigo, é difícil dizer quanto aos ups mesmo porque o futuro é incerto. Mas digamos assim: ela roda um processador i7, as novas placas de video HD 5XXX, enfim, um pc desse nivel roda trankilo né?

valeu

Roda sim amigo, um I7 com uma HD5870 ela roda tranquilo, até porque essa nova tecnologia das HD5xxx em 40nm da ATI veio consumindo menos que a geração anterios das HD4xxx.

Então se é essa sua pretenção, essa fonte servirá perfeitamente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos! Dias atrás postei uma configuração a fim de saber qual fonte usar.

Agradeço a ajuda de todos, pois ajudaram e muito.

Agora, como modifiquei alguns itens da configuração vou postar novamente a fim de saber se a Fonte Corsair TX 650 W reais PFC Ativo Power Suply serve:

- PLACA MÃE ASUS P6T DELUXE V2;

- PROCESSADOR INTEL CORE I7-920 2,66 GHZ;

- PLACA DE VÍDEO XFX HADEON HD 5870 1 GB 256 BITS;

- MEMÓRIA CORSAIR TRIPLE CHANEL 6 GB (3 X 2 GB) 1600 MHZ;

- DRIVER ÓPTICO SAMSUMG GRAVADOR DE CD/DVD;

- HD SEAGATE BARRACUDA 1,5 TB 7200 RPM 32 MB;

- MONITOR SAMSUMG LCD 22" WIDESCREEN.

Pessoal! Desde já agradeço a força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração vai consumir em torno dos 300W, recomendaria a Corsair VX450 que está com um bom preço no mercadolivre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119748127-fonte-corsair-450w-cmpsu-450vx-real-pfc-ativo-box-_JM

Pierre, não preciso de uma fonte com no mínimo de 650W? Recomendações da placa. Lembro que fui testa-la no meu micro e não funcionou. Tenho uma fonte de 500W reais aqui no pc. Será que não funcionou por causa da placa mãe? Essa fonte que voce me citou tem todos os conectores adequados né? obrigado pela ajuda. abraços feliz ano novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos! Dias atrás postei uma configuração a fim de saber qual fonte usar.

Agradeço a ajuda de todos, pois ajudaram e muito.

Agora, como modifiquei alguns itens da configuração vou postar novamente a fim de saber se a Fonte Corsair TX 650 W reais PFC Ativo Power Suply serve:

- PLACA MÃE ASUS P6T DELUXE V2;

- PROCESSADOR INTEL CORE I7-920 2,66 GHZ;

- PLACA DE VÍDEO XFX HADEON HD 5870 1 GB 256 BITS;

- MEMÓRIA CORSAIR TRIPLE CHANEL 6 GB (3 X 2 GB) 1600 MHZ;

- DRIVER ÓPTICO SAMSUMG GRAVADOR DE CD/DVD;

- HD SEAGATE BARRACUDA 1,5 TB 7200 RPM 32 MB;

- MONITOR SAMSUMG LCD 22" WIDESCREEN.

Pessoal! Desde já agradeço a força.

Serve sim amigo, com uma enorme folga, na verdade a Corsair 550VX já daria tranquilamente para seu sistema, com uma boa folga e trabalhando com uma boa margem de eficiencia, se quiseres comprar a 650TX mesmo, ela vai te servir muito bem, vai deixar uma folga muito grande no seu sistema, o mesmo não demanda mais que 330W em pico de demanda, acredito que uma fonte de 650W, seja exagero, mas a escolha é sua.

Fica ai a dica para economia.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso minha valorosa TTGI depois de vários anos de bons serviços pediu pra sair...ela me acompanha desde que a minha máquina era um Pentium 4. Agora já com a configuração atual (que consta na minha assinatura) suportou 2 anos.

Estou na duvida qual a fonte substituiria a TTGI a altura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida de quem é leigo, mas é que não fica muito claro, nos reviews eles colocam o consumo (em reviews de VGAs) como system power consumption, isso literalmete significa o consumo do sistema todo?

Depende do review amigo, a maioria realmente medem a potencia do sistema por completo, como esse abaixo:

hd4890load.png

Mas outros como o Xbitlabs, apresentam o consumo apenas da placa de video, Como podes ver abaixo:

5970power.png

É só ficar atento, quando se vê em uma review de VGA o consumo absurdamente grande, é porque esse é o consumo de todo sistema, mas para facilitar eles sempreespecificam na legenda do gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso minha valorosa TTGI depois de vários anos de bons serviços pediu pra sair...ela me acompanha desde que a minha máquina era um Pentium 4. Agora já com a configuração atual (que consta na minha assinatura) suportou 2 anos.

Estou na duvida qual a fonte substituiria a TTGI a altura...

Que tal colocar uma Corsair 400CX ?

Uma fonte com excelente eficiencia e ainda conta com uma corrente nos 12V de 30A

Alguns links de lojas:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_94&products_id=337&osCsi%20d=

http://www.netserv19.com/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=93727&cd=mgnYXd5:%60Sgkg&cat=gllffd09/Xekg&cats1=hgjYee40%60Qbgc&cdgc=gflgee2.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94278

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!