Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Far Cry 3 (FPS) - Tópico oficial


gandalfnho

Posts recomendados

Pessoal, num sei se é assim mesmo mas to achando muito escuro o cenário principalmente quando fica noite, chove ou entro em cavernas, o cenário fica muuuuuuito escuro. no caso das cavernas num da pra ver nada mesmo com a lanterna da arma ligada..... só da pra ver um palmo na frente, outra vez foi na floresta e começou a chover e num via mais nada e tava cheio de cachorros e só via os olhos vermelhos deles. Então, gostaria de saber se é assim mesmo ou tem alguma opção que posso mudar nas definições de video e gráficos pra melhorar. desde já agradeço as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala povo.

É impressão minha ou esse Far Cry 3 demora muito pra carregar?

Eu tenho a Deluxe Edition do game e NÃO consegui rodar ele até agora.

PROBLEMA: Fica travada na tela inicial (splash screen) aparecendo uma animação informando "Loading". Meu 3 minutos nessa e NÃO sai dessa tela.

NOTAS:

(1) O game já está atualizado pra versão 1.04;

(2) Meu PC não é ruim não. Tanto que outros games pesados como BF3 e Crysis 2 rodam sem erros. Resumo da config: Core I5-2500K, 8Gb DDR3 1600Mhz, VGA XFX Dual Fan HD6850, HD WD Caviar Black 1TB, Sistema Windows 7 Ultimate 64-bit...

(3) Drivers AMD Catalyst já atualizados para a última versão (12.10);

(4) Nem sequer mensagem de erro aparece. A animação não para;

(5) DirectX 11 devidamente atualizado também;

(6) Não teve problemas de cache ou algo semelhante.

Olha, tenho certeza que o game já veio com erro. Isso acontece, quem é programador concorda comigo.

Tô na ânsia de pôr a mão em FC3, parece que o game é muito bom, mas assim não dá...

Alguma ideia turma?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala povo.

É impressão minha ou esse Far Cry 3 demora muito pra carregar?

Eu tenho a Deluxe Edition do game e NÃO consegui rodar ele até agora.

PROBLEMA: Fica travada na tela inicial (splash screen) aparecendo uma animação informando "Loading". Meu 3 minutos nessa e NÃO sai dessa tela.

NOTAS:

(1) O game já está atualizado pra versão 1.04;

(2) Meu PC não é ruim não. Tanto que outros games pesados como BF3 e Crysis 2 rodam sem erros. Resumo da config: Core I5-2500K, 8Gb DDR3 1600Mhz, VGA XFX Dual Fan HD6850, HD WD Caviar Black 1TB, Sistema Windows 7 Ultimate 64-bit...

(3) Drivers AMD Catalyst já atualizados para a última versão (12.10);

(4) Nem sequer mensagem de erro aparece. A animação não para;

(5) DirectX 11 devidamente atualizado também;

(6) Não teve problemas de cache ou algo semelhante.

Olha, tenho certeza que o game já veio com erro. Isso acontece, quem é programador concorda comigo.

Tô na ânsia de pôr a mão em FC3, parece que o game é muito bom, mas assim não dá...

Alguma ideia turma?

T+

Está jogando pela Steam? Manda checar a integridade dos arquivos para ver se está OK. Eu joguei mas não devia ser a 1.04, instalou e rodou aqui sem problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está jogando pela Steam? Manda checar a integridade dos arquivos para ver se está OK. Eu joguei mas não devia ser a 1.04, instalou e rodou aqui sem problemas...

Sim, já está com a instalação íntegra. Não teve erros ao verificar.

NA VERDADE CONSEGUI RODAR O FC3 SIM.

Vou passar um tipo de solução abaixo para quem tiver este problema de travar na tela inicial de loading (splash screen).

O game NÃO é pesado como se pensa pra carregar no início. É um problema de compatibilidades e/ou desenvolvimento. Acontece, não tem software perfeito...

BASTA FECHAR UM PROCESSO CHAMADO WMIPRVSE.EXE.

Abra o gerenciador de tarefas e encerre esse processo (WIMPRVSE.EXE). Ele parece ser um componente de Instrumentação WMI do Windows (que não sei o que esse bicho realmente faz no sistema!).

Normalmente tem MAIS de um processo de wmiprvse. ENCERRE TODOS.

Pode encerrar o processo antes ou depois de executar o game. Às vezes deve fazer isso nas duas situações.

Após isto, o game deve executar normalmente.

Reparei que esse serviço do Windows fica gravando infinitavamente um arquivo de log (frame*.log) numa pasta do Windows (acho que era em C:\WINDOWS\SYSTEM32\WBEM) quando o game é executado. Vi por um monitor de processos.

Espero que isto ajude alguns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BASTA FECHAR UM PROCESSO CHAMADO WMIPRVSE.EXE.

Amigo desculpe a intromissão, mas esse é um processo importante para o Windows..... Se seu fechamento realmente resolveu seu problema é um bom sinal de que tenha algum processo "invasor" em seu PC.. O que não vem ao caso do tópico.. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só isso???? 24h??? num acredito que um jogo tão bom demore só isso!!! que decepção, pensava que ia jogar um mês inteiro pra finalizar.... mesmo fazendo as missões paralelas só dá isso mesmo? valeu

Não. Se você jogar se atendo somente a campanha principal e fazer só o básico, aí dá umas 24h. Só que esse jogo é para ser jogado com tranquilidade, estratégia, e de preferência, com a dificuldade no máximo e todas "facilidades" desativadas (com mira livre, sem o cursor de tiro para ajudar, etc.). Além de cumprir as missões, se você cumprir "as paralelas", evoluir e desbloquear todas as habilidades, caçar, coletar e criar itens, procurar por relíquias e objetos de valor, jogar os modos multiplayer... aí é que aumenta e muito o tempo de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo desculpe a intromissão, mas esse é um processo importante para o Windows..... Se seu fechamento realmente resolveu seu problema é um bom sinal de que tenha algum processo "invasor" em seu PC.. O que não vem ao caso do tópico.. :joia:

Então cara, foi fechado esse processo normalmente pelo Gerenciador de Tarefas. Ele não costuma ser executado constantemente, é mais quando se executa jogos. Chequei isso.

O sistema aqui está bem defendido. Até uso Avira Internet Security pago que vem com firewall, antívirus, proteção web, etc (dá mais proteção do que a versão gratuita). Funciona bem. Duvido da importância desse processo.

A real mesmo é que algo com o desenvolvimento do game. Um game bem desenvolvido e com poucos erros não causaria esse problema de loading como tem no FarCry e ainda mais com outros processos do sistema.

No meu caso, resolveu! HE HE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais falaram mesmo que far cry esta pedindo uns patchs para melhor otimização(vi em reviews do game) pois, tem placas TOP ai que não estão segurando devidamente esse game no Full, vi um cara com quad de 7850(eu acho) e o game nao passava de 80 70 fps, creio que vão melhorar ele, assim como vários games que lançam desse jeito, mas, é esperar pra ver, queria pegar ele mas vou dar um tempinho pra ele me encantar mesmo kkkk... abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmo o que foi falado, minha vga da assinatura em full fica travando em alguns momentos. Esperar algum patch sair para ver se resolve.

Obs: na verdade já existe uns 4 patchs, se pudesse colocar no inicio pelo menos qual a versão atual seria interessante, vlwssss

Sim, são 4 ao todo. Sugiro que baixe o quarto e último: aqui (esse é o link oficial!).

Caso não estejam atualizados, sugiro atualizar o driver de video e o Windows também. E após, execute novamente o teste do índice de experiência do Windows (imagem anexa).

post-740933-13884964667581_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ae galera, jogão esse Far Cry 3 , muito bom terem colocado algumas caracteristicas de RPG nele e o gráfico tá muito bonito, até fiquei assustado ao ver o quanto leve o jogo rodou aqui nesse PC da assinatura, pensava que conseguiria rodar ele apenas no medio/high, mas to rodando no Ultra com fps entre 30~40 , mesmo em 1366x768 e AA desativado quase não se nota o serrilhado, fizeram um ótimo trabalho nesse jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera, jogão esse Far Cry 3 , muito bom terem colocado algumas caracteristicas de RPG nele e o gráfico tá muito bonito, até fiquei assustado ao ver o quanto leve o jogo rodou aqui nesse PC da assinatura, pensava que conseguiria rodar ele apenas no medio/high, mas to rodando no Ultra com fps entre 30~40 , mesmo em 1366x768 e AA desativado quase não se nota o serrilhado, fizeram um ótimo trabalho nesse jogo.

Quando jogo esse jogo dá vontade de chorar... de emoção... de tão bem feito que ficou! Para mim, foi o GOTY 2012! :P

Far Cry 3 é a "prova viva" de que os FPS tem muito a oferecer - ainda tem salvação; e "as Ubisofts" Montreal/Shanghai/Massive/Reflections, de fato, "tiraram leite de pedra"! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara o modo story dele é curtinho ? ou da para jogar boas horas ??

o black ops 1 me arrependi de comprar porque zerei em 1 dia quase.. e deixei encostado.

Não é curtinho não, rende boas horas de jogo, você tem bastante coisa pra fazer ainda mais se fizer igual eu, começar primeiro aprimorando seu itens para depois ir começar as missões;

Serie Call Of Duty tem pouco tempo de campanha mesmo, o foco maior deles é o multiplayer, ja Farcry tem uma historia muito massa e grande e ainda um multi;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Far Cry 3 ganhará dificuldade 'Master' em atualização

Far Cry 3 vai receber uma atualização em breve que irá adicionar novidades ao jogo, entre elas um nível dificuldade adicional, classificado como "Master", que promete ser o difícil dos difíceis.

Outra novidade é a capacidade de resetar os postos já capturados ao longo do mapa, para que você possa capturar de novo ou tentar em uma maior dificuldade. Além disso, o modo multiplayer também recebe atualização, com melhorias focadas nos mapas criados por jogadores.

A Ubisoft pretende lançar todas estas atualizações ao longo de vários dias, então não espere por tudo isso de uma vez.

Fonte: Finalboss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Far Cry 3 ganhará dificuldade 'Master' em atualização

Outra novidade é a capacidade de resetar os postos já capturados ao longo do mapa, para que você possa capturar de novo ou tentar em uma maior dificuldade.

A Ubisoft pretende lançar todas estas atualizações ao longo de vários dias, então não espere por tudo isso de uma vez.

Essa eu gostei!

A possibilidade de "reset" aos Outposts era o que faltava! Até recomecei o jogo, só para rever e reaproveitar a campanha, e por último, setar a opção "Master".

No menu de opções, surge uma opção depois que o jogador conclui as missões e conquista todos os Outposts. E se você selecionar, todos os Outposts sofrerão "reset" e os piratas ficarão ainda mais hostis e as missões secundárias estarão ocultas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No começo eu tentei jogar com o DX11 e de uma em uma hora o game dava crash. Depois de pesquisar eu mudei para o DX9 e ontem a mesma coisa tentei jogar 2 partidas de Domination e fui um crash atrás do outro, depois de dessistir de jogar online fui tentar jogar o single player e outro crash. Não consigo jogar mais do que meia hora e isso não está acontecendo somente comigo e sim com MUITAS pessoas. Então antes de comprar o jogo fique atento a este problema.

Mesma coisa aqui !!! :angry:

Comprei o FC3 e estou jogando há apenas 2 dias e gostando, mas o game trava após algum tempo de jogo (15 minutos, 20 minutos, 1 hora, é meio aleatório), e isso está me irritando, principalmente porque você não consegue retornar do ponto exato que parou, nem salvando o jogo manualmente (sei lá porque, sempre volta num ponto anterior). Notei que no começo não travava, mas agora que estou explorando a ilha livremente, dificilmente fica meia hora sem travar. Só o jogo trava, consigo voltar pro desktop sem problemas.

Antes que perguntem, Não é nada na minha máquina, não é aquecimento, fonte ou etc. Já chequei tudo e está tudo normal. Mesmo porque tenho trocentos outros jogos que não dão problema algum, só esse mesmo.

Baixei o último driver da Radeon, nada. Baixei até o driver 13.2 beta, nada. Baixei o patch 1.4 do jogo mas não consigo instalar, diz que não acha sei lá o que. Mas como o jogo foi baixado pelo Steam que faz auto-update, imagino que deva estar atualizado. Infelizmente o maldito Steam não mostra qual a última versão ou patch instalado, mas julgo que seja o mais atual.

Minha máquina é um Phenom II X6 1090t, HD6870 1Gb, 8Gb de RAM e fonte Corsair de 750W, windows 7 64 bits.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edit: Olhe só que coisa...

"I recommend you guys use this Post FX tweak for far cry 3 right away when you get it, cause the Post FX are a joke, the game looks much better if disabled 100% "

"the game options only let you set it down to low so you have to edit a file to disable it completely. "

"It will not only look better but you will gain about 10fps.

"and yes the jagged edges on the trees are effected by Post FX instead of AA, don't ask me why. "

http://forums.ubi.com/showthread.php/731880-Guide-How-To-Disable-Depth-Of-Field

http://i.imgur.com/KT539.jpg

http://i.imgur.com/Yr7F8.jpg

http://i.imgur.com/yWsnS.png

Testei aqui e funcionou peerfeitamente!!!! Que coisa bizarra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a jogar ele Sexta feira. Estava meio perdido em meio a tanta opção, mas com o tempo, vou me familiarizando, e o jogo fica cada vez mais divertido.

A Ubisoft dessa vez se superou em todos os quisitos.

O jogo é lindo, a diversidade de armas, de inimigos, a história, e a principalmente a opção de legendas em Inglês.

Estou me divertindo muito, e pretendo joga-lo mais de uma vez.

Pra quem ainda está na dúvida, eu recomendo.

A título de comparação, minha configuração rodou o jogo variando de 35~40 Fps com os seguintes atributos.

* Resolução: 1920x1080

* V-Sync: Off

* Texturas: Tudo no Max

* Msa Anti-Aliasing: 2

* Gpu-Max Buffered frames: 1

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao jogo em si, eu achei muito bom (apesar de algumas coisinhas meio bizarras, mas que não chegam a atrapalhar)

Antes de mais nada, digo que só vale a pena ser jogado se você desabilitar TODOS os tipos de ajuda visual, pois senão perde totalmente a graça!!!

Estou falando de coisas puramente cheater como retícula de mira, o indicador de sua visibilidade para os inimigos, os ícones enormes sobre a cabeça dos inimigos e etc, uma opção que permite você ver a silueta dos inimigos através das paredes e mais um monte de coisas completamente sem noção.

Sinceramente, não sei porque eles colocam essas coisas no jogo... vira um treco completamente estúpido e perde-se totalmente a imersão, o suspense, a graça.. perde-se tudo!!! Imagine você na vida real invadindo sorrateiramente uma base de piratas modernos no meio de uma selva e percebe que os piratas tem bolas luminosas enormes em cima da cabeça, aparecem através de paredes e você ainda conta com um radar que mostra exatamente onde cada um deles está e pior e um gadget qualquer indica se alguém está te vendo...

Aí você acaba atirando em bolas luminosas e perseguindo pontos no radar... Vira um jogo de ícones e pontinhos no radar, a tela do jogo fica quase irrelevante. E claro, você ainda pode ver inimigos chegando atrás das paredes... IMERSÃO zero, SUSPENSE zero, GRAÇA zero.

Mas, se você desabilitar TUDO isso, aí sim Far Cry 3 vira um jogasso!

Eu cheguei a suar para invadir um posto dos piratas tentando descobrir as melhores rotas de abordagem para não ser detectado, calculando rotas de fuga, tentando descobrir pelas vozes e outros barulhos onde eles estavam, e levando muito sustos quando falhava nas minhas estratégias. E quando eu precisava sair correndo e fugir pro meio do mato me esgueirando na vegetação com eles vindo atrás e sem saber onde eles estavam? Aí confesso que o jogo é emoção e suspense puro!

A melhor parte é não ser um jogo linear. Você pode explorar a ilha inteira e tem uma infinita qtde de maneiras de fazer a maioria das coisas. Invadir uma base inimiga pode ser feito do jeito que você quiser, e não seguindo um único caminho, coisa que me irrita totalmente na maioria dos FPS e os torna injogáveis pra mim.

O ambiente completamente interativo é um ponto alto do jogo. Na verdade você vê coisas acontecendo sem que você precise interagir: Tigres atacam outros animais, animais atacam piratas e aliados, aliados atacam piratas e animais e etc. Tudo interage com tudo (ou quase tudo), e você pode usar isso a seu favor como uma estratégia a mais. Não sei quem disse que fez um pirata ser picado por uma cobra atraindo a atenção dele jogando uma pedrinha onde a cobra estava. Isso é demais!

Outro exemplo de interação: você pode "contratar" ajuda para invadir bases: Fique na frente de um veículo dirigido por habitantes da ilha armados, ele vai parar. você toma o veículo, eles saem. Espere um pouco e eles entram de novo como passageiros, aí você vai até uma base pirata.

Enfim, com certeza existem inúmeros "truques" que possa ser feitos para quem for criativo.

Bom, fora isso o jogo tem algumas coisinhas meio idiotas, tipo:

1) Ninguém na ilha sabe "libertar" as torres de rádio? (que na prática se resume a destruir um cadeado e apertar 2 ou 3 botões?) E você, um zé nada, sabe? Affe!

2) Liberando uma torre, armas de graça ficam disponíveis nas lojas. Ué, q que a ver uma coisa com a outra? Treco completamente sem pé nem cabeça.

3) você precisa coletar plantas e peles de bicho pra fazer tudo, até coisas que parecem não ter nada a ver com isso. Por exemplo, porque você precisa pegar a pele do bicho X pra fazer uma carteira que possa carregar mais dinheiro?!?!? **, dinheiro você carrega em qualquer lugar, até no bolso ou na meia, e carteiras podem ser feitas de quase qualquer material. É completamente ridículo você não poder carregar mais que Y de dinheiro só porque não tem uma carteira maior feita da pele do bicho X. E isso é só um exemplo, tem outros. Tudo bem que os jogos devem limitar as coisas, mas aqui ficou meio bizarro.

4) A animação de arrancar o couro de um bicho é totalmente sem noção, parece que você está é arrancando um pedaço de uma víscera (beeeem diferente de couro!) e o bicho continua lá, com a pele intacta. Ué?!?!

5) Matar os bichos é piada: Você precisa dar uns 30 tiros de AK-47 para matar um bufalo. Usei 2 ou 3 pentes!!! Ridículo. Para matar um tigre você gasta um pente inteiro ou mais, isso atirando quase à queima roupa com o tigre vindo pra cima de você, ou seja, um alvo fácil. O jogo parece insistir que você tem que usar espingardas específicas de caça, mas feito dessa forma ficou ridículo. E mesmo usando uma dessas, foram necessários 2 ou 3 tiros para matar um dragão de comodo. Na boa, eu simplesmente ignorei todas as missões de caça, é piada.

Mas enfim: É um ótimo jogo (SE você desabilitar aqueles trocentos cheaters idiotas) e permite muita liberdade e criatividade. Gostei!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao jogo em si, eu achei muito bom (apesar de algumas coisinhas meio bizarras, mas que não chegam a atrapalhar)

Antes de mais nada, digo que só vale a pena ser jogado se você desabilitar TODOS os tipos de ajuda visual, pois senão perde totalmente a graça!!!

Estou falando de coisas puramente cheater como retícula de mira, o indicador de sua visibilidade para os inimigos, os ícones enormes sobre a cabeça dos inimigos e etc, uma opção que permite você ver a silueta dos inimigos através das paredes e mais um monte de coisas completamente sem noção.

Sinceramente, não sei porque eles colocam essas coisas no jogo... vira um treco completamente estúpido e perde-se totalmente a imersão, o suspense, a graça.. perde-se tudo!!! Imagine você na vida real invadindo sorrateiramente uma base de piratas modernos no meio de uma selva e percebe que os piratas tem bolas luminosas enormes em cima da cabeça, aparecem através de paredes e você ainda conta com um radar que mostra exatamente onde cada um deles está e pior e um gadget qualquer indica se alguém está te vendo...

Aí você acaba atirando em bolas luminosas e perseguindo pontos no radar... Vira um jogo de ícones e pontinhos no radar, a tela do jogo fica quase irrelevante. E claro, você ainda pode ver inimigos chegando atrás das paredes... IMERSÃO zero, SUSPENSE zero, GRAÇA zero.

Mas, se você desabilitar TUDO isso, aí sim Far Cry 3 vira um jogasso!

Existem maneiras de otimizar a experiência do jogo. Eu, por exemplo, desativo todas as facilidades (e o HUD), sei que dá trabalho e leva tempo para se acostumar; deixo a mira livre, sem retícula - sem qualquer ajuda; deixo na dificuldade máxima; e ainda tem "MODS" que deixam o jogo ainda melhor, não só visualmente, mas ainda mais "alucinante"! É emocionante! :P

Se Far Cry 3 estiver nessas condições, quero ver a rapaziada criticar a I.A. do jogo! Me amigo, tu vai ver com quantos paus se faz uma canoa! :unsure:

Ótimo jogo e gráficos fantasticos, muito melhor que o Farcry2 -- gravei esse vídeo depois que terminei toda as missões.

Muito bom! :P

Quanto ao jogo em si, eu achei muito bom (apesar de algumas coisinhas meio bizarras, mas que não chegam a atrapalhar)

(...)

Bom, fora isso o jogo tem algumas coisinhas meio idiotas, tipo:

1) Ninguém na ilha sabe "libertar" as torres de rádio? (que na prática se resume a destruir um cadeado e apertar 2 ou 3 botões?) E você, um zé nada, sabe? Affe!

2) Liberando uma torre, armas de graça ficam disponíveis nas lojas. Ué, q que a ver uma coisa com a outra? Treco completamente sem pé nem cabeça.

3) você precisa coletar plantas e peles de bicho pra fazer tudo, até coisas que parecem não ter nada a ver com isso. Por exemplo, porque você precisa pegar a pele do bicho X pra fazer uma carteira que possa carregar mais dinheiro?!?!? **, dinheiro você carrega em qualquer lugar, até no bolso ou na meia, e carteiras podem ser feitas de quase qualquer material. É completamente ridículo você não poder carregar mais que Y de dinheiro só porque não tem uma carteira maior feita da pele do bicho X. E isso é só um exemplo, tem outros. Tudo bem que os jogos devem limitar as coisas, mas aqui ficou meio bizarro.

4) A animação de arrancar o couro de um bicho é totalmente sem noção, parece que você está é arrancando um pedaço de uma víscera (beeeem diferente de couro!) e o bicho continua lá, com a pele intacta. Ué?!?!

Far Cry 3 é bom, mas não é perfeito (e realmente existe algum jogo perfeito?).

Respondendo suas perguntas:

1) Não é "bizarro", o serviço é sim um tremendo dum abacaxi (branco e azedo) que você tem que descascar: considere o fato de Jason ser "fissurado" em esportes radicais e dos Rakyat terem medo de altura ou de escalar lugares perigosos! :lol:

2) A partir do momento que você ativa uma torre, os aparelhos e dispositivos de comunicação começam a funcionar, portanto, é o prêmio que você recebe pela prestação de serviço.

3) Essa sua observação eu concordo! :lol:

4) Também concordo com essa observação. Para mim, o jogo Red Dead Redemption foi e ainda continua sendo o melhor nesse quesito! Além de atender as regras da censura... e poupar os jogadores de cenas fortes... temos uma boa animação e efeitos de câmera: John Marston faz o serviço e ainda solta umas piadas... :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!