Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gerador de Hidrogenio por Eletrolise


matheus21

Posts recomendados

Ola Pessoal, sempre tive o pensamento de usar um eletrolizador para movimentar um carro, percebi que isto esta virando "moda" na interne, muita gente montando e instalando no carro, outras pessoas montando e vendendo... tem muitos videos nacionais e extrangeiros sobre o assunto, segue alguns links:

YouTube - Como fazer um gerador de Hidrogénio

YouTube - Gerador de Hidrogénio Final

- O principio e o da eletrolise da agua, resualta em uma parte de oxigenio e duas de hidrogenio....

Mas ai vai minha duvida:

O que fazer para evitar a oxidação do polo negativo?

Depois da eletrolise a agua seca?

Qual e a melhor disposição das placas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1ªPergunta:Se oxidar,basta trocar ou usar a propria eletrolise para desenferrujar(procure na net que você acha bastante coisa sobre isso,se não achar me fala que eu procuro algo pra ti)

2ªpergunta:Tipo cara,em qualquer reação quimica a massa que entra é igual a massa que sai,portanto quando você "gerar" os gases(O2 e H2) vai diminuir o volume de agua pois= 2H2O->2H2 + 1O2 , não sei se conseguiu entender,mas os gases serão algo como a "agua separada",intão se você tem gas num tem agua,saco?

Mas acho que isso não seja um problema num país cheio de rios como o nosso ^^

A terceira pergunta ja não sei te responder

Boa sorte ae no teu projeto e espero que eu tenha ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2ªpergunta:Tipo cara,em qualquer reação quimica a massa que entra é igual a massa que sai,portanto quando você "gerar" os gases(O2 e H2) vai diminuir o volume de agua pois= 2H2O->2H2 + 1O2 , não sei se conseguiu entender,mas os gases serão algo como a "agua separada",intão se você tem gas num tem agua,saco?

Mas acho que isso não seja um problema num país cheio de rios como o nosso ^^

Era isto que tinha pensado so queria confirmar....

Seria uma de frente para outra e a distância, dependerá da tensão aplicada nelas...

a tensão e 12v....

olha o que desenhei:

placacj9.png

o que acham de eu fazer com uma tela de aço inox? quanto sera que custa tela de aço inox?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será q não compensa fazer com fio de cobre de uma bitola grossa?

Dai tipo,se não me engano pra tirar a ferruguem por eletrolize basta mudar a polaridade,isso é você inverteria os polos(o que era + você deixa - e vice-versa)

e lembre que o que acelera o processo é a corrrente aplicada,a tensão tem q ser acima de 2V porém com corrente alta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será q não compensa fazer com fio de cobre de uma bitola grossa?

Dai tipo,se não me engano pra tirar a ferruguem por eletrolize basta mudar a polaridade,isso é você inverteria os polos(o que era + você deixa - e vice-versa)

e lembre que o que acelera o processo é a corrrente aplicada,a tensão tem q ser acima de 2V porém com corrente alta

ate tem um video na internet com fio de cobre, mas acho que não tera resultados satisfatorios já que a area de contato com a agua e pouca... acho que com uma telinha de aço inoxidavel fica melhor, na internet ate tem uma foto:

placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é cara realmente a area de contato ficaria maior e não teria o risco de oxidar,mas qual é a corrente da fonte/bateria que você pretende usar no projeto?

pois pelo o que eu li pela net,a tensão para ocorrer a eletrolise na agua é de 1,4V,mas em escala industrial se usa 2V por segurança,porém qualquer valor acima disso não fara nenhuma diferença.

Pra aumentar a velocidade e eficacia da geração de H2 e O2 precisaria de aumentar a corrente,de preferência para o maximo que você conseguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
ola amigo, pretendo usar a bateria do propio carro, geramente e de 40 amperes, vou ver se acho um amperimetro de ponteiro para ver quanto consome. na internet dizem que gasta de 15 a 20 amperes....

Comprei um e estou testando, funciona produz gas, mas não consegui ajustar a sonda lambida, num celta 1.0. Vi em alguma explicação que a corrente utilizada era de 30A, o meu produzia muito e trabalhava na casa dos 4A, o meu tem 20 placas de aço e uso um produto quimico, para melhorar a produção sem comprometer o KIT. Tudo que sei busquei me informar não tenho conhecimento tecnico, pelo que entendi, li, e que a quantidade de combustivel queimado na camera de combustão e de aproximadamente 20 a 25% do que e injetado, o gas iria melhorar este percentual e isto e que daria a economia. Agora estou sem o celta, mas deverei testar num Opala 4cc ano 77, carburado. Gostaria de receber informações de quem esta usando em carro com injeção, dicas, sugestões. Por hora e isso, valeu. Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde a todos!

Pessoal, estou num projeto e verificando a viabilidade de um gerador de energia.

Qual a viabilidade de ser um gerador a vapor?

Então, o hidrogênio pode produzir o vapor, mas não sei se é viável.

Porque não sei qual é a relação de volts gastos por metro cúbico de gás produzido.

E quanto de gás é necessário para vaporizar 1 litro de água e de quanta pressão é necessária para rotacionar uma turbina e esta girar um dínamo e gerar energia o suficiente para compensar a energia gasta no sistema. Vamos trocar idéias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

Pessoal, estou num projeto e verificando a viabilidade de um gerador de energia.

Qual a viabilidade de ser um gerador a vapor?

Então, o hidrogênio pode produzir o vapor, mas não sei se é viável.

Porque não sei qual é a relação de volts gastos por metro cúbico de gás produzido.

E quanto de gás é necessário para vaporizar 1 litro de água e de quanta pressão é necessária para rotacionar uma turbina e esta girar um dínamo e gerar energia o suficiente para compensar a energia gasta no sistema. Vamos trocar idéias?

Esse seu projeto é no mínimo meio doido.

Vapor por eletrólise para mover um gerador elétrico???

Eletrólise decompõe a água, não produz vapor.

Bom, pode até pode produzir se a potência da eletrólise for muito alta, mas é fora de questão.

Quem iria produzir a eletricidade para produzir o vapor para seu gerador???:wacko::wacko::wacko::wacko:

Primeiro:

Vapor se gera com queima de combustível que pode ser até lenha.

Segundo:

Turbinas a vapor só se torna eficiente a ponto de ser viável a partir de potências acima de 250 cavalos vapor.

Abaixo disso se usa cilindros com válvulas de comando.

Terceiro

É possível sim um gerador elétrico movido a vapor.

Pode existir em potências bastantes elevadas inclusive, mas a caldeira é muito perigosa pois acumula muita pressão. É uma verdadeira bomba relógio.

Mas dê uma olhada neste fogão, ele tem uma tecnologia que não é perigosa:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

olá, queria saber de vocês como vai funcionar o sistema de injeção do veiculo recebendo esse h2 diretamente no filtro de ar, a central diminui a quantidade de gasolina injetada nos bicos? e se aumentar a quantidade de h2 no sistema?   

 

 

A resposta é: Não funciona

https://www.youtube.com/watch?v=MFNCk5qxjY4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

no forum clube palio tuning tem um maluco lá que pos um desses no carro.

 

1) não é tão fácil

2) nem tão barato

3) todo cuidado é pouco

4) ele teve de adaptar o sistema elétrico do carro, para fornecer mais energia. Se não me falha, ele trocou o alternador por um mais forte, e a bateria também

 

Foi feita toda uma adaptação, o cara trabalhou 2 MESES e não 2 dias. aqui no trampo aquele forum não abre, mas dê uma olhada lá...

 

Mas cuidado... conforme disseram acima.. eletrólise você SEPARA Hidrogenio e Oxigênio dágua.... 

 

 

 

Por enquanto, à tua expectativa... faço minhas as palavras do @Jorno

 

 

Assim, não funciona

2) hidrogênio é altamente explosivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...
ÚVIDAS PARA POSSÍVEL AJUDA: 
  1. Instalei em meu carro Pegeout 1.4,  gerador de hidrogênio de fabricação própria com 11 placas,  PWM, relê auxiliar, EFEI dinâmico, fuzível de segurança etc;
  2. fiz primeiro teste de 50km e fez surpreendente 30,4 km/lt e achei que foi erro no abastecimento;
  3. programei viagem de 1000km (ida/volta) e no caminho de ida o acrílico trincou e vazou toda solução;
  4. na volta já concertado, nos primeiros 50km o resultado foi novamente em torno dos 30km/lt e nos outros quilômetros o veículo retornou ao consumo original e não fez mais economia alguma;
  5. O QUE PODE TER OCORRIDO? novamente ocorreu possível erro de abastecimento nos primeiros 50km? meu gerador está pequeno? a regulagem variei entre 9 e 12 Am para testes, qual a calibragem melhor para meu veículo?
  6. o que faço para melhorar economia?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara...  isso funciona mesmo?


Tenha na cabeça que isso (gerador de hidrogênio pra carro), não está funcional ainda... o que existem são pseudas-soluções que não passam de um aparato eletrônico que fica consumindo energia, e não gerando nada...

 

Mas sei lá... vá que....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ver o que aconteceu com o seu carro foi o seguinte, duas opções:

1) você enganou a ECU dele, se estava usando a eficiência calculada por ele mesmo. Um carro mede o consumo por litro medindo a quantidade de combustível injetada no motor e calculando quantos metros se anda com esta quantidade. Se você misturou hidrogênio no motor o que aconteceu foi que você fez ele achar que a eficiência estava aumentando quando na verdade você estava tirando energia da bateria e usando ela para criar combustível, o que na verdade não contribui em nada no motor por que ele tem que carregar a bateria consumindo potencia do motor e diminuindo sua eficiência em função das perdas. Só que como a ECU não leva em conta energia consumida da bateria para os cálculos de eficiência energética do carro para ela parece que aconteceu um milagre.

 

2o e mais provável)  quando você instalou o gerador você tinha energia armazenada na bateria, você ligou o carro e o gerador de hidrogênio começou a funcionar, a energia que estava armazenada previamente na bateria foi sendo consumida lentamente pelo gerador de hidrogênio e aplicada no motor, aumentando sua eficiência momentaneamente, uma vez que você transferiu energia da bateria para o motor. Quando a energia da bateria terminou o gerador começou a consumir a energia que o motor gera através do alternador fazendo a eficiência do motor "voltar ao normal" (aposto que abaixou). Se você carregar a bateria toda vez que andar de carro na tomada antes de liga-lo vai continuar acontecendo o aumento da eficiência, mas cuidado, não se iluda, essa energia não veio do além, e sim da tomada que você usou para carregar a bateria.

 

Infelizmente esse negócio de de botar um gerador de hidrogênio no carro esbarra em pelo menos duas leis da física e uma da química, de uma pesquisada rápida no google que você vai ver que entalpia de formação da água a partir de O e H é -243kJ/Mol (1 mol de água dá cerca de 61 litros desses gases, para você ter uma ideia 1 litro de gasolina dá cerca de 30737kJ, o problema ja começa na densidade energética), o que quer dizer -em termos químicos- que se gasta aproximadamente 243 000 joules para quebrar a molécula da água e se libera 243 000 joules ao realizar-se a combustão dos produtos da quebra. Vê como os números batem, não surge energia ali, muito pelo contrário, consome-se uma vez que o motor só consegue retornar cerca de 30% da energia da queima em potencia útil, o resto se perde em calor.

Fazendo uns cálculos básicos usando as informações que você nos forneceu, a corrente consumida é de 10A a 12v, o que dá 120W ou 120 joules por segundo, 243000/120= 2025s ou aprox. 33 min para gerar aprox 61 litros de gás (segundo as condições normais de temperatura e pressão da IUPAC) que ao entrarem no motor liberam 243kj de energia. Considerando que um motor normal de carro tem cerca de 40% de eficiência em seus melhores dias, 243000Jx0.4= 97200J de energia mecânica desenvolvida, divido pelos 2025s dá 48J por segundo ou aprox 50W. Transformando isso para CV (1cv=745W) você consome aprox (120/745) 0.16cv do motor para gerar o hidrogênio e recebe de volta (50/745) aprox. 0.06cv  você perde 0.1cv nessa brincadeira o que é basicamente imperceptível, mas prova que gerador de hidrogênio não ajuda em nada na eficiência de um motor a não ser como eu descrevi na situação 2, em que você tirou energia de um outro lugar para colocar no carro. 

(alguém confirme as contas para mim, muito obrigado rsrs)

Só para fechar, lembre-se da segunda lei da termodinâmica: " É impossível a construção de um dispositivo que, por si só, isto é, sem intervenção do meio exterior, consiga transformar integralmente em trabalho o calor absorvido de uma fonte a uma dada temperatura uniforme." em outras palavras:  Para transformar calor em energia cinética, utiliza-se uma máquina térmica, porém esta não é 100% eficiente na conversão.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
12 horas atrás, josemarf disse:

FelipeZ, boa noite.

Você está certo, neste caso, mas existe a possibilidade de utilizar uma fonte de energia externa para fazer a eletrólise da água sem utilizar o alternador do veículo. Por exemplo: painel solar.

 

O peso adicional do sistema (junto com a falta de aerodinâmica ao se colocar painéis solares no teto do carro) provavelmente irá cancelar qualquer economia de combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!