Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

  • mês depois...
  • Membro VIP

Achei baixo o valor de absorção.

Tanto menor a área do disco do varistor, menor sua capacidade de absorção..

Linhas telefônicas não costumam, assim como as linhas da rede elétrica, ter surtos de tensão de muita energia não (nela não estão ligados motores e muitas cargas indutivas)

Entretanto não é ruim se ter ai varistor de maior capacidade de absorção de energia, principalmente se tens bom aterramento, pois raios ou indução de energia derivada das tempestades elétricas podem sim ter uma energia maior..

Quando um veículo bate num poste, derrubando a linha de alta tensão sobre as redes telefônicas, na rua, também existe a chance de entrar essa alta tensão ai na linha telefônica..

Um varistor de maior capacidade vai lhe deixar maior tempo sossegado, eu trocaria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto menor a área do disco do varistor, menor sua capacidade de absorção..

Um varistor de maior capacidade vai lhe deixar maior tempo sossegado, eu trocaria..

Beleza quando fizer um pedido, vou pegar os S20K95.

Mudando o assunto, o esquema do resistor deixei ele ligado no 56R X 10W, para a descarregar a bateria de 16.5Vdc x 2200mAH.

Tenho um aqui de 15R x 20W aqueles com dissipador.

Irá esquentar bem mais que o de 10W conforme a conta.

Valeu pela dica, achei que ia torrar se deixasse mais tempo, mas como tu disseste se está dimensionado conforme os valores, não tem porque queimar.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá

Venho Sofrendo Com Harmônicas Provenientes da Indústria Coureiro Calçadista Próxima a Minha Residência, Tendo Perdido uma TV LCD 32 Polegadas e Uma Lavadoura de Roupas me Preocupo Com os Demais Eletrônicos, Recentemente adquiri um Filtro de Linha UPSAI FHT 1200 MKII, No Qual Liguei Meu PC E Monitor, Porém Mesmo depois Da Aquisição e Utilização Do Filtro Em Tomada Aterrada Percebo Que Os Ruídos E Chiados Ainda Perduram, Pois São Emitidos pela Fonte de Alimentação do Monitor LCD AOC todos os dias por volta das 8 Horas da Manhã.

O Que Posso Fazer para Eliminar estas Instabilidades ou Atenuar As Mesmas?

Alguem Saberia dizer de que maneira devo Proceder Em Relação a Companhia Fornecedora de Energia Elétrica Para que a Mesma providencie uma Solução Plausível?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Filtro de Linha UPSAI FHT 1200 MKII de filtro mesmo só tem o capacitor X2, pois não tem os indutores responsáveis pela atenuação dos ruídos conforme você informou. É por isso que não comprei até hoje este tipo de filtro.

Tive que correr atrás dos componentes e montar 'uns filtros' seguindo o caminho das pedras ilustrado pelo AlmeidaFilho e faller.

Seria interessante você adicionar uns indutores ao seu UPSAI, pelo menos para o modo diferencial que se destina a atenuar os ruídos gerados por equipamentos como batedeiras, furadeiras (motores faiscadores), desligamento de equipamentos, entre outros idênticos aos utilizados ai na indústria perto da sua residência.

Se desejável informe-se neste tópico: Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá

Venho Sofrendo Com Harmônicas Provenientes da Indústria Coureiro Calçadista Próxima a Minha Residência, Tendo Perdido uma TV LCD 32 Polegadas e Uma Lavadoura de Roupas me Preocupo Com os Demais Eletrônicos, Recentemente adquiri um Filtro de Linha UPSAI FHT 1200 MKII, No Qual Liguei Meu PC E Monitor, Porém Mesmo depois Da Aquisição e Utilização Do Filtro Em Tomada Aterrada Percebo Que Os Ruídos E Chiados Ainda Perduram, Pois São Emitidos pela Fonte de Alimentação do Monitor LCD AOC todos os dias por volta das 8 Horas da Manhã.

O Que Posso Fazer para Eliminar estas Instabilidades ou Atenuar As Mesmas?

Alguem Saberia dizer de que maneira devo Proceder Em Relação a Companhia Fornecedora de Energia Elétrica Para que a Mesma providencie uma Solução Plausível?

Obrigado.

Creio que terás de instalar DPS na caixa de disjuntores e ou no relógio de luz, pois pelo visto os picos ai não estão sendo drenados pelo protetor de surtos (não tem elementos suficientes para o surto em questão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Novamente

Em Relação ao que Foi dito, Estou decepcionado com o fato de o UPSAI nao ter Indutor e dessa maneira deixar a desejar na proteção Contra "Harmônicas".

Estive Pesquisando E Encontrei Este Produto :

Protetor de surtos DPS 4 tom. Clamper P/ TV/Cable modem:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTECTTVCP

Seria Este O Protetor Mais Indicado as Minhas necessidades?

Me Perdoem o Questionamento mas Ele Protege Contra Descargas Elétricas que entrem pela Linha Telefônica - Cabo Coaxial e rede elétrica?

Já que o Usarei Na TV no Receptor da TV Digital (Incluino o cabo que vem da Antena) e No Telefone Sem Fio (Incluindo o cabo que Vem da Rede Telefônica)

Me Interessei Pelos Esquemas de Montagem de Filtros e Upgrades No UPSAI Porém Como Não Tenho Conhecimento Suficiente, Acredito não ser seguro Alterar ou Criar Dispositivos de proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Ola Novamente

Em Relação ao que Foi dito, Estou decepcionado com o fato de o UPSAI nao ter Indutor e dessa maneira deixar a desejar na proteção Contra "Harmônicas".

Estive Pesquisando E Encontrei Este Produto :

Protetor de surtos DPS 4 tom. Clamper P/ TV/Cable modem:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTECTTVCP

Seria Este O Protetor Mais Indicado as Minhas necessidades?

Me Perdoem o Questionamento mas Ele Protege Contra Descargas Elétricas que entrem pela Linha Telefônica - Cabo Coaxial e rede elétrica?

Já que o Usarei Na TV no Receptor da TV Digital (Incluino o cabo que vem da Antena) e No Telefone Sem Fio (Incluindo o cabo que Vem da Rede Telefônica)

Me Interessei Pelos Esquemas de Montagem de Filtros e Upgrades No UPSAI Porém Como Não Tenho Conhecimento Suficiente, Acredito não ser seguro Alterar ou Criar Dispositivos de proteção.

Olá

Estive novamente pesquisando e no Site da ATERA e Encontrei dois Produtos Que me Interessaram:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=DPSCOMP4TBR

E

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PROTECTTVCP

Bem No Meu caso Seria Necessário Utilizar o Segundo Pois Necessito de Proteção Para Antena da TV Digital.

Porém, Surge a Dúvida, Lendo as Descrições de ambos os produtos notei que Aparentemente o Protector Cable não dispõe de tantos elementos de proteção relacionados a DPS, Seria este Produto Inferior ao Protector PRO em Capacidade - Qualidade de Filtragem ? Ou A Única Diferença Reside nas Conexões Coaxiais e Modem Presentes Apenas na Versão CABLE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Estive novamente pesquisando e no Site da ATERA e Encontrei dois Produtos Que me Interessaram:

O Clamper Computer Protector Pro no quesito proteção tem três varistores, proteção térmica e disjuntor rearmável em vez de fusível. No quesito filtragem tem um indutor e dois capacitores poliéster. Não tem capacitores X nem capacitores Y. Externamente tem apenas 4 tomadas e um design bastante exótico.

O Clamper Computer Protector Cable ninguém abriu para verificar.

Comparando com os demais, segundo análise do Faller:

Upsai FHT-1200

Tem um varistor de 20 mm para cada par de fios F-N, F-T e N-T (3 no total), como proteção e um capacitor somente como elemento de filtragem.

Clone F8

Tem um varistor de 18 mm por cada par de fios F-N, F-T e N-T (3 no total), como proteção, um capacitor para filtragem em modo diferencial e dois capacitores para filtragem em modo comum. Além disso tem dois fusíveis térmicos para proteção dos varistores. Não contempla proteções de linhas adicionais.

SMS Clean Energy

Tem um único varistor de 14 mm somente entre os fios Fase e Neutro, como proteção, um capacitor para filtragem em modo diferencial e dois capacitores para filtragem em modo comum*. Não possui fusíveis térmicos para proteção dos varistores. Possui um circuito mais elaborado para seccionar a energia das tomadas quando essa energia estiver fora de determinada faixa considerada como útil.

* Parece que tem também indutor, não mencionado aqui pelo Faller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

SMS Clean Energy

Tem um único varistor de 14 mm somente entre os fios Fase e Neutro, como proteção, um capacitor para filtragem em modo diferencial e dois capacitores para filtragem em modo comum*. Não possui fusíveis térmicos para proteção dos varistores. Possui um circuito mais elaborado para seccionar a energia das tomadas quando essa energia estiver fora de determinada faixa considerada como útil.

* Parece que tem também indutor, não mencionado aqui pelo Faller.

O único indutor que ele tem não se destina a filtragem do AC e sim a fonte de alimentação, para alimentar o PIC (O CI e a eletrônica da placa).

É o L1 ai visto.. Não se destina a filtragem do AC não..

FiltroSMSCleanEnergydetalhedosCIscapacitoreindutordafonte.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode Parecer Loucura mas me Ocorreu que Talvez uma Fonte de Alimentação Tenha as Proteções Necessárias, pois Acredito que Seja Muito Mais Completa do Que um Filtro de Linha.

Então Pensei em Comprar uma de Boa Marca (Zalman, OCZ ou Corsair) que tenha Tomada na Parte Traseira, Conectando La meu Filtro Upsai que Recebe a Energia da Fonte e Gerencia os Eletrônicos e as Conexões Coaxias e de Linha, Claro que Não excedendo a Capacidade de Alimentação da Fonte.

Acredito que 600 Watts Seriam Suficientes Para Suprir um TV LCD 32' Um Microsystem 480 Watts RMS e um Decodificador de TV Digital.

Gostaria de Contar Com Sugstões em Relação a Escolha da Fonte Lembrando que Minha Necessidade é a de Filtrar Harmônicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pode Parecer Loucura mas me Ocorreu que Talvez uma Fonte de Alimentação Tenha as Proteções Necessárias, pois Acredito que Seja Muito Mais Completa do Que um Filtro de Linha.

Então Pensei em Comprar uma de Boa Marca (Zalman, OCZ ou Corsair) que tenha Tomada na Parte Traseira, Conectando La meu Filtro Upsai que Recebe a Energia da Fonte e Gerencia os Eletrônicos e as Conexões Coaxias e de Linha, Claro que Não excedendo a Capacidade de Alimentação da Fonte.

Acredito que 600 Watts Seriam Suficientes Para Suprir um TV LCD 32' Um Microsystem 480 Watts RMS e um Decodificador de TV Digital.

Gostaria de Contar Com Sugstões em Relação a Escolha da Fonte Lembrando que Minha Necessidade é a de Filtrar Harmônicas.

É amigo.. Não só pode parecer loucura como realmente é loucura..

Fontes equipadas com tomadas para se ligar o monitor, por exemplo, são típicas fontes brasileiras fabricadas aqui ou adaptadas, abrasileiradas... Essa tomada na fonte consiste tão somente num pedacinho de fio de 5 cm, que une a tomada de entrada de energia, vinda da tomada pelo cabo da fonte, com a tomada de saída.

Não só não tem filtragem nenhuma ai para essa tomada como também, na imensa maioria das vezes, sequer tem filtro para a própria fonte. Te dou um exemplo:

Dê uma olhada nessa fonte dai:

FonteClonede450W.jpg

Veja internamente, dá para perceber a ligação da entrada de energia para a saída da tomada, sem filtragem alguma.. Note que a filtragem definitivamente não é o forte da mesma, pois nem para a própria fonte ela existe. Veja a falta de capacitores e o by-pass dos indutores..

FonteClonede450Wdetalhedafiltragem.jpg

Dá para ver mais de perto ai:

FonteClonede450Wdetalhedaausnciadefiltragem.jpg

Mas nem se preocupe.. Não é somente você que imagina que fontes que tem essa tomada na saída fazem algo, algum processamento da energia, para essa tomada.. Muitos e muitos tem essa percepção...Mas no entanto é tão somente um benjamin de luxo.. Só isso..

Só admiro que jamais se deem conta de que fonte decente nenhuma tem isso dai.. Só as fontes Brazucas, ou fabricadas aqui ou adaptadas para apresentar um diferencial "altamente tecnológico", constituido de 5 cm de fio e uma tomada.... Mas engana aos incautos, faz brilhar os olhos, doura o anzol a cata de compradores de plantão. Só fonte podre tem isso dai..

Tente achar uma tomada dessas em uma Corsair, uma Antec, uma Seasonic, ou até mesmo em uma Thermaltake, Enermax, OCZ.. Não vais encontrar...

São os modismos do Brasil.. Os únicos em muitas coisas...

Assim como é o único a ter TV PAL(M), o única nesse novo modelo de tomada, o único a adotar massivamente estabilizadores, o único a chamar de no-break o que o mundo todo chama de UPS (Uninterruptible Power Source) e assim vai com nosso únicismos por ai afora...

Mais um detalhe.... Evidente que não deves contar essa potência dai, ligada nessa tomada, como exigência da fonte. A tomada é um mísero "T", uma derivação... Nada tema ver com a potência da fonte..

Se quiseres um filtro realmente decente, que elimine harmônicas, mande elaborar. Nenhum filtro de linha do mercado se preocupa com as harmônicas dos 60 Hz.. Sua preocupação na etapa de filtragem é sim a eliminação de altas frequências e, sim, se ai houver, as harmônicas dessas altas frequências, mas nunca dos 60 Hz...

Esse que fiz aqui, tremendamente melhor que os melhores que vais encontrar no mercado, minimamente começa a operar, a cortar, lá pelos 730 Hz, mais de uma década acima da fundamental da rede elétrica..

Como tornei útil um estabilizador!

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode Parecer Loucura mas me Ocorreu que Talvez uma Fonte de Alimentação Tenha as Proteções Necessárias, pois Acredito que Seja Muito Mais Completa do Que um Filtro de Linha.

Então Pensei em Comprar uma de Boa Marca (Zalman, OCZ ou Corsair) que tenha Tomada na Parte Traseira, Conectando La meu Filtro Upsai que Recebe a Energia da Fonte e Gerencia os Eletrônicos e as Conexões Coaxias e de Linha, Claro que Não excedendo a Capacidade de Alimentação da Fonte.

Acredito que 600 Watts Seriam Suficientes Para Suprir um TV LCD 32' Um Microsystem 480 Watts RMS e um Decodificador de TV Digital.

Gostaria de Contar Com Sugstões em Relação a Escolha da Fonte Lembrando que Minha Necessidade é a de Filtrar Harmônicas.

Você está se referindo a essa tomada?

Fonte%20450W.jpg

Caso esteja, apenas fontes vagabundas possuem ela... (note que através da hélice do ventilador é possível ver o outro lado da fonte... nenhum componente no caminho...)

E de qualquer modo esta tomada é uma mera extensão, não possui filtragem alguma, é um mero "remendo" na entrada de energia da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato

Estive No Site da FGTEC Pesquisando Preços de Fontes de Alminetação, e Havia Notado que nenhuma das Fontes Possui A Tal Tomada na Parte Traseira, Assim Como as Que São Exibidas No Espaço Comercial do Fórum Também não tem, Contudo Acreditei que Encontraria Alguma Fonte de Qualidade com Tal Agregado, o que Não Aconteceu.

Creio que a Única Maneira de obter uma Proteção seja Ordenar o Desenvolvimento de um Filtro que Atenda as Minhas Necessidades específicas (e perder os olhos da cara), ou Me Aventurar na Construção de Um Filtro Baseado nos Tópicos Do Colega Faller e AlmeidaFilho.

Fica o Questionamento ,Poderiam ser realmente essas Harmônicas as Responsáveis Pela Queima de Minha TV LCD? ou Não Passa de Uma Paranóia? Elas de Fato Oferecem um Grau de Risco tão Alto?

Grato a Todos pela Ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
De fato

Estive No Site da FGTEC Pesquisando Preços de Fontes de Alminetação, e Havia Notado que nenhuma das Fontes Possui A Tal Tomada na Parte Traseira, Assim Como as Que São Exibidas No Espaço Comercial do Fórum Também não tem, Contudo Acreditei que Encontraria Alguma Fonte de Qualidade com Tal Agregado, o que Não Aconteceu.

Creio que a Única Maneira de obter uma Proteção seja Ordenar o Desenvolvimento de um Filtro que Atenda as Minhas Necessidades específicas (e perder os olhos da cara), ou Me Aventurar na Construção de Um Filtro Baseado nos Tópicos Do Colega Faller e AlmeidaFilho.

Fica o Questionamento ,Poderiam ser realmente essas Harmônicas as Responsáveis Pela Queima de Minha TV LCD? ou Não Passa de Uma Paranóia? Elas de Fato Oferecem um Grau de Risco tão Alto?

Grato a Todos pela Ajuda.

Esses ruídos de que falastes lá atrás, por volta das oito da manhã, já reparaste se estão sinconizados com o uso do chuveiro elétrico, quer na sua casa quer em algum vizinho (é claro, que se perceba.. Não estou sugerindo que vás ver a vizinha tomar banho...)???

Se estão sincronizados tem uma boa razão. Depois lhe explico, se for o caso..

Outra questão é de como eram ligados os seus equipamentos, direto, com filtro, com transformador, com estabilizador???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Relação ao Chuveiro, Não o Utilizo Logo pela Manhã, porém não seria impossível que algum vizinho fizesse o uso do mesmo neste horário, mas pense comigo, o expediente da fábrica inicia as 7 horas e a esmagadora maioria da vizinhança trabalha na indústria de calçados, sendo assim as 8 horas seria difícil alguém estar em casa para fazer o uso do chuveiro. me passou pela cabeça que seria improvável (tenha em mente que sou um completo leigo no assunsto) Sofrer com as consequências Do Liga Desliga do Chuveiro do Vizinho Mais Próximo (30 metros) pois durante o período em que ele esteve ausente os "Ruídos" perduraram , Talvez o outro vizinho a 40 metros, mas sei que este não utiliza o chuveiro logo pela manhã.

De Qualquer Maneira já Estou providenciando os materiais para a construção do Filtro Proposto pelo Colega AlmeidaFilho, e também tentar por na prática as ideias expostas pelo colega faller no tópico que trata de Tornar útil um estabilizador.

Gostaria de saber se é possível agregar algum disposotivo de segurança ao filtro para que ele possa gerenciar as harmônicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fique claro que os chuveiros elétricos em si em nada atrapalham as fontes. Os chuveiros elétricos com ajuste da temperatura d'água por meio eletrônico é que acabam por fazer as fontes "gritar" em função da alta geração de harmônicas criada pelo chaveamento de seu triac, por deslocamento do ângulo de disparo..

Por isso perguntei.. Esse dai, da ThermoSystem tipicamente e seus assemelhados:

Thermosystem.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal tentei puxar um fio TERRA para a tomada do telefone com ramal aqui na minha tia e como colocaram gesso no teto complicou tudo.

Pensei em comprar dois e-clamper tel: http://www.clamperlojavirtual.com.br/e-clamper-computer-tel-1.html

DPS-E-CLAMPER-TEL_1.jpg

DPS-E-CLAMPER-TEL_2.jpg

Não sei se o dispositivo terá proteção sem o aterramento. É viável comprar? Acredito que sem o TERRA só irá proteger em parte a fonte chaveada.

Neste caso como o pino no TERRA não fica conectado ao circuito do telefone e da fonte, não poderia ser utilizado um aterramento do tipo TT, onde só seria escoado para o TERRA se o varistor entrasse em ação ?

Acabei por comprar 4 desses DPS 1 pro vizinho e 3 pra mim. Conforme um video proprio fabricante se o NEUTRO estiver corretamente aterrado ainda há como garantir uma boa proteção.

Essa loja da e-clamper tá cara, comprei por R$36.66 em outro lugar cada unidade.

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Faller muito obrigado por TODOS os tópicos que você criou. Muito bom!

Porém, mesmo com todos eles, não tive escolhe e acabei não podendo seguir todas as suas orientações, infelizmente!

Abaixo estão citações dos itens da primeira página e gostaria, se possível, tirar algumas dúvidas e saber sua opinião a respeito.

...1) Problema: Em seu site é grande a incidência de falta de energia que derruba sua aplicação fazendo você perder tempo e trabalho:

- Solução: No-break...

2) Problema: Além de faltar a energia, tem que operar na falta da mesma, pois o PC sustenta uma aplicação que não pode parar:

- Solução: No-Break senoidal...

Morei nos EUA e lá usava o No-Break Back-UPS RS 1500VA da APC (BR1500). Quando retornei ao Brasil a primeira coisa que fiz foi comprar um aqui, pois realmente preciso de certa autonomia para salvar meus arquivos.

http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1500&tab=features

Ele funcionou sem nenhum problema com as fontes que não tinham PFC ativo. Porém após instalar a fonte Enthusiast Series TX750 V2 da Corsair, e a placa-mãe Asus P8Z68-V (que possui anti-surto - Anti-Surge) comecei a ouvir um zumbido produzido pela fonte toda vez o No-Break assume a alimentação.

http://www.corsair.com/power-supply-units/enthusiast-series-power-supply-units/enthusiast-series-tx750-v2-80-plus-bronze-certified-750-watt-high-performance-power-supply.html

http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8Z68V/#specifications

Por causa desse problema tive de desabilitar (até onde foi possível) parte das funções de estabilização (tensão) em torno da tensão em que o no-break assume a carga (quando a tensão cai abaixo de 94 volts ou quando ela atinge 136 volts - o normal para ele seria 120V). Além disso, configurei a sensibilidade (ruído elétrico) para o modo baixo. Isso faz com que o No-Break intervenha pouquíssimas vezes nesses casos. Mas claro que ele entra em ação quando há falta de energia (blackout).

A pergunta: esse zumbido é normal ao usar uma fonte PFC com o No-Break acima?

8) Problema: Não vives em área industrial mas gostarias de proteger eletricamente seu PC, um investimento relativamente caro.

- Solução: Para proteger eletricamente seu PC adote uma boa régua de proteção/filtro de linha (não vá comprar uma extensão com esse nome) e, se possível adote também aterramento nas tomadas aonde vai ligar seus equipamentos...

Em minha residência o padrão elétrico é monofásico (PE) e estou pensando em instalar o DPS VCL 275V Slim I de 45kA da Clamper (VCL de proteção N/PE).

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=3&titulo=VCL%20%28DPS%29

Em sua opinião, somente esse DPS será capaz de evitar os surtos e proteger todos os equipamentos plugados nas tomadas (condicionador de ar com 9000 btus, 3 TVs de tubo, 1 LCD de 40” e etc.)?

9) Problema: Minha cidade tem alimentação em 220 Volts e as caixas de som de meu PC só conseguem operar em 110 Volts. Por isso necessito colocar ai um estabilizador que converta de 220 para 110. Desse modo posso alimentar o PC com uma tensão mais baixa e segura e também aproveito para alimentar as caixas de som.

- Solução: Isso que não chega a ser um problema e sim uma necessidade, de redução de tensão para alimentar uma caixa de som pode e deve ser resolvido com o dispositivo correto para o caso, um autotransformador 220/110 com potência adequada para tão somente atender, com folga, os equipamentos que somente podem operar na tensão de 110 Volts...

Como você notou, meu No-Break tem entrada e saída de 120V e morro em Goiânia, que tem tensão de 220V. Isso me forçou a adquirir na época um autotransformador de 3000VA, modelo ATS Line da TS-Shara (220/110 – 2000 W).

http://www.tsshara.com.br/Downloads/Manual_Autotransformadores_ATS_Line.pdf

Você poderia me dizer o que acontece ao usar tal transformador em conjunto com o No-Break? O consumo de energia elétrica aumenta muito? Os danos à fonte são muito graves?

Luiz, mais uma vez muito obrigado por todos os tópicos que você criou.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta: esse zumbido é normal ao usar uma fonte PFC com o No-Break acima?

Em fontes com PFC ativo esse zumbido é bastante comum. Nenhum tipo de fonte se dá bem, com no-breaks que geram energia não senoidal, como o é a energia da rede elétrica... Eles costumam gritar..

A função deles é a de supressão de surtos. Nenhuma régua de tomadas terá melhores condições do que ele, lá no quadro colocado, para absorção de surtos de tensão.. Agora, se vai ser suficiente, isso dependerá de inúmeros outros fatores, impossível de se afirmar.. Esse tipo de instalação protege melhor que qualquer outro filtro de linha colocado nas tomadas..

O uso de autotransformadores não trás problema nenhum e sua eficiência é superior a 95% com certeza.. Perdas de 5% da energia usada através dele portanto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller MUITÍSSIMO obrigado por ter respondido tão rapidamente. Excepcional! Porém, abusando de sua boa vontade, eu gostaria de mais uma ajuda.

...Em minha residência o padrão elétrico é monofásico (PE) e estou pensando em instalar o DPS VCL 275V Slim I de 45kA da Clamper (VCL de proteção N/PE).

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=3&titulo=VCL%20%28DPS%29

Em sua opinião, somente esse DPS será capaz de evitar os surtos e proteger todos os equipamentos plugados nas tomadas (condicionador de ar com 9000 btus, 3 TVs de tubo, 1 LCD de 40” e etc.)?...

...A função deles é a de supressão de surtos. Nenhuma régua de tomadas terá melhores condições do que ele, lá no quadro colocado, para absorção de surtos de tensão...

...Esse tipo de instalação protege melhor que qualquer outro filtro de linha colocado nas tomadas...

Ok! Instalarei o DPS que dará proteção contra Surtos Elétricos, mas também preciso proteger o cabo coaxial (tipo F) da antena externa que entra na minha TV.

Vi que você recomendava sempre modelos da Clamper ou o FHT-1200 da Upsai. Eu gostaria de saber, levando em consideração SOMENTE o fator eficiência (proteção real), ou seja, desconsiderando quantidade de tomadas e proteção para telefone, se o FHT-1200 supera o e-Clamper Cabo ou se ele é na verdade inferior.

http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=16&titulo=E-Terra

Pergunto isso porque vi que você precisou adicionar alguns componentes no FHT-1200 para que ele ficasse 100%. E como não entendo de componentes eletrônicos, e muito menos de energia elétrica, gostaria de sua recomendação para que eu possa proteger também a entrada da antena da TV.

faller, mais uma vez, muito obrigado!

P.S: Minhas tomadas não são aterradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os filtros da Clamper sempre foram melhores, só não era completo e esse FHT-1200 era.. Tinha proteção para linha telefônica e cabo

Se agora a Clamper também oferece essas proteções, tem tudo para ser melhor..

As proteções para cabo, antena e linha telefônica são mais eficazes se a tomada dispuser de aterramento..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros da Clamper sempre foram melhores, só não era completo e esse FHT-1200 era.. Tinha proteção para linha telefônica e cabo

Se agora a Clamper também oferece essas proteções, tem tudo para ser melhor..

As proteções para cabo, antena e linha telefônica são mais eficazes se a tomada dispuser de aterramento..

Utilizado para proteção de aparelhos eletrônicos ligados simultaneamente à rede elétrica e a antena externa de TV ou a linha de internet. Garante a proteção completa sem a necessidade de um fio terra local devido a seu exclusivo SLFP.

Acho que vou de Clamper, pois o modelo e-Clamper Cabo parece ter sido desenvolvido JUSTAMENTE para quem não tem aterramento. Pelo menos foi o que eu entendi ao ler o material publicitário (citação acima).

O vídeo abaixo diz algo sobre a falta de aterramento e a eficácia do e-Clamper:

http://youtu.be/o93Mch0J9pA

faller muito obrigado pela ajuda e por TODOS os tópicos que você criou.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!