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As doenças Elétricas e seus Remédios


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Amigo, 63 a 65 Volts em uma rede de 127 Volts não é subtensão, é defeito, é fiação comprometida, é emenda mal feita, é disjuntor frouxo em seus contatos.. Você não precisa de estabilizador nem de filtro de linha.. Você precisa de um eletricista..

Com essas tensões dai seu refrigerador nem parte com absoluta certeza..

Ou você mediu mal isso dai ou a coisa por ai está preta..

É então eu medi e realmente deu esse valor de volts. Kkk pois é deve ser mesmo a fiação daqui.

Mas assim, o mínimo de 90v em que a fonte trabalha, em quais ocasiões a tensão fica com essa quantidade? Antes da fonte, o filtro de linha ja desarma?

E se caso aconteça mais de uma vez as subtensões no mesmo dia, o pc sofre danos( usando filtro de linha e tal)? E danos a longo prazo?

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  • Membro VIP
É então eu medi e realmente deu esse valor de volts. Kkk pois é deve ser mesmo a fiação daqui.

Mas assim, o mínimo de 90v em que a fonte trabalha, em quais ocasiões a tensão fica com essa quantidade? Antes da fonte, o filtro de linha ja desarma?

E se caso aconteça mais de uma vez as subtensões no mesmo dia, o pc sofre danos( usando filtro de linha e tal)? E danos a longo prazo?

Certeza que seu multímetro esta com bateria boa???

Já mediste a tensão em outra casa, na casa de um amigo???

As ocasiões em que a tensão assume esses valores são quando existe algo errado com a instalação;

Se for um filtro SMS Clean Energy ele desalimentará as tomadas de saída com tensões dessa ordem ai..

Sempre que a tensão cair desse modo com esse filtro, vai desligar seu PC..

Confira esse seu multímetro.. Acho impossível que tenhas medido corretamente ou que não exista um problema com esse seu medidor..

Você tem de medir numa faixa de Volts AC, estás fazendo isso de modo correto???

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Certeza que seu multímetro esta com bateria boa???

Já mediste a tensão em outra casa, na casa de um amigo???

As ocasiões em que a tensão assume esses valores são quando existe algo errado com a instalação;

Se for um filtro SMS Clean Energy ele desalimentará as tomadas de saída com tensões dessa ordem ai..

Sempre que a tensão cair desse modo com esse filtro, vai desligar seu PC..

Confira esse seu multímetro.. Acho impossível que tenhas medido corretamente ou que não exista um problema com esse seu medidor..

Você tem de medir numa faixa de Volts AC, estás fazendo isso de modo correto???

Sim sim estava certo na hora de medir, o multímetro esta em ordem. Teve uma outra vez que fui medir e marcou 96v, tolerável para a fonte mas ainda assim baixo. A tensão nominal de minha casa é 120~121v. Ai a preocupação maior é se o pc vai sofrer,ou na hora, ou a longo prazo, por causa de variações que podem acontecer. Eu vou ficar mais ou menos uns 3 anos com o pc imutável na parte das peças por causa do curso que faço que me limita os gastos e não posso ter o pc danificado pela utilização que tenho que ter, por isso que estou tão preocupado kk.

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Sim sim estava certo na hora de medir, o multímetro esta em ordem. Teve uma outra vez que fui medir e marcou 96v, tolerável para a fonte mas ainda assim baixo. A tensão nominal de minha casa é 120~121v. Ai a preocupação maior é se o pc vai sofrer,ou na hora, ou a longo prazo, por causa de variações que podem acontecer. Eu vou ficar mais ou menos uns 3 anos com o pc imutável na parte das peças por causa do curso que faço que me limita os gastos e não posso ter o pc danificado pela utilização que tenho que ter, por isso que estou tão preocupado kk.

Antes de se preocupar com seu pc, se preocupe com todos os outros eletrônicos de sua casa.

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  • mês depois...

Gostei do tutorial, porém, como sou totalmente leiga e os "técnicos" que me assistiram não ajudaram muito, ainda não sei qual a melhor opção a seguir. Realizo um exame chamado PEATE que tem por finalidade analisar a atividade eletrofisiológica do sistema auditivo. O equipamento que gera o som e capta o sinal é ligado ao PC e a análise é feita através do programa. A questão é que esse equipamento é muuuuuuuuito sensível a interferência elétrica. A sala onde trabalho já foi aterrada, mas, mesmo assim, em algumas horas do dia, é impossível concluir um exame sequer. Além disso, nos fones de inserção, que coloco nos ouvidos dos pacientes e que geram os cliques necessários p o exame, é possível ouvir algumas vezes o som de rádio, o que obviamente interfere na resposta auditiva do paciente. Qual seria o melhor remédio para o meu problema? Valeu!! :)

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  • Membro VIP
Gostei do tutorial, porém, como sou totalmente leiga e os "técnicos" que me assistiram não ajudaram muito, ainda não sei qual a melhor opção a seguir. Realizo um exame chamado PEATE que tem por finalidade analisar a atividade eletrofisiológica do sistema auditivo. O equipamento que gera o som e capta o sinal é ligado ao PC e a análise é feita através do programa. A questão é que esse equipamento é muuuuuuuuito sensível a interferência elétrica. A sala onde trabalho já foi aterrada, mas, mesmo assim, em algumas horas do dia, é impossível concluir um exame sequer. Além disso, nos fones de inserção, que coloco nos ouvidos dos pacientes e que geram os cliques necessários p o exame, é possível ouvir algumas vezes o som de rádio, o que obviamente interfere na resposta auditiva do paciente. Qual seria o melhor remédio para o meu problema? Valeu!! :)

Pense em adotar um transformador isolador para linha médica. Isobox se chama ele, e é fabricado pela Toroid do Brasil..

Olhe ai: http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

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...

10) Problema: Seu PC dá uma sensação de choque elétrico quando tocas em seu gabinete.

- Solução: Essa sensação de choque elétrico tem diversas possíveis origens.

A) Tomada da parede, aonde ligas o PC, não tripolar, não polarizada. Isso faz com que se possa ligar o plug de rede de dois modos distintos, Somente um deles é o correto, o outro potencialmente poderá apresentar ou aumentar essa sensação de choque. Falo do fio Fase e do fio Neutro, eles tem a posição correta de ligação.

B) Topologia de distribuição da baixa tensão. Nesse Brasil enorme existem diversas topologias de distribuição de baixa tensão. Algumas delas, principalmente aquelas que colocam na tomada de seu PC duas fases ao invés de Fase e Neutro, são mais propensas a oferecer essa característica da sensação do choque.

C) Ausência de aterramento na tomada aonde se liga o PC.

D) Fonte vagabundas sem o menor cuidado com os filtros de entrada e com larga fuga para a carcaça.

E) A fuga para carcaça, que dá origem a sensação de choque, bem pode estar sendo originada no monitor e não no PC. Não culpe a fonte do PC desse modo.

F) O tipo de piso e sua interação com o mesmo. Pisos frios e operador descalço, fazem com que o terra esteja mais presente, eletricamente, no operador do PC. A sensação de choque desse modo será muito maior...

Claro que cada uma dessas possíveis origens ai de cima pode e deve ser tratada de um modo diverso. Mas, de um modo geral se pode resumir a solução desse modo:

Ação Prioritária se você não quer mais essa sensação de choque: Providencie aterramento na tomada aonde você liga seu PC. Isso pode representar a necessidade de uma grande obra (enterrar 3 barras de cobre na terra etc...) ou simplesmente a passagem de um fio desde o quadro do medidor de energia (se lá tiver um aterramento bem feito e geralmente tem) até a tomada de seu PC. Preço do fio e mão de obra, isso é o que custa a solução. Traga desse modo o aterramento da energia, lá da caixa do medidor de energia, até a tomada de seu PC. Não vá querer poupar e ligar o neutro, na tomada, ao pino de aterramento da mesma, não é absolutamente a mesma coisa.

Ação Secundária se você não quer mais essa sensação de choque: Podes adotar um transformador isolador, Na elétrica tem, na madeireira tem (não é autotransformador, é transformador isolador) também conhecido comercialmente como MI ou Módulo Isolador, sabendo que você estará atacando o sintoma e não na trabalhando na solução do problema. Não acredite que esse MI vai proteger seu PC pois vai lhe dar aterramento pois isso é balela, inverdade. Ele simula um sintoma que na prática é conseguido com aterramento. Ônus da solução é a perda de energia na transformação, da ordem de 10% ou mais, desse modo com muito calor.. Podes usar esse calor para manter o lanche da madrugada aquecido, ou, aqui no sul, no inverno, manter aquecido os pés. Não é de todo ruim portanto, dá para aproveitar o calor...

Obrigado pelo excelente post, Faller. Tenho o problema relatado no item 10: quando ligo meu notebook na tomada (com ou sem bateria) sinto um leve choque no placa de metal onde ficam as teclas. Ele foi comprado na Alemanha e testado na Holanda durante 4 meses sem problemas, o sintoma só começou quando o liguei aqui no Rio de Janeiro. Moro em um apartamento alugado e não há aterramento. Inverter a tomada (que tem dois pinos) não eliminou o choque, mas ele é bem leve e nem chega a incomodar. Minha dúvida é: este choque causa algum dano ao equipamento? Posso continuar ligando normalmente o notebook usando um calçado?

Agradeço previamente qualquer ajuda.

Abraços

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  • Membro VIP
.... Minha dúvida é: este choque causa algum dano ao equipamento? Posso continuar ligando normalmente o notebook usando um calçado?

Não... Esse choque ou sensação de choque não vai prejudicar o equipamento...

Quanto ao operador, ao contrário, pode até acalmar o vivente.....:D:D

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Não... Esse choque ou sensação de choque não vai prejudicar o equipamento...

Quanto ao operador, ao contrário, pode até acalmar o vivente.....:D:D

Muito obrigado pela pronta resposta, Faller! Agora estou tranquilo para ligar a máquina... não vou nem precisar do choque para me acalmar... ;)

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  • 3 semanas depois...

@faller

Estou com algumas duvidas quanto a proteção do meu PC e tenho visto pelos diversos topicos aqui no CDH que você é o mais entendido do assunto quanto a isso.

É o seguinte, aqui onde moro tem vários picos de luz, principalmente nesse mês de janeiro com essas chuvas de Verão frequentes.

Atualmente tenho meu PC com uma fonte Corsair 750W (não-modular) ligado a um Short-Break Ragtech Save 2 1200VA.

Obs: A eneriga está dimensionada, pois apesar do Short-Break ser na verdade de 600W reais, só está ligado nele meu PC (que não é high-end) e meu telefone e modem. O monitor está num filtro de linha. Irônico não? :D

Tenho lido em algumas de suas postagens que o Short-Break é basicamente inutil pra problemas de picos de luz e variações na tensão por ser lento.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1- Com essa combinação de Fonte Corsair + Short-Break meu PC estaria protegido?

2- Se não, haveria necessidade então de eu comprar um surge protector da Clamper. Caso haja necessidade, eu poderia usá-lo antes do Short-Break pra aproveitar o recurso das baterias caso haja queda de luz, ou deveria descartar o Short-Break de vez e usar somente o surge protector? (Lembrando que minha prioridade é a proteção do PC).

3- Como aqui em casa é um apartamento que não tem aterramento e dificilmente terá condições de se fazer um, o surge protector ainda assim resolveria meu problema de picos?

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@faller

Estou com algumas duvidas quanto a proteção do meu PC e tenho visto pelos diversos topicos aqui no CDH que você é o mais entendido do assunto quanto a isso.

É o seguinte, aqui onde moro tem vários picos de luz, principalmente nesse mês de janeiro com essas chuvas de Verão frequentes.

Atualmente tenho meu PC com uma fonte Corsair 750W (não-modular) ligado a um Short-Break Ragtech Save 2 1200VA.

Obs: A eneriga está dimensionada, pois apesar do Short-Break ser na verdade de 600W reais, só está ligado nele meu PC (que não é high-end) e meu telefone e modem. O monitor está num filtro de linha. Irônico não? :D

Tenho lido em algumas de suas postagens que o Short-Break é basicamente inutil pra problemas de picos de luz e variações na tensão por ser lento.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1- Com essa combinação de Fonte Corsair + Short-Break meu PC estaria protegido?

2- Se não, haveria necessidade então de eu comprar um surge protector da Clamper. Caso haja necessidade, eu poderia usá-lo antes do Short-Break pra aproveitar o recurso das baterias caso haja queda de luz, ou deveria descartar o Short-Break de vez e usar somente o surge protector? (Lembrando que minha prioridade é a proteção do PC).

3- Como aqui em casa é um apartamento que não tem aterramento e dificilmente terá condições de se fazer um, o surge protector ainda assim resolveria meu problema de picos?

1 - Não, na verdade Short-Break agride as fontes dos computadores. Esse tipo de equipamento geralmente só é utilizado em atividades comerciais (ou seja, quando o custo de prejudicar a fonte é mais baixo que o custo do prejuízo comercial de ficar as escuras durante uma falta de energia. por exemplo o caixa de um restaurante onde se acabar a energia todo mundo sai sem pagar a conta) e nunca para proteger algum equipamento.

2 - Compre um bom filtro da Clamper e descarte short-break.

3 - Sem aterramento a proteção contra descargas atmosféricas fica seriamente prejudicada, mas a proteção contra os surtos normais do dia-a-dia continuam eficientes. (e na verdade a melhor proteção contra descarga atmosférica é desligar o equipamento e desconectar os cabos de energia e de rede)

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valeu pela resposta Jorno. Assim que puder vou comprar um Surge da Clamper.

Só mais uma duvida:

Vi no site deles que tem 2 modelos, 1 normal e outro Multiproteção para internet e TV a cabo com contador de surtos. Você saberia me dizer se a diferença entre os 2 é apenas essa ou o Multiproteção é mais potente? porque a diferença de preço é praticamente o dobro.

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  • Membro VIP
valeu pela resposta Jorno. Assim que puder vou comprar um Surge da Clamper.

Só mais uma duvida:

Vi no site deles que tem 2 modelos, 1 normal e outro Multiproteção para internet e TV a cabo com contador de surtos. Você saberia me dizer se a diferença entre os 2 é apenas essa ou o Multiproteção é mais potente? porque a diferença de preço é praticamente o dobro.

O preço sobe por ter uma eletrônica embarcada para contagem de surtos, além de ter um filtro pouco melhor, com elemento indutor duplo..

Veja ele ai, com fotos: Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

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O preço sobe por ter uma eletrônica embarcada para contagem de surtos, além de ter um filtro pouco melhor, com elemento indutor duplo..

Veja ele ai, com fotos: Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

Faller

Para quem mora em apto e tem problemas de ou não tem aterramento esse modelo com indutor duplo pode ajudar?

Ainda não entendi o benefício real que teria comprando o Clamper com contador (R$ 133,20) sobre o Clamper simples (R$ 75,90). Não preciso da proteção de telefone e cabo. Uma coisa é certa, uma hora vou comprar um Clamper.

Enquanto isso o Clone 1087 que custava R$ 30,00 pulou para R$ 40/45,00, e está difícil de achar. Mas para quem esta querendo parece que tem aqui:

http://www.gimba.com.br/Produto/Filtro+de+Linha+8+Tomadas+Preto+e+Protetor+Contra+Surtos+de+Tens%C3%A3o+NBR14136+LEDs+Indicadores+de+Tens%C3%A3o+110Ve220V+e+Aterramento+Fus%C3%ADvel+1087+-+Clone?PID=17690

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  • 10 meses depois...

1) Problema: Em seu site é grande a incidência de falta de energia que derruba sua aplicação fazendo você perder tempo e trabalho:

- Solução: No-break que até pode ser dos comuns, baratos, com geração de onda retangular ou pseudo senoidal ou quase senoidal, somente para você salvar e desligar normalmente seu PC.

2) Problema: Além de faltar a energia, tem que operar na falta da mesma, pois o PC sustenta uma aplicação que não pode parar:

- Solução: Adoção de no-break senoidal puro (gera forma de onda igual aquela da rede elétrica), e se a aplicação exigir alta segurança de operação, adote no-break senoidal On-line, de dupla conversão, aonde sequer existirá o tempo de comutação, da rede para o no-break, uma vez que o no-break alimentará sua configuração mesmo na presença da energia.

Boa tarde pessoal,

Procurei algumas informações em outros tópicos e não encontrei nada aprofundado, então, desculpem se já estava respondido. Sim, encontrei um tópico apenas sobre esse detalhe, mas não ia muito fundo...

Estou entre a situação 1 e 2. Explicando melhor: Na verdade é até raro ter falta de energia onde tenho o PC... acontece umas 2 ou 3 vezes no ano. E também, não preciso que o PC funcione continuamente, apenas dê tempo para salvar o trabalho, massss... seria legal ter mais uns 10 a 15 minutos para terminar algo, caso isso não me custasse muito...

Uso um estabilizador há anos e fiquei realmente surpreso ao ler o tópico que esse faz mal a fonte do PC e mais ainda que o no-break barato tem os mesmos males... isso faz mudar todo meu plano... eu já tava calculando a capacidade do no break que eu deveria comprar...

Enfim... uma coisa que não encontrei nas minhas buscas aqui foi a seguinte informação: sem o no-break, em uma queda de energia, o PC vai desligar sem qualquer aviso... e isso não pode ser prejudicial para os HD's e SSD's ? Especialmente se tiverem em operação de escrita ? Ou eles já são inteligentes o suficiente para não sofrerem com isso ?

Essa na verdade é a informação mais importante pra mim... eu até posso viver sem um no break, já que os problemas acontecem com muito pouca frequência e os programas hoje estão bem evoluídos com funções de auto-save e tal... mas eu não gostaria de perder um HD por queda de energia!!! E aí, na minha leiguice, apenas o no-break resolveria...

Obrigado!

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Boa tarde pessoal,

Procurei algumas informações em outros tópicos e não encontrei nada aprofundado, então, desculpem se já estava respondido. Sim, encontrei um tópico apenas sobre esse detalhe, mas não ia muito fundo...

Estou entre a situação 1 e 2. Explicando melhor: Na verdade é até raro ter falta de energia onde tenho o PC... acontece umas 2 ou 3 vezes no ano. E também, não preciso que o PC funcione continuamente, apenas dê tempo para salvar o trabalho, massss... seria legal ter mais uns 10 a 15 minutos para terminar algo, caso isso não me custasse muito...

Uso um estabilizador há anos e fiquei realmente surpreso ao ler o tópico que esse faz mal a fonte do PC e mais ainda que o no-break barato tem os mesmos males... isso faz mudar todo meu plano... eu já tava calculando a capacidade do no break que eu deveria comprar...

Enfim... uma coisa que não encontrei nas minhas buscas aqui foi a seguinte informação: sem o no-break, em uma queda de energia, o PC vai desligar sem qualquer aviso... e isso não pode ser prejudicial para os HD's e SSD's ? Especialmente se tiverem em operação de escrita ? Ou eles já são inteligentes o suficiente para não sofrerem com isso ?

Essa na verdade é a informação mais importante pra mim... eu até posso viver sem um no break, já que os problemas acontecem com muito pouca frequência e os programas hoje estão bem evoluídos com funções de auto-save e tal... mas eu não gostaria de perder um HD por queda de energia!!! E aí, na minha leiguice, apenas o no-break resolveria...

Obrigado!

Os discos, faz tempo, não sofrem mais problemas com desligamentos repentinos. O importante, no caso de abacar a energia, é proteger a máquina contra surtos, função esta feita por um filtro de linha de qualidade (com proteção contra surtos, obviamente).

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Obrigado braconius!

Então, pelo que eu li em diversos tópicos... a proteção satisfatória padrão que se deve adotar para quem não precisa de um no break e não tem nenhuma "anormalidade" na rede elétrica, seria:

- Colocar um surge protector direto na tomada (vou com o Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos que vocês tanto indicam).

- Ter uma fonte propriamente dimensionada e com PFC ativo.

A soma desses dois itens já é o suficiente para prevenir a grande parte dos problemas, certo ? Mas aí ficam as perguntas...

Voltando ao No Break barato (off line, de onda quadrada e tal)... se ele também funciona como um estabilizador, ele já traz os problemas para as fontes.... então, qual é a solução ? Os no breaks mais caros não funcionam como estabilizadores também ?

Por que pelo que li por aqui são dois problemas - funcionar como estabilizador (que traz os problemas citados naquele tópico dedicado) E o fornecimento "por onda quadrada" que é prejudicial, mas que só acontece quando a bateria entra em ação (e se a intenção é apenas salvar os trabalhos e desligar, "tudo bem").

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Obrigado braconius!

Então, pelo que eu li em diversos tópicos... a proteção satisfatória padrão que se deve adotar para quem não precisa de um no break e não tem nenhuma "anormalidade" na rede elétrica, seria:

- Colocar um surge protector direto na tomada (vou com o Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos que vocês tanto indicam).

- Ter uma fonte propriamente dimensionada e com PFC ativo.

A soma desses dois itens já é o suficiente para prevenir a grande parte dos problemas, certo ? Mas aí ficam as perguntas...

Voltando ao No Break barato (off line, de onda quadrada e tal)... se ele também funciona como um estabilizador, ele já traz os problemas para as fontes.... então, qual é a solução ? Os no breaks mais caros não funcionam como estabilizadores também ?

Por que pelo que li por aqui são dois problemas - funcionar como estabilizador (que traz os problemas citados naquele tópico dedicado) E o fornecimento "por onda quadrada" que é prejudicial, mas que só acontece quando a bateria entra em ação (e se a intenção é apenas salvar os trabalhos e desligar, "tudo bem").

Os nobreaks online, de onda senoidal pura e de dupla conversão não possuem estabilizadores internamente, logo, entregam uma energia adequada aos eletronicos ligados à eles em qualquer modo (bateria ou não).

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Os estabilizadores online, de onda senoidal pura e de dupla conversão não possuem estabilizadores internamente, logo, entregam uma energia adequada aos eletronicos ligados à eles em qualquer modo (bateria ou não).

Corrigindo o lapso de impressão, certo pensastes em no-breaks e escrevestes estabilizadores ao início de seu parágrafo..

O correto é no-breaks..

E, colega Pedro Cury, sim existe o no-break que só tem vantagens, e é aquele qua classifiquei como do terceiro tipo nessa análise dos três principais tipos que o mercado oferece.. Veja ai: Entenda os diferentes tipos de no-break

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Beleza!!

- Descobri que minha fonte tem PFC ativo, maravilha! Então vou colocar o Clamper Multi Proteção com contador de surtos (http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto-3.html) e dormir tranquilo.

Vou optar por não usar nenhum no-break agora... e nem sei se no futuro, pois esse de boa qualidade representa um investimento muito alto VS benefício pra mim...

Pra finalizar mais algumas dúvidas...

1 - O protetor da Clamper SEM o contador de surtos oferece a mesma proteção, ficando apenas sem a função de contador ? A diferença é de 40 reais.. que não acho desprezível. Mesmo assim... em caso positivo, vale ter esse contador para diagnosticar problemas e futuras soluções para minha instalação elétrica ?

2 - O protetor vem com o novo padrão de tomada brasileira. Acredito que a melhor solução para meus aparelhos que não possuem o novo padrão, é comprar um novo cabo de força, como este aqui: http://www.kalunga.com.br/prod/cabo-de-forca-180-mts-6800-leadership/162290. Porém, o preço varia de 2 a 15 reais!! Então pergunto - esse cabo é padrão ? Tem diferença de acordo com corrente / consumo do aparelho que vou ligar ? E preciso me preocupar com qualidade ? digo... normlamente eu não compraria um de 1 real, mas tb não o de 15... tem alguma característica visual ou marca que devo procurar ? (desculpem, sou ignorante em eletricidade!)

3 - Existe um limite para o consumo dos aparelhos que posso ligar nesse protetor, para que consiga manter sua função original ? Ele permite 8 tomadas... mas ligar 8 monitores não é o mesmo que ligar 8 modens... Novamente... desculpem, sou ignorante em eletricidade! Nem sei se consumo seria a palavra correta! :)

4 - Tenho alguns aparelhos (caixa de som, modem, roteador) que não vou conseguir novos cabos de força, porém, são padrão americano de 2 pinos... preciso me preocupar ?

5 - Finalmente... para completar minha proteção, tem alguma coisa que precise ser feita na caixa de força do meu apartamento. Há tempos li sobre um tipo de disjuntor que é mais seguro, evita curtos, etc. E vi que a Clamper também tem isso, o tal do VCL... acredito que seja assunto para outro tópico, mas... é algo realmente importante pra se preocupar ? (já falei que sou ignorante em eletricidade né ?!? :))

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1 - O protetor da Clamper SEM o contador de surtos oferece a mesma proteção, ficando apenas sem a função de contador ? A diferença é de 40 reais.. que não acho desprezível. Mesmo assim... em caso positivo, vale ter esse contador para diagnosticar problemas e futuras soluções para minha instalação elétrica ?

O Clamper com contador de surtos tem uma topologia melhor que os demais. Fica difícil dizer se a diferença compensa. É melhor simplesmente..

2 - O protetor vem com o novo padrão de tomada brasileira. Acredito que a melhor solução para meus aparelhos que não possuem o novo padrão, é comprar um novo cabo de força, como este aqui: http://www.kalunga.com.br/prod/cabo-de-forca-180-mts-6800-leadership/162290. Porém, o preço varia de 2 a 15 reais!! Então pergunto - esse cabo é padrão ? Tem diferença de acordo com corrente / consumo do aparelho que vou ligar ? E preciso me preocupar com qualidade ? digo... normlamente eu não compraria um de 1 real, mas tb não o de 15... tem alguma característica visual ou marca que devo procurar ? (desculpem, sou ignorante em eletricidade!)

Geralmente o divisor de águas é poder esse cabo aguentar 10Amperes e ter isolação para 250 Volts.. Além disso é desejável que ele tenha o reconhecimento do INMETRO

3 - Existe um limite para o consumo dos aparelhos que posso ligar nesse protetor, para que consiga manter sua função original ? Ele permite 8 tomadas... mas ligar 8 monitores não é o mesmo que ligar 8 modens... Novamente... desculpem, sou ignorante em eletricidade! Nem sei se consumo seria a palavra correta! :)

O limite se dá pelo somatório do consumo dos aparelhos, simultaneamente ligados, que deverá ser menor que 1.270 Watts em 127 Volts e menor que 220 Watts em 220 Volts..

4 - Tenho alguns aparelhos (caixa de som, modem, roteador) que não vou conseguir novos cabos de força, porém, são padrão americano de 2 pinos... preciso me preocupar ?

- Trocar cabo;

- Trocar o plugue;

- Colocar adaptador.

Essas são as 3 medidas básicas que podes tomar ai..

5 - Finalmente... para completar minha proteção, tem alguma coisa que precise ser feita na caixa de força do meu apartamento. Há tempos li sobre um tipo de disjuntor que é mais seguro, evita curtos, etc. E vi que a Clamper também tem isso, o tal do VCL... acredito que seja assunto para outro tópico, mas... é algo realmente importante pra se preocupar ? (já falei que sou ignorante em eletricidade né ?!? :))

Sempre se pode melhorar uma caixa de distribuição, mas isso é matéria para um tópico inteiro mais metade...

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  • 3 meses depois...

Olá amigos, gostaria de poder esclarecer uma coisa que acontece com meu PC em minha casa, e agora resolvi tentar descobrir a causa, vou descrever:

Quando estou no PC, ao desligar ou ligar uma lâmpada da casa dá um ruído na caixa de som (pop) e também dá o som de remover e plugar um dispositivo USB e ao mesmo tempo o led do meu teclado usb apaga e acende, tudo ao mesmo tempo.

A tomada do PC está com aterramento e estou usando um filtro de linha Clamper computer protector, este: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-14#entry5054771

Algumas observações:

Já mudei a instalação da tomada do PC que antes estava no final da linha, agora liguei no início da rede, logo após o disjuntor, mas o problema continua;

Percebi que acontece só com as teclas que ligam e desligam lâmpadas fluorescentes, sendo que uma tem reator eletrônico e a outra tem reator normal (aquele grande e pesado);

Já troquei as teclas por teclas novas e não adiantou;

Então, já fiz essas mudanças mas nada mudou, ao que tudo indica (do meu ponto de vista) tem a ver com o reator das fluorescentes. Agora eu queria poder contar com a ajuda de vocês para descobrir o problema.

Desde já agradeço pela atenção!

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