Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

  • mês depois...

Muito claro e bem explicado.

Na cidade onde eu vivo tem muita oscilação na energia. Em um dia (sem chuva nem nada do tipo) meu PC desligou 7 vezes com essa oscilação.. (_(

A energia só pisca mas o PC desliga mesmo ligado no estabilizador. Algumas poucas vezes o estabilizador segura.

Há alguns dias, para deixar de lado o estabilizador eu adquiri um filtro de linha Clone F8 01087. No entanto não vai resolver a questão da oscilação, certo? Nesse caso vale a pena eu comprar um nobreak? Só pra segurar essas oscilações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema não for a fonte, vale sim porque o nobreak vai manter seu PC ligado de um jeito ou de outro.

Mas se for só o pc que desliga a solução de verdade é uma fonte com PFC Ativo, bem melhor que um provável short-break que o usuário iria comprar e ainda sairia mais barato.

Vale lembrar que ele disse oscilação e não queda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa o que ele disse, oscilação, queda, sabe lá o que ele quis dizer, o que o olho dele viu ou o que ele mediu, o que impora é que o PC dele tá desligand, então digo e repito:

"Se o problema não for a fonte, vale sim porque o nobreak vai manter seu PC ligado de um jeito ou de outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Ela disse"

mas td bem... A energia oscila, tipo, a luz pisca entende? Questão de segundo. Algumas poucas vezes o estabilizador segura. Se a fonte resolver, compro a fonte. Se não resolver eu compro o no break. Só preciso saber o que vai resolver o.O

Oscilações e picos são coisas diferentes.

Vou transcrever abaixo porque o link nem sempre funciona:

http://cemig-energia.blogspot.com/2010/07/cemig-explica-o-que-sao-picos-de.html

A Cemig explica o que são picos de energia

Muita gente já deve ter escutado que deu um pico de energia em determinada região, e ficou se perguntando o que era um pico de energia. Os picos de energia são interferências de árvores, ou pipas, entre outros agentes, nas redes elétricas, muito comuns nesta época do ano. O que acontece é que o sistema elétrico da Cemig é protegido por um equipamento chamado religador. Quando este equipamento percebe uma falha no sistema, para evitar o desligamento de longos trechos da rede, ele desliga e religa, automaticamente, por até três vezes (o que não causa problemas a equipamentos elétricos). Caso o problema permaneça, ele desliga e somente após a identificação e solução do problema, o circuito é restabelecido. Vale destacar que, dependendo do problema encontrado, isto pode levar horas.

Para oscilações o remédio é boa fonte com PFC ativo e tensão universal.

Para picos de energia, o remédio é UPS. Deve ser adquirido apenas com conhecimento de causa, veja aí:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4912010&postcount=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe, a maioria do publico aqui é masculino, e nem costumo olhar o nickaname... Tudo é uma questão do tempo dessa "piscada". Uma fonte deve suportar essas "piscadas" por no mínimo 16.6ms (1 ciclo AC 60Hz), mas dependendo do consumo em suas saídas, esse tempo poder ser maior. Enfim, seu monitor tb desliga, tipo o LED dele apaga? Ou qualquer outro equipamento aí da sua casa apresenta o mesmo tipo de comportamento? Se sim, as piscadas tão durando muito tempo e a solução mais rapidas pra solucionar é: Nobreak. Se é só o PC que desliga, a solução é uma fonte de qualidade, PFC Ativo e tudo mais.

Se a causa dessas piscadas for externa à sua casa, ela deveria ser sanada pela CIA Elétrica, se for causda internamente, durante a partida de algum equipamento, teria que ser revista toda instalação elétrica, seu dimensionamento principalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada a todos que me responderam.

Para oscilações o remédio é boa fonte com PFC ativo e tensão universal.

Pode me dar um modelo de fonte com bom custo benefício?

Para picos de energia, o remédio é UPS. Deve ser adquirido apenas com conhecimento de causa, veja aí:

O que devo procurar no UPS? Tipo, eu leio especificações e não sei o que tem que ter pra prestar entende? POde dar uma luz?

Tudo é uma questão do tempo dessa "piscada". Uma fonte deve suportar essas "piscadas" por no mínimo 16.6ms (1 ciclo AC 60Hz), mas dependendo do consumo em suas saídas, esse tempo poder ser maior. Enfim, seu monitor tb desliga, tipo o LED dele apaga? Ou qualquer outro equipamento aí da sua casa apresenta o mesmo tipo de comportamento? Se sim, as piscadas tão durando muito tempo e a solução mais rapidas pra solucionar é: Nobreak. Se é só o PC que desliga, a solução é uma fonte de qualidade, PFC Ativo e tudo mais.

Se a causa dessas piscadas for externa à sua casa, ela deveria ser sanada pela CIA Elétrica, se for causda internamente, durante a partida de algum equipamento, teria que ser revista toda instalação elétrica, seu dimensionamento principalmente...

Pisca o led, o PC, a luz, a TV, o ventilador, enfim, tudo que tiver ligado pisca. O problema não é na minha casa pois no trabalho ocorre o mesmo problema, mas lá meu PC tem nobreak e por isso não chega a desligar, mas dá pra perceber pela luz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chapadão do Céu - GO -> Tava olhando sobre sua cidade e parece ser uma cidade bem pequena e provavelmente há problemas de infra-estrutura elétrica, tem algum tipo de industria aí por perto? Pela fotos que vi parece que tem alguma coisa relacionada com beneficiamento de grãos ou coisa do tipo. Talvez as máquinas utilizadas por essas industrias estão causando todo tipo de coisa na rede elétrica da cidade e por ser uma cidade pequena, a rede elétrica não deve receber os investimentos necessários... Enfim, uma fonte boa eu indico que olhe os topicos fixos e lá tem um com indicações de marcas e modelos. Nobreak eu indico os da marca APC, mas os puros APC e não Microsol/APC. A potência dele vai depender da sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chapadão do Céu - GO -> Tava olhando sobre sua cidade e parece ser uma cidade bem pequena e provavelmente há problemas de infra-estrutura elétrica, tem algum tipo de industria aí por perto? Pela fotos que vi parece que tem alguma coisa relacionada com beneficiamento de grãos ou coisa do tipo. Talvez as máquinas utilizadas por essas industrias estão causando todo tipo de coisa na rede elétrica da cidade e por ser uma cidade pequena, a rede elétrica não deve receber os investimentos necessários... Enfim, uma fonte boa eu indico que olhe os topicos fixos e lá tem um com indicações de marcas e modelos. Nobreak eu indico os da marca APC, mas os puros APC e não Microsol/APC. A potência dele vai depender da sua configuração.

Ok, valeu. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, considerando que todos entenderam qual o meu problema, gostaria de saber qual nobreak comprar. Vi alguns tópicos mas estão vagos.:huh:

Pro meu problema, que nobreak devo adquirir? Lembrando que o quero somente para o PC não desligar a cada 'piscada' que a energia der...

Serve esse: NOBREAK SAVE1 600VA NET / BS-TI TRIVOLT - RAGTECH

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, considerando que todos entenderam qual o meu problema, gostaria de saber qual nobreak comprar. Vi alguns tópicos mas estão vagos.:huh:

Pro meu problema, que nobreak devo adquirir? Lembrando que o quero somente para o PC não desligar a cada 'piscada' que a energia der...

Serve esse: NOBREAK SAVE1 600VA NET / BS-TI TRIVOLT - RAGTECH

Desde já agradeço

Qual a fonte que você usa em seu computador?

Problema de pc desligando com meras piscadas se resolve é comprando uma fonte de boa qualidade e que tenha PFC Ativo. (que inclusive vai sair mais barato que qualquer no-break xing ling)

No-break só para casos extremos de quedas constantes (queda no sentido de "acabar", não só "piscar")

E um tópico interessante e bem completo sobre o assunto seria esse:

http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, mas desculpe mas não sou bem entendida do assunto. Falei do No-break por causa do comentário anterior que o Rau fez...

Citação:

Tudo é uma questão do tempo dessa "piscada". Uma fonte deve suportar essas "piscadas" por no mínimo 16.6ms (1 ciclo AC 60Hz), mas dependendo do consumo em suas saídas, esse tempo poder ser maior. Enfim, seu monitor tb desliga, tipo o LED dele apaga? Ou qualquer outro equipamento aí da sua casa apresenta o mesmo tipo de comportamento? Se sim, as piscadas tão durando muito tempo e a solução mais rapidas pra solucionar é: Nobreak. Se é só o PC que desliga, a solução é uma fonte de qualidade, PFC Ativo e tudo mais.

Como aqui desliga tudo (TV, geladeira, receptor), entendi que deveria comprar o nobreak entende?

E agora? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno, mas desculpe mas não sou bem entendida do assunto. Falei do No-break por causa do comentário anterior que o Rau fez...

Como aqui desliga tudo (TV, geladeira, receptor), entendi que deveria comprar o nobreak entende?

E agora? :huh:

É que no seu último post você disse:

Pisca o led, o PC, a luz, a TV, o ventilador, enfim, tudo que tiver ligado pisca.
Ai ficou tudo bem confuso.

Bem, para indicar um no-break também precisamos saber a marca e o modelo de sua fonte e se possível, qual seu processador e placa de vídeo.

Sobre o no-break Ragtech, essa marca não me passa confiança.

Melhor seria ir nos da APC, que são de boa qualidade e bem pouca coisa mais caros. Agora para saber quantos VA te indicar, só sabendo as informações acima.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, para indicar um no-break também precisamos saber a marca e o modelo de sua fonte e se possível, qual seu processador e placa de vídeo.

Agora para saber quantos VA te indicar, só sabendo as informações acima.

Abraço!

A fonte que uso é a que veio no PC, nunca ouvi falar sobre. é uma kmex px 400rpf. Quanto às outras informações:

Processador intel core I5 2310

Tô usando o vídeo onboard, mas em breve vou comprar uma GeForce gtx 550ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller (ou qualquer outra pessoa que possa me ajudar), tanto os surtos no modo comum quanto no modo diferencial são visíveis (ou melhor, repercutem) no multímetro?

Explico: quando ligam o microondas da minha casa o meu multímetro cai de 123 para 119. Então pergunto: todos os surtos do modo comum e do modo diferencial alteração a numeração (volts) que o multímetro está mostrando?

Ruídos, por exemplo, não aparecem no multímetro, mas os demais problemas aparecem?

Além de ruídos algo mais não aparece no multímetro?

Desde já te agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Surtos de tensão com origem mas máquinas, entre fase e neutro, modo diferencial portanto, bem como surtos derivados de descargas elétricas, modo comum portanto, não são perceptíveis pelo multímetro em função de sua duração, da ordem de milisegundos .

Um osciloscópio, com memória, seria o modo de se conseguir vê-los. Ai, por exemplo, um surto de tensão entre fase e neutro gerado pela comutação do relé de um estabilizador:

12EspriosdealtatensoReduzido.jpg

Um ciclo inteiro da tensão da rede elétrica tem a duração de 16 mili segundos, O surto, o pico que ai passa dos 1000 Volts, tem uma duração de 1 a 2 milisegundos

A tensão da casa da gente cair esses 4 volts ai é absolutamente normal no caso da ativação de cargas pesadas (forno, lavadora, chuveiro, etc).

As fontes modernas resolvem isso dai com um pé nas costas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, enviei uma pergunta para o suporte da Clamper perguntando sobre uso de filtros em série (tomada > Multiproteção > filtro APC > PC). Eles responderam o seguinte:

Aumenta a segurança, mas não existe a necessidade devido a proteção do Multiproteção ser suficiente.

Perguntado se isso fazia algum mal ele disse: Não, Essa aplicação não altera a segurança.

Disse ainda que Irá ter uma outra cascata de proteção e filtro de ruídos.

Sei que isso não é necessário (sei que posso usar esse segundo filtro em outro equipamento, etc), mas você concorda com eles (Suporte Clmaper) que não faz mal? Ou seja, você acha que se eu quiser fazer isso não terei problemas?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não faria essa cascata se em minha tomada não existisse aterramento e se os filtros envolvidos nessa cascata tivessem elementos de filtragem em modo comum..

Explico:

Filtros em modo comum tem capacitores da série Y do fase para o pino de aterramento e do neutro para o pino de aterramento. Se colocares alguns desses filtros em série, na verdade estarás colocando alguns desses capacitores Y em paralelo aumentando a capacitância dos mesmos e desse modo aumentando a corrente de fuga para a massa. até ai tudo bem, mas se não tiiveres na tomada presente o aterramento, isso ficará flutuando, ligado ao gabinete do PC, e a sensação de choque aumentará..

Lembra-te do caso dos filtros antigos da Clamper, com capacitores de alto valor na posição Y, e dafuga para carcaça que isso provocava (houve até mesmo uma discussão acerca disso aqui no fórum com a colaboração importante do _rau_ )

O efeito de múltiplos filtros de linha em série, sem aterramento na tomada, converge para esse mesmo problema..

Aredito que o uso de um bom filtro já oferece suficiente proteção..

Não faá analogia com o gato, que por ter sete vidas pode expor algumas ao risco que outras sobrarão..

Uma série de algumas proteções não vai garantir que somente a primeira delas, a mais próxima da rede, vai danicar se a energia de exceção for forte..

Pode conforme o problema, nenhuma danificar como pode todas elas mais seu PC também se ir.. Imagine um raio que vem da nuvem até o solo, por caminho isolante, inexistente, não serão duas nem 3 nem 10 proteções dessas a evitar a desviar o mesmo se ele incidir ai direto..

Proteção faz seu trabalho salvando nossos equipamentos da energia induzida pelos raios, ou derivada do desligamento de cargas muito pesadas, mas não vai conseguir segurar se houver incidência direta de um raio..

Faça a coisa dentro da lógica.. Adote uma boa proteção. Não se faz necessário múltiplas proteções e se essa for a ideia, melhore a proteção de sua casa inteira, adotando dispositiovos DPS no quadro de distribuição de energia dai. Essas proteções ai: http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros%20e%20protetores+DPS%20protetor%20de%20raio+VCL%20p/%20ent.%20de%20for%C3%A7a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, Faller!

Ainda bem que consultei você antes de fazer uma barbeiragem dessas! Joguei a ideia fora...

Sim, lembro-me perfeitamente da discussão sobre capacitores Y que você e _Rau_ desenvolveram acerca do Protector Pro da Clamper. Li essa discussão toda.

Faller, de maneira geral, os filtros da APC, Belkin e Monster Cable também desviam o surto pelo neutro (na ausência do terra)? Que eu conheça, a única marca que faz isso é a Clamper. Você conhece outra?

Muito obrigado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa questão de desviar o surto para o neutro é uma grande "licença poética" e te explico porque..

Tudo que é filtro decente tem varistor entre fase e neutro, entre fase e terra e entre neutro e terra.

Os varistores são atalhos, sao caminhos, que um surto pode percorrer e a energia comercial em seus valores de tensão nominais não pode.....

Um varistor é um circuito aberto, uma alta impedância, um caminho desfeito, uma passagem bloqueada desde que a tensão sobre ele não ultrapasse sua tensão de ruptura. Um surto entretanto, não é uma tensão normal e sim um pico de alta tensão.

Essa alta tensão processa uma alteração física no varistor e o transforma em um caminho ideal, um curto circuito, um atalho e desse modo esse surto, ou a energia contida nele, por ai passa e se encaminha para onde tiver de ir...

Ora, na ausência do terra na tomada, via um varistor, entre fase e neutro, ou via dois varistores em série, um entre fase e terra (que não está presente) e outro entre esse terra e o neutro, fecha o circuito para passagem do surto em direção ao neutro..

O neutro, por sua vez, lá debaixo do relógio medidor da entrada de energia, é conectado a terra, obrigatoriamente..

Toda proteção decente, nacional ou importada, tem essa topologia, de um varistor, no mínimo, unindo cada dois fios dos três da rede (F, N e T)..

A Clamper só se valeu de um apelo mercadologico em um país aonde instalação elétrica com terra presente ainda é um tabu e que na maioria absoluta das instalações não está presente, inexiste..

É um apelo mercadológico sim, mas não deixa de ser tecnicamente aceitável, visto que na prática, numa situação de surto o neutro acaba se comportando como aterramento nessa situação de exceção.

Toda proteção decente então, com no mínimo um varistor entre cada par de fios executa essa operação de desviar para o neutro na ausência do aterramento, mas não propagandeiam, não usam dessa licença poética na comunicação...

Note, isso não é o mesmo que na tomada interligar o neutro com o borne de terra, atitude não recomendável..

Porém, conectá-los via varistor, como faz o filtro de linha, não tem nenhum problema, pois não está conectado na realidade e sim só se conecta se o varistor conduzir e isso só vai acontecer se sobre ele for aplicada uma tensão mais alta que sua tensão de ruptura, ou seja, numa exceção, num surto de tensão..

Não me entenda mal.. Essa "licença poética" de desviar para o neutro na ausência do terra é uma jogada mercadológica melhor e mais bem aceitável do que dizer por exemplo que um módulo isolador substitui o aterramento...

Espero esteja entendido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente!

É impressionante como o marketing é desmontado quando a visão técnica entre em cena!

Então, posso dizer que filtros APC e Belkin possuem a mesma capacidade de desviar ao neutro, como os filtros Clamper... Compreendido!

Se eu soubesse disso antes... Comprei um Clamper Multiproteção mesmo tendo um APC e um Belkin só por não saber que eles faziam o mesmo escoamento ao neutro.

Não entendo mal não, pelo contrário! Essa frase sua me parece perfeita! O marketing é legítimo (como essa da Clamper), mas depois de um limite ele torna-se, no mínimo, suspeito (como essa do Módulo Isolador). Dizer que um MI dispensa aterramento é, até para um leigo como eu, uma agressão! Algo que repugna a razão.

Faller, uma vez que esses filtros (APC, Belkin, Monster, Clamper) desviam o surto ao neutro (na ausência de terra), qual é a vantagem de usar um filtro desses aterrado, além de proteger da fuga de corrente? Ou este (eliminar fuga de corrente) é o único ganho?

Mais uma vez, obrigado, Faller!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre que você tem o terra presente ele será sem a menor dúvida o melhor caminho para um surto de tensão derivado de descarga atmosférica chegar ao planeta terra.

Quando não se tem um terra definido, de baixa impedância, a energia derivada do raio pode se dividir e seguir por onde der, por onde for mais fácil, para chegar ao terra.

Essa busca de um caminho, quando ele inexiste pode fazer com que parte da energia na busca do terra passe por onde não deve e ai vale tudo, aterramento do cabo telefônico, da malha do cabo da TV (cable) ou o que for.. Não é nada raro placas das entrada HDMI dos televisores acabar queimando, sendo o terra do cabo da TV a cabo a maior respponsável por isso. O raio pode vir pela rede, entrar no PC, fonte, buscar via cabo HDMI o televisor e desse televisor sair pelo aterramento do cable..

Esses caminhos são os mais imprevisíveis e essa energia do raio, tal qual uma tsunami, adentra o que tiver de adentrar, sai por i=onde tiver de sair e por onde nem se espera, na busca do terra..

Equipotencializar todos os equipamentos, equalizando as caracaças deles, trazendo-as a um potencial de terra é o melhor modo de não se ter problemas com surtos de modo comum..

Neutro não é terra.. Ajuda mas não resolve tal qual o terra o faz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!