Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As doenças Elétricas e seus Remédios


Posts recomendados

Olá,

Aqui pode não ser o lugar mais propício, mas aí vai minha dúvida...

Moro numa chácara, onde a luz costuma piscar diariamente, e estava a fim de comprar um nobreak [só para evitar esse liga-desliga do pc], ainda mais porque esses "apaguãozinhos" duram apenas uns 10, 15 segundos...

Além do mais, por ser uma chácara, a linha aqui tem bastante ruído.

Mas, após ler tanto os tópicos aqui no fórum, fica a dúvida: compro ou não um nobreak? Ou só filtro de linha [que já uso] resolve? O liga-desliga não danifica mais o pc que um nobreak?

Se for pelo nobreak, será que poderiam me indicar um bom [e não tão caro], de uns 1200 VA? [Ou mais, deem uma olhada na minha configuração...sei que, à princípio não necessito de muito mais que isso, mas é bom ter uma margem de segurança]

Minha configuração é:

Fonte Corsair VX450W

Motherboard M4A785TD-M EVO

2 x 2GB MEM CORSAIR DOMINATOR

HD Western Digital Caviar Green 1TB

Monitor [Atualmente estou usando um de tubo, já que o de LCD pifou :P]

O nobreak seria basicamente para ligar o pc e o monitor.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não sei muito sobre eletricidade, mas tenho me interessado bastante ultimamente e lido algumas coisas a respeito :D Acho que aqui podem me ajudar.

Ai vai minha dúvida:

Tenho um chuveiro eletrico, que quando ligado por muito tempo, derruba a energia aqui de casa. Mas não de tudo, as luzes não ligam, alguns radio relogios tambem, mas meu pc, televisão (mas sem sinal, pois o aparelho da net desliga) permanecem ligados. Não sei se estão em outra fase ... O certo seria uma para as lampadas, outra para o chuveiro e outra para as tomadas não é? Acho que aqui não está bem assim rsrs

A rede aqui é 110V, mas o chuveiro opera em 220V. Minha fonte tem PFC ativo, o outro computador que tem uma fonte sem pfc (ice age) ligada num estabilizador, dos velhos. desliga/reinicia (não tenho certeza, pois não perguntei direito). Televisores tem fontes full range? Permanecem ligados por isso os aparelhos? ou por estarem em outra fase?

Tenho aqui um filtro de linha indicado pelo faller, uso por falta de tomadas tambem, e a fonte PFC. Preciso tomar alguma outra medida, como arrumar a instalação eletrica, ou outro apetrecho? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nenhum disjuntor desliga, mas a energia cai ao ponto de desligar equipamentos, você tem um sério problema na sua instalação elétrica, está havendo um grande mal contato elétrico aí ou a fiação está muito mal dimensionada.

Não, as fases não devem ser dividas baseadas nos aparelhos, mas sim no equilíbrio de carga, SEMPRE! Essa é uma regra de ouro! Quanto melhor misturado e distribuida for as cargas entre as fases, mais saudável para todo sistema elétrico e o condutor neutro agradece! O neutro ao carregar em si o consumo vindo das fases, em situação ideal apresenta uma anulação de corrente em cima de si e o sistema passa a operar em termos bem básicos: "entre as fases" apenas. Situação 100% ideal é impossível, impraticável, sempre haverá uma corrente no neutro, mas quando melhor as cargas tiverem distribuidas entre as fases, melhor!

O estabilizador desliga porque provavelmente tem proteção contra subtensão e tá fazendo o que foi programado pra fazer.

Televisores são Full Range - a maioria e permanceriam ligados sim com uma tensão bem baixa, mesmo bem abaixo da nominal, mas você estaria impondo uma condição não muito saudável a eles.

A medida que você precisa tomar é redimensionar a rede elétrica e/ou se for o caso revisar todas as emendas até chegar no ponto de entrada de energia do medidor. Algo não tá nada certo aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Ola

Estou com alguns problemas na rede Elétrica de minha Residência.

Logo pela manha Quando As Máquinas De uma Indústria de Sapatos próxima a minha casa são ligadas e percebo que as luzes da residência Oscilam e que O Disjuntor Interno em Meu Quarto gera um Ruído semelhante ao de um Curto Circuíto assim como O Estabilizador que também gera tal ruído, Além disso Outro Sintoma é a Queda de Tensão, Quando Algum Eletodoméstico que demanda alta corrente elétrica é ligado Como o Chuveiro, Ar Condicionado ou Compressor as Luzes Apagam e Reacendem, Nada que Seja Sufiente para desligar o Pc, mas incomoda.

Recentemente adquiri um filtro de linha Upsai FHT 1200 e Pretendo Ainda Este mês Adquirir Uma Fonte OCZ StealthxStream 700w com PFC ativo Para Amenizar estes "surtos", Porém Preciso Providenciar Um Bom Aterramento e Gostaria de Saber Que Tipo de Aterramento Seria O Mais Indicado para meu Caso, e se possível for ,pedir que Expliquem de uma maneira prática para que eu mesmo o faça ou que pelo menos possa explicar a um profissional qualificado que tipo de aterramento desejo Instalar.

Outra Coisa, Um Amigo meu sugeriu que eu Pusesse Dois Fuzíveis na Fiação da Tomada do PC, Ele montou para mim um aparelinho que parce com um disjuntor no qual entram os Fios da rede , passam por um compartimento com um fusivel e saem para a tomada, um aparelho com um Fusível de 2 Amperes para o Neutro e Outro de 4 Amperes para o Fase . Fica a Dúvida, Este Esquema é Confiável? a corrente Dos Fusíveis Esta Correta? Pensei em 6 Amperes para o fase já que o Pc vai Consumir em média com os outros aparelhos ligados ao Mesmo tempo cerca de 1000 Watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola

Estou com alguns problemas na rede Elétrica de minha Residência.

Logo pela manha Quando As Máquinas De uma Indústria de Sapatos próxima a minha casa são ligadas e percebo que as luzes da residência Oscilam e que O Disjuntor Interno em Meu Quarto gera um Ruído semelhante ao de um Curto Circuíto assim como O Estabilizador que também gera tal ruído, Além disso Outro Sintoma é a Queda de Tensão, Quando Algum Eletodoméstico que demanda alta corrente elétrica é ligado Como o Chuveiro, Ar Condicionado ou Compressor as Luzes Apagam e Reacendem, Nada que Seja Sufiente para desligar o Pc, mas incomoda.

O que você pode estar escutando ai é o resultado das harmônicas geradas pela indústria ai de perto, a fazer vibrar os elementos, principalmente indutivos, dai..Um bom filtro de linha limpa isso dai e evita que esses harmônicos cheguem ao PC. As luzes dai tem seu brilho oscilando como na imensa maioria das residências por ai.. É normal desde que não exagerado, o que pode significar rede mal dimensionada, ou dentro de sua casa, ou de entrada de energia, ou da própria distribuição, na rua..

Uma boa fonte com PFC ativo, e não necessariamente essa OCZ de 700 Watts dai, resolveria esse problema com muita folga... Não faria com que a energia parasse de ter sua tensão oscilante, mas garantiria com certeza uma boa alimentação ao PC, mesmo tendo a tensão oscilando muito...

Não pense que ter excesso de potência na fonte resolve esse problema.. Provavelmente sua config não use nem metade disso dai.. Excesso de qualidade é muito melhor que excesso de potência e essa OCZ dai tem de melhorar muito para ter excesso de qualidade...

Recentemente adquiri um filtro de linha Upsai FHT 1200 e Pretendo Ainda Este mês Adquirir Uma Fonte OCZ StealthxStream 700w com PFC ativo Para Amenizar estes "surtos",

Mas vi você falar em estabilizador em vez de filtro....

Quando falei em boa fonte não falei em excesso de potência e sim excesso de qualidade...

Uma boa fonte com PFC ativo não faria com que a energia parasse de ter sua tensão oscilante, mas garantiria com certeza uma boa alimentação ao PC, mesmo tendo a tensão oscilando muito...

Não pense que ter excesso de potência na fonte resolve esse problema.. Provavelmente sua config não use nem metade disso dai.. Excesso de qualidade é muito melhor que excesso de potência e essa OCZ dai tem de melhorar muito para ter excesso de qualidade... Quem sabe trocas excesso de pot~encia por melhor qualidade...

Preciso Providenciar Um Bom Aterramento e Gostaria de Saber Que Tipo de Aterramento Seria O Mais Indicado para meu Caso, e se possível for ,pedir que Expliquem de uma maneira prática para que eu mesmo o faça ou que pelo menos possa explicar a um profissional qualificado que tipo de aterramento desejo Instalar.

Procure estudar a topologia TN-S e veja se dá para aplicar a mesma ai..

AterramentoTN-S.jpg

Consite na passagem de um fio 2,5mm desde o terra que existe abaixo do relógio medidor, até a tomada de seu PC, nada mais do que isso. Aterra e já o faz com um terra equipotencializado... Curto e grosso, nem necessita comprar barras de cobre tampouco fazer obra nenhuma... É só passar o fio.. Claro, tem de verificar com um instalador se tem o terra lá no pé do relógio contador de energia...

Outra Coisa, Um Amigo meu sugeriu que eu Pusesse Dois Fuzíveis na Fiação da Tomada do PC, Ele montou para mim um aparelinho que parce com um disjuntor no qual entram os Fios da rede , passam por um compartimento com um fusivel e saem para a tomada, um aparelho com um Fusível de 2 Amperes para o Neutro e Outro de 4 Amperes para o Fase . Fica a Dúvida, Este Esquema é Confiável? a corrente Dos Fusíveis Esta Correta? Pensei em 6 Amperes para o fase já que o Pc vai Consumir em média com os outros aparelhos ligados ao Mesmo tempo cerca de 1000 Watts.

Sugiro trocares urgentemente de amigo...

Não se aplica fusível no neutro. Nem você e muito menos ele, esse seu amigo metido a "ténico" já viu algum dia algum disjuntor no fio neutro, viu????

Depois, 4 Amperes no fio fase, em 120 Volts será capaz de alimentar cargas com até 120V x 4A = 480 VA's somente, me parece pouco, não lhe parece??

Pergunto, e seu filtro??? Esse já tem fusível, e não necessita dessa arapuca dai não... Sua tomada da parede tem 3 vias (pinos)??

Se não tem, como é que vais poder assegurar que o filtro da UPSAI vai receber o fio fase no lugar que deve receber??? Para isso é que servem as tomadas tripolares, para polarizar a rede...Para o fase entrar no lugar do fase, e assim por diante:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Faller, de fato a minha Configurção Exige Cerca de 385 Watts em Carga Máxima (Extreme Power Supply Calculator), Sendo Assim 700 Watts são Realmente Desnecessários.

Peço que Me Indique Uma Fonte Que se Adeque Bem as Minhas necessidades, Além do Que Optei Pelo Filtro da Upsai Após ler Um de seus Artigos No Qual Você o Indicava Como Uma das Melhores Alternativas Disponíveis Para Redes 220V (Melhorando o Que Já Nasceu Bom [acredito que era esse o Nome do Tópico]).

Outra Dúvida, Você Cita 2,5 mm de para o Fio do Aterramento, Enquanto Que meu Amigo "metido a "técnico"" Me Indicou Massivos 6MM :wacko:. De Qualquer Maneira Serão 2,5 mm Já Que Como Seguidor de seus Tópicos Farei o que o Mestre Disser :D.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Faller, de fato a minha Configurção Exige Cerca de 385 Watts em Carga Máxima (Extreme Power Supply Calculator), Sendo Assim 700 Watts são Realmente Desnecessários.

Peço que Me Indique Uma Fonte Que se Adeque Bem as Minhas necessidades, Além do Que Optei Pelo Filtro da Upsai Após ler Um de seus Artigos No Qual Você o Indicava Como Uma das Melhores Alternativas Disponíveis Para Redes 220V (Melhorando o Que Já Nasceu Bom [acredito que era esse o Nome do Tópico]).

Outra Dúvida, Você Cita 2,5 mm de para o Fio do Aterramento, Enquanto Que meu Amigo "metido a "técnico"" Me Indicou Massivos 6MM :wacko:. De Qualquer Maneira Serão 2,5 mm Já Que Como Seguidor de seus Tópicos Farei o que o Mestre Disser :D.

Abraço

Quanto a indicação da fonte é necessário que você poste a sua configuração completa neste tópico, tendo em vista que é específico para esses casos: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/345017/

Quanto a bitola do fio terra existe a opção as vezes que o técnico pensou que seria puxar o mesmo até a caixa de disjuntor, que deve ter internamente a daí derivar, fosse o caso um de 2,5mm até a tomada do PC. Se isto fosse possível tanto melhor, pois você poderia derivar o terra para outras instalações se necessário e se possível, de forma que se for assim o seu "técnico" não estaria de todo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outra Dúvida, Você Cita 2,5 mm de para o Fio do Aterramento, Enquanto Que meu Amigo "metido a "técnico"" Me Indicou Massivos 6MM

Faça o seguinte, que é muito mais experto..

Aqui no fórum tem um tópico, de autoria do _rau_, que é um verdadeiro compêndio acerca de aterramento..

Esqueça o que já ouviu sobre isso e dedique-se a olhar o que lá está dito. Só tens a ganhar.

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei na dúvida onde postar, achei aqui ser o melhor lugar, faller, tenho uma corsair 400cx, a um ano +-, usava com video onboard ate esses tempos, e de vez em quando do nada, ela fazia ruído tipo um zumbido, as vezes mais baixo as vezes mais alto, mesmo com o pc em idle na maioria das vezes, mas raramente aconteciam, agora esses dias botei uma vga bem fraca uma hd4670 e no maximo pelo site de consumo daria uns 280w de consumo no max do pc, e essa fonte agora fica o tempo todo fazendo esse zumbido tipo abelha, ja abri ela, e vi que 2 fios de cobre eu creio, nao entendo da parte eletrica, estão pretos, diria que queimados, seria isso normal? ainda nao botei um filtro de linha, e uso ela somente com uma extensao direto na tomada, sem estabilizadores, não entendo porque faz esse zumbido irritante. Se puder dar uma explicação a respeito fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiquei na dúvida onde postar, achei aqui ser o melhor lugar, faller, tenho uma corsair 400cx, a um ano +-, usava com video onboard ate esses tempos, e de vez em quando do nada, ela fazia ruído tipo um zumbido, as vezes mais baixo as vezes mais alto, mesmo com o pc em idle na maioria das vezes, mas raramente aconteciam, agora esses dias botei uma vga bem fraca uma hd4670 e no maximo pelo site de consumo daria uns 280w de consumo no max do pc, e essa fonte agora fica o tempo todo fazendo esse zumbido tipo abelha, ja abri ela, e vi que 2 fios de cobre eu creio, nao entendo da parte eletrica, estão pretos, diria que queimados, seria isso normal? ainda nao botei um filtro de linha, e uso ela somente com uma extensao direto na tomada, sem estabilizadores, não entendo porque faz esse zumbido irritante. Se puder dar uma explicação a respeito fico grato.

Quanto aos fios tostados, o que ajudaria um monte seria uma foto, com boa resolução, dos mesmos.. Senão fica igual a médico diagnosticar, via telefone, só pelo barulho do peido do paciente...:)

Zumbido em uma fonte é uma característica absolutamente não desejada mas, às vezes, inevitável... Um fio frouxo dentro de uma das várias bobinas, indutores dai pode oferecer esse ruído..

O fabricante sabedor desse potecial problema, às vezes coloca pingos de uma golesma colorida por volta desses indutores com o objetivo de "quebrar" a chance dos mesmos ressoarem...

É isso dai:

CapacitordeentradadaOCZ500SXS.jpg

Dificilmente isso vai prejudicar alguma coisa diferente de seu ouvido..

Eu, confesso, se me defrontasse com esse problema, abriria a fonte (se fora da garantia) e tentaria com todo o cuidado sentir de onde o ruído vem... Tocando o componente com um dispositivo macio como uma borracha dura de apagar dá para sentir a mudança do ruído..

Não lhe digo para meter o dedo ai pois fontes tem tensões da ordem de 320 Volts que podem lhe dar um bom choque. Tocar só com a borracha portanto...

Não é garantido que você consiga, mas se a garantia estiver extinta ou for difícil de fazer RMA, é uma tentativa viável..

Atenção: Não confunda com ruídos provindos dos harmônicos da rede elétrica, por exemplo ao ligar um chuveiro elétrico desses com controle eletrônico de temperatura, quer na sua casa, quer no vizinho... Tampouco aconselho tomar banho com a vizinha, só para checar se é problema da fonte ou do chuveiro...:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, estou sem câmera para tirar foto, minha mãe viajou e levou junto a que tem, mas esses dois fios tostados, são dois fios da bobina como você falou assim, peguei a imagem da corsair 400cx aberta e marquei onde está queimado:

http://img836.imageshack.us/i/imageview2v.jpg/

Dois fios desse ai da bobina, sendo que na minha fonte essa bobina está envoltada por um tipo de plástico/borracha protegendo elacomo nessa imagem http://portuguese.alibaba.com/product-free-img/pfc-choke-coil-292999364.html, deixando somente essa parte superior exposta, então não da para saber se tem mais partes queimadas por baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, estou sem câmera para tirar foto, minha mãe viajou e levou junto a que tem, mas esses dois fios tostados, são dois fios da bobina como você falou assim, peguei a imagem da corsair 400cx aberta e marquei onde está queimado:

http://img836.imageshack.us/i/imageview2v.jpg/

Dois fios desse ai da bobina, sendo que na minha fonte essa bobina está envoltada por um tipo de plástico/borracha protegendo elacomo nessa imagem http://portuguese.alibaba.com/product-free-img/pfc-choke-coil-292999364.html, deixando somente essa parte superior exposta, então não da para saber se tem mais partes queimadas por baixo.

Está queimado ou está com a aparência dos fios da bobina lá de cima, perto do capacitor grande? (na parte da direita da bobina)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aqui na minha região tem uns problemas de energia bem danados, chega a desligar microondas, TV e as lampadas ficam bem fraquinhas. Isso seria Subtensão?

O computador não desliga, fonte do pc consegue manter ele ligado, o monitor desliga algumas vezes, e o modem acaba reiniciando (desliga e liga).

É quase que um corte de energia, porém não chega a acabar a energia nem por 1 segundo, pois alguns aparelhos permanecem ligados.

Obs: Se eu estiver jogando na máquina, dá uma travadinha e volta alguns segundos depois, creio que "falta" energia na GPU por alguns milésimos. Se só estiver ouvindo música e na internet (uso normal), e o monitor não desligar, não dá para perceber o problema, somente ao tentar acessar outra página e perceber que o modem está reconectando.

Gostaria de proteger o básico mesmo pra poder jogar sem ficar preocupado, aqui está as informações da potência dos aparelhos que quero manter protegidos:

- Desktop (Fonte de 850w, configuração exige 500w +/-, futuramente adicionarei outra GPU para SLI e passará para 700w +/-)

- Monitor (De acordo com o fabricante consumo de, 50w)

- Modem (Na descrição do aparelho está, [110-240v - 0.5A MÁX], não tem fonte externa é ligado direto na tomada)

- Roteador Wireless (Na descrição da fonte externa está, Input [100-240v - 0.2A] Output [5v - 1.2A])

_____________

- Que tipo de proteção elétrica devo utilizar no meu computador, monitor, modem e roteador?

- No-break, Filtro de linha ou Estabilizador resolvem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Que tipo de proteção elétrica devo utilizar no meu computador, monitor, modem e roteador?

- No-break, Filtro de linha ou Estabilizador resolvem?

Um bom filtro de linha é o bastante, já que pelo que vi tens uma fonte que deve ter PFC ativo na entrada, e desse modosegura seu PC mesmo em alguma queda rápida da tensão...

O Upsai FHT - 1200 é um bom filtro..

Algumas opções mais baratas mas não tão completas existem por ai no mercado. Por exemplo esses dois aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4883355&postcount=134

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4886634&postcount=142

Esse segundo dai, da SMS, tem uma filosofia pouco diferente, da qual nem gosto muito.. Nesse dai se a tensão sair do nominal + uma determinada tolerância, ele próprio desalimenta suas tomadas. Ele desligaria seus equipamentos nessas quedas momentâneas de tensão. Não gosto disso prefiro que a fonte com PFC ativo resolva o problema para mim e mantenha o PC ligado, se possível for..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado faller! Estarei pesquisando sobre o Upsai FHT-1200 e o Clone F8, nem vou olhar o da SMS, pois também desejo manter a alimentação ativa sempre que possível.

A diferença de preço do Upsai FHT-1200 vale a pena? Ele é "tudo isso" superior ao Clone F8?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado faller! Estarei pesquisando sobre o Upsai FHT-1200 e o Clone F8, nem vou olhar o da SMS, pois também desejo manter a alimentação ativa sempre que possível.

A diferença de preço do Upsai FHT-1200 vale a pena? Ele é "tudo isso" superior ao Clone F8?

Ele é um filtro que oferece mais recursos.. Como é sua internet???

- Via ADSL??? Então use o filtro telefônico, do FHT-1200 para proteção dessa linha antes que um raio poi ai entre e bagunce seu PC, começando pela placa-mãe.

- Via Cabo da NET (vírtua)??? Então use o filtro de cable, do FHT-1200 antes de um raio entrar em seu PC vindo pelo cabo da NET..

O filtro da Clone não oferece esse recurso...

Entendeste a diferença???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A Corsair CX500 é uma fonte que tem PFC ativo na entrada, portanto não necessita de transformador pois pode receber qualquet tenmsão AC na faixa entre 90 Volts e 264 Volts. Nem sequer tem chave seletora..

Leia isso dai, pode lhe ajudar: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Use o modelo LP60-017 da RTI Electronics ou RXE017 da Raychem ou MF-R017 da Bourns ou o 60R017 da Littlefuse.

http://www.farnellnewark.com.br/fusivelresetavel60v6ohm,product,86K0364,4401833.aspx

FUSE PTC RESET 60V 120mA RADIAL; Holding Current:0.12A; Tripping Current:240mA; Initial Resistance Max:8ohm; Operating Voltage:60VDC; Series:PolySwitch; PTC Fuse Case:Radial Leaded; Initial Resistance Min:4ohm

Este PTC pode ser usado como similar aos modelos já citados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.farnellnewark.com.br/fusivelresetavel60v6ohm,product,86K0364,4401833.aspx

FUSE PTC RESET 60V 120mA RADIAL; Holding Current:0.12A; Tripping Current:240mA; Initial Resistance Max:8ohm; Operating Voltage:60VDC; Series:PolySwitch; PTC Fuse Case:Radial Leaded; Initial Resistance mim:4ohm

Este PTC pode ser usado como similar aos modelos já citados?

Pode sim..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema na imagem, alguns pequenos pontos/trechos ao longo de toda a tela estão com a imagem tremida e embassada. Aqui em casa tem aterramento, mas notei que as quinas do gabinete do pc estão com um pouco de estática. Isso pode estar causando o problema da imagem? Caso sim, como aqui ja é aterrado, o que está acontecendo para continuar com estática no gabinete e como eu posso solucionar? Quem souber tem como dar uma ajuda aqui? Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!