Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

Ontem testei o carregador ele parece estar funcionando corretamente coloquei para carregar uma bateria de 12v 60A ela não virava o carro e carregou beleza!! o carregador esta mandando 5.82A para a bateria ,mas tenho ainda uma pergunta a bateria quando esta acabando de carregar o led fica piscando cada vez mais rápido ate estabilisar e normal esse pisca-pisca ou ja tem q acender e estabilisar acessa para não prejudicar o circuito ????o que posso fazer??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Acredito que seja normal..., como o circuito funciona com uma tensão pulsante e não uma contínua pura, este efeito ocorreria quando a bateria estiver bem próxima da carga completa..., isso não prejudica o circuito não..., fique tranquilo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo Bcpetronzio estou tentando colocar uma circuito de proteção na saida do carregador para a bateria

mas não esta funcionadando !!!^_^ o circuito e o seguinte bem basico um rele NA NF 6V (estou usando de 6V porq o carregador esta dando 8v quando não esta na bateria ) um TIC106 e um zener 16v

o anodo do SCR e ligado na bobina do rele o Katodo no positivo e o zener e ligado do katodo para o Gueite do scr

o negatino direto na bobina funciona assim quando o zener condus 16V ele aciona o scr arma o rele q abre o NF e fecha o NA ligando um led

testei em uma fonte e deu certo mas no carregador eu ligo e o rele começa armar e desarmar (tic,tic,tic,tic,tic,tic,tic,tic,tic):wacko: antes de ter 16v para o

zener conduzir Obs : o trafo q estou usando e de 7,5+7,5 =15v não tem o ponto 0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, pelo que entendi do circuito! (embora o SCR esta polarizado reversamante), você esta utilizando a tensão como forma de proteção!, isso o circuito já faz através do potenciômetro..., você ajusta o limite de tensão desejada para a carga...

Para uma proteção de sobre corrente (curto), você deveria colocar um componente em série com a bateria, e não em paralelo...

Um exemplo simples seria um fusível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4798484923_96e06c0c0e_b.jpg

fiz outro circuito aqui rapidinho contrar curto,sobrecarga , e polo ivertido q tambem danifica o circuito queimando o zener (D3) no caso contra polo invertido eu polarisei a bobina com um zener e liguei invertido !!! você acha q funciona estou em tambem duvida da bobina em serie !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Dion090, não tenho sugestões para circuitos de proteção para este carregador! mas o seu circuito esta com os diodos zener e SCR invertidos..., eles não funcionam desta forma..., como estão, (diodos), eles conduzirão como um diodo comum e vão queimar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse site você encontra otimo para comprar: http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/2125/90/resistor/resistor-pr01-82r-1w?keyword=82r

o trafo sem problemas eu uso um com 15,8V

Bcpetronzio o trafo q uso no carregador e de 15Ah estou querendo colocar em D1 dois diodos em paralelo SK6 e trocar o BT136 pelo BT139 de 16Ah para mim usar mais do meu trafo o que acha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal sou novo no Fórum e fiquei impressionado com o esse post sobre carregador de baterias.

Li todo ele e estou tentando fazer um para poder usar no meu carro para manter a carga da bateria enquanto o som do mesmo fica ligado.

Lendo as posts achei um carregador que eu já uso, mas o que tenho é muito fraco, portanto estou qrendo montar outro. O post foi o #46 do usuário oceano, segue linq http://www.aaroncake.net/CIRCUITS/charger1.asp

O carregador que estou qrendo montar é o mais simples sendo o último que está na página do link acima. Com apenas botão, fusível, trafo, retificador e capacitor.

A dúvida é a seguinte, comprei os diodos para 20 A, o transformador suporta de 15 a 20 A tb, como faço para calcular o capacitor?

E se eu quiser variar a tensão do circuito o que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colega cacauub o carregador q você esta querendo e para manter ligado junto com o som funcionando para não deixar a bateria cair não e? eu aconselho você fazer um carregador de mais de 10 A porque se não o consumo vai ser maior do q a carga , você pode fazer um projeto bem simples com apenas um diodo e o trafo de 15 A ou maior muito bom para usar no seu caso !!!

você encontra o diodo nesse link: http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/374/24/diodo/50pf80-50a800v-diodo-retificador-catodo-na-rosca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indiada buena, montei o tal com a ajuda dos colegas do forum e lendo a pagina, ta funcionando bom ao que parece, minha dúvida é porque ele joga só 1,9 á 2,0 ámperes para a bateria eu descareguei ela por completo para fazer o teste mas é isso ai mesmo, será que é o trafo o mesmo é de um tamanho razoavel so que não tem identificação, ele aquece bastante também,

no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!