Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

O BRX49 é um SCR, o BT136 é o Triac, o BT136 deve estar custando uns 2 reais e o BRX49 1 real (mais ou menos)...

:confused::confused::confused::confused::confused:

Nem conhecia a existência desse bixo. Pelo que entendi pelo google é um diodo retificador com terminal de disparo. Um tiristor assim como o triac mas seus funcionamentos são distintos. o scr precisa de somente um pulso para conduzir indefinidamente corrente enquanto o triac necessita de corrente constante É isso? Ou entendi mal?!

Valeu pela ajuda. Vai facilita a minha vida. Novos componentes, novas idéias....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite, sou um burro iniciante no proteus. Já fiz algumas coisinhas bem simples no proteus. Mas agora estou querendo simular um inversor 127V/220V para 12V, conforme o esquema acima. Entendi o que vocês escreveram, mas deparei com alguns problemas. 1. Não tenho o Triac Bt136, o scr brx49 e o tic106s. Não gostaria de montar o circuito sem antes de fazer uma simulação. Sei que vocês podem indicar aonde posso encontrar esses modelos de componenets para o proteus. Obrigado!.

Velardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em Library -- Pick Devices -- Keywords

escreva TRIAC , vão aparecer todos os possiveis

faça o mesmo mas escreva SCR vão aparecer os tiristores

estão na libraria Switching Devices

valeu Oceano, fiz isso e mas não encontro estes componentes. Eu uso o proteus 7.7 sp2 e não consta estes componentes.

Velardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:DAwe povo finalmente vou montar (em protoboard, ou matriz de contatos) o cricuito. queria saber, qual o tamanho dos dicipadores para Q1 BT136 e

Q2 TIC106. Vou deixar a saída flutuante para não tostar minha proto.:cool:

OBS: Os componetes estão a uma semana na gaveta e ainda não montei. Que vergonha:wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Li todo o post e aprendi muita coisa. Minha ultima dúvida sobre o carregador antes de montar é: posso usar esses componentes para substituir o BT136 TRIAC e o BRX49 SCR?

T136 TRIAC substituir por: BT137 600E ou o BT134 600E

BRX49 SCR substituir por: MCR100-6 ou qual outro SCR posso usar aqui tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, segue abaixo o esquema para montar esse carregador, montei de maneira que pareça ao máximo o esquema original para ficar fácil verificar os componentes e eventuais erros.

A figura1 já é bem intuitiva, o trafo, o fusível e a chave de ligar ficam fora desta placa, mas dá pra fazer adaptações.

A figura2 é a placa já pronta para passar para o cobre, dimensões 10X10 Cm, verão que sobrou bastante espaço, mesmo eu fazendo com uma distancia razoável entre os componentes. E não se esqueçam de espelhar a imagem!!!!

post-801738-1388495897273_thumb.jpg

post-801738-13884958973205_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem vi que postaram o esquema pronto. E eu aqui me quebrando no "tio eagle":confused::confused::confused:

Deêm uma olhada plz, vê se cometi um erro fatal ou algo do tipo;

Pega essa placa que eu postei, tá certinha, é só fazer o processo de silkscreen agora, cuidado com as polaridades do triac e do SCR na hora de montar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chacalgbi

pois mas esqueceu que com as correntes que vai ter o pcb nao vai durar muito

use pistas mais largas naparte do corcuito desdea entrada , triac, bateria

Oceano, eu alarguei um pouco, o normal das trilhas do programa que eu uso é de 10mm, eu coloquei 15mm em todo o circuito, por isso não existe diferença entre nenhuma. Mas a dica está dada, quem quiser alargar um pouco as trilhas do conjunto (Trafo/Triac/Bateria) Use uma caneta própria de placas de cobre e cubra as trilhas...

Valeu pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei a 10mm no meu circuito pois minha caneta é de 10mm (sim, vou fazer á mão). Depois otimizo puxando as linhas de maior corrente.

Colega chacalgbi sei que pode paracer tosquice, mas já que fiz a placa e para não ferir o meu orgulho vou tentar com a minha primeiro. Se não funcionar vou de "made in chacalgbi", OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

notem que se o circuito fornecer uma componente continua de carga 4 ou 5A

mas isso implica que os valores da corrente de pico sao muito mais elevados ( 15 ou mais A dependendo do transformador) e as pistas dos vossos circuitos vão fundir

"editei" ( desculpem a qualidade mas serve apenas de exemplo) a imagem e notem que a simples troca de posiçao do triac e da saida simplificam o desenho e permite facilmente alargar e encurtar as pistas onde a corrente e elevada, o que e necesario para o circuito funcionar bem

outras pequemas alteraçoes ainda melhorariam o circuito impresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte;

Olhando o meu esquema pecebi um erro do eagle (ou meu). O gate está ligado com o d1 e não com o d2. Mas segundo o data do BT136 600E (exatamente o meu componente com exceção de ser nxp e o data philips) consta;

1 main terminal 1

2 main terminal 2

3 gate

tab main terminal 2

Sendo assim ao soldar os terminais (espelhamento) vou estar ligando o gate em d1????????

Vi isso nos circuitos dos amigos acima também? Tá certo isso????

segue o link do bixo;

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/T/1/3/BT136-600E.shtml

:confused::confused::confused::confused::confused::confused::confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo assim ao soldar os terminais (espelhamento) vou estar ligando o gate em d1????????

Vi isso nos circuitos dos amigos acima também? Tá certo isso????

O espelhamento é só em questões de passar a arte feita na tela para a placa de cobre, aqui onde eu moro é mais fácil assim, depois que você corroer a placa e virar a parte onde será montada os componentes para cima, ficará exatamente como está no esquema que eu postei.

Olha ai a pinagem, não tem erro

post-801738-13884959045218_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, montei meu carregador, funciona. Só que o meu tá carregando "bem de leve" não passa de 400mA a corrente, e olha que a bateria tava bem baixa! Ai demora demais! Até ai tudo bem, é só ter paciência e deixar a carga lenta fazer seu trabalho. Só que tô montando esse carregador pra ligar em baterias que vão está ligadas em MicroTiks, eles funcionam de 10 a 24V. Cada um em tráfego consome 600mA. Eu iria ligar 2 ou 3. Como o trafo é de 4A, teria que dar essa carga né? Ou não? Como eu faço pra ele dar mais corrente?

estou usando o Triac BT137-600E o SCR é o MCR100-6 o capacitor é de 220uF/16V. O esquema original é 220uF/25V. As resistências são de 82ohms mesmo, porém são de 5W (não achei de 1w).

Quando eu ligo uma carga na bateria com o carregador ligado nela, uma carga de 800mA, a bateria vai caindo a tensão bem lentamente. O Carregador não teria que suprir isso?

O dissipador do triac só fica morno, e mesmo com o potenciômetro todo para o lado de R3, só dá 12,46V

Olha as fotos em minha bancada:

post-801738-1388495911883_thumb.jpg

post-801738-13884959120561_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para que tenha a corrente que deseja o transformador para alem de ter uma capacidade de corrente para o valor que deseja usar tambem tem de ter uma tensão minima

no seu caso o transformafor nao tem a tensão, em carga, com o valor correcto

tera que usar um transformador com tensão do secundario mais elevada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!