Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Amigos acima, mais uma dúvida o meu carreg. esta ok, então eu posso carregar a bateria no carro ou seja com os cabos de força conectados do carro, á algum perigo do carregador mandar mais tensão, por ex, uns 17v e danificar central eletronica aparelho de som ou coisas assim, para proteger meu carregador de algum imprevisto na bateria eu botei 02 fúsíveis ultra rápido na saída do carregador, ou é melhor desconectar a bateria,

conto com ajuda,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Graia, acredito que este perigo não ocorra, quando você ajustou o trimpot, você limitou a tensão de saida do carregador para 13,8V ou um pouco mais, quando a tensão chegar deste limite o carregador desarma, este risco você só terá se o triac queimar!, por precaução é sempre bom desconectar a bateria da carro antes da carga...

Aguarde outras opiniões!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

primeiramenti obrigado ao Bcpetronzio pela resposta.. bom mais acho q vou usar esse triac mesmo, eu tenho outra pergunta: normalment em que tipo de circuito fica este BRX49 SCR poque aqui onde moro nao tem lugar onde vendem este tipo de pessa então tenho que tiralas de umas placas de tv radio e outras que tenho aqui... nao tem como substituila por outro component mais fácil de encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente muito obrigado pela resposta... bom encontrei em uma placa antiga de televisão

um triac: AVS08CB cera que para este projeto seria melhor o MAC12SN ou esse AVS08CB?

A e nessa mesma placa também encontrei um SF5J42 cera que não teria problemas se eu colocasse ele no lugar do BRX49 SCR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

Concluí, finalmente e depois de muitas dicas aqui lidas, o carregador de baterias em questão.

Funciona na perfeição, pelo menos até à altura.

Tive uns problemas com a polaridade do triac (não confundir T1 com T2, pois entre T1 e a gate existe pouca resistência, ao invés da resistência entre gate e T2 ser infinita!), e com a aquisição do potenciómetro de 100ohm.

Utilizei um bom dissipador de calor no triac, retirado de uma fonte de alimentação de uma TV antiga.

Parece-me ser um bom carregador na óptica qualidade/preço. Gastei mais no transformador do que em tudo o resto (pinças, cabos, componentes, placa pcb)!

Fiquei só com uma dúvida, que não sou um grande técnico na matéria: medindo antes do D1 temos 13V em CA, se medir logo após o diodo o multimetro mostra sensivemente metade (6,5v) em dc.

Porque acontece?

Desde já o meu agradecimento a todos aqueles que possibilitaram este excelente topico, principalmente ao Bcpetronzio sempre bastante participativo e compreensível nas respostas. :) :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui poderão ver como ficou, coloquei numa caixa ventilada, com uma rede num canto e uma ventoinha no outro.

A caixa é hermetica, dessas caixas utilizadas na rede electrica

Acreescentei um néon de 220V indicando tensão, e futuramente estava a pensar em colocar um amperímetro digital de de 3 segmentos, que acham da ideia?

Ando a pesquisar uns esquemas por ai...:)

post-803154-1388495772522_thumb.jpg

post-803154-13884957725908_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola caros amigos, venho a me apresentar, acho que esse é o forum mais sério e com melhor conteudo que ja visitei nessas minhas buscas por informações! Venho pedir ajuda quanto a uma dúvida que tenho sobre os componentes do mesmo comentado aqui! terei problemas substituindo C1 por 220uF 35V capacitor eletrolitico ( original 220uF "25V" capacitor eletrolitico), D1 P600 por 6A6 DC, Q2 por BT149B w23 ( original BRX49 SCR )?

obrigado desde ja pela atenção, abraços.

Caro amigo Leandro, sou novato aqui no forum, mas acho que posso te ajudar, achei um texto muito bom explicando sobre todos os tipos de baterias e processos de manutenção completos, até agora esse foi o melhor texto que achei. Da uma olhada e diz pra gente se é bom! ;)

http://www.nauticurso.com.br/download/tudo_sobre_baterias.pdf

Espero ter ajudado

Abraços

ErosGK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola caros amigos, venho a me apresentar, acho que esse é o forum mais sério e com melhor conteudo que ja visitei nessas minhas buscas por informações! Venho pedir ajuda quanto a uma dúvida que tenho sobre os componentes do mesmo comentado aqui! terei problemas substituindo C1 por 220uF 35V capacitor eletrolitico ( original 220uF "25V" capacitor eletrolitico), D1 P600 por 6A6 DC, Q2 por BT149B w23 ( original BRX49 SCR )?

obrigado desde ja pela atenção, abraços.

Caro amigo Leandro, sou novato aqui no forum, mas acho que posso te ajudar, achei um texto muito bom explicando sobre todos os tipos de baterias e processos de manutenção completos, até agora esse foi o melhor texto que achei. Da uma olhada e diz pra gente se é bom! ;)

http://www.nauticurso.com.br/download/tudo_sobre_baterias.pdf

Espero ter ajudado

Abraços

ErosGK

Os condensadores, normalmente, não tem problemas de serem substituídos por voltagens superiores, logo que respeitem a capacidade requerida.

Em relação às outras substituições, deixo-lhe aqui mais algumas alternativas:

Para D1 - SK6/08 ou 6A8.

Para Q1 - Tic236 ou BT138.

Para Q2 - BT169 ou TIC106 ou BRY55-10.

Para D2 - 1N4002 ou 1N4007

Nota: créditos de outros membros, eu somente resumi:)

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho um novo desafio!

E que tal, agora que já temos o carregador para as baterias, pensarmos num modo de prolongar a vida destas??

Como sabem é agora no Inverno que as baterias se degradam mais frequentemente, seja por humidades exteriores, seja pelos dias mais curtos obrigarem a um consumo acrescido.

Bem, eu no ano passado comprei duas(!) e este ano parece que já me arrependi de ter comprado usada, pois os níveis de sulfatação começam a subir, e é aí precisamente que precisamos atacar: nos níveis de sulfatação.

"O processo mais usado para recuperar um acumulador que chegou a este ponto consiste em fazer cargas e descargas rápidas durante um certo tempo, de modo que o processo de sulfatação se reverta e as placas voltem às condições normais de funcionamento."

Perceberam?? Então aí vai o esquema, e o respectivo link onde está tudo explicado ao pormenor...

Abraços!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/1022-recuperando-baterias-sulfatadas-art146.html

post-803154-13884957753168_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!