Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

para que tenha a corrente que deseja o transformador para alem de ter uma capacidade de corrente para o valor que deseja usar tambem tem de ter uma tensão minima

no seu caso o transformafor nao tem a tensão, em carga, com o valor correcto

tera que usar um transformador com tensão do secundario mais elevada

Vai vê é isso mesmo, esse ai tá saindo exatos 12V no secundário, vou vê se arrumou um de 13 ou 14V pra testar.... (Ainda bem que não foi comprado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
De 14V é melhor, mas se você encontrar um de 16V seria o ideal...

Olá pessoal!

Tenho um transformador de um som da Sony com varias saídas, medindo-as com o multímetro em AC tenho o seguinte:

9+0V+9V (3 pinos) medindo os dois pinos externos dá 19V

18V+0V+18V (3 pinos)

0V+30V (2 pinos) alimentação do VFD deve ter baixíssima corrente.

Não sei a corrente, só sei que ele é grandão e pesadão e era de um som de Sony antigão de 1500W PMPO

Gostaria de usar esse trafo para carregar uma bateria de 12V 60A (carro) mas não sei se tenho que modificar algo!

Fiz o circuito conforme esquema;

Usando 0+9 não carrega nada (lógico), apenas acende e apaga o Led mexendo no potenciômetro mostrando que o circuito funciona;

Usando 0+18 carrega (medindo a corrente dá apenas 2.4A e vai caindo enquanto a bateria vai mostrando que tá recebendo carga medindo com o multímetro) mas o LED fica constantemente aceso e mesmo mexendo no potenciômetro não acontece nada (não apaga o LED e não para de carregar);

Alguma sugestão?

Dá para usar esse trafo de outra forma?

Acha melhor procurar outro ou tentar mandar enrolar esse para uns 14V?

Desculpem o texto grande!

Apenas quis dizer tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, esse tópico que iniciei rendeu hein???

Eu não estava acompanhando, porque nunca mais recebi e-mail sobre ele.

Apenas hoje recebi uma notificação e fui olhar.

Se não for pedir demais, peço ao moderador para conferir porque não estava recebendo notificação sobre esse tópico.

Um abraço.

Fauzi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Usando 0+18 carrega (medindo a corrente dá apenas 2.4A e vai caindo enquanto a bateria vai mostrando que tá recebendo carga medindo com o multímetro) mas o LED fica constantemente aceso e mesmo mexendo no potenciômetro não acontece nada (não apaga o LED e não para de carregar)
Provavelmente este enrrolamento dos 18V é para 2,5A somente, e o led não apaga porque o SCR esta constantemente conduzindo, verifique se você não ligou ele invertido.
Vixe, esse tópico que iniciei rendeu hein???

Eu não estava acompanhando, porque nunca mais recebi e-mail sobre ele.

Apenas hoje recebi uma notificação e fui olhar.

Se não for pedir demais, peço ao moderador para conferir porque não estava recebendo notificação sobre esse tópico.

Um abraço.

Fauzi

Vou verificar isso e te dou um retorno por MP...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente este enrrolamento dos 18V é para 2,5A somente, e o led não apaga porque o SCR esta constantemente conduzindo, verifique se você não ligou ele invertido.

O circuito funciona muito bem quando alimento ele com 9V (o potenciômetro arma e desarma o circuito tanto que o LED acende e apaga conforme giro de um lado para outro!

Alimentando-o com 18V experimentei colocar um capacitor de 3300mF/25V no lugar da bateria e o circuito demostrou funcionar bem apresentando 14.5V no capacitor, acendendo o LED. Quando giro o potenciômetro para o outro lado o LED apaga e no capacitor fica por volta de 15.8V +ou- indicando que acionou o carregamento! Esse teste é válido?

Só que me intriga é que nada disso acontece quando instalo a bateria de 12V/60A, o que será!

Estou usando: Triac BT137-800, SCR MCR100-6, Capacitor de 220uF/16V, teria alguma diferença por ser esses componentes?

Esperimentei levantar o Zener e a carga subiu para 3,6A, o LED apagou (claro) só que quando coloquei o capacitor de 3300mF/25V no lugar da bateria medí 24V sendo o dobro da bateria (12V), posso carregar uma bateria de 12V com 24V??

Meu questionamento é se posso usar um trafo de 18V CA ou 24V CC? Isso não prejudicaria minha bateria pois a mesma é de 12V!

Pois se não tiver problema usar o trafo de 18V para carregar minha bateria de 12V vou deixar apenas os componentes relativos a carga que seriam D1, D2, Q1 R4 e R5 certo? E remover os do acendimento do LED e desarme já que ainda não consegui fazê-los funcionar com 18V, mas prometo que vou insistir.

Muito obrigado a todos pelas respostas e desculpem o tamanho do texto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não sei o que pode estar acontecendo com seu circuito...

O teste com um capacitor somente, não é válido, você teria que colocar um resistor em paralelo com ele para "puxar" a corrente de carga... Ex: coloque um resistor de 5,6 Ohms/15W.

Monitore a tensão do trafo! pois acredito que ela cairá abaixo dos 14V, se acontecer isso fica explicado o mau funcionamento com o errolamento dos 18V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que pode estar acontecendo com seu circuito...

O teste com um capacitor somente, não é válido, você teria que colocar um resistor em paralelo com ele para "puxar" a corrente de carga... Ex: coloque um resistor de 5,6 Ohms/15W.

Monitore a tensão do trafo! pois acredito que ela cairá abaixo dos 14V, se acontecer isso fica explicado o mau funcionamento com o errolamento dos 18V...

Muito obrigado Bcpetronzio pelas prontas respostas!

É que não tenho um resistor de 15W!

A minha duvida é se esse circuito é preparado para funcionar com 18V CA, pois acho que todos aqui testaram com trafos menores que 16V e sou o único a fazer esse teste!

Imagino que tenha que fazer alguma modificação para trabalhar com 18V ou estou errado?

O Zener que serve é apenas o 5.6V pois fiz algo que queimei meu zener, vou ter que comprar outro pois tenho um outro aqui mas não sei a especificação dele!

Obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JocsMister

disse que esse transformador e de 18V mas que valor de VA ?

tem o circtido montado como? bradbord ? circuito impresso?

faça o seguinte

1 meça a tensão da bateria antes de ligar ao circuito, devera ser inferior a 13V

2 lige a bateria ao carregador sem o ligar a tensão da rede

3 rode o potenciometro todo para o lado de R3

o lede deve apagar, D1

4 agora ligue carregador a tensão de entrada

5 meça a corrente de carga na bateria e a tensão nos terminais do transformador

6 meça a volt. da bateria ate esta ter 13,8vm meça nos terminais da bateria

7 agora rode o patenciometro para o lado de R1 ate o led acender

coloque os resultados de cada um destes pontos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JocsMister

disse que esse transformador e de 18V mas que valor de VA ?

tem o circtido montado como? bradbord ? circuito impresso?

Obrigado "oceano" pela sua atenção também!

Quis dizer 18VA (medí com Multímetro em escala ACV);

Está montado naquelas plaquinhas de circuito impresso já furadinha, fiz as trilhas com fio grosso por causa da corrente!

Vou ter que comprar outro zener pois o meu queimou por um vacilo meu! (fechei curto sem querer) e um outro que tenho aqui não sei a expecificação dele, portanto não sei se serve!

De posse de um novo zener vou postar os 7 testes que me pediu!

Obrigado e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Colega fauzisp, Bem-vindo ao fórum do CDH, se você indicar um link ou postar o esquema deste carregador, ficaria mais fácil de se auxiliado!...

Você pode usar o SK6/08

Sim, pode!, o SCR TIC106 é muito comum, mas tem a disposição dos terminais diferentes!...

Sem ver onde esse diodo está sendo aplicado é difícil indicar!...

Abraços...

===========================================================

Caro BcPetronzio,

Entrei na conversa em busca de equivalencias e vi suas informações, que ajudaram muito. Sobre o seu pedido do esquema da fonte (carregador), não sei se já conseguiu, mas aqui vai o link:

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Abraços, fica com Deus!

Cordialmente,

Jorge Melo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

===========================================================

Caro BcPetronzio,

Entrei na conversa em busca de equivalencias e vi suas informações, que ajudaram muito. Sobre o seu pedido do esquema da fonte (carregador), não sei se já conseguiu, mas aqui vai o link:

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Abraços, fica com Deus!

Cordialmente,

Jorge Melo

Jorge,

O esquema já tinha sido postado no início do tópico ...

Aproveito a deixa para pedir um favor aqueles que já montaram o circuito, e que estão usando o carregador, no sentido de informar quais as modificações feitas, os componentes substituidos, o trafo utilizado, e tudo o mais que puder para ajudar aqueles que ainda estão com dificuldades.

Como tenho a impressão que fui o primeiro a montar, mas não tenho usado porque ficou muito fraquinho, seria bem-vindo saber as tentativas de aumento de potência.

Abraço a todos.

Fauzi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Voltei a bisbilhotar este tópico e vi como ele está rendendo... Mas eu também parei de receber as atualizações por email como postou o colega Fauzisp na página anterior.

Para contribuir existe um circuito praticamente idêntico no endereço http://users.otenet.gr/~athsam%20/car_12v_battery_charger.htm onde se nota que o valor do trimpot é um pouco maior e se não me engano foi usado uma retificação de onda completa.

Bom tenho duas dúvidas e gostaria de ajuda:

1º. Tenho um transformador de 20 volts e 10 ampéres. Pelo que eu entendi até agora o circuito apenas "carrega e para", e não tem nenhum controle da corrente que flui para a bateria. Essa corrente é controlada pelo próprio transformador que deve ter a dimensão correta para determinada bateria. Sendo assim, como ou qual a fórmula que eu posso usar para dimensionar uma valor de resistor a fim de limitar a saída deste carregador em por exemplo 6 ampéres, se eu fosse carregar uma bateia de 60 ampéres?

2º. Limitando a corrente de saída, posso carregar uma bateia de 12 voltes tendo meu transformador 20 volts?

post-692959-13884960341023_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, faço técnico em eletrotécnica no SENAI, e estamos rebobinando um transformador. Mas gostaria de pôr ela na prática montando um carregador de baterias automotivo. Só que eletrônica definitivamente não é meu forte e vim buscar uma ajudinha aqui.

O esquema do circuito que achei foi esse:

carregador-baterias.gif

Componentes:

R1, R3 2 330 Ohm 1/4W resistência

R2 1 100 Ohm 1/4W Pot

R4, R5, R7, R8 4 82 Ohm 2W resistência

R6 1 100 Ohm 1/4W resistência

R9 1 1K 1/4W resistência

C1 1 220uF 25V Electrolytic Capacitor

D1 1 P600 díodo Diodo 50V 5A ou superior

D2 1 1N4004 díodo 1N4002, 1N4007

D3 1 5.6V Zener díodo

D4 1 LED (Red, Green or Yellow)

Q1 1 BT136 TRIAC

Q2 1 BRX49 SCR

T1 1 12V 4A Transformador

F1 1 3A Fusível

S1 1 SPST Switch, 220VAC 5A

Diversos 1 Dissipador para U1, Caixa, Cabo c/ crocodilos para os bornes da bateria, Suporte para Fusiv

Peguei o esquema aqui: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

"Este carregador de baterias carrega qualquer bateria de 12V é totalmente automático e fornece uma carga de 4A até a tensão da bateria ficar com carregada fornecendo posteriormente uma corrente muito reduzida. Se a bateria perder a carga o carregador reactiva-se novamente até estar novamente com a carga completa, desta forma a bateria pode estar ligada de forma permanente ao carregador mantendo a caarga completa sem se danificar. Um LED acende indicando carga completa para a bateria."

Bom, a príncipo gostaria de saber se ele cumpre o que promete e a dificuldade em achar esses componentes em lojas de eletrônica e afins.

Eu vou dimensionar o transformador para 13,5V na saída (para eventual queda de tensão na rebobinagem) e tô querendo fazer a saída dele para até 7A, algum problema nessas duas modificações que possa prejudicar o circuito? O trafo aguenta até 25A, mas os fios de saída seriam muito grossos, ai fica meio inviável.

Se alguém puder explicar um pouco melhor quais baterias ( X Volts, X Amperes) e em quais condições esse carregador (da maneira que coloquei) consegueria carregar fico imensamente agradecido.

Qualquer opinião ou sugestão é muito bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega badshade, Já que você mesmo esta rebobinando o Trafo, faça-o para 14V ou 15V, isso vai te proporcionar uma carga mais completa (13,8V).

Como a corrente de seu trafo será de 7A eu sugiro colocar dois diodos em paralelo na posição do D1.

O resto mantem igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá, montei o circuito, porém os Resistores de 2W e o BT136 aquecem demasiadamente mesmo sem a bateria ... A única modificação que fiz foi substituir o BXR49 por um TIC106D e ao invés do trafo usei um fonte chaveada de 15V por 4,5A (Carregador notebook toshiba). Ainda não testei com uma bateria pra ver, mas acredito que não seja normal esquentar sem carga. Alguém sabe o que pode estar ocorrendo? Depois posto uma foto do projeto montando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite.

Tirando uma análise desse carregador cheguei à conclusão:

Prós:

  • Poucos componentes ficam no caminho da bateria, apenas dois no caso do circuito de meia onda, o triac e o retificador, resultando em um baixo desperdício de energia, aprox. 2,8Volts;
  • Uso de componentes tipicamente fáceis de se encontrar;
  • Indicação visual de carga completada;

Contras:

  • Não há qualquer proteção de rápida ação, mesmo usando-se um fusível, o tempo de ação dele é lento demais. Mesmo para os mais experientes, isso é um risco, já que todos estão sujeitos a uma "cagadinha";
  • [Dúvida] Por este circuito ser de meia onda, acho que haverá o problema de aquecer muito o núcleo do trafo jogando-se para o céu qualquer eficiência alcançada;

Este tipo de carregador ainda é muito comum em blocos autônomos de iluminação de emergência com baterias de 45Ah, porém usando onda completa e utilizando cerca de 1% de carga. Alguns usam os 10%, mas pelo tipo de uso desse equipamento, acho suficiente 1% de carga beem lenta. Nesse sistema as baterias costumam durar de dois a três anos, mas acho que poderiam render um pouquinho mais.

Qual carregador seria mais eficaz e faria uma bateria render mais? Este carregador, o qual este tópico se refere do começo ao fim, ou outro carregador, como citado pelo "Oceano", se utilizando de reguladores modernos e até mesmo comparadores.

Pride and Joy.

RicardoSPimentel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Boa noite.

Tirando uma análise desse carregador cheguei à conclusão:

Prós:

  • Poucos componentes ficam no caminho da bateria, apenas dois no caso do circuito de meia onda, o triac e o retificador, resultando em um baixo desperdício de energia, aprox. 2,8Volts;
  • Uso de componentes tipicamente fáceis de se encontrar;
  • Indicação visual de carga completada;

Contras:

  • Não há qualquer proteção de rápida ação, mesmo usando-se um fusível, o tempo de ação dele é lento demais. Mesmo para os mais experientes, isso é um risco, já que todos estão sujeitos a uma "cagadinha";
  • [Dúvida] Por este circuito ser de meia onda, acho que haverá o problema de aquecer muito o núcleo do trafo jogando-se para o céu qualquer eficiência alcançada;

Este tipo de carregador ainda é muito comum em blocos autônomos de iluminação de emergência com baterias de 45Ah, porém usando onda completa e utilizando cerca de 1% de carga. Alguns usam os 10%, mas pelo tipo de uso desse equipamento, acho suficiente 1% de carga beem lenta. Nesse sistema as baterias costumam durar de dois a três anos, mas acho que poderiam render um pouquinho mais.

Qual carregador seria mais eficaz e faria uma bateria render mais? Este carregador, o qual este tópico se refere do começo ao fim, ou outro carregador, como citado pelo "Oceano", se utilizando de reguladores modernos e até mesmo comparadores.

Pride and Joy.

RicardoSPimentel.

Concordo plenamente. Após entender como funciona um carregador vejo que o necessário é uma uma tensão de 14V (para bateria de 12V) e um limitador de corrente. O resto é guéri-guéri.

carregadorsimples2d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente. Após entender como funciona um carregador vejo que o necessário é uma uma tensão de 14V (para bateria de 12V) e um limitador de corrente. O resto é guéri-guéri.

carregadorsimples2d.jpg

Eu não entendo, a proposta do tópico é com peças discretas(sucatas para todos) e tu vem com integrado LM317...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!