Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

Mas digo,

precisarei alterar alguma coisa ? trocar algum componente ? algo do tipo ?

Se a única coisa que difere é a corrente, mantendo a tensão correcta, em princípio não precisa alterar nada.

Poderá optar por colocar os semicondutores com menos potencia, por exemplo no caso do díodo rectificativo não precisa de ser de 6A, basta um de 2A...

Se estiver mal me corrijam.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, acabei de montar ontem meu carregador, mas acho que não está funcionando! Ja tentei e li bastante coisa, mas ainda sim nao consegui identificar o problema. Montei o meu com um trafo 127V / 220v -> 12V 1A ( sendo que estou alimentando o trafo com 127V - fio vermelho e preto ligando na rede eletrica, o azul eu isolei - está certo ? ou tenho que ligar o azul junto com o vermelho ou com preto?) ... e estou testando em uma bateria de 3A 12v estacionária (pequena), o LED do carregador funciona direitinho, ou seja, ao move-lo para R3 acende e para R1 apaga, ja testei o trimpot e está fuincionando direito, mas a bateria nao mostra alteração, não carrega, e aos poucos até perde carga ! Medindo, eu verifiquei que o carregador só consegue enviar 0,02A para a bateria ( com o led apagado ou aceso ) .... o que pode ser isso pessoal ? como posso identificar o problema ?

Abraços e obrigado caros colegas.

Eros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado colega Oceano,

o problema estava na fonte, eu tinha ligado errado, eu tinha feito a ligação para 220 e nao 127! mas agora esta funcionando, porém, como eu ja havia dito estou usando um trafo 1A .... mas o sistema está mandando para a bateria de 0,25 A ~ 0,20 A, não é pouco não ? não deveria mandar 1A ?

e outra! o carregador nao consegue carregar mais que 13,10V ... ja estou com o trimpot no maximo ... e nao passa de 13,10V. é assim mesmo ? ( acho que nao né!!!! )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende da qualidade do transformador

note que nao ha componentes ideais

no circuito o transformador tem uma dada resistencia interna

o diodo em conduçao provoca queda de tensão , o mesmo para o tiac

tudo isto somado pode provocar qua a corrente de carga seja mais baixa e mesmo nem se consiga atingir a tensão necessaria

por outro lado a bateria demora tempo a carregar e ainda mais se a corrente de carga for pequena

ja verificou qual a tensão desse transformador quando a corrente no secundario e de 1A ?

meça o valor nessas condiçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, muito obrigado pela ajuda caro Oceano,

Então acabei de testar nas seguintes condições:

Em funcionamento, carregando uma bateria de 60A 12V, saída secundaria ( o fio que saio do trafo para o circuito, correto? ) 11,80VAC - 1,10A (medido com alicate amperimetro) --> .... no cabo que vai para a bateria continua na mesma flutuação ditada anteriormente.

você acha que são os componentes D1 e Q1 que estão resistindo a baixa corrente do trafo? eu deveria usar componentes com menos potencia para que possa se adequar com o trafo ? quais seriam ?

Abraços

Eros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao tem a ver com a baixa corrente to transformador mas sim com a tensão baixa do secundario

sem ser exacto

note que se tem 11,8 V isto implica tensão de pico de 16,5v

se descontatar a queda de tensão no diodo ~~1V e no triac -- 1,5v vai ter a saida do diodo 14 V de tensão de pico

note que ainda tem resistencia do transformador , cabos , resistenias parasitas...

quando carrega uma bateria esta so vai admitir corrente de carga se a tensão que lhe e aplicada for superior a tensão da bateria

como esse circuito usa rectificaçao de meia onda isso quer dizer que apenas vai ser carregada durante os picos de tensão , isto e quando a onda sinusoidal atinge practicamente o maximo e por tempo muito curto

carregar uma bateria de 60AH nessas condiçoes (com um transformador de 11,8V) vai ser difícil ( pois apenas consegue esses 0,2A)

mesmo com correntes medias de 1A iria demorar cerca de 90H para bateria descarregada completamente

agora pense quanto tempo sera preciso com 0,2A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo erosgk, aqui vai um macete que vai te ajudar muito na hora de ligar um tranformador (no primario); por exemplo, tensão especificada no trafo 220/110 vca, então um trafo dos bom vai ter 3 fios no primario, interprete assim tensão maior (220) nos dois fios de fora, tensão menor (110) o fio do meio com um dos de fora. Isto é tiro e queda. OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, é exatamente isso que está acontecendo! tenho uma saida de 0,2A para as baterias!!!!

Oceano me diga uma coisa... se eu comprar um trafo de 14V 2A - 16V 2A....melhora ? e outra ? tem que mudar alguma coisa ?

----------------------

Graia, é isso mesmo, valeu!!! o ligação correta era preto ( esquerda ) + Azul ( meio )....o vermelhor direita era para 220!

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com 14V (com carga de 2A) deve ser suficiente

o problema deste circuito e ser muito sensivel a tensão do secundario pois funciona num modo on-off sem qualquer contolo da corrente

Pode ter que adicionar uma resistencia para limitar a corrente fornecida pelo transformador

isto porque nao deve ultrapassar os 2A

-----------------------------------

nota: verifique bem o circuito para ver se nao tem erros , pinos trocados, mas soldaduras, etc

pois mesmo com 12V a corrente deveria ser maior

ja agora para verificar use o seu multinetro na escala de correntes de 10 amperes e ligue a ponta de prova do negarivo a bateria e o positivo ao catodo do rectificador

meça a corrente e coloque aqui

-----------------------------

outra coisa que pode tentar e usar o transformador que tem mas em vez de usar rectificaçao de meia onda usar rectificaçao de onda completa com ponte rectificadora

neste caso o circuito passa a conduzur em ambos os ciclos e a corrente aumenta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Oceano, ( muito obrigado pela ajuda e atenção ! )

Achei uma fonte de 12V 4A, fiz a instalação e houve pouca diferença, ou seja, continuou mandando de 0,8 a 1,1A! então fiz o teste que você me propos com o multimetro em escala de 10ADC = RESULTADO - preto no negativo da bateria e vermelhor do catodo do retificador = 6,4A ... preto no positivo da bateria e vermelho no catodo do retificador = 0,6A ( é assim mesmo ?)

Vou verificar as conecções, soldas, fios, e até começãr a trocar componentes até achar o problema.

posto novas informações assim que obtiver, se você tiver alguma ajuda, será bem vinda !

Abraços

Eros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Oceano, ( muito obrigado pela ajuda e atenção ! )

preto no positivo da bateria e vermelho no catodo do retificador = 0,6A ( é assim mesmo ?)

Abraços

Eros

era isto que intreresava

note que com esta ligaçao vai ver o maximo de corrente que pode fornecer ao carregar a bateria con esse transformador

isto porque mediu a corrente directamente entre o rectificador e o positivo da bateria ( como e logico depende do estado da bateria mas ) e teve 0,6A

agora se contar como lhe disse antes com todo o resto do circuito a corrente vai ser menor

e logico que vai dar valores como os que tinha de cerca de 0,25A

conclusao: com esse transformador e com o circuito como tem montado, nao vai ter os resultados que deseja , como ja tinha dito antes , mas assim comfirmou-se.

vai ter de confirmar o circuito , soldas , cabos com dimensao correcta, etc

basta uma pequena resistencia de algumas decimas de ohm para estragar tudo

use cabos de dimensao correcta pois as correntes de pico sao elevadas ( > 20A)

e depois de estar tudo certo e se continuar com o problema

pense em usar um transformador de maior tensão como indicado antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos. Vou colocar 5 duvidas aqui:

Sempre que li sobre carregadores, vi que o recomendado é usar transformadores maior que 12V, pare que a corrente flua do carregador para a bateria. Mas o pessoal só comenta em 12V.

1º duvida: Tenho um trafo de 20V. Poderia usa-lo?

2º duvida: Supondo que eu tenha um trafo de corrente bem maior do que a da bateria, eu danificaria a bateria por excesso, ou o carregador me controla essa corrente?

3º duvida: Sei que o limite de carga eu defino pelo trimpot. Mas (só para entender) quando o carregador volta a carregar? Não me parece ser um tipo liga-desliga.

4º duvida: na falta de alimentação do trasformador, o mesmo serviria de carga para a bateria descarregando-a?

5º duvida: seria possivel usar algum tipo de circuito adicioal para simular a bateria a fim de ajustar o carregador sem ter de esperar pela carga completa da mesma?

Para contribuir, depois de ler todas as mensagens, coloco a disposição, as equivalências acima citadas para Q1 e Q2, para que todos possam ter chances de montar:

Q1: BT136 TRIAC - TIC226, TIC206, BT139

Q2: BRX49 SCR - TIC106, BRY55-100

Quando ao diodo D1, basicamente é só pedir ao vendedor um diodo de 6A, se por exemplo seu transformador for de 5A. Ou usar de menor corrente mas em paralelo.

Favor atualizarem a lista de equivalências quando possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael_reali

1 como esta o circuito nao

2 a corrente no circuito e determinada pela tensão do secundario

se esta tiver um valor suficiente e alem disso o transformador for de elevada capacidade vai destruir o circuito e pode provocar a destruiçao da bateria , depende dos valores e componentes usados

este circuito nao tem qualquer controlo de corrente de carga

3 volta a começar a carga quando a tensão da bateria baixar do valor definido

4 o transformador e a parte do circuito de carga nao

mas o circuito de interrupçao de carga provoca uma pequena descarga que nao e significativa para uma bateria de auto

5 claro que sim tudo e possivel

cuidado com as equivalencias o facto e ter por exemplo 2A de carga não significa que vaste colocar um diodo ou triac de 2 ou 3 amperes

o circuito funciona por periodos de tempo bem curtos e os picos de corrente repetitivos podem atingir varias dezenas de Amperes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega oceano, grato pela ajuda. Então, na minha principal duvida e de acordo com esse circuito eu não posso usar um transformador maior que 12V, a não ser que minha bateria também fosse maior (como explica o texto original). O correto então é usar um transformador de 12 volts com corrente entre 4 e 5 ampéres, procede?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rafael_reali

nao sei qual a bateria que pretende carregar

a corrente de carga deve ser definida em funçao da bateria

como lhe disse antes nesse ciruito o que impoe a corrente de carga e a tensão do transformador

com transformador de apenas 12V e mesmo com uma boa montagem vai ter corentes relativamente baixas e logo a bateria se for de gande capacidade vai demorar muito tempo a caregar

tem de ver o que corrente necessita e depois escolher a tensão que lhe proporcione a corrente que pretende

este e um dos problema deste circuito

se vir os postes anteriores tem pessoas que usaram transformadores de 15 e mais V e que obtiveram , segundo dizem, bons resultados

uma coisa deve ter cuidado

nao exceda os limites de carga recomentados pelo fabricante da bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Montei o carregador:

No meu caso, liguei o carregador a uma bateria ja carregada monitorando com um multimetro a tensão até que ela subisee mais alguns volts, então eu faria a calibração no trimpot. Mas ao ligar, o led ja ficava aceso de cara. Depois de testes descobri que se eu desligasse o carregador e girasse o trimpot todo para baixo, em direção a R3, ligando-o em seguida, o led partia apagado. Voltando lentamente o trimpot, o led acendia.

Fiz o seguinte teste. Carregando, quando a tensão atingiu 12,7V, girei o trimpot para o led acender. Desliguei tudo e esperei a bateria baixar (farois ligados). Quando chegou a 12,5V liguei o carregador de novo e esperei chegar a tensão, mas depois de passar dos 12,8V o led permanecia aceso.

Uma outra observação foi que com o led acesso, ou teoricamente com o carregador desativado, circulava uma corrente de 0,500mA, e com o led apagado (carregando) circulava uma corrente de 0,280mA.

O que pode estar de errado?

Q1 > BT136

Q2 > TIC106

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, caso alguém ainda acompanhe o tópico... Montei o carregador mas não estou entendendo seu funcionamento. Segundo o que eu li, pede-se para colocar o trimpot ao meio para o carregador iniciar carregando. Eu vou citar:

2. R2 tem de ser ajustada de modo a fornecer uma tensão de saída correcta. Para ajustar o Carregador, coloque o potenciometro a meio, ligue a bateria à saída, verifique a tensão com um voltimetro até o valor chegar ao valor normal para a bateria ajuste então até o LED apagar

Até o led apagar? Mas o led não deve acender quando a bateria estiver carregada? Por que o texto diz que ao chegar na tensão desejada girar para apagar o led? Quando eu giro o trimpot a tensão na bateria não muda.

Bom, coloquei o carregador na bateria, pot no meio e liguei. O led ja ficou aceso. Pode ser pelo fato da bateria ja estar carregada e por hora só quero. Neste momento, não importa o que eu faça com o trimpot, o led não apaga. Nem mesmo se eu desligar o carregador. O led só vai apagar se eu girar o trimpot todo para a direita e desconectar o cabo que vai a bateria. Ai ele apaga. Eu pensei que quando a bateria estivesse carregada o led iria acender, o circuito desligar e ao escarregar a bateria, a mesma entraria em carga ligando o led indicativo. Mas depois que o bendito led acende, o circuito continua quente como se estivesse carregando...

post-692959-13884958126339_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de tudo verifique o circuiro e tambem se os valores das resistencias tem os valores corretos

1 meça a tensão da bateria antes de ligar ao circuito

2 rode o potenciometro todo para o lado de R3

o lede deve apagar, D1

3 meça a volt. da bateria ate esta ter 13,8v

4 agora rode o patenciometro para o lado de R1 ate o led acender

coloque os resultados de cada um destes pontos

que bateria esta a tentar carregar ? se for bateria selada do tipo usado nas IPS o cutcuito pode ter que ser kigeitamante alterado pos estas aoresentam tensoes maiores quando carregadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola pessoal

É minha primeira mensagem neste tópico e gostaria de fazer este carregador mas tenho pouca, isto é nenhuma experiencia, e contando com um pouco de boa vontade de vocês talvez eu consiga.

Tenho um trafo de 110/220v com duas saidas 12V e 24V mas não sei qual é a corrente na saida e como medir com um multimetro "peba" de 10 reais no camelo?

Alguem poderia enviar ou postar uma lista de componentes para o mesmo esquema usando o trafo indicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Ola pessoal

É minha primeira mensagem neste tópico e gostaria de fazer este carregador mas tenho pouca, isto é nenhuma experiencia, e contando com um pouco de boa vontade de vocês talvez eu consiga.

Tenho um trafo de 110/220v com duas saidas 12V e 24V mas não sei qual é a corrente na saida e como medir com um multimetro "peba" de 10 reais no camelo?

Alguem poderia enviar ou postar uma lista de componentes para o mesmo esquema usando o trafo indicado

Deveras to na mesma. Tenho um que já era de um carregador que me fornece 13,5 rms, mas não tem indicação de chumbas nele. Pelo tamanho acho que güenta uns 4A, pois ele era pra ser um carregador rápido (tão rápido que morreu rápido tb).

Pergunto ao mundo mágico deste fórum;

O brx49 é um triac no circuito? Posso substituir por um BT136? Alguem sabe média de preço dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!