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Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

Peça desculpas,

 

mas cometi um erro ao descrever minha instalação elétrica residencial, alguns posts acima.

 

Segue novamente o histórico e a pergunta, um grande abraço.

 

 

HISTÓRICO

 

Na caixa de disjuntores de minha casa tenho um IDR tretapolar de 63A,

1 disjuntor de 20a mono que atende as tomadas somente da cozinha

1 disjuntor de 16a mono que atende as tomadas de toda a casa

1 disjuntor de 16a mono que atende as lâmpadas

1 disjuntor de 32a bipolar que atende ao chuveiro

1 disjuntor de 32a bipolar que atende a outro chuveiro

1 disjuntor de 32a bipolar atende a torneira da cozinha

1 disjuntor de 32a bipolar que atende a 1 ponto na cozinha e outro ponto na Lavanderia

 

As bitolas dos fios : tomadas de 110v 2,5 mm; tomadas de 220v 4,0 mm; lâmpadas 1,5 mm; chuveiro 220v 6 mm; torneira 220v 4 mm.

Informo ainda que existem 7 “fazes independentes”, ou seja um circuito para cada disjuntor. Onde a distribuição das “fazes independentes” ou circuitos são feitos por fio flexíveis de 6 mm. Mas não tenho disjuntores DS.

 

Tenho no meu terreno mais 2 edículas, onde cada edícula tem sua própria caixa de disjuntores. Caixas estas que são puxadas do padrão de leitura da concessionária Bragantina, que esta aterrada com haste cobreada de 2,2m e fio de 10 mm

 

A estrutura da caixa de disjuntores das edículas são as mesmo,

1 disjuntor de 16a mono que atende as tomadas

1 disjuntor de 10a mono que atende as lâmpadas

1 disjuntor de 32a bipolar que atende ao chuveiro

1 disjuntor de 25a bipolar atende a estação de trabalho (computador e Monitores)

Nas edículas não tenho chave geral.

 

As bitolas dos fios : tomadas de 110v 2,5 mm; tomadas de 220v 4,0 mm; lâmpadas 1,5 mm; chuveiro 220v 6 mm.

Informo ainda que existem 4 “fazes independentes”, ou seja um circuito para cada disjuntor. Onde a distribuição das “fazes independentes” ou circuitos são feitos por fio flexíveis de 6 mm. Mas não tenho disjuntores DS.

 

Para as tomadas que alimentam os computadores e monitores passei tudo para 220v com fios de 4mm,  não fiz novo aterramento, ele é puxado do aterramento do padrão.

 

Fiz esta mudança porque obtive a informação que as fontes de computador são certificadas com 80 Plus ... em tensão de 220-260v .

E também porque para a mesmo potencia quanto maior a tensão em tese menor a corrente. Se menor a corrente, é possível ter uma bitola do fio menor.

Como dentro das fontes não posso trocar os fios, diminuindo a corrente em tese teríamos melhor fluidez de corrente com menos produção de calor com a passagem dos elétrons. Logo um melhor desempenho para mesma potencia.

(esta tese eu acabei de inventar, não sei se tem procedência)

 

 

A minha duvida é.

 

Só tenho um único aterramento no terreno, que é o aterramento do padrão da concessionária. A casa e a duas edículas estão ligas neste único aterramento 

 

Preciso ainda de um no-break ?

Gostaria de comprar um No-Break APC Back-UPS BZ2200I-BR 2200VA (1360W) Entrada 220V /Saída 220V para cada estação de trabalho.

Ou posso comprar uma tomada de proteção Clamper transparente, segue link do produto :

 

http://www.youtube.com/watch?v=L9GriUcm6Po#t=2

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=71

 

 

Obrigado.

Um Grande Abraço

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Peça desculpas,

 

mas cometi um erro ao descrever minha instalação elétrica residencial, alguns posts acima.

 

Segue novamente o histórico e a pergunta, um grande abraço.

 

 

HISTÓRICO

 

Na caixa de disjuntores de minha casa tenho um IDR tretapolar de 63A,

1 disjuntor de 20a mono que atende as tomadas somente da cozinha

1 disjuntor de 16a mono que atende as tomadas de toda a casa

1 disjuntor de 16a mono que atende as lâmpadas

1 disjuntor de 32a bipolar que atende ao chuveiro

1 disjuntor de 32a bipolar que atende a outro chuveiro

1 disjuntor de 32a bipolar atende a torneira da cozinha

1 disjuntor de 32a bipolar que atende a 1 ponto na cozinha e outro ponto na Lavanderia

 

As bitolas dos fios : tomadas de 110v 2,5 mm; tomadas de 220v 4,0 mm; lâmpadas 1,5 mm; chuveiro 220v 6 mm; torneira 220v 4 mm.

Informo ainda que existem 7 “fazes independentes”, ou seja um circuito para cada disjuntor. Onde a distribuição das “fazes independentes” ou circuitos são feitos por fio flexíveis de 6 mm. Mas não tenho disjuntores DS.

 

Tenho no meu terreno mais 2 edículas, onde cada edícula tem sua própria caixa de disjuntores. Caixas estas que são puxadas do padrão de leitura da concessionária Bragantina, que esta aterrada com haste cobreada de 2,2m e fio de 10 mm

 

A estrutura da caixa de disjuntores das edículas são as mesmo,

1 disjuntor de 16a mono que atende as tomadas

1 disjuntor de 10a mono que atende as lâmpadas

1 disjuntor de 32a bipolar que atende ao chuveiro

1 disjuntor de 25a bipolar atende a estação de trabalho (computador e Monitores)

Nas edículas não tenho chave geral.

 

As bitolas dos fios : tomadas de 110v 2,5 mm; tomadas de 220v 4,0 mm; lâmpadas 1,5 mm; chuveiro 220v 6 mm.

Informo ainda que existem 4 “fazes independentes”, ou seja um circuito para cada disjuntor. Onde a distribuição das “fazes independentes” ou circuitos são feitos por fio flexíveis de 6 mm. Mas não tenho disjuntores DS.

 

Para as tomadas que alimentam os computadores e monitores passei tudo para 220v com fios de 4mm,  não fiz novo aterramento, ele é puxado do aterramento do padrão.

 

Fiz esta mudança porque obtive a informação que as fontes de computador são certificadas com 80 Plus ... em tensão de 220-260v .

E também porque para a mesmo potencia quanto maior a tensão em tese menor a corrente. Se menor a corrente, é possível ter uma bitola do fio menor.

Como dentro das fontes não posso trocar os fios, diminuindo a corrente em tese teríamos melhor fluidez de corrente com menos produção de calor com a passagem dos elétrons. Logo um melhor desempenho para mesma potencia.

(esta tese eu acabei de inventar, não sei se tem procedência)

 

 

A minha duvida é.

 

Só tenho um único aterramento no terreno, que é o aterramento do padrão da concessionária. A casa e a duas edículas estão ligas neste único aterramento 

 

Preciso ainda de um no-break ?

Gostaria de comprar um No-Break APC Back-UPS BZ2200I-BR 2200VA (1360W) Entrada 220V /Saída 220V para cada estação de trabalho.

Ou posso comprar uma tomada de proteção Clamper transparente, segue link do produto :

 

http://www.youtube.com/watch?v=L9GriUcm6Po#t=2

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=71

 

 

Obrigado.

Um Grande Abraço

Ao meu ver Nobreak somente se tiver muitas interrupções de energia. Então usa se o mesmo para segurar essas interrupções e/ou dar tempo de desligar o equipamento para que o mesmo não sofra o tranco da queda. Proteção é com um bom protetor contra surtos. 

Entrando num outro assunto que você não perguntou mas citou. 

Os equipamentos em 220V necessitam da metade da corrente de 110V para funcionarem na mesma potencia. Então os condutores deveriam ser com bitolas menores. Vejo que no seu caso é diferente. As tomadas em 110V usam 2,5mm e as 220v 4mm, isso deveria ser o contrário. Umas das vantagens de se usar 220V é poder usar fios com bitolas menores. 

Quanto a usar 220V em seu PC, eu passei por uma situação parecida recentemente. Estava pensando em usar 220V (Fase, Fase) mas fui convencido do contrário pelo rau e faller. (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/802709-resolvido-tomada-220v-%C3%A9-mais-econ%C3%B4mico/

Nas palavras do faller

"Como regra prefiro sempre fase - neutro, e nunca fase - fase

Do ponto de vista segurança é bem melhor..

Desse modo não tens de escolher nada, é só seguir..

Aqui onde moro, em Porto Alegre, a distribuição normal é fase - neutro, 127 Volts e fase fase, 220 Volts..

Nas tomadas tenho fase e neutro, é o mais lógico..

Em outros estados, como por exemplo Santa Catarina, o normal é fase neutro 220 Volts e fase fase 380 Volts.

Ai sim melhor deixar em fase neutro, 220 Volts" 

 

 

Como é aí onde mora? 

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Obrigado pela dica esta anotado.

 

 

Referente à bitola dos fios:

 

Tomadas de 110v com disjuntor de 16a potencia máxima de 1.760 Watts,

Especificação do fabricante fio de 2 mm

 

Tomadas de 220v com disjuntor bipolar de 25a potencia máxima de 5.500 Watts,

Especificação do fabricante fio de 4 mm

 

Chuveiro 220v com disjuntor bipolar de 32a potencia máxima de 7.040 Watts, especificação do fabricante fio de 4-6 mm

 

 

Quem determina a bitola é potencia máxima planejada. Os fios com “bitola” maiores serão exigidos mais que os fios com “bitolas” menores, por isto os disjuntores mais baixos (desarmam com menos amperes).

 

“Os equipamentos em 220V necessitam da metade da corrente de 110V para funcionarem na mesma potencia. Então os condutores deveriam ser com bitolas menores. Vejo que no seu caso é diferente. As tomadas em 110V usam 2,5mm e as 220v 4mm, isso deveria ser o contrário. Umas das vantagens de se usar 220V é poder usar fios com bitolas menores.” 

 

Concordo com você, mas no meu caso em particular as necessidades de uso são diferentes. Tenho cargas diferentes e potencias diferentes.

Ex1.: em uma estação de trabalho tenho impressora, três monitores, 2 computadores com fontes Cougar de 1050Watts cada.

Ex2.: O chuveiro sozinho tem potencia de  5.750 Watts

Ex3.: Meu aspirador de pó que é 110v tem potencia de 1350 Watts.

 

“Quanto a usar 220V em seu PC, eu passei por uma situação parecida recentemente. Estava pensando em usar 220V (Fase, Fase) mas fui convencido do contrário pelo rau e faller.”

 

Fiz esta mudança porque obtive a informação que as fontes de computador são certificadas com 80 Plus ... em tensão de 220-260v . Obtendo um melhor desempenho para mesma potencia do que em 110v (127votts).

 

 

Por hora

Um grande Abraço

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Ok eu só falei das bitolas porque normalmente usamos 220V somente para tomadas onde a demanda a ser usada nela seja superior aos 3000W (cerca de 30A em 110V), chuveiros são em 220V devido a sua potencia mas não é ligado em tomada. Mas vejo que você é esclarecido sobre esse assunto.

Voltando a usar 220V nos PCs não sei se você leu o que o tópico que indiquei. Mas segue a parte sobre a opinião do rau

"As fontes para PC's entretanto possuem uma peculiaridade que as fazem consumir em torno de 2 à 3% menos em 220V do que em "110V". Entretanto para se conseguir 220v onde o transformador da rede está configurado em 220/127V, você precisaria de duas fases. Duas fases ao invés do sistema Fase-Neutro para alimentar os PC's não é uma troca melhor em relação ao 220V, matenha então suas tomadas em 110V. Use 220V apenas para cargas com maior potência tipo ar-condicionado, chuveiro elétrico, etc. "

Foi esse esclarecimento e o do faller que me fez mudar de ideia. Minha fonte é com PFC e certificada. Mas devido a segurança eu a uso em 110V com um Clone F8.

Sobre seu aterramento qual a distancia da casa e da duas edículas até o padrão da concessionária? Talvez seria prudente fazer um aterramento em cada uma delas interligado com o da concessionária. 

 

PS: só para matar a curiosidade você tem aí algum aparelho que funciona em 220V e consome 5500W? Que possa ser ligado em tomadas? 

Abraços.

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  • mês depois...

Aqui na minha casa, seguindo as dicas deste ótimo tópico, fiz o aterramento do tipo TN-S. Hoje tava mexendo nele, coloquei um haste cobreada de 2.40M no lugar da barra chata de 70cm que a Ampla pôs aqui, na hora de conectar o fio terra que vem do medidor na haste( o que vem de quadro de distribuição estava desconectado) tomei um choque leve, peguei o multímetro e tava constando 12V e depois sumiu esta corrente. 

 

Então eu pergunto: Estes 12v foi corrente da rua que tava descarregando no meu aterramento?

 

Devo mudar então para aterramento TT( neste momento deixei assim)?

 

 

Puxei uma extensão de casa até o aterramento, medi com o multimetro a corrente da tomada deu 120V, medi entre a tomada e o terra do medidor( 1 haste de 2.40m que coloquei hoje) e deu 120v, medi entre a tomada e o aterramento que vai para dentro de casa(2 hastes de 2.40m distante 3m uma da outra) e também deu 120v. Lembrando que o aterramento do medidor e o de casa estão separados neste momento. Sendo assim o que acham da qualidade dos meus aterramentos?

 

Outra coisa, vou colocar aqui na minha casa 2 chuveiros de 220v e 1 ar condicionada split, vou mudar para 220v aqui tô querendo por o Bifásico mas meu amigo falou que é melhor pôr o trifásico logo. O que vocês acham?

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  • 2 meses depois...

Bom dia!

Gostaria de instalar dps na minha casa, mais não sei como instalar,
na imagem a dois fase + disjuntor e o neutro aterrado, sendo que não tem o fio terra..?

Poderia aterrar mais uma haste de cobre e dedicá-las ao dps e ao terra, e manter a ligação que esta na imagem?

qual topologia é a mais correta e segura? : 
Esquema TT 
Esquema TN-C: 
Esquema TN-C-S: 
Esquema TN-S:
Esquema IT.
 

_caixa_luz.jpg

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  • 3 semanas depois...

Danilo, a imagem não abre. Se você se certificar que o neutro está aterrado pode usar a mesma haste e terá  o esquema TN-C-S, que é usual em instalações residenciais.

@Ricardov, Desculpa pela imagem, segue um esquematico da caixa de luz atualmente em minha casa, Entendi mais ou menos o video.

poderia instalar o dps sendo 2x fase + Pen (neutro e terra) e o neutro sem dps sendo que ta aterrado ou precisa? 

_caixa_luz.jpg

ou instalar os dps 2x fases + Terra (verde) e  o neutro (Pen) passar direto ?

_caixa_luz_2.jpg

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Instalar um DPS em cada fase e ligado ao condutor da haste de aterramento. E derivar um cabo para o aterramento de proteção, com capa de cor verde, usando a mesma haste. Este cabo será o condutor de terra de toda a instalação.

 

Se o quadro de disjuntores ficar a mais de 10 metros de distância do medidor de energia é recomendável instalar DPS no quadro de disjuntores também e nesse caso deve ser instalado mais um DPS entre o Neutro e o condutor de terra.

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Instalar um DPS em cada fase e ligado ao condutor da haste de aterramento. E derivar um cabo para o aterramento de proteção, com capa de cor verde, usando a mesma haste. Este cabo será o condutor de terra de toda a instalação.

 

Se o quadro de disjuntores ficar a mais de 10 metros de distância do medidor de energia é recomendável instalar DPS no quadro de disjuntores também e nesse caso deve ser instalado mais um DPS entre o Neutro e o condutor de terra.

Seria assim??? Correto

_caixa_luz_dps.jpg

ultima duvida esse modo estaria errado? a proteção e melhor ou em ambos é a mesma coisa?

_caixa_luz_2_dps.jpg

 

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  • 2 semanas depois...

@rau excelente texto. Ficou faltando somente uma organização e destaque sobre as vantagens e desvantagens do uso dos esquemas de aterramento.

 

Pelo conhecimento que tenho do assunto e me baseando pelo texto aqui, gostaria de fazer alguns questionamentos:

 

Me disseram que uma empresa teve seus equipamentos queimados por conta de uma descarga atmosférica, vulgo raio, e essa descarga atingiu os equipamentos pelo aterramento. Não sei qual tipo de aterramento usavam mas teria alguma possibilidade disso acontecer? Pelo que li no texto ele podem ter usado o esquema TT e ter fechado o circuito devido à distância das hastes.

 

Outra questão é sobre qual tipo de aterramento do apartamento recém adquirido, segue o esquemático: https://www.dropbox.com/s/fdt7hyymdaui621/FD344-ELE-AP-06-ESQ.pdf?dl=0

 

Agradeço antecipadamente.

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  • mês depois...
Pessoal, queria pedir, por favor, a ajuda de vocês para sanar algumas dúvidas. Pretendo refazer a instalação elétrica do apartamento onde moro. 

Segue uma foto para vocês terem uma ideia da situação precária que se encontra isso aqui atualmente.

 

SAM_3951.JPG

 

 

Pretendo refazer essa instalação seguindo os moldes deste link: http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateB.Aspx?channel=9939

Utilizarei fios da Prysmian e os disjuntores, etc da Siemens.

E é aqui que já começam minhas dúvidas:

 

1 - Indicam alguma outra marca ou essas são as melhores mesmo? Se puderem indicar outras de qualidade e mais acessíveis, meu bolso agradece :)

2 - Esse é o Quadro de Medição do meu apartamento (abaixo, o quadro do vizinho que já tem medidor digital). Aquele neutro ali está sempre aterrado 

ou terei que conferir isso com a companhia elétrica?

 

SAM_3953.JPG?psid=1

 

SAM_3960.JPG?psid=1

 

 

3 - Colocarei um disjuntor para o quarto, que consumirá no máximo uns 900W. Posso utilizar um fio de 2,5mm e depois deriva-lo para as tomadas ou devo

usar um de bitola maior (4mm) até a caixa de passagem e depois puxar os de 2,5mm para as tomadas?

4 - O DR bipolar só tem entrada para uma fase e um neutro, correto? Aqui tenho duas fases, terei que comprar um tetrapolar?

5 - Quais as especificações do DR e do DPS que devo utilizar? Ou então como faço os cálculos para saber qual devo utilizar?

 

Sei que foram muitas perguntas pessoal (isso se não me esqueci de alguma), mas agradeço muito se puderem me ajudar.

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Pessoal, queria pedir, por favor, a ajuda de vocês para sanar algumas dúvidas. Pretendo refazer a instalação elétrica do apartamento onde moro. 
Segue uma foto para vocês terem uma ideia da situação precária que se encontra isso aqui atualmente.
 
SAM_3951.JPG
 
 
Pretendo refazer essa instalação seguindo os moldes deste link: http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateB.Aspx?channel=9939
Utilizarei fios da Prysmian e os disjuntores, etc da Siemens.
E é aqui que já começam minhas dúvidas:
 
1 - Indicam alguma outra marca ou essas são as melhores mesmo? Se puderem indicar outras de qualidade e mais acessíveis, meu bolso agradece :)
2 - Esse é o Quadro de Medição do meu apartamento (abaixo, o quadro do vizinho que já tem medidor digital). Aquele neutro ali está sempre aterrado 
ou terei que conferir isso com a companhia elétrica?
 
SAM_3953.JPG?psid=1
 
SAM_3960.JPG?psid=1
 
 
3 - Colocarei um disjuntor para o quarto, que consumirá no máximo uns 900W. Posso utilizar um fio de 2,5mm e depois deriva-lo para as tomadas ou devo
usar um de bitola maior (4mm) até a caixa de passagem e depois puxar os de 2,5mm para as tomadas?
4 - O DR bipolar só tem entrada para uma fase e um neutro, correto? Aqui tenho duas fases, terei que comprar um tetrapolar?
5 - Quais as especificações do DR e do DPS que devo utilizar? Ou então como faço os cálculos para saber qual devo utilizar?
 
Sei que foram muitas perguntas pessoal (isso se não me esqueci de alguma), mas agradeço muito se puderem me ajudar.

 

 

1. Existem diversas marcas de qualidade no mercado:Sil, Nexans, Pial, Schneider, Steck, Eletromar, Weg e outras . O importante é comprar em uma loja conceituada que não vai empurrar porcaria e certificar-se de que o material contenha as marcas do Inmetro/ABNT, que são obrigatórias em cabos e disjuntores.

2. As imagens não estão aparecendo. O neutro deve ser aterrado junto ao medidor.

3. Pode usar 2,5 mm2 com disjuntor 20A. Não se deve emendar seções diferentes sem intercalar um disjuntor entre elas.

4. Para 2F+N é necessário um DR tetrapolar.

5a. Se usar um DR único deve ter a mesma capacidade do disjuntor da entrada de energia (usualmente 40A/50A/63A). Antes de instalar o DR é necessário verificar se não existem fugas na instalação e fugas em chuveiros e torneiras elétricas. Também é permitido instalar DR apenas nos circuitos de áreas molhadas: cozinha, banheiro e área de serviço. Neste caso devem ter a mesma capacidade do disjuntor respectivo.

5b. O DPS deve ser de 15kA pelo menos. Siga as instruções do fabricante para instalação.

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1-Existem diversas marcas de qualidade no mercado:Sil, Nexans, Pial, Schneider, Steck, Eletromar, Weg e outras . O importante é comprar em uma loja conceituada que não vai empurrar porcaria e certificar-se de que o material contenha as marcas do Inmetro/ABNT, que são obrigatórias em cabos e disjuntores.

2. As imagens não estão aparecendo. O neutro deve ser aterrado junto ao medidor.

3. Pode usar 2,5 mm2 com disjuntor 20A. Não se deve emendar seções diferentes sem intercalar um disjuntor entre elas.

4. Para 2F+N é necessário um DR tetrapolar.

5a. Se usar um DR único deve ter a mesma capacidade do disjuntor da entrada de energia (usualmente 40A/50A/63A). Antes de instalar o DR é necessário verificar se não existem fugas na instalação e fugas em chuveiros e torneiras elétricas. Também é permitido instalar DR apenas nos circuitos de áreas molhadas: banheiros e áreas de serviço. Neste caso devem ter a mesma capacidade do disjuntor respectivo.

5b. O DPS deve ser de 15kA pelo menos. Siga as instruções do fabricante para instalação.

Muito obrigado pelas respostas, cara.

Estranho, aqui as imagens estão aparecendo. Mas a minha dúvida era se aquele neutro do medidor estava aterrado.

E não querendo abusar, pode me dizer se no caso do terra deve haver um fio indo do barramento terra para cada tomada ou posso puxar um fio e derivá-lo para mais de uma tomada?

E mais uma vez obrigado.

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  • 2 meses depois...

Boa tarde. De uns 6 meses pra cá vem acontecendo um problema com a minha energia eletrica, que essa semana pesquisando sobre o assunto descobri que é a "perda do neutro", onde, geralmente após uma ventania ou um temporal as tomadas da minha residencia que são 127v ficavam hora com uma tensão muito baixa e hora em aprox 220v. O que resultou na queima de diversos aparelhos. Como a instalação da energia eletrica da minha residencia é muito antiga, ela não tem aterramento do neutro na entrada. Apenas fizemos um aterramento (TT) que é utilizado para alguns eletrodomesticos como lava roupas, computador, etc. Li em alguns foruns é a recomendação seria fazer o aterramento do neutro no quadro de entrada da energia ou no quadro de disjuntores. Gostaria de saber, no meu caso qual seria a melhor alternativa. O que estava pensando em fazer é manter esse aterramento (TT), onde a haste é ligada através do fio terra diretamente aos aparelhos e fazer o aterramento do neutro no quadro de disjuntores. porém li neste post que 1ª é perigoso fazer o aterramento do neutro quando na vizinhança ninguêm o faz. (creio que os meus vizinhos também não tenham o neutro aterrado, pois os que conversei também tiveram o mesmo problema que eu. (Todos tem instalações antigas). E 2º que pelo que entendi, não é recomendavel esse aterramento separado. Agradeço desde já a ajuda.

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Boa tarde. De uns 6 meses pra cá vem acontecendo um problema com a minha energia eletrica, que essa semana pesquisando sobre o assunto descobri que é a "perda do neutro", onde, geralmente após uma ventania ou um temporal as tomadas da minha residencia que são 127v ficavam hora com uma tensão muito baixa e hora em aprox 220v. O que resultou na queima de diversos aparelhos. Como a instalação da energia eletrica da minha residencia é muito antiga, ela não tem aterramento do neutro na entrada. Apenas fizemos um aterramento (TT) que é utilizado para alguns eletrodomesticos como lava roupas, computador, etc. Li em alguns foruns é a recomendação seria fazer o aterramento do neutro no quadro de entrada da energia ou no quadro de disjuntores. Gostaria de saber, no meu caso qual seria a melhor alternativa. O que estava pensando em fazer é manter esse aterramento (TT), onde a haste é ligada através do fio terra diretamente aos aparelhos e fazer o aterramento do neutro no quadro de disjuntores. porém li neste post que 1ª é perigoso fazer o aterramento do neutro quando na visinhança ninguêm o faz. (creio que os meus visinhos também não tenham o neutro aterrado, pois os que conversei também tiveram o mesmo problema que deu. (Todos tem instalações antigas). E 2º que pelo que entendi, não é recomendavel esse aterramento separado. Agradeço desde já a ajuda.

 

Sugiro que consulte a norma vigente da concessionária da sua região, até porque é obrigação contratual do usuário manter as instalações adequadas e em boas condições. Por enquanto deixe o TT mesmo. Se o fornecimento de energia causou defeitos em equipamentos você tem direito ao ressarcimento com o conserto/substituição, fale com a concessionária e se não for bem atendido reclame na ANEEL (www.aneel.gov.br).

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Sugiro que consulte a norma vigente da concessionária da sua região, até porque é obrigação contratual do usuário manter as instalações adequadas e em boas condições. Por enquanto deixe o TT mesmo. Se o fornecimento de energia causou defeitos em equipamentos você tem direito ao ressarcimento com o conserto/substituição, fale com a concessionária e se não for bem atendido reclame na ANEEL (www.aneel.gov.br).

Obrigado pela respostas Ricardov, na minha região a concessionária é a AES Eletropaulo, já estou organizando os documentos para o pedido de ressarcimento, porém a minha maior preocupação no momento é deixar a minha rede relativamente segura para que não ocorra isso novamente. (Mesmo porque por sorte os equipamentos danificados são coisas antigas e coisas de valor mais baixo.) As normas estabelecidas pela AES para o assunto aterramento é exatamente fazer o aterramento do neutro ao lado do medidor de energia. (Que pelo que li,  para exatamente para evitar a perda do neutro caso algum cabo se rompa na rua por exemplo.

 

normas_aes_eletropaulo_aterramento_01.pn

normas_aes_eletropaulo_aterramento_02.pn

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Exato. O recomendado é fazer o aterramento do neutro no medidor de energia  e instalar um outro cabo, que será o condutor de terra de proteção. Este deve, por norma, ter isolação verde ou verde-amarela e ser estendido a todos os pontos que precisam de aterramento: tomadas, geladeira, fogão e outros. Também é recomendado a instalação de dispositivo de proteção contra surtos (DPS) entre cada fase e o terra, para proteger a instalação.

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Vou fazer isso. Mas estou pensando em aterrar o neutro ao lado do medidor e depois no quadro de distrubuição novamente, ai a partir desse ponto puxar o terra para as tomadas.

Se tiver espaço pode colocar 2 ou 3 hastes no medidor mesmo. Use hastes de 2,40 m afastadas 2,40m uma da outra e interligadas por cabo de 10 mm2.

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Ao lado do medidor já tem uma haste aterrada que era ligada a um dispositivo "anti raios", (uma especie de DPS antigo) que pelo que vi está queimado, está sem função nenhuma, mas o neutro não é aterrado. Pretendo tirar esse DPS antigo e apenas aterrar o neutro lá. Acho que seria melhor fazer novamente o aterramento no quadro de distribuição, porque ele é relativamente longe do medidor, acho que uns 50 metros e o quadro de distribuição a uns 20 metros da minha residencia. Proximo ao quadro de distribuição queria colocar a haste para aterrar o neutro novamente, colocar um DPS e um disjuntor DR e a partir desta haste puxar os fios de aterramento para as tomadas. Acho que seria a opção que daria mais segurança a instação.

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