Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

SIM, o ideal é que tenha um circuito separado para cada consumo.

EXEMPLO:

Iluminação

Tomadas

Chuveiro

Microondas

Forno Elétrico

Secadora

Torneira Elétrica

Ar condicionado

etc etc etc

Mas já é tudo separado,1 circuito para cada coisa,fiz essa pergunta pois como o chuveiro é de 5400w,e o disjuntor geral é de 50a,tenho essa duvida.mas mesmo sendo tudo separado direitinho ainda pode desligar se ligar o chuveiro e mais 1 ou 2 equipamentos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se o chuveiro tem 5400 W a intensidade da corrente será de 49,1 A em 110 V, então qualquer consumo a mais pode desligar o disjuntor. Seria aconselhável adequar a fiação de entrada e o disjuntor, seguindo a orientação da distribuidora de energia.

Do medidor até o quadro de distribuição eu usei 10mm,do quadro de distribuição até o chuveiro usei 10mm.Posso usar um disjuntor maior que 50A no medidor e no quadro de distribuição dentro de casa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do medidor até o quadro de distribuição eu usei 10mm,do quadro de distribuição até o chuveiro usei 10mm.Posso usar um disjuntor maior que 50A no medidor e no quadro de distribuição dentro de casa?

Para poder lhe ajudar com exatidão precisaria saber se sua rede é 110 ou 127 V. Se for a concessionária Light com entrada monofásica (Fase e Neutro) em rede urbana então deve ser 127 V e o chuveiro consome 42 A. A capacidade do fio 10mm2 instalado em eletroduto embutido na parede é de 57 A e o disjuntor de 50A.

Para a instalação ser segura para alimentar outras cargas e tecnicamente correta os fios do medidor ao quadro devem ser 16mm2 (capacidade para 76 A). O disjuntor do medidor será de 60 A. O chuveiro pode continuar com fio 10mm2 e disjuntor 50A. Com esse dimensionamento com o chuveiro ligado ainda sobram 18 A (equivalente a 2286 W em 127 V) para alimentar outros equipamentos.

Porém é necessário verificar se o cabo que vem do poste da concessionária tem capacidade suficiente para essas cargas.

Veja Norma da Ampla aqui http://www.ampla.com/a-ampla/normas-t%C3%A9cnicas.aspx .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A concersionaria aqui é a ampla,e é 127v;o cabo que eles usam do poste até o medidor,é aquele grosso,que tem o fase e o neutro dentro. então no caso do chuveiro ficaria 5400/127=42,5A,sobraria 8 amperes de folga não é isso?

Certo, se é 127 V então é o que escrevi mesmo. O fio 10mm2 suporta 57 A, o disjuntor de 50A, e o chuveiro consome 42,5 A a folga é 50 - 42,5 = 7,5 A. Lembre que esse consumo do chuveiro é na seleção inverno, na seleção verão o consumo é menor (veja no manual do chuveiro ou no site do fabricante). Quanto ao fio do poste: ele pode ter várias bitolas (para monofásico a Norma Técnica da Ampla define 6mm2 com disjuntor de 40A ou 16mm2 com disjuntor de 63A), depende da carga (demanda) que foi informada quando foi solicitada a ligação.

Veja norma da Ampla aqui: http://www.ampla.com/a-ampla/normas-t%C3%A9cnicas.aspx .

Uma outra possibilidade é mudar sua ligação para bifásico (Fase + Fase + Neutro) o que permitiria usar aparelhos de 220V e as correntes diminuem: o chuveiro 5400W/220V consome 24,5 A. Mas teria que adequar a entrada e a medição, pode ter um custo alto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha rede é de 110v,Coloquei um chuveiro 5400w,coloquei um disjuntor de 50a,preto na caixinha do poste,e um de 50a branco pro chuveiro e um de 50 branco pro quadro geral de dentro de casa.Em casa além do chuveiro,tenho bomba dagua 1/4 HP,ar condicionado 10.000btus,e tá chegando a maquina de lavar de 11k;Se o chuveiro estiver ligado e eu ligar mais 1 desses equipamentos ou 2,o disjuntor pode desarmar?

Lembra que falei que seria mais apropriado usar circuitos separados?

Você respondeu que já tinha isso, correto?

O que falta agora é você separar os itens de maior consumo:

1-Chuveiro

2-Forno elétrico

3-Microondas

4-Tostadeira

5-Outros itens de consumo superior à 1000W

Use circuitos separados, escolhendo corretamente a bitola do fio, o disjuntor e no caso do chuveiro instalar um IDR - Interruptor Diferencial Residual, que irá servir para a casa toda.

Dá uma olhada neste vídeo que estou lhe passando e tire suas dúvidas:

Quadro de distribuição com IDR, DPS e Disjuntores. - YouTube

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra possibilidade é mudar sua ligação para bifásico (Fase + Fase + Neutro) o que permitiria usar aparelhos de 220V e as correntes diminuem: o chuveiro 5400W/220V consome 24,5 A. Mas teria que adequar a entrada e a medição, pode ter um custo alto.

Geralmente os chuveiros 220v tem menor corrente e uma maior potência.

Veja o exemplo de um chuveiro da Lorenzetti.

Ducha Advanced Eletrônica

Características Técnicas

Pressão de Funcionamento 10 a 400kPa(1 a 40mca***)

Grau de Proteção IP 24

Sistema de Aterramento Sim

Comando Eletrônico de Temperaturas Sim

Compatível com “DR” * Sim

Mangueira com Ducha Manual Sim

Instalação Sem Cano Sim

Haste de Comando Sim

Compatível com Aquecimento Solar Sim

Garantia 1 ano

Características Elétricas

Tensão (Volts) 127/220

Potência (Watts) 5500/7500

Fios(mm2)** 10/6

Disjuntor(A) 50/40

* Dispositivo Diferencial Residual.

** Para distância acima de 30m, utilizar condutores de seção maior.

*** mca: metro de coluna de água.

produto.asp?id=DC0036

DC0036_img9.gif

DC0036_img10.gif

Manual de Instruções de Instalação e Garantia

http://www.lorenzetti.com.br/admin/upload/pdf/DC0036_arq1.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tenho uma duvida,vi casos parecidos mas ainda fiquei curioso.

Aqui em casa foi feito um trabalho muito porco por parte de um eletrecista que realizou o trabalho de má vontade,seguido por meu pai que ama 'gambiarras'.

Foi verificado que há aterramento na caixa do medidor na rua,mas certa vez eu desconfiado da rede aqui em casa comecei a observar que aparelhos como freezer e geladeira faziam barulhos estranhos,fornos esquentavam demais os cabos etc.

Na tentativa de melhorar algo,fiz um terra com um barra metálica cobreada,antes do disjuntor principal,coloquei a barra no neutro na entrada da casa.

Os aparelhos em casa começaram a funcionar mais 'quietos' e parece que a partir deste período a conta vem com valores menores.

Como moro em casa, também fiz um terra no quarto,já que na realidade esse fio terra não existe na fiação da casa.Mas no quarto e de maneira diferente.Coloquei uma haste fixada no chão e ligo a ela somente aparelhos que possuem plugues com o terceiro pino,o terra,não há contato com neutro,o terra vai direto para a terra.

Alguém pode me dar um parecer sobre isso?

Pelo que li tem muita loucura nessa minha historia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A energia na minha casa é monofásica, 127v.

Preciso de 1 dps só, para a fase,ou preciso ligar um também entre neutro e terra?

Qual é a forma correta de instalar o dps, o fio fase que vem do padrão entra no borne superior do DPS, e junto nesse mesmo borne, eu coloco um fio para ligar no disjuntor geral do quadro?

Aqui onde moro costuma vir muito raio pela rede telefônica, mais pela rede elétrica não é muito comum não, qual o valor do Dps devo escolher?

Gostaria de saber um tipo de Dps, que mesmo que ele seja danificado por um surto, não interrompa a passagem da energia, até que eu possa trocá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos,

Vi o artigo que inicia este tópico e achei interessante, a ponto de me registrar no forum. Estou com uma dúvida, e gostaria de contar com a ajuda dos senhores.

Moro em um prédio antigo com os mais diversos problemas na sua tubulação de eletrodutos, de modo que hoje não consigo descer um fio para meu aterramento pelo mesmo lugar que descem os fios neutro e fase. Assim desci esse fio do aterramento pela janela que passa bem próximo a uma caixa de passagem que vem do poste e vai para o quadro de distribuição.

Por economia fiz enterrar uma haste desse aterramento bem ao lado dessa caixa de passagem e como moro no 13 andar do prédio imagino que esse aterramento não tenha ficado bom, pois só tem uma haste e não tem como enfiar outra haste, tem que ser com esta mesma pra resolver meu problemas. kkkk

Então pergundo se posso ligar esse fio do aterramento ao fio neutro que passa nessa caixa de passagem, uma vez que esse fio vem direto do poste e ainda não chegou no meu "relógio"?

Existe algum problema com esse tipo de ligação? Qual o risco que corro com essa ligação (me refiro a risco legal)? Estou infringindo alguma tipo de norma?

Obrigado a todos que se predispõe a me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A energia na minha casa é monofásica, 127v.

Preciso de 1 dps só, para a fase,ou preciso ligar um também entre neutro e terra?

Qual é a forma correta de instalar o dps, o fio fase que vem do padrão entra no borne superior do DPS, e junto nesse mesmo borne, eu coloco um fio para ligar no disjuntor geral do quadro?

Aqui onde moro costuma vir muito raio pela rede telefônica, mais pela rede elétrica não é muito comum não, qual o valor do Dps devo escolher?

Gostaria de saber um tipo de Dps, que mesmo que ele seja danificado por um surto, não interrompa a passagem da energia, até que eu possa trocá-lo.

Marcelogon, precisa de 2 DPS, um para a fase-terra e outro para o neutro-terra. A instalação é feita como você falou, veja detalhes no vídeo do post anterior. Deve usar DPS de pelo menos 45kA ou de 60kA, da Clamper. O DPS não fica em série com a rede, fica em paralelo, para desviar o surto para o terra. Se for danificado usualmente ele fica aberto, não interrrompe o fornecimento de energia, apenas perde a proteção.

Abi, aterramento em prédio antigo é um caso sério. Você não pode ligar esse terra ao neutro do condomínio pois estará interferindo na instalação do edifíco, o que é proibido. Com autorização do condomínio poderia ligar esse terra ao mesmo ponto de aterramento do neutro do condomínio. Se não for possível deixe como está.

O ideal seria convencer o condomínio a adequar a instalação elétrica às normas atuais [Lei 11.337/2006 e norma ABNT 5410(2004)].

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Alguem pode me responder por favor?

Pelo que voce falou, parece que o seu aterramento, é do tipo TT, o qual não é indicado para residências, voce precisa ligar uma cordoalha desse seu terra, até o terra do medidor, para equipotencializar o seu aterramento. Antes de ligar ao terra do medidor, pegue um multimetro e messa a tensão entre fase e neutro, e depois entre o fase da tomada e o aterramento, para vermos qual os valores tão dando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me responder por favor?

Teu aterramento ficou parecido com o meu ( TT ).

Eu deixei só o PC ligado ao terra interno. Se fosse aterrar outros aparelhos ( chuveiro, geladeira etc ) eu instalaria outro terra interno.

Já tive meu aterramento do tipo TN-T do marcelogon mas achei mais seguro separar.

Não vejo ligação entre a diminuição do ruído de seus aparelhos elétricos e o aterramento e nem entre a diminuição do consumo com o mesmo.

Se os fios de algum aparelho esquentam, é por que o diâmetro do fio da parede precisa ser maior ( mais grosso ) pois não está dando vazão ao consumo do mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teu aterramento ficou parecido com o meu ( TT ).

Eu deixei só o PC ligado ao terra interno. Se fosse aterrar outros aparelhos ( chuveiro, geladeira etc ) eu instalaria outro terra interno.

Já tive meu aterramento do tipo TN-T do marcelogon mas achei mais seguro separar.

Não vejo ligação entre a diminuição do ruído de seus aparelhos elétricos e o aterramento e nem entre a diminuição do consumo com o mesmo.

Se os fios de algum aparelho esquentam, é por que o diâmetro do fio da parede precisa ser maior ( mais grosso ) pois não está dando vazão ao consumo do mesmo.

Pois é,também não entendo o que acontece para alguns aparelhos apresentarem menos barulho.O fato é que percebemos isso aqui em casa.

Eu fiz estes terras sabendo que tinha algo errado,que ainda hoje não sei o que é,só tenho a certeza de que o eletricista picareta não terminou as instalações,e meu pai é um "gambiarrista" de primeira.

Bom,o que eu posso resumir então;

Tem um aterramento padrão no medidor na rua. Aqui a rede é 127/110V

Por conta eu coloquei uma barra aterrando no neutro na rua antes de entrar na casa,a fiação aqui é no chão.

O terceiro eu já usava a mais tempo que é no meu filtro de linha,aterrando no terceiro pino,o terra mesmo,mas isso direto do plug para a terra.O filtro indica se ta funcionando ou não o terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelogon, precisa de 2 DPS, um para a fase-terra e outro para o neutro-terra. A instalação é feita como você falou, veja detalhes no vídeo do post anterior. Deve usar DPS de pelo menos 45kA ou de 60kA, da Clamper. O DPS não fica em série com a rede, fica em paralelo, para desviar o surto para o terra. Se for danificado usualmente ele fica aberto, não interrrompe o fornecimento de energia, apenas perde a proteção.

Abi, aterramento em prédio antigo é um caso sério. Você não pode ligar esse terra ao neutro do condomínio pois estará interferindo na instalação do edifíco, o que é proibido. Com autorização do condomínio poderia ligar esse terra ao mesmo ponto de aterramento do neutro do condomínio. Se não for possível deixe como está.

O ideal seria convencer o condomínio a adequar a instalação elétrica às normas atuais [Lei 11.337/2006 e norma ABNT 5410(2004)].

Pergunto neste caso porque é necessário, no uso de DPS, instalar um entre neutro e terra, se o neutro já é aterrado lá no quadro de entrada de energia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos depois de passar o dia todo lendo esse tópico, agora me bateu uma baita dúvida acerca de meu aterramento, eu acho que o meu é o tipo TT, eu "descasquei" a coluna de meu prédio e conectei um fio de cobre ao ferro da mesma e estou usando-o como o meu TERRA, será que fiz M...., fiz uns testes que vi com a lâmpada e ela acende normalmente ligando-a na fase e no terra.

Peço por gentileza a ajuda de vocês, pois agora eu estou sem CHÃO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos depois de passar o dia todo lendo esse tópico, agora me bateu uma baita dúvida acerca de meu aterramento, eu acho que o meu é o tipo TT, eu "descasquei" a coluna de meu prédio e conectei um fio de cobre ao ferro da mesma e estou usando-o como o meu TERRA, será que fiz M...., fiz uns testes que vi com a lâmpada e ela acende normalmente ligando-a na fase e no terra.

Peço por gentileza a ajuda de vocês, pois agora eu estou sem CHÃO.

Se voce mora em prédio, o único jeito é esse mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o melhor esquema de aterramento para se usar numa residencia então?

Acham que seria melhor eu tirar os terras adicionais deixando somente o do medidor de energia instalado pela cia elétrica?

No documento que a minha cia fornece tem isso:

10.5.1 Esquema de aterramento

O condutor neutro e o condutor de proteção devem ser independentes, referenciados ao mesmo eletrodo de

aterramento e permitir a utilização do sistema TN-S.

Me pareceu que deveria tirar a haste do neutro então,seria isso?

Outra coisa,depois do relógio só entram em casa neutro e fase,não são 5 fios como o esquema postado mostra,acredito que porque a instalação foi deixada incompleta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae pessoal!

Tenho uma única tomada - teoricamente - com aterramento aqui no meu apartamento, mas não tenho certeza se ela realmente é aterrada. Hoje resolvi testar com o multímetro, coloquei no teste de continuidade e liguei o neutro no terra desta tomada. O multimetro apitou.

Isso quer dizer que esse aterramento não é aterramento coisa nenhuma, mas o próprio neutro, ou estou enganado?

Desde já, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!