Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pelo fórum eu tenho postagens nas quais indico documentos publicados por fabricantes de materiais elétricos. Naqueles documentos é ensinado sobre aterramento, disjuntores diferenciais, entre outras coisas. Não sou eletricista e não tenho tais assuntos na ponta da língua. O que posso dizer é que aquelas marcas certamente tem o cuidado de não ensinar errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

boa tarde a todos, instalei um filtro de linha da clamper (super proteção) na rede que montei no escritorio (No-breack + impressora multifuncional + telefone sem fio + modem + monitor)

 

e outro (i clamper pocket) na geladeira

 

minha rede de casa é bifasico, estou propenso a nao fazer o aterramento visto que o eletricista afirmou que teria que "rachar o chao" e praticamente quebrar paredes da casa para fazer o aterramento, ja que nao dá para passar o cabo.

 

opção que me sobrou foi usar o filtro de linha da clamper (super proteção) e o I Clamper pocket, indicado por um amigo de brasilia, ja que la a coisa nao é boa na parte eletrica (ele sempre reclama da companhia de energia eletrica).

 

para nao ter que colocar um fitro de linha em cada repartição da casa, usar o VLC como disjuntor geral é o suficiente? Protegeria todas as tomadas?

 

isto porque eu tenho dois disjuntores gerais: uma perto do portao e outra dentro da sala no barramento. Se desligar um ou outro, corta a energia.

 

outra questao é sobre o VLC da  Siemens e a Schneider Eletric sao melhores do que a da clamper?

 

qual é a diferença dos tres?

 

usado o VLC em um unico ponto substituindo um dos disjuntores gerais pelo VLC protegeria todas as tomadas?

 

como saber se os varistores do multiproteção ou do clamper pocket ja foi pro espaço?

 

outra situação foi apresentada pelo usuario Onera na pagina 2 deste mesmo topico: mora no 11º andar em um apartamento e apresentou impossibilidade de fazer um aterramento, respondido pelo usuario Leohartmann que "a falta de aterramento não é nenhum impedimento", bastava usar um filtro de linha.

 

para carater de informação, na minha residencia so tem aterramento no relogio do lado de fora que pertence a cia eletrica.

aguardo a treplica

 

 

O DPS (que você chama de VCL) é uma proteção mais robusta, indicado para instalação no quadro de entrada de energia. Os anti-surtos tal como o Clamper multiproteção são indicados para proteger eletrônicos sensíveis. Assim o melhor é usar os dois.O DPS segura uma descarga mais violenta e o multiproteção descargas menores que possam passar pelo DPS.

 

Não vejo necessidade de usar protetor para a geladeira, a menos que seja uma geladeira nova cheia de eletrônicos.

 

Todas as marcas que você citou são renomadas. O que muda nos DPS é a capacidade de absorver os surtos, indicada pelos kA (kiloAmpéres) que ele suporta. Em área urbana é usual instalar de 12 ou 20 kA. Em área rural de 45 a 60 kA. Mas isso é relativo e precisaria ser analisado. Para instalar o DPS é necessário ter o aterramento e seguir orientações do fabricante. O DPS não substitui os disjuntores. Os disjuntores protegem contra curto-circuito e sobrecarga. O DPS protege contra surtos elétricos.

 

Quando um varistor é afetado ele pode explodir ou queimar. Também pode queimar o fusível.

 

Geralmente o neutro na entrada de energia é aterrado através de uma haste de aterramento. O condutor de terra pode ser derivado dessa conexão, desde que a haste e o conector não estejam danificados ou oxidados.

 

Veja aqui: http://br.prysmiangroup.com/br/files/manual_instalacao.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunto por que motores tem algo de "carga indutiva" ou "carga reativa", coisa assim. Não entendo. Li e esqueci. Sei que tem um "detalhe" com motores.

Sim, motores absorvem energia reativa (são uma carga indutiva) e isso pode causar problemas como a queima do fusível devido a alta corrente exigida na partida (5 a 8 vezes a corrente nominal). Mas motores de geladeira são pequenos e não afetam a proteção. A própria Clamper indica o uso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Simplificadamente: aterramento é uma forma de fazer uma descarga elétrica chegar ao solo, protegendo pessoas ou equipamentos. Além da proteção, o aterramento pode ajudar no áudio seja do PC/Mac ou então em televisões com HT instalado, dando uma qualidade melhor ao som, sendo que existe um tipo de aterramento que é melhor pro som e pra nossa proteção, embora possa desproteger os aparelhos, enquanto tem um tipo que protege aparelhos, mas não é a melhor opção para o áudio e não protege a gente, caso um raio caia no momento inoportuno em que tocamos no aparelho em questão ;).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá. Poderiam me dar uma ajuda? Recente mente comprei uma fonte Sharkoon WMP 700W para dar um up no meu pc. Ele está reiniciando sozinho quando começo a iniciar o win7. Minha casa não tem aterramento na tomada e o pc esta ligado diretamente a ela. Acham que é algum sistema de proteção da fonte que precisa do aterramento? Minha config é Core i5 3330 mobo: asus P8HM LE BR, 2 fans de 200 mm, 1 tb de hd e gravador de cd/dvd. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Oliveira_777230 penso que seu problema não tem relação com o aterramento, mas sim com a fonte. Não localizei testes dessa fonte. As fontes mais recomendadas pela ótima qualidade são EVGA, XFX, Corsair.  Sugiro que poste sua dúvida na seção Fontes e Configuração, informando a configuração completa e se tem placa de vídeo, pois a princípio não é necessário uma fonte tão potente.

 

Quanto a ligar a fonte direto na tomada, está correto. Não se deve usar estabilizador/isolador e outras tranqueiras. Se quiser uma proteção para a fonte use uma proteção contra surtos da Clamper (p. ex.). Veja seção Fontes e Energia dedicada a este assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Oliveira_777230 penso que seu problema não tem relação com o aterramento, mas sim com a fonte. Não localizei testes dessa fonte. As fontes mais recomendadas pela ótima qualidade são EVGA, XFX, Corsair.  Sugiro que poste sua dúvida na seção Fontes e Configuração, informando a configuração completa e se tem placa de vídeo, pois a princípio não é necessário uma fonte tão potente.

 

Quanto a ligar a fonte direto na tomada, está correto. Não se deve usar estabilizador/isolador e outras tranqueiras. Se quiser uma proteção para a fonte use uma proteção contra surtos da Clamper (p. ex.). Veja seção Fontes e Energia dedicada a este assunto.

Obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...

@Raphael Venturin, explique melhor o que você está chamando de neutro compartilhado. Mas é melhor que você abra outro tópico. Se possível, desenhe um diagrama dessa distribuição de circuitos entre as casas.

 

É o seguinte, cada casa deveria ter seus proprios fios (bifasico, 2 fases + neutro) saindo do medidor e chegando até ela, certo?

Porém aqui existe apenas um neutro atravessando a rua do condominio até o final, e os neutros finais das casas são ligados a este de forma que todas as casas compartilham o mesmo condutor!

 

Todos os relógios estão ligados ao mesmo neutro, entendeu? eu sei que é difícil de acreditar rsrs, mas aqui no condominio tem umas contas de luz dando muito caras, e outras muito baratas....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Raphael Venturin, eu não sei como um relógio funciona ou não com o neutro.

 

É melhor você abrir novo tópico, enquanto é tempo. Depois pode ficar difícil um moderador mover mensagens daqui pra lá. O seu assunto está fora do tópico atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Achei um artigo que tem muito a ver com esse tópico, ele também tenta esclarecer os riscos inerentes ao esquema de aterramento TT:

http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed53_fasc_seguranca_trabalho_capVI.pdf

 

O autor dele é doutor em engenharia elétrica e ministra a disciplina de aterramento elétrico na Universidade de Blumenau!

Muito interessante o artigo

Achei um artigo que tem muito a ver com esse tópico, ele também tenta esclarecer os riscos inerentes ao esquema de aterramento TT:

http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed53_fasc_seguranca_trabalho_capVI.pdf

 

O autor dele é doutor em engenharia elétrica e ministra a disciplina de aterramento elétrico na Universidade de Blumenau!

Muito interessante o artigo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...

Tenho uma extensão bipolar (sem terra) conectada numa tomada de topologia TN-S. Fio terra disponível mas não sendo usado.

 

Pergunta: posso aterrar o neutro dessa extensão através de um fio que se fixe ao fio terra da tomada? Eu sei que parece desnecessário, mas gostaria de dar uma proteção extra aos equipamentos, pois nessa extensão ficam conectados um ventilador e alguns eletrônicos. Nenhum deles é tripolar, portanto talvez ligar o neutro ao terra da tomada seja uma boa ideia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Lebowski The Dude , não entendi. Você tem TN-S na parede, e tem fio terra no aparelho. Por que falar em neutro?

 

Os aparelhos ligados nessa extensão não tem terra. Por isso gostaria de ligar o neutro dessa extensão no terra que está disponivel na tomada, entende? Meu objetivo é dar maior proteção elétrica e diminuir ruídos tendo em vista que há sempre um ventilador ligado nessa extensão juntamente com eletrônicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lebowski The Dude disse:

Tenho uma extensão bipolar (sem terra) conectada numa tomada de topologia TN-S. Fio terra disponível mas não sendo usado.

 

Pergunta: posso aterrar o neutro dessa extensão através de um fio que se fixe ao fio terra da tomada? Eu sei que parece desnecessário, mas gostaria de dar uma proteção extra aos equipamentos, pois nessa extensão ficam conectados um ventilador e alguns eletrônicos. Nenhum deles é tripolar, portanto talvez ligar o neutro ao terra da tomada seja uma boa ideia. 

 

Você não vai conseguir dar maior proteção elétrica ou diminuir ruídos porque a carcaça dos aparelhos continuará desconectada do aterramento. Observe que o neutro não está conectado às carcaças dos equipamentos

 

E ainda desarmará o seu DR caso o possua, pois o seu condutor de proteção passará a conduzir corrente das cargas e isso vai ser identificado como fuga de corrente

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Raphael Ventorim disse:

 

Você não vai conseguir dar maior proteção elétrica ou diminuir ruídos porque a carcaça dos aparelhos continuará desconectada do aterramento. Observe que o neutro não está conectado às carcaças dos equipamentos

 

E ainda desarmará o seu DR caso o possua, pois o seu condutor de proteção passará a conduzir corrente das cargas e isso vai ser identificado como fuga de corrente

 

Entendi. Então seria o caso de tentar aterrar as carcaças pra se evitar os ruídos? Eu posso tentar isso.

adicionado 1 minuto depois

Aproveitando a deixa: eu poderia aterrar minha geladeira (ela é antiga, não tem tomada tripolar como as novas) conectando o fio terra à carcaça dela? Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!