Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD4770 - Tópico Oficial


Posts recomendados

eu nao acredito que esse seja um problema geral nas his i cooler, pode ser que a placa foi um caso isolado, ja que a his digamos, tem ate uma tradiçao em vgas com excelente sistema de refrigeraçao.

eu ainda iria de his, mandava ela para garantia, e via o que dava.

quanto as XFX, fui sexta para o PY comprar minha sapphire 4770, mas tinha acabado fazia uns minutos, então iria pegar a XFX, mas ai pedi ao vendedor para ver a placa, e ela é linda, enorme, mas fui ve o circuito regulador de tensão, so vinha com 2 fases, e nao 3 como as primeiras, e possui um minusculo dissipador de calor e nao um que chegava ate o fim da vga, ai me decepcionei com a XFX e fui de 5750, ate por isso indico a His.

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao acredito que esse seja um problema geral nas his i cooler, pode ser que a placa foi um caso isolado, ja que a his digamos, tem ate uma tradiçao em vgas com excelente sistema de refrigeraçao.

eu ainda iria de his, mandava ela para garantia, e via o que dava.

O fato da HIS ter tradição no ramo de refrigeração não implica necessariamente em dizer que TODOS os modelos de placas criados por ela terão eficiência de 100%... O processo de criação e de produção em si, apesar de automatizado em boa parte do tempo, ainda é criado e monitorado por seres humanos, passíveis de falhas... Não me admira que uma série dessas tenha vindo com algum tipo de defeito. Infelizmente, isso é normal e passível de acontecer.

O que resta saber é se esse defeito é generalizado ou apenas localizado num lote específico.

Mandar a placa para RMA não vai adiantar de nada, se ela realmente não apresentar problema. O fato de ela apresentar temperatura superior à dos demais modelos de 4770 não implica necessariamente em dizer que a placa está com defeito, por exemplo, de dar tela preta na execução de qualquer aplicativo 3D. É bem capaz da pessoa que fizer isso, ficar no prejuízo de ter sua RMA rejeitada....

O melhor a se fazer é ignorar este modelo específico, pelo menos até que uma solução para este suposto problema seja criada.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra informar mesmo...

Botei a 100% o cooler da HD 4770 da fabricante HIS com o icooler III.

O resultado foi uma pequena queda de temperatura, antes com o cooler na rotação automatica, em idle a GPU ficava a 78° e as memos em 84°, em Full a GPU ficava a 95° e as memos passavam de 100°, agora com o cooler a 100%, em idle a GPU fica a 68° e as memos em 75°, em Full não passa de 90°.

Mesmo com essa queda de temperatura, ainda está muito quente. Um amigo meu tem uma HD 4770 da Sapphire e dificilmente em full chega a 75°. Sendo que o cooler dele nunca passa de 60%.

Estou decepcionado com esse modelo que comprei. :(

Vale lembrar que mesmo com essa temperatura, o desempenho da placa está normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse anteriormente com temperatura de 28º em Belo horizonte e o cooler a 100% (que mesmo assim é muito silencioso) chegou a 87º. Hoje com a temperatura de 23º não está passando de 81º. Mas jogando não chega nem perto disso. Vocês acham que essa temperatura é perigosa? Poderá danificar a placa? E se causar danos, será a curto ou a longo prazo, pois se for a longo prazo não tem problema, afinal não pretendo ficar mais de 2 anos com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse anteriormente com temperatura de 28º em Belo horizonte e o cooler a 100% (que mesmo assim é muito silencioso) chegou a 87º. Hoje com a temperatura de 23º não está passando de 81º. Mas jogando não chega nem perto disso. Vocês acham que essa temperatura é perigosa? Poderá danificar a placa? E se causar danos, será a curto ou a longo prazo, pois se for a longo prazo não tem problema, afinal não pretendo ficar mais de 2 anos com ela.

Olha... to acompanhando seu caso mas eu realmente acredito que essa SUA placa está com algum problema. Digo SUA placa pra não generalizar. Eu moro no interior da Bahia. Aqui ta quente demais mesmo nessa época do ano. Nesse momento tá 23º a 24º. Meu quarto ta abafado. Nesse momento estou suando sem nenhum ventilador ligado. Gabinete aberto, clocks stock, meti um fan de 8cm ao lado da placa pra ajudar a ventilar, deixei o cooler da placa em 50% e as temperaturas estão fixas (mem. diodo. shader) em 58º. Jogando (The Sabouteur) com tudo no talo, chega a 72º depois de uns 20minutos de jogo e pronto. Ainda assim, eu considero alta a temperatura em stock. Não lembro exatamente as temperaturas de minha outra placa HD 4670 IceQ da HIS, mas lembro que eram otimas. Não acredito que seja um problema em massa dessa sua, mas aconselho acionar a garantia e pegar outra da mesma pra ver se continua, ou então de outra marca. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse anteriormente com temperatura de 28º em Belo horizonte e o cooler a 100% (que mesmo assim é muito silencioso) chegou a 87º. Hoje com a temperatura de 23º não está passando de 81º. Mas jogando não chega nem perto disso. Vocês acham que essa temperatura é perigosa? Poderá danificar a placa? E se causar danos, será a curto ou a longo prazo, pois se for a longo prazo não tem problema, afinal não pretendo ficar mais de 2 anos com ela.

Bem, eu sei que cada GPU tem uma temperatura limite para trabalhar de forma segura. Infelizmente, desconheço qual o valor referente ao RV740 (chip da 4770), mas sei que, quanto menor for a lisura do processo de gravação, menor será a tolerância da GPU à temperaturas altas. O ideal seria dá uma garimpada no Google para descobrir esse valor exato...

Mesmo que a temperatura esteja alta e os danos ocorram à longo prazo, é bem provável que a placa apresente defeito antes mesmo de completar 2 anos de vida... Nenhum equipamento eletrônico aguenta viver sob forte pressão por muito tempo, a não ser que tenha sido projetado para tal, mas infelizmente não é o nosso caso :(

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma temperatura muito alta para uma placa dessa arquitetura (40nm se não me engano).

Eu tenho a minha a uns 2 mêses, e fiz um Overzinho pelo ATI Overdrive:

GPU: de 750 ~ 830Mhz

Mem: 800 ~ 850Mhz

As temps não passam de 51º em idle, e 60º em full! :eek:

Eu tenho mais dois fans adcionais no gabinete, um de 160mm, e um de 80mm na lateral.

Aqui na minha cidade faz no mínimo 28º todos os dias!

Te aconselho a dar entrada na garantia, ou comprar um cooler pra sua placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma temperatura muito alta para uma placa dessa arquitetura (40nm se não me engano).

Eu tenho a minha a uns 2 mêses, e fiz um Overzinho pelo ATI Overdrive:

GPU: de 750 ~ 830Mhz

Mem: 800 ~ 850Mhz

As temps não passam de 51º em idle, e 60º em full! :eek:

Eu tenho mais dois fans adcionais no gabinete, um de 160mm, e um de 80mm na lateral.

Aqui na minha cidade faz no mínimo 28º todos os dias!

Te aconselho a dar entrada na garantia, ou comprar um cooler pra sua placa.

E os ganhos de FPS? Foram mensuráveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que se acionar a garantia o tempo é de 45 dias corridos para a troca, isso contando o tempo para envio daqui para a loja e da loja para a a assistência técnica.

Mas olha que interessante. Hoje ela está a 74º em full. 13 a menos que o dia em que comprei. Tá certo que hoje está mais frio 8º C, mas mesmo assim foi considerável, o que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma sapphire com artic cooler, fiz o mini overclock pelo ati overdrive, GPU: de 750 ~ 830Mhz, Mem: 800 ~ 850Mhz, e em full load jogando modern warfare 2 com tudo no high e AA a 2x em 1400x900, a bixinha n passou dos 58º, :P, e eu moro em Natal-Rn, temperaturas diarias de mais de 30ºc. Muito boa essa plaquinha. Meu unico problema ta sendo no Dirt, desempenho dela ta meio tenso, dando lags fps as vzs chega a 16, e to rodando com coisas no medium, e sem AA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma sapphire com artic cooler, fiz o mini overclock pelo ati overdrive, GPU: de 750 ~ 830Mhz, Mem: 800 ~ 850Mhz, e em full load jogando modern warfare 2 com tudo no high e AA a 2x em 1400x900, a bixinha n passou dos 58º, :P, e eu moro em Natal-Rn, temperaturas diarias de mais de 30ºc. Muito boa essa plaquinha. Meu unico problema ta sendo no Dirt, desempenho dela ta meio tenso, dando lags fps as vzs chega a 16, e to rodando com coisas no medium, e sem AA.

Aqui no MW2, a placa chega fácil acima dos 60ºC, sem overclock, mas como faz tempo que não medi mais, não sei qual o patamar de agora.

Com relação ao Dirt, eu não sei dizer o problema, pois esse eu nunca joguei, mas o Dirt2 eu consigo rodar de boa aqui, com filtros (4x MSAA) e tudo mais no talo em 1280, sem lags.

PS: e o e-mail do MSN conterrrâneo? cadê? ^_^

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma sapphire com artic cooler, fiz o mini overclock pelo ati overdrive, GPU: de 750 ~ 830Mhz, Mem: 800 ~ 850Mhz, e em full load jogando modern warfare 2 com tudo no high e AA a 2x em 1400x900, a bixinha n passou dos 58º, :P, e eu moro em Natal-Rn, temperaturas diarias de mais de 30ºc. Muito boa essa plaquinha. Meu unico problema ta sendo no Dirt, desempenho dela ta meio tenso, dando lags fps as vzs chega a 16, e to rodando com coisas no medium, e sem AA.

Que isso, aqui em casa eu jogo dirt2 tudo no máximo, resolução de 1920x1080 com filtros multisampling 8x MSAA (máximo), e no CCC tudo no talo também, AA Edge detect 8x sample 24x e o fps fica entre 45 e 52.

Mudando um pouco do assunto das temperaturas. Eu estou surpreso com o desempenho, Call of duty modern warface 2 rodei no talo em resolução 1920x1080 (máximo do meu monitor) só dá uns lags nas cenas com muita ação, mas não atrapalha a jogabilidade. Gta iv, com texturas no médio e sombras no alto e o resto tudo o máximo o jogo roda lisinho. Assassin's creed, Mass effect 2, e vários outros tudo no talo e em full hd.

O jogo que mais pesou aqui foi o Batman arkham Asylum, fica em 8 fps, mas isso é um problema com o AA, abaixando aqui para 4x box o fps já vai para 30 com tudo no talo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no MW2, a placa chega fácil acima dos 60ºC, sem overclock, mas como faz tempo que não medi mais, não sei qual o patamar de agora.

Com relação ao Dirt, eu não sei dizer o problema, pois esse eu nunca joguei, mas o Dirt2 eu consigo rodar de boa aqui, com filtros (4x MSAA) e tudo mais no talo em 1280, sem lags.

PS: e o e-mail do MSN conterrrâneo? cadê? ^_^

Falouws :cool:

Pois é, não sei o que é isso, :S, achei que iria rodar melhor. =/ è meu processador?

Que isso, aqui em casa eu jogo dirt2 tudo no máximo, resolução de 1920x1080 com filtros multisampling 8x MSAA (máximo), e no CCC tudo no talo também, AA Edge detect 8x sample 24x e o fps fica entre 45 e 52.

Mudando um pouco do assunto das temperaturas. Eu estou surpreso com o desempenho, Call of duty modern warface 2 rodei no talo em resolução 1920x1080 (máximo do meu monitor) só dá uns lags nas cenas com muita ação, mas não atrapalha a jogabilidade. Gta iv, com texturas no médio e sombras no alto e o resto tudo o máximo o jogo roda lisinho. Assassin's creed, Mass effect 2, e vários outros tudo no talo e em full hd.

O jogo que mais pesou aqui foi o Batman arkham Asylum, fica em 8 fps, mas isso é um problema com o AA, abaixando aqui para 4x box o fps já vai para 30 com tudo no talo

Não sei o que é, to usando os drivers mais novos e etc, será meu processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, não sei o que é isso, :S, achei que iria rodar melhor. =/ è meu processador?

Também realizei o mesmo feito do DevilWarlock (testei-o com meu PC ligado à TV de 32" Full HD), mas no meu caso eu resolvi reduzir os filtros para 2x, com o intuito de dá uma aliviada, já que minha placa não se encontra overclocada. O jogo rodou muito bem, sem sem lags. MW2 também rodei sem filtros, mas com tudo no talo e só deu lag uma vez, na parte onde tinha a poeira de areia, logo no início do jogo; no restante, rodou liso feito bumbum de nenê. Star Wars Force Unleashed também rodei assim, sem maiores problemas, juntamente com o Batman AA, mas todos sem filtros. Crysis foi o único dos jogos que testei que arriou as pernas em Full HD. Tive que rodá-lo em High, sem filtros, para obter jogabilidade satisfatória. Ah sim, Prototype também rodou liso, mas quando tinha um aglomerado de objetos na tela ou quando eu soltava os especiais, os lags aconteciam, mas nada que pudesse prejudicar por completo a jogabilidade.

Talvez seja seu processador, mas como já é triple core, mesmo sendo da AMD, acho meio improvável que o culpado seja ele. O jogo não é tão pesado assim ao ponto de peidar em resolução de LCD de 19", tanto Wide quanto quadradão. Talvez seja algo relacionado ao Windows, mas é difícil de afirmar algo sem antes fazer os devidos testes.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas Devil, Sua placa está com problema de fábrica... ou está mal conectada ou algo do tipo ??

Eu li os problemas, mas não consegui entender.. tem gente que a temp tá lá embaixo e outros que estão lá em CIMA...

poderia me esclarecer melhor ...?

Eu ainda não sei. Acho que o problema é com o dissipador, pois o fan esta rodando bem, dá para sentir o vento sendo puxado. Mas é um problema de fábrica, quase certeza disso, provavelmente não é um problema de série, eu compraria outra His com certeza pois eu já tive outras e acho uma excelente marca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahm, fiz a troca da bios...

em relaçao a temperatura, ela ainda está a 51°C em uma sala a +- 20ºC, o que eu notei diferença, foi que agora o ATI Overdrive me possibilita overcloca-la até 1000MHz/1200Mhz...

mas, só testando mesmo para saber...

ABraços!

A temperatura aqui está exatamente 20ºC e a placa está a 51ºC, ou seja, igual a sua, qual a marca de sua placa? E como você conseguiu mudar a bios, eu segui o tutorial e olhei todas as páginas deste tópico e não achei a solução, aqui depois que atualiza a placa não funciona mais. Agora já voltei para a bios anterior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura aqui está exatamente 20ºC e a placa está a 51ºC, ou seja, igual a sua, qual a marca de sua placa? E como você conseguiu mudar a bios, eu segui o tutorial e olhei todas as páginas deste tópico e não achei a solução, aqui depois que atualiza a placa não funciona mais. Agora já voltei para a bios anterior

Para a troca da bios, eu fiz exatamente o que dizia no tutorial.

Agora, a temperatura está em torno de 30ºC e a placa está a 62ºC.

A minha placa é da XFX.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, adquiri uma m2r32-mvp da asus, uma placa-mãe antiga mas muuito boa e novinha, zerada na caixa. Comprei por 2 motivos: primeiro porque sempre quis ter um pc com 2 VGAs e segundo porque não quero perder meu athlon que comprei tem menos de 1 ano. Então galera é o seguinte, até junho eu pretendo comprar outra 4770 porém fiquei pensando, o fermi saiu agora, a tendencia da serie 5 é baixar de preço e tem o dx11. Então cambaleei pra 5750, que tem o mesmo desempenho da 4770 porém com dx11, ou seja, venderia minha 4770, compraria a 5750 e num futuro maior do que o daqui até junho compraria outra 5750 ou até uma 5770. Então galera fiquei na duvida, o que vale mais? Manter minha 4770 e comprar outra depois pra fazer o crossfire ou me desfazer da mesma comprando uma 5750 pra depois fazer um cross com outra 5750? Lembrando que o desempenho sera parecido e consumo também, só tera a questão do dx11. E ai, qual das duas opções vocês iriam? Lembrando que quero o crossfire!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tenorio, atualmente tenho visto que a HD4770, por onde tenho vista esta mais barata que a HD5750 algo em torno de R$100. Dependendo, acho que eu me desfaria da 4770, pegava a 5750 mesmo; além do DX11 você ainda terá a chance de um dia pensar no EyeFinity -- três monitores deve ser sonho de qualquer um, rsrss -- fora o desempenho que será melhor mesmo que a 4770, mesmo que pouca coisa, mas será.

No seu lugar eu pegaria a HD5750 sim, considerando a diferença média de R$100.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pegaria uma HD5750 porque o DX11 além de não ter diferença prática (e mesmo quando tiver, acredito que não será assim significativo) ele é também muito pesado e uma placa como a HD5750 e HD5770 perde muito desempenho com ele ativado, e isso temos visto claramente nos testes.

Além disso, o preço da HD4770 deve cair ainda mais para dar lugar à HD5750, o que ao meu ver faz com que o gasto com essa troca visando o CrossFire fique ainda maior, não compensando os gastos frente ao desempenho.

Particularmente, eu não pegaria uma HD5750 nem HD5770 agora, mas só se for uma HD5850 ou mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!