Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD4770 - Tópico Oficial


Posts recomendados

Bem pessoal, a minha chegou hoje a tarde

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=SK329854145BR

Gpu-z

As minhas temperaturas estão em 60º~63º em stock e 70º~74º em full. O cooler está a 50%. Porém meu ela em meu gabinete ficou assim ó:

Como vejo muitos falando que ela fica em stock em até 54º, eu estou achando que o no meu caso ta sendo justamente por causa dela está muito proxima ao chão do gabinete. E vocês... acham que pode ser isso mesmo?

Uma coisa foi que o Everest não ta lendo as temperaturas dela. Qual mais confiável? O Everest, o Gpu-z ou o prórpio CCC pra verificar as temperaturas?

Depois postos umas screens de uns jogos que tenho aqui!

post-60951-13884954972236_thumb.jpg

post-60951-13884954972584_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, a minha chegou hoje a tarde

http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=SK329854145BR

Gpu-z

As minhas temperaturas estão em 60º~63º em stock e 70º~74º em full. O cooler está a 50%. Porém meu ela em meu gabinete ficou assim ó:

Como vejo muitos falando que ela fica em stock em até 54º, eu estou achando que o no meu caso ta sendo justamente por causa dela está muito proxima ao chão do gabinete. E vocês... acham que pode ser isso mesmo?

Uma coisa foi que o Everest não ta lendo as temperaturas dela. Qual mais confiável? O Everest, o Gpu-z ou o prórpio CCC pra verificar as temperaturas?

Depois postos umas screens de uns jogos que tenho aqui!

caro colega, não tem nada a ver que a sua placa de vídeo está perto do chão do gabinete se você notar vai ver que sua placa de vídeo ocupa dois espaços de slot do gabinete e se você botar a mão atrás do gabinete vai ver que o cooler dela está jogando ar para fora e a sua temperatura não está ruim não pois a temperatura depende do ambiente e ventilação do gabinete!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega, não tem nada a ver que a sua placa de vídeo está perto do chão do gabinete se você notar vai ver que sua placa de vídeo ocupa dois espaços de slot do gabinete e se você botar a mão atrás do gabinete vai ver que o cooler dela está jogando ar para fora e a sua temperatura não está ruim não pois a temperatura depende do ambiente e ventilação do gabinete!!!!

Caro colega, te digo que ao menos aqui ta surtindo efeito sim... pois entre o "chão" do gabinete e a vga, é normal até ficar um bafo quente, porém ontem ainda eu transferi placa mãe com tudo pra um gabinete velho que tenho aqui, mas que é muito maior que esse da foto e placa ficou a quase um palmo do "chão". Resultado disso: 56º em stock e 68º em full. Mas deixei no meu gabinete normal porque esse do teste é antigo, pesado e feião aushauhsahs. Depois posto umas fotos! Fiz isso só porque fiquei encucado em a minha tá trabalhando acima da média que dizem ser de 54º em diante. Mesmo assim, compreendo que depende de vários fatores, como você mesmo disse: temperatura ambiente (aqui é um inferno de quente mesmo) e ventilação do gabinete. Isso tudo fiz com a tampa lateral aberta, pois não tem nenhum fan na latera, apenas na traseira que joga o ar pra fora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega, te digo que ao menos aqui ta surtindo efeito sim... pois entre o "chão" do gabinete e a vga, é normal até ficar um bafo quente, porém ontem ainda eu transferi placa mãe com tudo pra um gabinete velho que tenho aqui, mas que é muito maior que esse da foto e placa ficou a quase um palmo do "chão". Resultado disso: 56º em stock e 68º em full. Mas deixei no meu gabinete normal porque esse do teste é antigo, pesado e feião aushauhsahs. Depois posto umas fotos! Fiz isso só porque fiquei encucado em a minha tá trabalhando acima da média que dizem ser de 54º em diante. Mesmo assim, compreendo que depende de vários fatores, como você mesmo disse: temperatura ambiente (aqui é um inferno de quente mesmo) e ventilação do gabinete. Isso tudo fiz com a tampa lateral aberta, pois não tem nenhum fan na latera, apenas na traseira que joga o ar pra fora!

Se a média de temperatura é de 54ºC eu não sei, mas ontem a minha placa atingiu isso, pois a temperatura ambiente estava de torrar o juízo. Hoje também está, um pouco menos que ontem, 1-2ºC a menos, mas ainda se encontra quente, porém, resolvi colocar a tampa do case de volta e liguei a fan lateral de 23 cm contida nela. Observando as temperaturas pelo Everest, constatei uma queda considerável em relação à ontem: 48ºC contra 54ºC. Em Full, com 10min de teste, deu o pico de 72ºC como havia dado ontem, mas não se estabilizou. Abaixo seguem as figuras dos testes, temperatura da GPU (GPU1) e memórias (GPU2; botei 4 dissipadores Zalman nas memórias visíveis, mas parece que não adiantou muito na redução da temperatura):

2010022510h57gpu1.th.png

2010022510h57gpu2.th.png

Minhas teorias para o aumento da temperatura continuam as mesmas de sempre: ou isso tudo é devido à alta temperatura ambiente, que deixou o ar bem abafado, como se tivesse querendo chover (e, por conta disso, a refrigeração ativa do case não está dando muito conta do recado), ou é devido à poeira que já penetrou no dissipador de alumínio e está prejudicando a eficiência da dissipação térmica.

Eu não sei se o teste do OCCT é mais forte que o Furmark, mas eu tive um aumento de 4ºC em Full Load, em comparação com o teste do Fur que executei logo quando a placa chegou em minhas mãos. A temperatura em idle aqui, depois que troquei o case, já chegou na casa dos 45-46ºC, mas geralmente atinjo isso à noite, quando é mais frio; entretanto, senti também essa elevação de 4ºC em comparação quando ainda usava o case anterior: quando a placa chegou, atingia 48ºC em idle e, com o passar do tempo, esse valor foi piorando até que atingiu 52ºC. Comprei minha XFX em Agosto 09, ou seja, foi uma dos primeiros modelos a serem lançados, que tinham 3 fases de alimentação e o dissipador de alumínio chegava até o final da carcaça. Pelo menos, de uma coisa eu sei: nos games, essa temperatura não é atingida, pois eles exigem bem menos que o teste de estresse do Furmark ou OCCT (menos mal).

Abaixo seguem as fotos quando minha placa estava no meu antigo PC e agora, instalada no novo:

dsc09955o.th.jpg

dsc00131sh.th.jpg

A diferença de tamanho e espaço é bem clara, apesar das fotos não estarem na mesma angulação. O ganho que tive de espaço foi espantoso e de refrigeração também (fan de 80 mm na lateral do outro case, na altura da CPU contra fan de 230 mm que refrigera a região da placa de vídeo para baixo), mas mesmo assim a queda na temperatura não foi satisfatória... Eu só não troco o cooler dessa placa para não perder a garantia, além da minha prioridade ser a troca do cooler da CPU, mas bem que eu queria que essas temperaturas fossem um pouco menores :(

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha acabou de chegar, sua temperatura em idle é de 57º e em full usando funmark fica a 87º. Eu vi uns testes na internet que ficava a 70º, essa temperatura que chega minha placa está normal? A temperatura ambiente é de 26º e meu gabinete tem 2 cooler de 120mm(frente e traz) e 1 de 80mm(lateral colocando o ar para fora). Tem como diminuir?

Já ia esquecendo, ela é uma His icooler iii (dessa a venda na terabyte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha acabou de chegar, sua temperatura em idle é de 57º e em full usando funmark fica a 87º. Eu vi uns testes na internet que ficava a 70º, essa temperatura que chega minha placa está normal? A temperatura ambiente é de 26º e meu gabinete tem 2 cooler de 120mm(frente e traz) e 1 de 80mm(lateral colocando o ar para fora). Tem como diminuir?

Já ia esquecendo, ela é uma His icooler iii (dessa a venda na terabyte)

Na minha opnião essa temperatura está muito alta, para essa placa, digo até excessivamente alta, mesmo no furmak, a minha não chega nem perto disso, e pelo que eu pude ver no desenrolar desse tópico, as da maioria dos colegas tambem não chega a isso tudo não.

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual das temperaturas vocês ficam sempre falando?

Aqui no Everest na minha Sapphire mostra 3 temperaturas para a placa de vídeo:

DispIO:

Stock 55º C

MemIO:

Stock 60º C

Shader

Stock: 59º C

Fan Speed 55%

Essas são minhas temperaturas de agora.

Quando jogo Disp e Mem ficam em 62~64 graus e Shader a 73~74 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que essas 2 pessoas com os modelos da HIS não informaram a velocidade dos fans para essas temperaturas. Esse negócio de deixar ele em automático não é bom, aqui minha 4850 da HIS se eu deixar no auto ela passa de 85ºC fácil.

Aqui está em 100% pelo ati overdrive, nesse exato momento 82ºC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se soubesse teria comprado xfx. Nunca pensei que uma xfx poderia ser melhor que uma his.

Em Idle, temperaturas até boas, está em 53º e esfriando chega a 49º~50º

gpuzidle.png

Em full, ela frita. hoje a tarde com temperatura de ambiente de 26º estava em 85º~87º, agora está 20º aqui em BH e as temps 81º~82º

gpuzfull.png

gpuzg.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se soubesse teria comprado xfx. Nunca pensei que uma xfx poderia ser melhor que uma his.

Em Idle, temperaturas até boas, está em 53º e esfriando chega a 49º~50º

gpuzidle.png

Em full, ela frita. hoje a tarde com temperatura de ambiente de 26º estava em 85º~87º, agora está 20º aqui em BH e as temps 81º~82º

gpuzfull.png

gpuzg.png

Talvez se você trocar a pasta térmica ajude, não sei mas uma possibilidade, vai que justamente a sua teve problemas na linha de montagem na hora de colocar o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez se você trocar a pasta térmica ajude, não sei mas uma possibilidade, vai que justamente a sua teve problemas na linha de montagem na hora de colocar o cooler.

É provável que ajude, mas não ao ponto de reduzir o nível da temperatura de forma a se igualar com os modelos da XFX, Saphire, Power Color e por ai vai. Isso está mais para "defeito" em série da placa mesmo, infelizmente...

Além do mais, a troca da pasta térmica, na concepção das lojas, implica na perda da garantia. É preferível deixar a placa trabalhando do jeito que está (pior opção) ou tentar uma troca produto por outro modelo de outro fabricante, do que simples retirar o cooler e trocar o composto térmico.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pro†o†yP&,

Também não dá para sair generalizando assim, aqui mesmo neste tópico tem o colega Emanuel_lp, que tem a mesma HIS HD4770 e temperaturas normais em stok, veja a mensagem dele:

Respondendo algumas perguntas...

O gabinete não tem cooler, mais eu já liguei com a tampa lateral aberta, e não houve mudança na temperatura. Os cabos estão todos muito bem arrumados e não atrapalham de forma alguma a refrigeração.

O cooler da placa de video fica em 57~62% em idle dependendo da temperatura, mais em full load ele passa dos 90%. Se deixar o cooler a 100% diminui a vida util dele?

Aqui no RJ tá muito calor, porém acho que não deve ser isso, porque também tenho uma HD 4670 da Sapphire e em idle ela fica 42°, e em full load dificilmente passa dos 65°, isso com o cooler em 12%.

Será que o GPU-Z, ou o sensor da placa está mostrando a temperatura errada?

tem outro programa que eu posso medir a temperatura para comparar?

Vou passar a config:

ECS P55H-A

Core i3 530 2.93 Ghz

2X2GB DDR3 kingston 1333mhz

Cooler master 460W

His HD 4770 512mb GDDR5 icooler III

Obs: o cooler da minha HD 4670 da sapphire e bem maior que esse icooler III da HD 4770 da His.

Obs 2: A temperatura dos outros componentes está normal.

Obs 3: O desempenho da placa de video está aparentemente normal.

Obrigado desde já.

Outra pergunta, na HD 4670 quando está em idle o clock da GPU passa de 750mhz para 165 mhz, e o da memoria passa de 873mhz para 250mhz, isso evita da placa esquentar sem necessidade.

Na Hd 4770 isso não aconteceu aqui, o clock da GPU caiu de 750mhz para 250, porém o da memoria ficou em 800mhz constantantes. O correto não seria baixar o clock da memoria também?

Obs: testei com 2 drivers de video, Catalyst 9.7 e Catalyst 9.12, o resultado foi o mesmo. Testei no Win 7 64 Bits, e com Win XP 32 bits.

Creio que os dois últimos problemas apresentados aqui neste tópico sejam pontuais. Vejam que o Emanual_lp mora no Rio de Janeiro, onde a temperatura ambiente nesta época do ano vai fácil para + de 30°, e mesmo assim ele tem baixas temperaturas na HIS.

Eu ainda acredito na eficiência de resfriamento do cooler da HIS HD4770; tanto que, na falta da Sapphire HD4770 eu vou pegar da HIS; e se não tiver da HIS vai de XFX mesmo.:69:

Abraços,

Spider :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, eu acho que as temperaturas que ele se referiu foram da 4670 e não da 4770...

Pode ver que ele faz um comparativo entre a 4770 e a 4670 (apesar de não citar as temperaturas da 4770, pelo menos não nesta mensagem), dizendo que, mesmo com a temperatura alta no Rio, a 4670 dele não esquentava tanto, ficando mais ou menos no nível da maioria das 4770 de outros fabricantes. A questão é que a 4670 é bem mais fraca que a sua irmã mais velha, gasta ainda menos energia e, por isso, não esquenta tanto quanto ela.

Pelo que deu a entender, foi essa colocação que ele fez, ou seja, ele está passando exatamente pelo mesmo problema do restante do pessoal que tem uma placa dessas, com esse cooler...

O fato de você comprar uma HIS e ela apresentar temperaturas elevadas não implica dizer que o cooler não pode ser trocado, mas com certeza, caso este seja o procedimento a ser tomado, custos maiores serão gerados, além da perda da garantia...

Do meu ponto de vista, eu evitaria este modelo da HIS, pelo menos até uma solução ser encontrada para esse impasse, que provavelmente deve ser causado ou pelo cooler, ou pelo mal contato dele com a superfície da GPU ou pela utilização de um composto térmico de baixa qualidade, que ajudaria a reduzir a temperatura, mas não ao ponto de chegar ao nível das demais placas, acredito eu.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cry:

Spider, eu acho que as temperaturas que ele se referiu foram da 4670 e não da 4770...

Pode ver que ele faz um comparativo entre a 4770 e a 4670 (apesar de não citar as temperaturas da 4770, pelo menos não nesta mensagem), dizendo que, mesmo com a temperatura alta no Rio, a 4670 dele não esquentava tanto, ficando mais ou menos no nível da maioria das 4770 de outros fabricantes. A questão é que a 4670 é bem mais fraca que a sua irmã mais velha, gasta ainda menos energia e, por isso, não esquenta tanto quanto ela.

Pelo que deu a entender, foi essa colocação que ele fez, ou seja, ele está passando exatamente pelo mesmo problema do restante do pessoal que tem uma placa dessas, com esse cooler...

O fato de você comprar uma HIS e ela apresentar temperaturas elevadas não implica dizer que o cooler não pode ser trocado, mas com certeza, caso este seja o procedimento a ser tomado, custos maiores serão gerados, além da perda da garantia...

Do meu ponto de vista, eu evitaria este modelo da HIS, pelo menos até uma solução ser encontrada para esse impasse, que provavelmente deve ser causado ou pelo cooler, ou pelo mal contato dele com a superfície da GPU ou pela utilização de um composto térmico de baixa qualidade, que ajudaria a reduzir a temperatura, mas não ao ponto de chegar ao nível das demais placas, acredito eu.

Falouws :cool:

Então cara, o pior é que ele já comprou e já chegou... Mas ele ainda não colocou no PC. Só fez abrir a caixa e baixar o jogo (Stormrise). Quero saber se ainda dá pra trocar por uma da XFX, sendo que ela está o mesmo preço (na Terabyteshop). Alguém já trocou algum produto lá????? :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cry:

Então cara, o pior é que ele já comprou e já chegou... Mas ele ainda não colocou no PC. Só fez abrir a caixa e baixar o jogo (Stormrise). Quero saber se ainda dá pra trocar por uma da XFX, sendo que ela está o mesmo preço (na Terabyteshop). Alguém já trocou algum produto lá????? :cry:

Comprei meu kit de memórias lá, mas não cheguei a trocar nada. Pelo CDC, você pode trocar o produto em 7 dias corridos à partir da data de recebimento do mesmo, desde que o mesmo não tenha sido usado. Algumas lojas fazem frescuras para trocar produtos que vem com lacre de segurança e o mesmo foi rompido pelo cliente, mas não sei te dizer se é o caso da Terabyteshop. Se ainda tiver dentro dos 7 dias corridos, entra em contato com eles e veja a possibilidade de trocar a placa pelo modelo da XFX.

Falouws :cool;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cry:

Então cara, o pior é que ele já comprou e já chegou... Mas ele ainda não colocou no PC. Só fez abrir a caixa e baixar o jogo (Stormrise). Quero saber se ainda dá pra trocar por uma da XFX, sendo que ela está o mesmo preço (na Terabyteshop). Alguém já trocou algum produto lá????? :cry:

Mas como você pode saber se a do seu tio também vai dar altas temperaturas se você disse que ele nem a instalou.

Primeiro teste, depois comprove se tem algum problema na temperatura.

Se bem que eu me lembre se tem 7 dias após a compra para desistência do produto. Dá uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como você pode saber se a do seu tio também vai dar altas temperaturas se você disse que ele nem a instalou.

Primeiro teste, depois comprove se tem algum problema na temperatura.

Se bem que eu me lembre se tem 7 dias após a compra para desistência do produto. Dá uma olhada.

Foi justamente o que falei acima: a pessoa tem 7 dias corridos a partir do recebimento da encomenda para que se possa efetuar a troca do produto (que é o caso dele) ou a desistência, caso a troca pelo mesmo produto ou produto semelhante, de outro fabricante e modelo, não seja satisfeita.

Na verdade, ele só pode trocar, de forma imediata (ou seja, sem ter que passar pelo processo de RMA), se realmente houver comprovação de algum "defeito" da placa (ou seja, ela tem que ser testada) e se o pedido de troca ocorrer nos 7 primeiros dias a partir do recebimento da mesma, do contrário, só é válida a desistência (desde que respeitado o mesmo prazo anterior), já que ele não usou a placa ainda.

O melhor a se fazer é não usá-la e entrar em contato com a loja para saber o melhor procedimento a ser tomado. Não usando a placa, fica garantido o direito de desistência da compra (e da devolução do dinheiro investido) e é bom ter esta carta na manga. O que falta mesmo é seu tio entrar em contato com a loja e negociar com eles.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!