Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Bom, eu moro em Orlândia, interior de São Paulo. Região de Franca e Ribeirão Preto. A tensão da minha casa é de 110W.

Gostaria que me recomendassem um bom produto pra eu comprar via internet.

Já que minha cidade é relativamente pequena ~40.000 habitantes, e as lojas de informática daqui além de não ter produtos bons, cobram muito caro pelos que tem. (_(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem amigo, no lugar do estabilizador, podes optar por um bom filtro de linha que vai te dar uma verdadeira proteção contra os surtos da rede elétrica, digas ai qual a tensão onde moras e modemos te recomendar um bom filtro para colocares ai no lugar dessa tralha chamada estabilizador.

Abraço.

Por mais que eu leia, leia, leia, Minha mente não consegue aceitar o fato de abandonar o estabilizador... Isso soa muito estranho pra mim

Quero aproveitar essa sua boa vontade, e pedir uma indicação

Moro no interior da Bahia, minha tensão é de 220v...

Creio que minha casa não possui aterramento

Uso uma fonte genérica, não possuo placa de vídeo

O que você me recomenda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu moro em Orlândia, interior de São Paulo. Região de Franca e Ribeirão Preto. A tensão da minha casa é de 110W.

Gostaria que me recomendassem um bom produto pra eu comprar via internet.

Já que minha cidade é relativamente pequena ~40.000 habitantes, e as lojas de informática daqui além de não ter produtos bons, cobram muito caro pelos que tem. (_(

Se sua Internet for ADSL esse filtro vem com proteção para a rede de telefone que conecta no seu modem.

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_136&products_id=1101&osCsid=hip5ii2tqpr2h8fapkkvi36qm3

Se quer somente proteção para o Pc e periféricos tem este um pouco mais barato sem perder em qualidade.

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_136&products_id=1106&osCsid=hip5ii2tqpr2h8fapkkvi36qm3.

São essas minhas sugestões, se alguém tiver melhor fiquem a vontade.

Por mais que eu leia, leia, leia, Minha mente não consegue aceitar o fato de abandonar o estabilizador... Isso soa muito estranho pra mim

Quero aproveitar essa sua boa vontade, e pedir uma indicação

Moro no interior da Bahia, minha tensão é de 220v...

Creio que minha casa não possui aterramento

Uso uma fonte genérica, não possuo placa de vídeo

O que você me recomenda?

Tenho 3 sugestões para você.

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

http://www.dvdnow.com.br/descricao.asp?codigo=fht1200v

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Recomendaria uma proteção APC mas há incompatibilidade de padrões para 220v no Brasil. Me corrijam se eu estiver errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nosso conhecido termistor, cuja função é limitar a corrente de entrada, que leva mais de minuto para se esfriar e voltar a ser operacional, estará tendo somente 8 mili segundo para tal. É isso mesmo, somente 0,008 segundos. Ou seja, o termistor estará fora dessa dai. A fonte e toda a sua etapa de entrada, seus filtros seus diodos tudo isso vai tomar uma corrente muito forte, mas muito forte mesmo, tão logo a chave seletora do estabilizador aportar no tap escolhido para fornecer tensão ao seu PC.

Luiz André Faller, 29/06/2009

Abraço...

Pelo que entendi não seria bom para a fonte desligá-la e ligá-la novamente em antes de um minuto. Têm base esta conclusão? O que acham?

Valeu!!

Há sim, ótimo tópico amigo Faller! Mandou bem mais uma vez!;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

genin10;

Gostei desse produto que você me indicou:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_136&products_id=1101&osCsid=hip5ii2tqpr2h8fapkkvi36qm3

Mas tenho a impressão que devem existir produtos melhores que esse.

Então queria saber se você ou alguém pode me indicar um produto de proteção pra meu PC que custe até uns R$90,00 melhor do que esse aí.

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

genin10;

Gostei desse produto que você me indicou:

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_136&products_id=1101&osCsid=hip5ii2tqpr2h8fapkkvi36qm3

Mas tenho a impressão que devem existir produtos melhores que esse.

Então queria saber se você ou alguém pode me indicar um produto de proteção pra meu PC que custe até uns R$90,00 melhor do que esse aí.

Grato

Na realidade existe sim, como esse a seguir...

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

Mas o preço deles é maior porque em geral oferece mais proteções como para cabo coaxial e cabo de rede RJ45. Ajuda aí gente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade existe sim, como esse a seguir...

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

Mas o preço deles é maior porque em geral oferece mais proteções como para cabo coaxial e cabo de rede RJ45. Ajuda aí gente...

Bom cara, desses que você me indicou, eu gostei desse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Agora o que eu queria saber é se ele realmente vai proteger meu PC, e se é confiavél comprar por este site. :lol:

Grato pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara, desses que você me indicou, eu gostei desse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Agora o que eu queria saber é se ele realmente vai proteger meu PC, e se é confiavél comprar por este site. :lol:

Grato pela ajuda.

Em relação a proteção eu posso afirmar que sim. Quanto a idoneidade da loja isso eu não posso falar pois nunca comprei lá. Mas pelo numero de links apontando pra lá (inclusive desse fórum) acredito que seja de confiança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pelo que entendi não seria bom para a fonte desligá-la e ligá-la novamente em antes de um minuto. Têm base esta conclusão?

É justamente por isso dai que não é aconselhável se desligar e religar em seguida nenhum equipamento eletrônico que tenha fonte de alimentação chaveada na entrada (a enorme maioria). Faz sentido sim. Há que deixar um tempo para que o termistor se resfrie e volte a tornar-se operacional novamente...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nenhum equipamento eletrônico que tenha fonte de alimentação chaveada na entrada (a enorme maioria).

Ô faller, então as com PFC ativo não tem esse problema? Pode se desligar e religar logo em seguida?

Outra dúvida, quando reiniciamos nosso PC, a fonte chega a desligar? Sofrendo os mesmos impactos de quando desligamos e religamos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justamente por isso dai que não é aconselhável se desligar e religar em seguida nenhum equipamento eletrônico que tenha fonte de alimentação chaveada na entrada (a enorme maioria). Faz sentido sim. Há que deixar um tempo para que o termistor se resfrie e volte a tornar-se operacional novamente...

Abraço...

Só mais um detalhe amigo, logicamente não há problema em reiniciar o pc, seja pelo botão reset seja via software, pois nesse caso a fonte não reiniciará também. Confirmam isso?

Valeu pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ô faller, então as com PFC ativo não tem esse problema? Pode se desligar e religar logo em seguida?

Outra dúvida, quando reiniciamos nosso PC, a fonte chega a desligar? Sofrendo os mesmos impactos de quando desligamos e religamos?

Entendeste mal amigo.. Fontes chaveadas em geral, com PFC ativo ou não, todas tem capacitores de entrada (aquelas canecas grandes) e todas tem que, no ligamento, na energização das mesmas, carregarem aqueles capacitores. Todas elas tem um dispositivo de limitação de corrente chamado termistor, que é um resistor cujo valor depende da temperatura do mesmo. Se frio o valor de sua resistência é elevado e desse modo consegue limitar a corrente de carga dos Canecões... Quando quente sua resistência é baixa e desse modo não atrapalha fonte quando a mesma exigir mais corrente da tomada elétrica..

Desse modo, se você desalimentar uma fonte quer com ou sem PFC ativo, deverá por segurança dar um tempo para que o seu termistor se esfrie (sei que ninguém faz isso) e somente após esse tempo (da ordem de 1 minutos basta) reenergizar sua fonte...

Só mais um detalhe amigo, logicamente não há problema em reiniciar o pc, seja pelo botão reset seja via software, pois nesse caso a fonte não reiniciará também. Confirmam isso?

Valeu pessoal.

O botão de reset só reinicializa a CPU, nem mexe com a fonte. Para a fonte o botão de reset nem existe.. não reset a fonte segue alimentada como se nada tivesse acontecido..
Um filtro de linha protege sem o "terra"? Minhas tomadas não tem.

Pergunto isso porque uso um vagabo da Clone e gostaria de saber se um melhorzinho "APC" faria proteção?

Desde já agradeço,

Falou.

Sim. A proteção faz seu serviço, protegendo seus equipamentos de surtos de tensão que porventura apareçam entre fase e neutro, mesmo sem aterramento..

Entretanto se um surto aparecer entre fase e terra (geralmente derivados de raios e fenômenos atmosféricos) esse dai, para sua dissipação faz uso do terra sim. sem um bom terra a proteção fica devendo nesse tipo de surto.. Veja, mas isso independe de você colocar um estabilizador, um transformador isolador ou um no-break, sem o terra não vais estar protegido de surtos derivados de fenômenos desse tipo..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei estabilizador (como a grande maioria), com monitor, impressora, som, modem ligados a ele e a fonte no 110.

Estou quase convencido em abandonar o estabilizador no pc que estou montando:

Asus P7P55D, i5 750, Video ATI HD 5770 e etc.

A fonte Corsair vx450 dá conta do recado conforme o forum de recomendação. Vou comprá-la.

Agora a dúvida: O que fazer pra ligar os equipamentos de 110? Continuar com o estabilizador mesmo?

E para a fonte?

Moro em Santos que é 220 e a casa não tem aterramento. Quando o chuveiro é ligado normalmente o brilho das lâmpadas diminuem. E tem épocas que durante a tarde, após o Tlec do estabilizador o pc desliga.

Sendo assim, não havendo necessidade do estabilizador o que posso fazer, o que me indicam?

Att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. A proteção faz seu serviço, protegendo seus equipamentos de surtos de tensão que porventura apareçam entre fase e neutro, mesmo sem aterramento..

Entretanto se um surto aparecer entre fase e terra (geralmente derivados de raios e fenômenos atmosféricos) esse dai, para sua dissipação faz uso do terra sim. sem um bom terra a proteção fica devendo nesse tipo de surto.. Veja, mas isso independe de você colocar um estabilizador, um transformador isolador ou um no-break, sem o terra não vais estar protegido de surtos derivados de fenômenos desse tipo..

Abraço...

Obrigado Faller pela explicação, vou ver se compro semana que vem um protetor APC mesmo, com relação ao Terra falarei com um eletricista para dar uma olhada na fiação, meu Apto é antigo e não tem terra nem nos chuveiros, tive que improvisar fincando um prego gigante na parede, bom, pelo menos parou o choque.

Falou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, tudo bem?

Pena que li o tópico depois de esquentar muito a cabeça, tive por muito tempo problemas com os drivers de video que paravam de funcionar em meu micro#1 da assinatura, estava quase trocando a fonte quando li seu tópico.

Liguei o micro diretamente na tomada e o problema com o driver não voltou a ocorrer, testei domingo o dia todo com os programas que ocasionaram o problema e não ocorreu!

Isso pode realmente ser interferência do estabilizador limitando a alimentação da fonte em certos momentos e por consequência o sistema ou mera coincidência ou seria necessário mais tempo de teste para fazer essa afirmação?

Desde já agradeço a ajuda e parabéns pelas explicações, não apenas deste tópico!

Abraço!

Rodrigo Akatuka

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso pode realmente ser interferência do estabilizador limitando a alimentação da fonte em certos momentos e por consequência o sistema ou mera coincidência ou seria necessário mais tempo de teste para fazer essa afirmação?

Não sei se podes com total garantia afirmar que o problema advinha do estabilizador, mas tudo indica que sim..

Estabilizador em um PC é um verdadeiro atraso de cerca de 20 anos. É um desastre, é um catalizador da busca da morte da fonte sem citar que atrapalha sempre e inutilmente.

Te livrares dele já é um bom passo adiante, um meio caminho andado para uma config mais enxuta, mais otimizada, mais dinâmica mais solta menos truncada, presa, e cheia de problemas...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, como sou muito leigo relação a rede eletrica gostaria de saber se Módulos Isoladores como esses http://www.microsol.com.br/produtos/modulo_isolador/mig/ é bom pra proteger meu PC ou até mesmo eletroeletronico. Desde ja agradeço por tudo e desculpe se cometir algo de errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola, como sou muito leigo relação a rede eletrica gostaria de saber se Módulos Isoladores como esses http://www.microsol.com.br/produtos/modulo_isolador/mig/ é bom pra proteger meu PC ou até mesmo eletroeletronico. Desde ja agradeço por tudo e desculpe se cometir algo de errado.

Como ele é composto de um transformador isolador e de um estabilizador, ele agrega os prós e contras desses dois:

Prós:

- Oferece proteção ao operador com relação a sensação de choque na carcaça do PC sentido as vezes quando se opera o mesmo com pés descalços em piso frio.

- Como equipado com varistor e filtros em sua entrada oferece uma proteção elétrica razoável contra surtos de tensão, mas nada melhor, aliás até mesmo mais fraca que as proteções oferecidas por bons protetores como aqueles da APC, tipicamente:

SurgeProtectAPCP8T3V.jpg

FiltrodelinhaAPCSurgeProtectorP7T.jpg

ProteoAPC.jpg

Contras:

- É gastador de energia e coloca fora, sob a forma de calor de 10 a 15% da energia processada...

- Como estabilizador exerce uma função totalmente desnecessária ao seu PC e para não me alongar cito como referência que consultes, nesse mesmo tópico em que estamos, lá bem no início, os problemas que um estabilizador trás às fontes em geral..

Para simplificar é isso dai.... Se realmente necessitares de proteção elétrica contra surtos, nada melhor que um bom dispositivo desses dai da APC que te mostrei, se a alimentação da tomada for de 110 Volts, que nasceram para tal e ainda perfazem a função de filtros de linha..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ele é composto de um transformador isolador e de um estabilizador, ele agrega os prós e contras desses dois:

Prós:

- Oferece proteção ao operador com relação a sensação de choque na carcaça do PC sentido as vezes quando se opera o mesmo com pés descalços em piso frio.

- Como equipado com varistor e filtros em sua entrada oferece uma proteção elétrica razoável contra surtos de tensão, mas nada melhor, aliás até mesmo mais fraca que as proteções oferecidas por bons protetores como aqueles da APC, tipicamente:

SurgeProtectAPCP8T3V.jpg

FiltrodelinhaAPCSurgeProtectorP7T.jpg

ProteoAPC.jpg

Contras:

- É gastador de energia e coloca fora, sob a forma de calor de 10 a 15% da energia processada...

- Como estabilizador exerce uma função totalmente desnecessária ao seu PC e para não me alongar cito como referência que consultes, nesse mesmo tópico em que estamos, lá bem no início, os problemas que um estabilizador trás às fontes em geral..

Para simplificar é isso dai.... Se realmente necessitares de proteção elétrica contra surtos, nada melhor que um bom dispositivo desses dai da APC que te mostrei, se a alimentação da tomada for de 110 Volts, que nasceram para tal e ainda perfazem a função de filtros de linha..

Abraço...

faller obrigado mesmo pela explicação, sei que deve ser chato pra ****** todo santo dia ter um bendito como eu perguntando sempre mesma coisa:unsure:, e como to pra mudar PC que com certeza vai consumir mais que esse meu tenho que trocar meu NoBreak APC500 por algo que não danifique minha fonte nova, vou correr atras de filtro de linha como essa que você me mostro, desde ja agradeço de novo e desculpe por tudo. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é tão catastrófico o uso de Filtros de Linha? eu uso um com 6 plugues (tomadas), para o meu modem, monitor, sistema de som (2.1), pc, impressora e router. isso tem alguma problema? sendo que minha fonte é de marca, altamente eficiente, e em 3º lugar em sua série?

O uso de filtros de linha, como são chamados aqui no Brasil os protetores contra surtos de tensão, não tem problema nenhum. Não sei de onde você tirou que poderia ter problema seu uso....

Problema tem se você não souber escolher dentre alguns que o mercado oferece. Tem diversos muito ruins. Veja só, como exemplo, o resultado da análise do INMETRO em cima de alguns deles:

Filtros de linha - Relatório do INMETRO

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, por favor você poderia falar mais sobre os modulos isoladores, em especial ao da microsol que é o mais comum aqui no Brasil, pois as informações sobre ele aqui no forum são muito poucas. Muita gente usa para substituir o aterramento e/ou estabilizador aterrado, como também usam estabilizador e modulo isolador para ligar o PC, sendo que os modulos isoladores são prejudiciais ao PC.

Que tal dar uma olhadinha nesse tópico aqui respondido: Existe uma relação prejudicial entre fontes com PFC ATIVO e MÓDULOS ISOLADOR

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!