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Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU


Posts recomendados

- Outra questão é a que levantas de poder ver as lâmpadas' date=' tanto aquelas de 220 Volts, que estão ligadas à entrada AC quanto aquelas de automóvel que estão ligadas a saída da fonte.

Veja que não disponho de um set de filmagem nem tampouco de filmadora (foi um vídeo feito com a máquina fotográfica) e muito menos sou um Spielberg...[/quote']

Meu querido, me desculpe se não me fiz entender. Sei que tu não é o Spielberg, e tembém sei que tu não tens um SET de filmagem, mas, a ideia que eu tivefoi a seguinte. Do ponto de vista inicial do video, a câmera fifando um pouco mais distante e elevada, daria para enquadrar a parede junto com o vltimetro de AC e o testador de fontes e ao fundo, na parede, de um lado a lâmpada de entrada e do outro as de saídas (se estiverem distantes, não haverá sobreposição de brilho). Imaginei assim porque, a variação da luz de entrada é miuto mais representativa para quem não tem a noção que temos das grandezas elétricas como a tensão (fiquei de boca aberta ao ver a fonte "segurando" as luzes abaixo dos 50V! So fica uma dúvida (o Gabriel Torres bem que poderia fazer esse teste com aquele equipamento novo dele), será que uma fonte como a Corsair VX450W (que nos testes do gabriel conseguiu suprir 570W, conseguiria manter essas potencias a quanto menos dos 90V? Chegaria pelo menos em 50V???

PS.: Agora relendo a sua resposta, vi no ultimo paragrafo o seu comentário dos estábilizadores e pensei (sei que te falta tempo), faria bastante jus ao titulo do tópico "Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU", se pudesse fazer o mesmo arranjo e depois colocar o estabilizador, para mostrar o quanto ele "(d)estabiliza"/atrapalha a fonte.

Um abraço fraterno, Carvalho.

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So fica uma dúvida (o Gabriel Torres bem que poderia fazer esse teste com aquele equipamento novo dele), será que uma fonte como a Corsair VX450W (que nos testes do gabriel conseguiu suprir 570W, conseguiria manter essas potencias a quanto menos dos 90V? Chegaria pelo menos em 50V???

Certamente que não amigo.. Ela não é mágica, é simplesmente uma fonte. Tem sites que preocupados com isso fazem esse tipo de teste, e ai indico o SPCR, um site seríssimo que executa esse tipo de demanda da fonte fora de sua banda normal de uso. Veja ai como exemplo exatamene essa Corsair VX450 sendo solicitada em cerca de 70% de sua capacidade de entrega de potência e nessa hora a mesma se comportou bem mesmo abaixo dos 90 Volts, sendo que foi plotado uma medida que foi de 80 Volts na alimentação e a fonte conseguiu suprir muito bem, somente caindo a eficiência abaixo dos 80%.

Dê uma boa olhada no item: 6. LOW AC VOLTAGE PERFORMANCE

Site da análise: http://www.silentpcreview.com/article751-page4.html

Agora, jamais espere que uma fonte de 450 Watts nominais possa entregar 570 Watts (cerca de 27% a maior que seu valor nominal) e ainda com a tensão de entrada abaixo de seu mínimo..

Aliás, esse tipo de teste do quanto a fonte consegue entregar acima de sua potência nominal não é nada conclusivo, do modo como é feito, pois não garante repetibilidade da amostra e tampouco checa todas as variáveis da fonte. É um tipo de teste que nem deveria ser considerado. O próprio Gabriel, por diversas vezes, já comentou isso lá no site, mas como para o típico comprador brasileiro a ponderação da potência é enormemente maior e mais significativa que qualquer outro parâmetro de uma fonte, talvez o Gabriel alí tenha deixado com sobrevida esse tipo de teste... Eu não apostaria nem uma ficha nessa potência sacada desse tipo de teste, até por que em um bom dimensionamento de fonte para seu PC ela não será necessária. Se assim for é sinal que o dimensionamento foi feito de modo equivocado...

Abraço...

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Tem sites que preocupados com isso fazem esse tipo de teste, e ai indico o SPCR, um site seríssimo que executa esse tipo de demanda da fonte fora de sua banda normal de uso.

Dê uma boa olhada no item: 6. LOW AC VOLTAGE PERFORMANCE

Site da análise: http://www.silentpcreview.com/article751-page4.html

Meu caro André Luiz, se ainda não dei os parabéns, faço agora. Meus PARABÉNS!!! Tu é daquele tipo de cara que: mata a cobra e mostra o madeiro (para não ficar indecente, hehe)...

Sobre a questão da sobrecarga, eu acho interessante, pois, essa sobrecaraga não se daria durante todo o funcionamento do computador e sim em picos de exigência do conjunto (a exemplo de momentos em que ocorrem explosões durante os jogos, trabalhão muito a CPU e a GPU), se a fonte está trabalhando em sobrecarga constante, fica óbvio o erro no dimensionamento do conjunto. E insisto, acho interessante o teste de sobrecarga, não como a "capacidade real" da fonte, mas sim, como parametro de segurança, haja visto que em muitas fontes testadas pelo Gabriel Torres sequer conseguiam entregar a potência rotulada (e infelizmente estas, são das mais vendidas aqui no Brasil), imagina só, vamos á uma loja de informática e compramos uma fonte de "700 watts Reais" para a nossa máquina que tem C2Q, 2 HD's, GTX285, uma pá de ventuinhas e um belo cooler na CPU. Ai tu vai jogar e quando o jogo inicia... o PC reinicia (até rimou), ai tu fica muito revoltado tentando achar o culpado, se fosse uma fonte que estivesse justinha na configuração (infelizmente, o preço cresce de forma quase exponencial em relação à potencia em uma boa fonte), não teria problema se o conjunto exigisse umpouco mais da fonte como nos momento citados acima, entende?

PS.: Meus parabéns novamente...

Um abraço fraterno. Carvalho.

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  • 2 meses depois...

Meus parabens pelo topico, excelente.

porém minha duvida fica. por exemplo no meu caso. Minha config é razoavelmente "pesada" um mid-end hoje em dia, com uma fonte de 1000w. Ontem mesmo houve uma queda de energia aqui no predio, caiu e voltou 2x seguidas logo apos eu ligar o pc. Simplesmente uma das minhas VGA pararam de funcionar minha mobo tava dando erro e quanto eu removi o SLI e testei uma por uma eu vi que uma delas ja era. Eu uso um modolo isolador estabilizado g3 da microsigol. POis tomada disponivel nao é "aterrada". NAo é a primeira vez que isso acontece ns anos atras perdi uma mobo com essa de queda de energia. Hoje descobri seu post fuçando tudo que poso encontrar sobre "a saude energetica" do meu pc. EU realmente preciso de um nobreak, nao da pra aturar mais perda de equipamente por quedas de energia. Um nobreak resolvi isso, não? Me da o tempo para desligar corretamente o PC.

Preciso de indicações de um nobreak, minha cabeça ta rodando com essa de senoidal por aproximação ou senoidal pura, UPS online interativo, Melhor pra fonte sendo semi-senoidal pra fonte PFC ativo onda quadrada, retangular, circular, triangular, ou sei la o que. Preciso de uma luz no assunto em particular.

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Meus parabens pelo topico, excelente.

porém minha duvida fica. por exemplo no meu caso. Minha config é razoavelmente "pesada" um mid-end hoje em dia, com uma fonte de 1000w. Ontem mesmo houve uma queda de energia aqui no predio, caiu e voltou 2x seguidas logo apos eu ligar o pc. Simplesmente uma das minhas VGA pararam de funcionar minha mobo tava dando erro e quanto eu removi o SLI e testei uma por uma eu vi que uma delas ja era. Eu uso um modolo isolador estabilizado g3 da microsigol. POis tomada disponivel nao é "aterrada". NAo é a primeira vez que isso acontece ns anos atras perdi uma mobo com essa de queda de energia. Hoje descobri seu post fuçando tudo que poso encontrar sobre "a saude energetica" do meu pc. EU realmente preciso de um nobreak, nao da pra aturar mais perda de equipamente por quedas de energia. Um nobreak resolvi isso, não? Me da o tempo para desligar corretamente o PC.

Preciso de indicações de um nobreak, minha cabeça ta rodando com essa de senoidal por aproximação ou senoidal pura, UPS online interativo, Melhor pra fonte sendo semi-senoidal pra fonte PFC ativo onda quadrada, retangular, circular, triangular, ou sei la o que. Preciso de uma luz no assunto em particular.

O que sempre é recomendável em uma instalação elétrica é a racionalidade. Seja o que for que você vá colocar ai, terá que existir uma ótima razão de ser. Esse seu módulo isolador garante a segurança do operador não ter a sensação de choque ao operar seu PC, descalço e em piso frio. Nada mais...

Se buscavas com ele o provimento de terra, ou aterramento "pret-a-porter", pegue um banco, tome assento e espere sentado pois isso dai ainda não foi inventado...

Terra é terra, ligação a massa, ao solo do planeta terra. Nada consegue substituí-lo... Tudo o que ganhaste com ele até agora, com esse seu Módulo Isolador, foi a certeza de um gasto de energia cerca de 10% maior que sem ele, e uma série de dispositivos de sua configuração queimados, nada mais...

Mas veja, se fosse proibitivo operar um PC que não fosse aterrado, 90%, creio, dos PC's desse nosso Brasil não poderiam ser ligados... Isso não é apologia a não usar o aterramento. Há que usar sim, É bom, é desejável, mas não impeditivo... Há que desmistificar também a questão estabelecimento de aterramento.. A maioria das pessoas quando se fala disso dai pensa logo na tarefa de furar o solo, fincar 3 metros de bastão de cobre, quem sabe tratamento do terreno e coisa e tal, quando muitas vezes o aterramento da tomada de seu PC pode representar somente a mão de obra de se passar um fio pela tubulação existente, desde o quadro de entrada, debaixo do medidor, até a tomada do PC. Tomar o terra de lá, do pé do medidor, é uma topologia aceita, homologada e muito segura. Chama-se topologia TN-S. Veja ai:

AterramentoTN-S.jpg

Um bom dispositivo de proteção contra surtos vai fazer melhor ai para sua config que essa tralha comedora de energia chamada de módulo isolador estabilizado, tenha ou não tenha aterramento...

Amigo, não é por nada que em países mais desenvolvidos os dispositivos de proteção são largamente utilizados e inclusive garantem seu equipamento "por toda a vida" se corretamente ligados. veja ai somente um exemplo de mais de 300 tipos e modelos/marcas diferentes em comercialização na antonline.com: http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

Agora tente achar por lá um módulo isolador estabilizado ou simplesmente um estabilizador... Vais emagrecer, definhar procurando...

Não sei qual a tensão de trabalho dai mas sei te dizer qual a melhor para você adotar para alimentar seu PC. A exata tensão da rede elétrica. Se 220 volts, alimente seu PC com 220 volts Fase-Neutro, se 110 Volts alimente-o com 110 Volts Fase-Neutro..

A questão estabilidade da tensão, esqueça, já tens uma boa fonte com PFC ativo que poderá operar desde 90 VAC até 265 VAC, esqueça portanto a questão correção da tensão. Sua fonte é capaz de trabalhar mesmo com tensão não corrigida...

A questão energia alternativa para alimentação de seu PC, na hora em que a energia principal cair fora, é basicamente uma decisão sua... Cada aplicação, cada topologia, cada finalidade do PC pode definir uma diferente ação quando se fala em no-break..

Se necessitas de energia alternativa e queres uma solução realmente boa, é simples; Forneça ao seu PC exatamente a energia que ele perdeu na queda da concessionária, ou seja, forma de onda Senoidal...

Se a grana pegar, e mesmo assim não puderes abrir mão da energia alternativa, adote algum desses no-breaks mais baratos, com forma de onda semi-senoidal, ou quasi-senoidais... A solução será semi-boa ou quasi-boa..

Simples viste...

Abraço...

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Não sei qual a tensão de trabalho dai mas sei te dizer qual a melhor para você adotar para alimentar seu PC. A exata tensão da rede elétrica. Se 220 volts, alimente seu PC com 220 volts Fase-Neutro, se 110 Volts alimente-o com 110 Volts Fase-Neutro..

A questão estabilidade da tensão, esqueça, já tens uma boa fonte com PFC ativo que poderá operar desde 90 VAC até 265 VAC, esqueça portanto a questão correção da tensão. Sua fonte é capaz de trabalhar mesmo com tensão não corrigida...

A questão energia alternativa para alimentação de seu PC, na hora em que a energia principal cair fora, é basicamente uma decisão sua... Cada aplicação, cada topologia, cada finalidade do PC pode definir uma diferente ação quando se fala em no-break..

Se necessitas de energia alternativa e queres uma solução realmente boa, é simples; Forneça ao seu PC exatamente a energia que ele perdeu na queda da concessionária, ou seja, forma de onda Senoidal...

Se a grana pegar, e mesmo assim não puderes abrir mão da energia alternativa, adote algum desses no-breaks mais baratos, com forma de onda semi-senoidal, ou quasi-senoidais... A solução será semi-boa ou quasi-boa....

Aradeço a resposta rapida.

Aqui em fortaleza a tensão é 220v. Então no meu caso o melhor seria;

Aterramento (coisa que não fiz me baseando na ilusão do modulo isolador/estabilizado.) + Filtro de linha bom (tipo os da APC) + nobreak Senoidal com saida 220v ?

OU com o aterramento + Nobreak senoidal se faz desnecessario o filtro de linha ?

O grande problema como voce disso é o preço, não consigo encontrar um bom obreak Senoidal puro* por menos de R$1.400,00. ENcontro aos montes Senoidal por aproximação. Se alguem conhecer algum site com um preço mehorzinho eu agradeço

MOdelo mais barato que encontrei senoial foi esse.

Nobreak APC SUA1000I 230 V 1000 VA 670 W preto Senoidal porém somente 670w

Nobreak APC SUA1500 1440VA 980W 120V Seinodal mas é 120v

Nobreak PG II Micro 1400VA Bivolt Automático - Enermax Semi-Senoidal

Nobreak UPS Pro 1200 Full Range 8T Grafite - TS Shara Semi-Senoidal

Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V Senoidal porém 115v

Pensando em por um Protetor contra surtos DPS 4 tomadas Clamper p/ comput. + Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V o aterramento claro, que o cara vem fazer amanha.

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  • 2 semanas depois...

Caramba esse assunto é pesado e preocupante, pois perder um PC que custou horas e horas de pesquisa até achar a configuração redonda, por conta de uma oscilação de energia é complicadíssimo! Primeiramente queria dar parabéns ao criador do tópico (faller), por que realmente demonstra clareza nas explicações (mesmo pra mim que sou de uma área totalmente diferente, mas ao mesmo tempo aficionado por tecnologia) ebastante domínio no assunto. Minha dúvida é a seguinte: Estou montando um PC com as seguintes características: Core i5750, Mobo: GA P55M-UD2, 4GB (2 x 2GB) DDR3 1333 Kingston, vídeo: XHX HD Radeon 5770 e gabinete cooler master Centurion 5 (uma fan de 80 mm frontal e uma fan de 120 mm traseira), HD 500 GB Samsung Sata II e gravadora/leitora de DVD LG. Como pode ver é um PC pra trabalho mesmo (para auxiliar no notebook) e pra jogar algumas besteirinhas também. Caro colega faller queria uma sugestão sua de fonte honesta com PFC ativo que segurasse tranqüilamente minha configuração. Estou disposto a gastar até R$ 250-280. Lembrando que também moro em Fortaleza e ainda tem esse problema com aterramento reportado pelo colega daniel_kxs, mas isso é assunto pra eu ver depois.

Outra observação: No meu gabinete o espaço para fonte fica localizado no topo, então queria saber se há alguma limitação quanto ao tipo de fonte que posso usar, porque tem umas que jogam o ar quente para baixo, outros que jogam para cima ou para fora do gabinete e ainda aquelas com duas fans (que eu particularmente acho bem interessante, o que você acha?)....

Abraços.

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  • Membro VIP
queria uma sugestão sua de fonte honesta com PFC ativo que segurasse tranqüilamente minha configuração. Estou disposto a gastar até R$ 250-280. Lembrando que também moro em Fortaleza e ainda tem esse problema com aterramento reportado pelo colega daniel_kxs, mas isso é assunto pra eu ver depois.

Outra observação: No meu gabinete o espaço para fonte fica localizado no topo, então queria saber se há alguma limitação quanto ao tipo de fonte que posso usar, porque tem umas que jogam o ar quente para baixo, outros que jogam para cima ou para fora do gabinete e ainda aquelas com duas fans (que eu particularmente acho bem interessante, o que você acha?)..

Sua config deverá demandar cerca de 220 Watts isso no pico do pico da solicitação do mesmo.

As fontes que recomendo para você são:

- OCZ400SXS

- Corsair CX400

E para proteção elétrica de seus equipamentos um desses dois dai:

- Filtro de linha FHT - 1200 fabricado pela Upsai;

- Filtro de linha Computer Protector Pró fabricado pela Clamper

Quanto às fontes com dois fan's, são certamente fontes de baixa eficiência. Melhor um fan de 12 cm que duas outras menores. Esqueça essas fontes com dois fans. Para teres uma ideia, essa OCZ que te recomendei tem eficiência que chega em meia carga a 84%. Isso significa que vai consumir 262 Watts quando seu PC demandar 220 Watts. esses 42 Watts adicionais será dissipado muito facilmente pelo seu fan de 12 Cm em muito baixa rotação até. Nem vais escutá-la trabalhando

Abraço...

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Dicas sábias, preciosas e já anotadas. Muito obrigado mesmo.

Olha colega Faller eu estava pensando nesta fonte aqui:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137638261-fonte-corsair-450w-reais-cmpsu-450vx-85-eficincia-5anos-_JM

Por gentileza, você poderia fazer alguma observação pensando na minha configuração, caso necessária, quanto essa fonte.

Obrigado pela ajuda :D

Abraços ;)

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  • Membro VIP
Olha colega Faller eu estava pensando nesta fonte aqui:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137638261-fonte-corsair-450w-reais-cmpsu-450vx-85-eficincia-5anos-_JM

Por gentileza, você poderia fazer alguma observação pensando na minha configuração, caso necessária, quanto essa fonte.

Podes alimentar praticamente duas dessas suas configs, no pico da fonte, com essa fonte dai, a Corsair VX450, em meu parecer a melhor fonte de 450 Watts já comercializada no Brasil..

Abraço...

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...E para proteção elétrica de seus equipamentos um desses dois dai:

- Filtro de linha FHT - 1200 fabricado pela Upsai;

- Filtro de linha Computer Protector Pró fabricado pela Clamper

Abraço...

Já andei procurando e até li alguns tópicos escritos por você sobre esss filtros, mas infelizmente ainda não achei à venda. Mas durante a semana procuro novamente.

Até mais.

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Dicas sábias, preciosas e já anotadas. Muito obrigado mesmo.

Olha colega Faller eu estava pensando nesta fonte aqui:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137638261-fonte-corsair-450w-reais-cmpsu-450vx-85-eficincia-5anos-_JM

Por gentileza, você poderia fazer alguma observação pensando na minha configuração, caso necessária, quanto essa fonte.

Obrigado pela ajuda :D

Abraços ;)

Cara, eu ia te recomendar essa fonte mesmo, eu comprei ela (aqui no RJ paguei R$300,00 e é uma das pocas peças do meu PC que tenho orgulho), já pude ve-la segurando meu PC varias vezes em que a luz deva aquela caída (que geralmente acontece antes de faltar luz), e minha máquina "nem precebeu", mas a televisão reiniciou (kkkkkk). Veja o teste dela no Clube do Hardware. Só recomendo assim como o faller, APOSENTE O (D)ESTABILIZADOR como eu fiz depois que li esse tópico.

Abraços. Carvalho.

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Cara, eu ia te recomendar essa fonte mesmo, eu comprei ela (aqui no RJ paguei R$300,00 e é uma das pocas peças do meu PC que tenho orgulho), já pude ve-la segurando meu PC varias vezes em que a luz deva aquela caída (que geralmente acontece antes de faltar luz), e minha máquina "nem precebeu", mas a televisão reiniciou (kkkkkk). Veja o teste dela no Clube do Hardware. Só recomendo assim como o faller, APOSENTE O (D)ESTABILIZADOR como eu fiz depois que li esse tópico.

Abraços. Carvalho.

Beleza amigo.

Estou decidido por esta fonte mesmo!

A questão do estabilizador acho que vou aposentar, apesar de que em casa em tenho um módulo isolador estabilizado, daqueles da microsol.....

Abraços.

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apesar de que em casa em tenho um módulo isolador estabilizado, daqueles da microsol.....

Abraços.

Bem, eu diria que "a pesar" (de pêsames) de ter um módulo isolador estabilizado.... Digo porque a unica coisa que esse módulo faz alem de "evitar" que você tome choque elétrico, está aumentando a sua conta de luz no fim do mês, concorda faller??? O evitar entre aspas é porque não sei como é o seu PC, mas, deve háver outros cabos conectados à ele que podem ser potenciais à choques elétricos (exemplo, os do "gato-Velox)...

Abraços e seja feliz com uma fonte que vale cada centavo do que pagar por ela. Carvalho.

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Bem, eu diria que "a pesar" (de pêsames) de ter um módulo isolador estabilizado.... Digo porque a unica coisa que esse módulo faz alem de "evitar" que você tome choque elétrico, está aumentando a sua conta de luz no fim do mês, concorda faller??? O evitar entre aspas é porque não sei como é o seu PC, mas, deve háver outros cabos conectados à ele que podem ser potenciais à choques elétricos (exemplo, os do "gato-Velox)...

Abraços e seja feliz com uma fonte que vale cada centavo do que pagar por ela. Carvalho.

Pois é. Depois de ler as dicas daqui tô meio que pensando em abandonar o uso de módulos e estabilizadores, ainda mais por que a fonte é de excelente qualidade. A zica é que aqui em Fortaleza a maioria das casas/APs não têm aterramento e pra mandar fazer é um estresse. Tenho que ver a questão dessas réguas, filtros de linha e, quem sabe um no-break pra quando tiver que fazer upgrade de BIOs e tal.

PS: Praticamente só conectava mesmo o cabo de força no módulo nada mais (isso num PC antigo). O novo PC ainda estou montando. Tô no fase de "ir às compras" digamos assim!

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Pois é. Depois de ler as dicas daqui tô meio que pensando em abandonar o uso de módulos e estabilizadores, ainda mais por que a fonte é de excelente qualidade. A zica é que aqui em Fortaleza a maioria das casas/APs não têm aterramento e pra mandar fazer é um estresse. Tenho que ver a questão dessas réguas, filtros de linha e, quem sabe um no-break pra quando tiver que fazer upgrade de BIOs e tal.

PS: Praticamente só conectava mesmo o cabo de força no módulo nada mais (isso num PC antigo). O novo PC ainda estou montando. Tô no fase de "ir às compras" digamos assim!

Como assim não tem aterramento??? No marcador da sua casa/apartamento não tem aterramento? Se tever e se for fácil de fazer, a melhor opção de aterramento é você levar um fio direto desse aterramento do marcador até o ponto que pretende aterrar (computador).

Abraços. Carvalho.

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Faller você me deixou sem resposta colega.

Aqui em fortaleza é 220v minha fonte tem PFC ativo, ja foi feito o aterramento na tomada do meu pc. Agora so fica faltando a questao do filtro / Nobreak.

Eu comprei esse filtro aqui da clamper.

Agora falta o nobreak (preciso do nobreak por que aqui no predio falta/queda de energia chega quase a ser comum).

Sendo desnecessario o filtro+nobreak ou nao o filtro ja ta aqui em casa.

Ai fica a duvida com o aterramento + Nobreak senoidal se faz desnecessario o filtro de linha?

Melhor ligar o nobreak no filtro ou o contrario ou somente um deles?

Nobreak APC SUA1000I 230 V 1000 VA 670 W preto Senoidal porém somente 670w

Nobreak APC SUA1500 1440VA 980W 120V Seinodal mas é 120v

Nobreak UPS Pro 1200 Full Range 8T Grafite - TS Shara Semi-Senoidal

Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V Senoidal porém 115v

melhor que eu achei ate agora foi o:

filtro da clamper +

Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V

ou

TS Shara No-Break UPS Senoidal 1600 2BS + BA Plus

problema é que são de saida 115v quero sabar como fica, relembrando aqui em fortaleza é 220v.

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Olá sr fallervenho aqui com uma dúvida cruel comprei uma fonte corsair 650w e como todo mundo entrou na campanha aposente seu estabilizador, eu ainda estava insistindo em usá-lo com essa fonte e o motivo principal para isso são as fortes ocilações na rede eletrica(surtos) aqui em minha cidade, ocilações essas que ultrapassam os 300v, aí como o velho estabilizador tem saída 110v por mais que essa ocilação ultrapasse os 300v a saida do estabilizador não chegará nem perto dos 220v, dessa forma a fonte não receberá o surto da rede eletrica pois o estabilizador à amortecerá devido a sua saida 110v até aqui parece está tudo bem né só que como o estabilizador fica naquele arma e desarma de relé ele causa indução nos enralamentos dele e essa tensão indusida vai direto pra fonte, então por isso tudo pretendo usar um autotrafo 220/110 com uma boa capacidade para suportar a fonte e meu monitor em 110, aí vem todo mundo dizendo pra gue isso tudo liga a fonte direto na tomada, mais repito aqui a energia é pessima ocila demais trabalho com eletronica e o que mais vejo todo dia e eletrodomestico queimado por causa dos surtos de energia sendo que a cia eletrica está sendo processada e vai pagar todos os eguipamentos danificados por esse problema sabe lá quando, então é o seguinte posso usar o transformador 220/110 para evitar esses surtos da rede eletrica pois a saída do trafo sendo 110 a entrada dele pode estar até a 400v que a saída continuará ainda entorno de 200v tensão essa dentro do padrão aceitavel pela fonte que é de 90v~264. Repito não ligo direto na tomada devido as ocilações de tensão altissimas que estão acorrendo aqui devido a problemas na rede elétrica.

Espero que você possa me ajudar a tirar essa dúvida faller.

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  • Membro VIP
Faller você me deixou sem resposta colega.

Aqui em fortaleza é 220v minha fonte tem PFC ativo, ja foi feito o aterramento na tomada do meu pc. Agora so fica faltando a questao do filtro / Nobreak.

Eu comprei esse filtro aqui da clamper.

Agora falta o nobreak (preciso do nobreak por que aqui no predio falta/queda de energia chega quase a ser comum).

Sendo desnecessario o filtro+nobreak ou nao o filtro ja ta aqui em casa.

Ai fica a duvida com o aterramento + Nobreak senoidal se faz desnecessario o filtro de linha?

Melhor ligar o nobreak no filtro ou o contrario ou somente um deles?

Nobreak APC SUA1000I 230 V 1000 VA 670 W preto Senoidal porém somente 670w

Nobreak APC SUA1500 1440VA 980W 120V Seinodal mas é 120v

Nobreak UPS Pro 1200 Full Range 8T Grafite - TS Shara Semi-Senoidal

Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V Senoidal porém 115v

melhor que eu achei ate agora foi o:

filtro da clamper +

Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V

ou

TS Shara No-Break UPS Senoidal 1600 2BS + BA Plus

problema é que são de saida 115v quero sabar como fica, relembrando aqui em fortaleza é 220v.

É que sua pergunta ficou meio que misturada com sua informação... Vejamos a pergunta original...

Então no meu caso o melhor seria;

Aterramento (coisa que não fiz me baseando na ilusão do modulo isolador/estabilizado.) + Filtro de linha bom (tipo os da APC) + nobreak Senoidal com saida 220v ?

OU com o aterramento + Nobreak senoidal se faz desnecessario o filtro de linha ?

Pensando em por um Protetor contra surtos DPS 4 tomadas Clamper p/ comput. + Nobreak SMS Manager III senoidal 1.4KVA bivolt 115V o aterramento claro, que o cara vem fazer amanha.

Se o no-break a ser comprado contiver internamente uma boa proteção/filtro de linha, não necessitas de régua adicional de proteção, ou filtro de linha, como queiras chamar... Verifique, te informe qual a proteção que esse no-break desejado tem.. O bom mesmo é se ele tivesse uma proteção com uma capacidade superior ou igual a 300 Joules e se seu filtro de linha rejeitasse no mínimo uns 40 a 60 dB na faixa de 100 KHz a 10 MHz...

Se quiseres no-breaks ON -LINE, Senoidal puro e com entrada 220 e saída 220 volts sim eles existem.. Veja ai:

http://www.5ti.com.br/p53844-no-break-engetron-spw1200-bi.html

http://www.5ti.com.br/p3035-no-break-engetron-ss1200.html

http://www.5ti.com.br/p3035-no-break-engetron-ss1200.html

E mais um monte deles pode ser visto ai na 5TI.com

Espero que você possa me ajudar a tirar essa dúvida

Não sei se você está entendendo a questão surto de tensão como deve ser entendida... Surtos de tensão podem ter seus valores acima da casa de 1.000 Volts e não é nem o estabilizador nem tampouco um autotransformador que vai aplacá-los... Somente com dispositivos de proteção, ultra rápidos, na casa de nano segundos, como varistores (varistores tem tempo de resposta de 10 a 20 nano segundos 0,000000010 a 0,000000020 segundos) é que vais conseguir atenuá-los ou absorvê-los..

Estabilizadores tem resposta na casa dos 20 a 60 mili segundos ( 0,02 a 0,06 segundos) Só 1 milhão de vezes mais rápido que a ação de um estabilizador... Ai sua eletrônica da entrada da fonte já era...

Não sei como você mediu ai surtos de tensão, com tempo tão curto e com valor definido... Eu os meço e para tal faço uso de osciloscópio digital com memória, senão não se consegue ver, mas ele será capaz de danificar os semicondutores da entrada da fonte...

Veja ai um surto de tensão:

12EspriosdealtatensoReduzido.jpg

Esse surto dai chega perto dos 1.000 Volts e dura cerca de 1 mili segundo...

Não dá para ver, não dá para medir com multímetro, e as lâmpadas não vão nem sequer notar que ele existiu... Os semicondutores sim pode se danificar...

Entretanto a sua teoria não está de toda errada não... Sempre que reduzires, dividires por dois a tensão de entrada, terás tanto a tensão de entrada quanto o surto reduzidos por igual...

Ai com autotransformador não mais terias esse surto da ordem de 1.000 Volts e sim da ordem de 500 Volts, talvez potencialmente menos danoso para sua fonte.. Eu não faria entretanto desse modo e sim proveria de um modo de ceifar de clampear, de cortar esse surto em valor mais baixo ainda com um adequado protetor contra surtos de tensão...

Entretanto se você está dizendo que a tensão de 220 Volts nominais gira em torno dos 300 Volts, eu começaria a preocupar-me com os demais eletroeletrônicos da casa...

Não sei se respondi tua demanda...

Abraço...

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Não sei se você está entendendo a questão surto de tensão como deve ser entendida... Surtos de tensão podem ter seus valores acima da casa de 1.000 Volts e não é nem o estabilizador nem tampouco um autotransformador que vai aplacá-los... Somente com dispositivos de proteção, ultra rápidos, na casa de nano segundos, como varistores (varistores tem tempo de resposta de 10 a 20 nano segundos 0,000000010 a 0,000000020 segundos) é que vais conseguir atenuá-los ou absorvê-los..

Estabilizadores tem resposta na casa dos 20 a 60 mili segundos ( 0,02 a 0,06 segundos) Só 1 milhão de vezes mais rápido que a ação de um estabilizador... Ai sua eletrônica da entrada da fonte já era...

Não sei como você mediu ai surtos de tensão, com tempo tão curto e com valor definido... Eu os meço e para tal faço uso de osciloscópio digital com memória, senão não se consegue ver, mas ele será capaz de danificar os semicondutores da entrada da fonte...

Veja ai um surto de tensão:

12EspriosdealtatensoReduzido.jpg

Esse surto dai chega perto dos 1.000 Volts e dura cerca de 1 mili segundo...

Não dá para ver, não dá para medir com multímetro, e as lâmpadas não vão nem sequer notar que ele existiu... Os semicondutores sim pode se danificar...

Entretanto a sua teoria não está de toda errada não... Sempre que reduzires, dividires por dois a tensão de entrada, terás tanto a tensão de entrada quanto o surto reduzidos por igual...

Ai com autotransformador não mais terias esse surto da ordem de 1.000 Volts e sim da ordem de 500 Volts, talvez potencialmente menos danoso para sua fonte.. Eu não faria entretanto desse modo e sim proveria de um modo de ceifar de clampear, de cortar esse surto em valor mais baixo ainda com um adequado protetor contra surtos de tensão...

Entretanto se você está dizendo que a tensão de 220 Volts nominais gira em torno dos 300 Volts, eu começaria a preocupar-me com os demais eletroeletrônicos da casa...

Não sei se respondi tua demanda...

Abraço...

Ai seria o caso de colocar aqueles DPS tipo aquele Slim da Clamper que tem na Atera que ficam na caixa de disjuntores (acho que esse é o nome)?

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Como assim não tem aterramento??? No marcador da sua casa/apartamento não tem aterramento? Se tever e se for fácil de fazer, a melhor opção de aterramento é você levar um fio direto desse aterramento do marcador até o ponto que pretende aterrar (computador).

Abraços. Carvalho.

É meu velho, mas o problema é que você tá falando grego pra mim :lol:, por que não entendo p*** nenhuma de elétrica, hehehe. De toda forma agradeço pelo empenho em ajudar!

A questão do aterramento é que já ouvi falar (isso mesmo, ouvi falar) que aqui não há aterramento e não sei (por ser bem leigo na área) como constatar se isso de fato procede ou não.

Tem um teste rápido para eu diagnosticar?

PS.: Desculpa as brincadeiras, mas é só pra descontrarir mesmo, ok :D.

Abraços.

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Não sei se você está entendendo a questão surto de tensão como deve ser entendida... Surtos de tensão podem ter seus valores acima da casa de 1.000 Volts e não é nem o estabilizador nem tampouco um autotransformador que vai aplacá-los... Somente com dispositivos de proteção, ultra rápidos, na casa de nano segundos, como varistores (varistores tem tempo de resposta de 10 a 20 nano segundos 0,000000010 a 0,000000020 segundos) é que vais conseguir atenuá-los ou absorvê-los..

Estabilizadores tem resposta na casa dos 20 a 60 mili segundos ( 0,02 a 0,06 segundos) Só 1 milhão de vezes mais rápido que a ação de um estabilizador... Ai sua eletrônica da entrada da fonte já era...

Não sei como você mediu ai surtos de tensão, com tempo tão curto e com valor definido... Eu os meço e para tal faço uso de osciloscópio digital com memória, senão não se consegue ver, mas ele será capaz de danificar os semicondutores da entrada da fonte...

Veja ai um surto de tensão:

12EspriosdealtatensoReduzido.jpg

Esse surto dai chega perto dos 1.000 Volts e dura cerca de 1 mili segundo...

Não dá para ver, não dá para medir com multímetro, e as lâmpadas não vão nem sequer notar que ele existiu... Os semicondutores sim pode se danificar...

Entretanto a sua teoria não está de toda errada não... Sempre que reduzires, dividires por dois a tensão de entrada, terás tanto a tensão de entrada quanto o surto reduzidos por igual...

Ai com autotransformador não mais terias esse surto da ordem de 1.000 Volts e sim da ordem de 500 Volts, talvez potencialmente menos danoso para sua fonte.. Eu não faria entretanto desse modo e sim proveria de um modo de ceifar de clampear, de cortar esse surto em valor mais baixo ainda com um adequado protetor contra surtos de tensão...

Entretanto se você está dizendo que a tensão de 220 Volts nominais gira em torno dos 300 Volts, eu começaria a preocupar-me com os demais eletroeletrônicos da casa...

Não sei se respondi tua demanda...

Abraço...

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