Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Oficial - ECS A790GXM-AD3


tardivo

Posts recomendados

amigo, sua placa-mãe é a mesma da minha. voce poderia me ajudar dizendo como esta essas configuraçoes no seu pc?. eu vou literalmente copialas.

Amigo, ollhe esses ps ai, se você interessar, vou tentar achar a máquinha aqui em casa para fotografar o setup.

http://img685.imageshack.us/img685/926/fotozr.jpg

http://img25.imageshack.us/img25/3655/foto2td.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo por algum acaso o Cool N Quiet esta ativado?

pra falar a verdade se tem essa opção no setup, me passo despercebido.

outra coisa me confundiu... na aba SPD Do everest, constra la..

Velocidade da memória DDR3-1066 (533 MHz) comprei a memoria como

ddr3 1600mhz, essas informaçoes da aba SPD sao pegas direto da memoria, ou pega informaçao de algum canto. porque se pega direto da memoria nao seriam memorias 1600 e sim 1066 correto?. acho que fui enganado, no papel da memoria esta 1066 mas sabe como é na santa efigenia tudo é possivel.

e na aba memoria do everest me deu as informaçoes abaixo.. nao to intendendo nada..

lock real 800 MHz (DDR)

Clock efetivo 1600 MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a memória tem o clock verdadeiro de 800 que é multiplicado por 2 que é igual a 1600Mhz, é essa a frequencia da sua memória, só que a Bios esta fazendo ela funcionar a 533 que fica assim 533x2=1066Mhz entendeu?

entendi, é infelizmente nao consigo mesmo fazer ela subir a 1600. o jeito é vender e troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edus01 - eu também estava com o mesmo problema na memória (não passava de 533Mhz). Minha memória é uma OCZ1333 (deveria aceitar a configuração de 667Mhz). Ontem eu fiz a atualização da BIOS da placa e a partir dai a memória passou a funcionar como 667MHz (apenas foi necessário configurar sua velocidade na bios e as latencias e o VDIMM foram ajustados atomaticamente).

Outra informação importante é que apesar da memória ser reconhecida como 667Mhz, o HT do processador é 533Mhz. Só conseguirá aumento na banda da memória em OC ou quando sairem os Phenon 3 (rsrsrsrsrs).

A propósito, no meu caso houve uma mudança significativa no desempenho do sistema (para pior é claro). Antes da atualização eu conseguia ajustar o BUS para 215 MHz sem fazer esforço, e agora se passar dos 200MHz trava o sistema.

Aproveitandoo momento tenho uma dúvida sobre esta placa. Estou usando o vídeo on-board desta placa (Radeon 3300), ele deveria ser 700Mhz, mas quando deixo em automático fica 500Mhz. Alguém sabe o motivo? Este vídeo é 700Mhz mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também estava com o mesmo problema na memória (não passava de 533Mhz). Minha memória é uma OCZ1333 (deveria aceitar a configuração de 667Mhz). Ontem eu fiz a atualização da BIOS da placa e a partir dai a memória passou a funcionar como 667MHz (apenas foi necessário configurar sua velocidade na bios e as latencias e o VDIMM foram ajustados atomaticamente).

Outra informação importante é que apesar da memória ser reconhecida como 667Mhz, o HT do processador é 533Mhz. Só conseguirá aumento na banda da memória em OC ou quando sairem os Phenon 3 (rsrsrsrsrs).

A propósito, no meu caso houve uma mudança significativa no desempenho do sistema (para pior é claro). Antes da atualização eu conseguia ajustar o BUS para 215 MHz sem fazer esforço, e agora se passar dos 200MHz trava o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas boas vindas :)

Cheguei em casa com as memórias e elas eram ddr2 :mad:

Só que liguei a máquina e estava tudo normal, aí deixei pra atualizar o bios mais tarde e, depois de umas 3 ou 4 horas funcionando normal, aconteceu de novo.

A tela apaga, o post mostra FF, o reset do CMOS não adianta, desligo tudo e religo e o FF continua lá.

Hoje vou chegar e atualizar o bios e o driver da ATI e ver se para, também observei que no AMD overdrive não aparece a tensão das memórias. Elas são da TRANSCEND.

Gosto dessa placa, tem muitos recursos pelo preço que é. Roda o Age of Conan em 1680 x 1040 com o video onboard, só tenho que baixar um pouco os efeitos especiais. Espero que seja o bios e o driver de vídeo desatualizado :unsure:

Vou fazer as atualizações hoje à noite e posto os resultados amanhã.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um pouco de receio no seguinte: se eu atualizar a BIOS, pode acontecer de a memória que agora já está funcionando pare de funcionar. E não sei que a outra que tenho vai passar a funcionar também.. estou numa sinuca de bico!!

Tentei, depois de ver alguns tópicos sobre o assunto, em colocar a memória em 1333, mas ela não sai dos 400 mhz e 1.5v. Mesmo você alterando as opções na bios.

Hj chegando em casa vou tentar atualizar a bios, vamos ver o que vai dar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAMON - o HT 2.0 liberado até o momento nos Phenon II chega até 8 GB/s ou seja corresponde à velocidade de 533MHz na memória. Quando se utiliza uma memória de 667MHz (10,6GB/s) este excedente não é aproveitado pelo processador. O único modo de aproveitar esta banda é em OC. Contudo não sei se é possível aumentar 25% do clock básico do processador. Se alguém conseguir fazer isto na A790GMX-AD3, poste as configurações que eu irei tentar também.

PS meu computador é Windows Seven 32 Bits / Placa mãe: A790GMX-AD3 / Proc: Phenon II X3 720 / Memória: 2x2Gb DDR3 1333Mhz OCZ Gold Series / HD: Seagate 7200.11 1.5TB Sata II / Monitor: LG 2353 FullHD 2 ms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, agora estou em casa. Instalei a atualização da BIOS.

Aconteceu o seguinte: resolvido a questão da memória ficar em 1333 MHZ. Só que a segunda memória ainda não funciona! Na verdade, o único modo que eu consegui fazê-la funcionar foi em dual channel com esta minha primeira memória. Mas se eu tento fazer as alterações de clock para que elas trabalhem a 1333 daí o sistema também não liga. O único jeito mesmo é deixá-las no defaut que é quando fica em 533MHz.

Uma coisa que notei no CPU-Z foi que a minha primeira memória (aquela que já funcionava antes) diz lá que o "Max Bandwidth" é PC3-8500F (533MHZ). Já esta memória recém comprada não tem esse "F" aí permanecendo o resto tudo igual. Aí as diferenças continuam nos timings que entre as duas são diferentes. O detalhe que já falei antes é que eram pra ser duas memórias do MESMO modelo (OCZ3G13332G), tudo igual.

Aqui vão as imagens do programa:

http://img710.imageshack.us/g/pc38500.png/

Aí queria saber de vocês o que acham disso? Essa segunda memória deve estar com problema mesmo ou o que? Como disse, ela sozinha não funciona, o único modo mesmo foi quando liguei as duas ao mesmo tempo, e ainda tem o fato de quando ligo as duas juntas não dá para alterar o clock porque se não o sistema não inicia (tudo ligado mas não aparece nada na tela).

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edus01 - eu também estava com o mesmo problema na memória (não passava de 533Mhz). Minha memória é uma OCZ1333 (deveria aceitar a configuração de 667Mhz). Ontem eu fiz a atualização da BIOS da placa e a partir dai a memória passou a funcionar como 667MHz (apenas foi necessário configurar sua velocidade na bios e as latencias e o VDIMM foram ajustados atomaticamente).

Outra informação importante é que apesar da memória ser reconhecida como 667Mhz, o HT do processador é 533Mhz. Só conseguirá aumento na banda da memória em OC ou quando sairem os Phenon 3 (rsrsrsrsrs).

A propósito, no meu caso houve uma mudança significativa no desempenho do sistema (para pior é claro). Antes da atualização eu conseguia ajustar o BUS para 215 MHz sem fazer esforço, e agora se passar dos 200MHz trava o sistema.

Aproveitandoo momento tenho uma dúvida sobre esta placa. Estou usando o vídeo on-board desta placa (Radeon 3300), ele deveria ser 700Mhz, mas quando deixo em automático fica 500Mhz. Alguém sabe o motivo? Este vídeo é 700Mhz mesmo?

é cara, vi por ai que o video era 700mhz, vi tb que o maximo de memoria nativa dela era 1333. 1600 em overclock.

vi tudo isso, mas a memoria n passa de mil e pouco. e o video pelo que você esta falando tb da problema. todo mundo que tem essa placa tinha que processa a ecs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo pelo que eu sei os Phenom II tem controlador de memória DDR3 1333Mhz, no caso 667, essa dos Phenom's II suportarem memórias DDR3 533=1066Mhz não é verdade, tanto que meu Athlon II X2 240 esta trabalhando com memória DDR3 1333Mhz sem over algum nas memórias!!!

eu usava asus com meu processador , com a memoria trabalhando a 1600 sucegadoooo. fui trocar asus por essa placa de bebado, ganhei o merecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, montei um pc novo fazem dois dias, e está tudo funcionando normalmente, apesar das historias de problemas com a A790GXM-AD3 que são comentadas por aqui, mas também existe muita gente que tem a placa sem problema algum e parece que sou um desses casos.

Mas estou com uma duvida. Estava olhando pelo cpu-z mais detalhes do meu pc, e vi que a versão da bios tem data do dia 15/07/2009, o que me parece um tanto velha.

2z71uoj.jpg

A principio isso não deve ser grande problema pois uma vez que está tudo funcionando, não existem motivos para atualizar.

Entretanto, eu encontrei duas coisas que me chamaram a atenção.

kdqzon.jpg

A medição de voltagens está errada (não testei manualmente com um voltimetro ainda), e outra coisa que acontece é que pelo AMD Overdrive aparece uma medição do TMPIN3 marcando a temperatura em 127ºC constantes. O HWMonitor as vezes mostra essa temperatura, as vezes não, mas como sendo TMPIN2. O estranho é que mesmo ligando a maquina depois de ficar uma noite desligada, essa temperatura ja aparece em 120ºC e sobe até 127ºC, mas eu não acredito que isso esteja correto, ainda mais que o sistema está rodando perfeitamente.

Minha duvida é se isso é em função dessa versão mais antiga de BIOS que estou rodando, e se vale a pena atualizar. Pelo que pude ver na internet, existem mais casos desse valor altissimo para o TMPIN2/3 em placas até de outros fabricantes com Gigabyte, Asus e Abit, onde o valor de temperatura é alto e não importa o que se faça ele continua alto, ou seja, provavelmente é um valor que não corresponde a nada real. Entretanto achei estranho.

O resto do pc é:

Phenom II x3 720

2x 2gb Kingstom DDR3 1333

XFX GTS250

Fonte Zalman ZM460B-APS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon - o trecho abaixo foi tirado do Clube do Hardware no artigo intitulado todos os modelos de phenon (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1434).

Barramento HyperTransport 3.0 trabalhando a 1,6 GHz (6.400 mb/s), 1,8 GHz (7.200 MB/s), 2 GHz (8.000 MB/s), dependendo do modelo. Note que o HyperTransport 3.0 oferece taxas maiores (2,4 GHz/9.600 MB/s e 2,6 GHz/10.400 MB/s) que ainda não estão sendo utilizadas;

O HT para memórias de 1333MHz é do 2,6GHz ou10.4 GB/s. Como foi comentado ele ainda não está liberado nos processadores Athlon 2 e Phenom 2. Perceba que existe um viés, ou seja, estes processadores trabalham com as memórias 1333MHz, mas não utilizam toda a banda disponível. Só conseguem utilizar os 1066MHz. Como o Core I5 já utiliza toda a banda disponível na DDR 1333MHz, é bem provável que os próximos lançamentos da AMD sejam atualizados com esta tecnologia.

Para esclarecer sua dúvida veja no AMD Over Drive, que a Banda de Memória apresentada no processador é 8,5GHz. Se fosse 1333MHz então deveria ser 10,4GHz.

A propósito forçando na BIOS a HD3300 está operando sem problemas à 700MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas boas vindas :)

Cheguei em casa com as memórias e elas eram ddr2 :mad:

Só que liguei a máquina e estava tudo normal, aí deixei pra atualizar o bios mais tarde e, depois de umas 3 ou 4 horas funcionando normal, aconteceu de novo.

A tela apaga, o post mostra FF, o reset do CMOS não adianta, desligo tudo e religo e o FF continua lá.

Hoje vou chegar e atualizar o bios e o driver da ATI e ver se para, também observei que no AMD overdrive não aparece a tensão das memórias. Elas são da TRANSCEND.

Gosto dessa placa, tem muitos recursos pelo preço que é. Roda o Age of Conan em 1680 x 1040 com o video onboard, só tenho que baixar um pouco os efeitos especiais. Espero que seja o bios e o driver de vídeo desatualizado :unsure:

Vou fazer as atualizações hoje à noite e posto os resultados amanhã.

Valeu

Não sei se entendi, mas essa placa só aceita ddr3, se você colocou ddr2, talvez seja esse o problema!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, agora estou em casa. Instalei a atualização da BIOS.

Aconteceu o seguinte: resolvido a questão da memória ficar em 1333 MHZ. Só que a segunda memória ainda não funciona! Na verdade, o único modo que eu consegui fazê-la funcionar foi em dual channel com esta minha primeira memória. Mas se eu tento fazer as alterações de clock para que elas trabalhem a 1333 daí o sistema também não liga. O único jeito mesmo é deixá-las no defaut que é quando fica em 533MHz.

Uma coisa que notei no CPU-Z foi que a minha primeira memória (aquela que já funcionava antes) diz lá que o "Max Bandwidth" é PC3-8500F (533MHZ). Já esta memória recém comprada não tem esse "F" aí permanecendo o resto tudo igual. Aí as diferenças continuam nos timings que entre as duas são diferentes. O detalhe que já falei antes é que eram pra ser duas memórias do MESMO modelo (OCZ3G13332G), tudo igual.

Aqui vão as imagens do programa:

http://img710.imageshack.us/g/pc38500.png/

Aí queria saber de vocês o que acham disso? Essa segunda memória deve estar com problema mesmo ou o que? Como disse, ela sozinha não funciona, o único modo mesmo foi quando liguei as duas ao mesmo tempo, e ainda tem o fato de quando ligo as duas juntas não dá para alterar o clock porque se não o sistema não inicia (tudo ligado mas não aparece nada na tela).

Valeu!

colega, certamente você está com dois módulos diferentes (PC3 8500F e PC3 8500, ambos são 1066MHz) se tiver sorte delas funcionarem em dual channel consulte "Advance Chipset Setup" na bios de sua placa e veja se DCT Unganged Mode está em Always.

Após isso, entre em Memory Confing - DRAM Frequency [667] ao invés de [auto]

Se não funcionar, refaça os ajustes e some ao de setar a volgagem des memórias em 1,6V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!