Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Vai ter que vir com uma GPU ainda mais poderosa, porque o SB dependendo do caso chega a mais que isto...

Velho, a expectiva segundo um site Japonês que postei a dias atrás, e conforme o que tem se falado sobre os Trinity, tal como o que foi dito no TPU postado pelo Evandro. É que a GPU usem o VLIW4, e quem usa isso? as Cayman :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só fico contente quendo ver o XOP em ação, até lá, acho que APU Llano está excelente em termo de GPU e 1,9GHz é pobre ainda, tem muito a lapidar e estar, acredito que a AMD alcance pelo menos 2,5GHz mantendo o consumo e será mais competitivo ainda.

Dei uma boa lida no http://www.tomshardware.com/reviews/a8-3500m-llano-apu,2959.html e fiquei até surpreso vindo deles tais observações.

O importante que dar pra eu ir visitar meus pais na Bahia e enquanto voou, vou detonando uns zumbis e sem me preocupar com a carga da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois disso aqui:

http://www.doompc.com/forum/viewtopic.php?p=1812#p1812

Suspeito que o Cayman foi só um chip de testes, assim como o RV740..

--

Jonny, 2.5 pra mobile e dentro de uns 8 meses eu não sei se eles vão conseguir. Até 2.3 eu acho que vai, mas mais que isso é complicado com esse cabresto de 45W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois disso aqui:

http://www.doompc.com/forum/viewtopic.php?p=1812#p1812

Suspeito que o Cayman foi só um chip de testes, assim como o RV740..

Desculpas Evandro não entendi bem. Tu acredita que na verdade, os Trinity poderão usar derivados do que virão a ser as HD7k, com essa arquitetura escalar que disseram no outro fórum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpas Evandro não entendi bem. Tu acredita que na verdade, os Trinity poderão usar derivados do que virão a ser as HD7k, com essa arquitetura escalar que disseram no outro fórum?

Não, inverte. ^_^

Desde as HD2900, a AMD usa um esquema chamado VLIW5, exceto nas 6900, que usam VLIW4.

Se a próxima arquitetura gráfica vai ser completamente diferente das atuais, então ela não vai ser VLIW como a AMD tem usado desde as HD2000 até hoje, o que me leva a pensar que as 6900 foram um teste do VLIW4, dda mesma forma que o RV740 (HD4770) foi um chip cobaia para o processo de fabricação em 40 nm.

Miorô ? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/processors/item/23070-amd-shows-off-trinity

Eta POWA, os Trinity prometendo 50% de performance sobre o Llano :eek: bom, tem um longo ano pela frente ainda :P

Ele falou em GFlops quando disse esse 50%, então só espero que o equilíbrio entre CPU/GPU se mantenha no die.

Não, inverte. ^_^

Desde as HD2900, a AMD usa um esquema chamado VLIW5, exceto nas 6900, que usam VLIW4.

Se a próxima arquitetura gráfica vai ser completamente diferente das atuais, então ela não vai ser VLIW como a AMD tem usado desde as HD2000 até hoje, o que me leva a pensar que as 6900 foram um teste do VLIW4, dda mesma forma que o RV740 (HD4770) foi um chip cobaia para o processo de fabricação em 40 nm.

Miorô ? :unsure:

Eita! De volta para a mesa da escola.

Mas, Evandro, eu não acho que vão mudar o GPU do Trinity, praquê fazer todo um projeto e fabricar o die para mudar METADE da arquitetura? Só para mostrar o trinity mais rápido em uma apresentação?

Se for mudar o GPU, faz mais sentido ser no Trinity v2.

E mais, essa arquitetura nova não é para as 8000 não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao acho que seja boa estratégia ficar falando muito de um produto que vai ser lançado daqui a um ano, muita gente vai evitar o Llano para esperar o Trinity. A história da computaçao nos ensina que só se deve avisar o lançamento de um produto quando estiver perto de lança-lo.

Por outro lado, cade o BDZ? rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato de já estarem falando dos Trinity deve ser mais para deixar o povo doido mesmo rs... e para se manterem na mídia, iniciar os rumores etc, etc etc.., pois, veja, quem precisa de um notebook novo, não vai esperar mais um ano para pegar o Trinity, vai de Llano mesmo.

@Evandro, Obrigado. Ainda estou meio confuso rs... mas.. depois releio com mais calma para ver se entendo direito isso.

@Sirro, esse lance da arquitetura escalar para as HD 8k faz sentido, mas... veja isso

http://www.xbitlabs.com/news/graphics/display/20110614234623_AMD_Reaffirms_Plans_to_Introduce_Next_Generation_Radeon_Graphics_Later_This_Year.html

"In a couple of days you are going to hear about our exciting new graphics architecture that will be coming out later this year and will be utilized by our future APUs," said Rick Bergman, senior vice president and general manager of AMD products group.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nao acho que seja boa estratégia ficar falando muito de um produto que vai ser lançado daqui a um ano, muita gente vai evitar o Llano para esperar o Trinity. A história da computaçao nos ensina que só se deve avisar o lançamento de um produto quando estiver perto de lança-lo.

Por outro lado, cade o BDZ? rsss.

Seinão, a massa não se liga nisso, quem queima as pestanas por estes detalhes é o pessoal de forum. O povão vai ver um note com preço interessante, vai descobrir que a configuração é legal e acabou, poucos vão se interessar em durabilidade de bateria, qualidade dos componentes, peso..

E nos lançamentos (ou próximo a eles) sempre falam alguma coisa do que está por vir. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao acho que seja boa estratégia ficar falando muito de um produto que vai ser lançado daqui a um ano, muita gente vai evitar o Llano para esperar o Trinity. A história da computaçao nos ensina que só se deve avisar o lançamento de um produto quando estiver perto de lança-lo.

Por outro lado, cade o BDZ? rsss.

Naaaada! A Intel já falou do Ivy e do FinFETs, caiu as vendas? Nope.

O fato de já estarem falando dos Trinity deve ser mais para deixar o povo doido mesmo rs... e para se manterem na mídia, iniciar os rumores etc, etc etc.., pois, veja, quem precisa de um notebook novo, não vai esperar mais um ano para pegar o Trinity, vai de Llano mesmo.

@Evandro, Obrigado. Ainda estou meio confuso rs... mas.. depois releio com mais calma para ver se entendo direito isso.

@Sirro, esse lance da arquitetura escalar para as HD 8k faz sentido, mas... veja isso

http://www.xbitlabs.com/news/graphics/display/20110614234623_AMD_Reaffirms_Plans_to_Introduce_Next_Generation_Radeon_Graphics_Later_This_Year.html

é, eu tô ligado, isso é para as 8000 e olhe lá.

Agora eu não sei muito bem em que medida isso vai aproximar as arquiteturas da AMD e da nVIDIA e ainda em que medida isso seria interessante para a AMD.

Mas a gente vai ter que esperar um pouco mais do...

eric.jpg

Eric Demers

Not pictured: his iron hands, crushing our hopes and dreams

Amanhã! Na AFDS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.amd.com/us/press-releases/Pages/amd-details-future-technical-2011june14.aspx

AMD falando um pouco (bem pouco) sobre o que está por vir e o que já veio nas APUs.

Verdade seja dita: se hoje o termo fusion parece exagerado olhando o dising do chip, há um belo caminho a seguir nesta direção e não duvido que com o tempo fique indistinguível o que é GPU ou CPU. Acho que veremos avanços na programação neste sentido, aproveitando o poder matemático para operações simples das GPUs. Pelo menos é isso que a AMD profetiza a um tempão...

"the present is fusion"

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Verdade seja dita: se hoje o termo fusion parece exagerado olhando o dising do chip

Não entendi porque você disse isso..

--

http://semiaccurate.com/2011/06/15/opencl-and-gpu-compute/

Falando alguma coisa de OpenCL e processamento por GPU.

--

http://www.fudzilla.com/notebooks/item/23090-msi-introduces-brazos-based-windpad-110w

MSI lança Windpad 110W, tablet com o Brazos C-50 e windows 7.

----

http://techreport.com/discussions.x/21134

Microsoft traz o processamento por GPU para o C++, batizando de C++ AMP.

O TR disse: OpenCL, cuide-se !

----

http://techreport.com/discussions.x/21134

Microsoft traz o processamento por GPU para o C++, batizando de C++ AMP.

O TR disse: OpenCL, cuide-se !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errado Jonny, o que o texto diz é que a solução gráfica integrada da AMD permite acelerar o desempenho gráfico de forma coordenada com placas gráficas discretas da AMD em até 75%.

A solução gráfica integrada nos processadores Intel não possui tal capacidade, pois ou funciona a GPU do processador ou a placa gráfica, mas não ambos juntos (simultaneamente). Assim, a GPU do processador não pode ajudar em nada a placa ou chip gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errado Jonny, o que o texto diz é que a solução gráfica integrada da AMD permite acelerar o desempenho gráfico de forma coordenada com placas gráficas discretas da AMD em até 75%.

A solução gráfica integrada nos processadores Intel não possui tal capacidade, pois ou funciona a GPU do processador ou a placa gráfica, mas não ambos juntos (simultaneamente). Assim, a GPU do processador não pode ajudar em nada a placa ou chip gráfico.

Jhonny, pegando carona no post do colega Nav01:

É muito cedo pra fazer qualquer inferência sobre a performance gráfica do Trinity.

Eles irão mudar a arquitetura da parte gráfica para o VLIW4, mas não disseram se o chip vai ser dimensionado, se vai ter mais sps, rops, tmus, etc.

Pelo que se tira das placas da geração 6000 vs. 5000 a mudança na organização dos chips permite um aumento de performance de 25% aproximadamente com o mesmo número de sp's, porém, nas APU's há bem mais fatores a considerar.

O desempenho do Trinity será cerca de 50% maior do que o Llano em termos de CPU (será que esta é a diferença entre um bulldozer e um star!?).

Pra falar a verdade essa afirmação me suscita mais dúvidas do que certezas. ainda não sei qual o clock final do bulldozer e qual a porcentagem de potência dele em cima do thuban, porque se ele for 50% mais forte, mas tiver um clock quase 30% maior e mais dois núcleos, então a melhora em termos de IPC vai ser bem menor do que eu esperava, pra não dizer quase nula...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Pra falar a verdade essa afirmação me suscita mais dúvidas do que certezas. ainda não sei qual o clock final do bulldozer e qual a porcentagem de potência dele em cima do thuban, porque se ele for 50% mais forte, mas tiver um clock quase 30% maior e mais dois núcleos, então a melhora em termos de IPC vai ser bem menor do que eu esperava, pra não dizer quase nula...

Geralmente quando se faz inferências de desempenho, elas são medidas ciclo a ciclo de processamento (mesma frequência), a não ser que o fator relevante nos comparativos seja a questão custo/benefício. Levando-se em questão um produto que ainda nem foi lançado, comparativos de desempenho que levem em consideração a variável custo não vem ao caso.^_^

Quanto à quantidade de núcleos, pelo que eu saiba são ambos quad-core. O Llano é quad-core. Já os rumores em torno dos Trinity dão conta de que virão com até 04 cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais de 50 aplicativos "os mais populares" ganham versões turbinados para APUs...

A lista dos desenvolvedores:

-- Adobe

-- ArcSoft

-- Capcom

-- Codemasters

-- Corel

-- Crytek

-- CyberLink

-- Earthsim

-- Electronic Arts

-- Firaxis

-- Microsoft

-- Nero

-- Sega

-- THQ

-- Turbine

Mais informações.

http://uk.reuters.com/article/2011/03/07/idUS35004+07-Mar-2011+MW20110307

Já foi postado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente quando se faz inferências de desempenho, elas são medidas ciclo a ciclo de processamento (mesma frequência), a não ser que o fator relevante nos comparativos seja a questão custo/benefício. Levando-se em questão um produto que ainda nem foi lançado, comparativos de desempenho que levem em consideração a variável custo não vem ao caso.^_^

A questão é que: Levando o Thuban ser hexacore, enquanto o Bulldozer que eu tinha em mente quando escrevi a mensagem seja o octacore, bem como o fato dos clocks deste último serem mais altos, fica difícil fazer inferências.

Pensando por outro lado agora, me lembrei que talvez não seja assim tão difícil. Teremos um AMD FX Hexacore. Para saber o real incremento de IPC, basta setar clocks idênticos nele e no thuban. ^_^

Quanto à quantidade de núcleos, pelo que eu saiba são ambos quad-core. O Llano é quad-core. Já os rumores em torno dos Trinity dão conta de que virão com até 04 cores.

Se a AMD afirma um Trinity 50% mais poderoso que o Llano, isto continua não dizendo nada, tendo em vista que ela não afirmou qual será o clock do primeiro em relação ao segundo.

Se ambos quad-core, em clocks idênticos o aumento for de 50%, ai a Intel tem um belo problema nas mãos pra combater o Bulldozer, há menos que o bulldozer core do trinity seja da mesma geração do Komodo.

Mais um se: Se um FX hexacore for 50% mais poderoso que um thuban (mesmo que não estejam no mesmo clock), adicionando mais 25% de performance, o Octa Core FX deve ser o Mephisto dos processadores... (esta ultima assertiva eu acho quase impossível). :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eles irão mudar a arquitetura da parte gráfica para o VLIW4, mas não disseram se o chip vai ser dimensionado, se vai ter mais sps, rops, tmus, etc.

Já especulando na coisa.. deve ter mais blocos, se for pra ter o mesmo número de SPs, as TMUs, ROPs e outras coisas é que devem subir, mas não duvido que coloquem uns 600 SPs pra compensar a perda de desempenho bruto em cálculo que se tem do VLIW5 pro 4, penso eu que os chips são voltados pra aplicativos gerais e não só pra jogos..

O desempenho do Trinity será cerca de 50% maior do que o Llano em termos de CPU (será que esta é a diferença entre um bulldozer e um star!?).

Trinity será fabricado em 28, 25 nm ? Se for em 32, acho bem difícil ele ser um "octa", chip muito grande pra ser portátil. Mas, o Bulldozer já é esperado com clocks razoavelmente maiores sem aumentar muito o TDP, vai ver eles conseguiram o ganho nisso (além do IPC, claro).

Até porque, o llano hoje tem clock baixo.

Pra falar a verdade essa afirmação me suscita mais dúvidas do que certezas.

Concordo !

Eu to achando que o Llano "desktop" vai aparecer daqui umas duas a 3 semanas.. e seiláporque achei que estávamos em Julho. :D

Mais de 50 aplicativos "os mais populares" ganham versões turbinados para APUs...

A lista dos desenvolvedores:

Mais informações.

http://uk.reuters.com/article/2011/03/07/idUS35004+07-Mar-2011+MW20110307

Já foi postado?

Não lembro de ter visto.

Será que os revisores vão explorar bastante isso ?

Vai ser uma salada de conclusões..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!