Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

A AsRock esta fazendo cada vez mais placas de excelente qualidade.

A ASUS que se cuide, pois sua antiga vertente entry-level já invadiu com força sua area high-end xP

8+2 phase, é isso que eu gosto de ver \o/

EPS12v, DVI, HMDI, audio optico-digital, e-sata, usb 3.0(?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, os caras do EEtimes bateram um papo com John Taylor, diretor de produtos client e de marketing de programas.

Com isso tem duas notícias, uma que é boa mas que tem que ler com reservas, outra que é ruim (mas que também tem uma poontinha de ser só para tirar as atenções).

A 1ª é que com o "zero-copy", ou o fato de tanto o CPU e o GPU poderem acessar a mesma memória e o SDK 2.4 lançado em abril a AMD clama alcançar o CUDA com o OpenCL em performance. No AFDS vão também falar do SDK 2.5 que sai em outubro.

E a 2ª tem a ver com a apresentação do Eric Demers, o "chefinho" e "estrategista" da divisão de GPUs da AMD, que vai falar dia 16. Como a AMD só fala dos chips bem perto do lançamento o melhor chute seria um lançamento até nesse trimestre, mas o John Taylor pinta de forma diferente: a apresentação dia 16 vai ser uma guinada na forma da AMD de tratar o resto da indústria (desenvolvedores de software, basicamente), começando a falar mais dos seus produtos, ainda que a nVIDIA passe a saber de mais coisas mais cedo.

Ou seja, a fala do Eric Demers provavelmente vai ser um early look no GPU (o Taylor só "vazou" que o chip apresentado vai ter quase 1 teraflop em double-precision, mas mais nada) e a chance de um anúncio de lançamento nesse trimestre ainda perde um pouco de gás. =/

Fonte: http://www.eetimes.com/electronics-news/4216885/AMD-rolls-A-series-x86-graphics-CPUs?pageNumber=0

[drama][troll]

eric.jpg

Eric Demers, aquele que concentra todas as nossas esperanças e sonhos com mãos de ferro

[/drama][/troll]

Achei essa foto e não resisti de tirar uma graça. xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Taylor só "vazou" que o chip apresentado vai ter quase 1 teraflop em double-precision, mas mais nada

Precisa de algo mais?! O_O

Diferente dos NVIDIA que são capadões no double-precision(tesla a parte), os ATI tão botando pra lascar.

Jogos usam double-precision?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já expirou o NDA ou estão ignorando mesmo? Quando o CDH testa um? rsss. E parabéns ao Llano, que deixe o caminho Llano (plano) para o BDZ :)

Deve ter expirado, o Anand não é de fazer gracejos.

Provavelmente o CDH não vai testar um agora, porque o lançamento foi pra notes e, por enquanto, teste de notebook é raro. :(

Áu ésqui, tea with me. ;)

E a 2ª tem a ver com a apresentação do Eric Demers, o "chefinho" e "estrategista" da divisão de GPUs da AMD, que vai falar dia 16. Como a AMD só fala dos chips bem perto do lançamento o melhor chute seria um lançamento até nesse trimestre, mas o John Taylor pinta de forma diferente: a apresentação dia 16 vai ser uma guinada na forma da AMD de tratar o resto da indústria (desenvolvedores de software, basicamente), começando a falar mais dos seus produtos, ainda que a nVIDIA passe a saber de mais coisas mais cedo.

Não gosto de declarações muito otimistas..

Ou seja, a fala do Eric Demers provavelmente vai ser um early look no GPU (o Taylor só "vazou" que o chip apresentado vai ter quase 1 teraflop em double-precision, mas mais nada) e a chance de um anúncio de lançamento nesse trimestre ainda perde um pouco de gás. =/

Fonte: http://www.eetimes.com/electronics-news/4216885/AMD-rolls-A-series-x86-graphics-CPUs?pageNumber=0

1 TFlop em DP ??

Alguém por favor vá dar uma caixa de Diazepam pro Jones antes que ele tenha um ataque epilético e saia correndo pelado na praia..

[drama][troll]

eric.jpg

Eric Demers, aquele que concentra todas as nossas esperanças e sonhos com mãos de ferro

[/drama][/troll]

Achei essa foto e não resisti de tirar uma graça. xD

Com a foto eu tenho até medo do que o cara pode fazer..

Ei AMD, contratem um povo mais bonito por favor, nem que seja pra ser só de mentirinha ! :D

Precisa de algo mais?! O_O

Quem precisa de força, sempre quer mais.

Diferente dos NVIDIA que são capadões no double-precision(tesla a parte), os ATI tão botando pra lascar.

Não discordo da prática deles em manter o recurso só pras placas "especiais".

Jogos usam double-precision?!

Se usassem, a NVIDIA estaria levando surra da ATI, assim como as 57*0 e inferiores seriam uma porcaria em jogos.

Isso aí sinaliza que a AMD está indo pro GPGPU e também podemos extrapolar para o Bulfusion um bom poder de FP. (melhor que que já achamos que ele teria)

Quando o GPGPU pegar mais forte, estes chips vão dar trabalho. ;)

Aí a Intel compra a NVIDIA e f... com todo mundo. :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, já acho que publicaram resultados do Llano, então nem preciso esquentar a cabeça quanto a postar, mas o problema é que eu li bem? O que estão apresentando é um notebook que tem um Crossfire? Ele vem com a gpu do processador + gpu do chipset? E isso em mobile? É impressao minha ou essa geraçao AMD tá chutando o pau da barraca? O Bobcat campeao de vendas, esgotadaço. Llano chegou chutando tudo com o seu Crossfire em notebooks, imagine em Desktops, só espero que o BDZ nao decepcione, mas pelo que andaram postando, vai ser pau a pau com o SB e os 980X, é esperar para ver.

Hoje oficialmente deveria ser o lançamento do BDZ, disseram alguma coisa sobre ser apresentado alguma coisa no dia 16, então, após isso, tiro o link da contagem regressiva da minha assinatura, do contrário, vou tomar essa data como oficial, se nao for, só acredito nos leaks próximos a data oficial, e como o Evandro disse, se o que está vazando agora (dado que o Anandtech respeita os NDA) é oficial, esperarei resultados oficiais do BDZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já acho que publicaram resultados do Llano, então nem preciso esquentar a cabeça quanto a postar, mas o problema é que eu li bem? O que estão apresentando é um notebook que tem um Crossfire? Ele vem com a gpu do processador + gpu do chipset? E isso em mobile? É impressao minha ou essa geraçao AMD tá chutando o pau da barraca? O Bobcat campeao de vendas, esgotadaço. Llano chegou chutando tudo com o seu Crossfire em notebooks, imagine em Desktops, só espero que o BDZ nao decepcione, mas pelo que andaram postando, vai ser pau a pau com o SB e os 980X, é esperar para ver.

Hoje oficialmente deveria ser o lançamento do BDZ, disseram alguma coisa sobre ser apresentado alguma coisa no dia 16, então, após isso, tiro o link da contagem regressiva da minha assinatura, do contrário, vou tomar essa data como oficial, se nao for, só acredito nos leaks próximos a data oficial, e como o Evandro disse, se o que está vazando agora (dado que o Anandtech respeita os NDA) é oficial, esperarei resultados oficiais do BDZ.

Foi o que eu entendi também.

No caso o "notebook" testado teria sim a integrada 6620G e a "dedicada" 6630M.

Tá certo que o aumento de desempenho malemá bateu 10 FPS, mas tudo bem ^_^.

Hmm, eu achei que o battery life foi bom, quase 8 horas em idle, e mais de 6 horas com W-lan e brilho médio.

Eu quero saber é jogando, brilho médio com w-lan ligado, se durar 3 horas assim tá OTEMO. :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito bom esse Llano, daqui a pouco vou pensar em trocar o brasos pelo Llano.

Chutei certinho. ;) desempenho próximo a 5550~5570. Agora é esperar testes com diferentes memória no mesmo setup, pois acho que isso vai influenciar muito o desempenho da vga: de 1333 para 1866 vale até um S depois de GT, ou um X depois de um XT, para melhor contextualizar, se é que me entendem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/processors/item/23062-amd-officially-introduces-llano

The chips have been shipping for months and the first products are already available. AMD has secured more than 150 notebook and desktop design wins and we should see quite a few products in retail by the close of the quarter.

Bom, com mais de 150 modelos de máquinas baseadas no Llano, alguém quer apostar comigo que a AMD não vai aguentar suprir a demanda? rs...

details-l.jpg

Peço aos senhores que dêem uma olhada nesse slide acima. Parece que vale a pena ir para o BDZ quem tem placas compatíveis atualmente, pois, ao que parece, o socket AM3+ vai servir somente para a versão 1 do BDZ, a partir dos Komodo, passaram a usar sockets FMx, assim como os Trinity

http://www.bit-tech.net/hardware/cpus/2011/06/14/amd-reveals-2012-roadmap/1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

details-l.jpg

Essa série SCORPIUS vai sair que dia?

Para que a Plataforma Scorpius fique pronta, ou melhor completa, são necessários os lançamentos dos Bulldozers (lançamento esperado para Agosto ou Setembro)

e das Northern Islands ou Radeon HD 7000, sem previsão de lançamento ainda, mas, espera-se que antes do fim do ano elas venham ao mundo

http://www.techpowerup.com/147408/FX-Turbo-Core-Technology-Bumps-Frequency-by-1.00-GHz.html

Os Bulldozer terão, seu turbo core em todos os núcleos, mas, dependendo da quantidade de núcleos ativos esse turbo pode chegar a 1GHz :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação aos 5 módulos, faz sentido, pois, espera-se que os Komodo tenham até 10 núcleos. Contudo, essa adição de um novo módulo justificaria a mudança de socket? AM3+ --> FMx

Não é mudança de socket telminão.

FMx são os atuais sockets do Llano (notebook e desktop)

O x está mostrando a variação do socket.

A mudança de AM3+ para FMx, deve-se ao fato de que o Komodo, pelos slides seria um APU, então o vídeo partiria dele e não mais do chipset, o que deve mudar todo projeto da placa, por isto, aproveitaria-se as já existentes utilizadas pelo Llano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação aos 5 módulos, faz sentido, pois, espera-se que os Komodo tenham até 10 núcleos. Contudo, essa adição de um novo módulo justificaria a mudança de socket? AM3+ --> FMx

É justamente por isso que creio em mais módulos ao invés de GPU.

Imagino o tamanho do die de Komodo com um HD 7650 junto, além do que comprar Zambize seria um tiro no pé, seria pior que LGA 1156 que só tem duas CPUs compatível.

Ou seja, acredito que Komodo será 5/10 e compatível com AM3+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já acho que publicaram resultados do Llano, então nem preciso esquentar a cabeça quanto a postar, mas o problema é que eu li bem? O que estão apresentando é um notebook que tem um Crossfire? Ele vem com a gpu do processador + gpu do chipset? E isso em mobile? É impressao minha ou essa geraçao AMD tá chutando o pau da barraca? O Bobcat campeao de vendas, esgotadaço. Llano chegou chutando tudo com o seu Crossfire em notebooks, imagine em Desktops, só espero que o BDZ nao decepcione, mas pelo que andaram postando, vai ser pau a pau com o SB e os 980X, é esperar para ver.

Hoje oficialmente deveria ser o lançamento do BDZ, disseram alguma coisa sobre ser apresentado alguma coisa no dia 16, então, após isso, tiro o link da contagem regressiva da minha assinatura, do contrário, vou tomar essa data como oficial, se nao for, só acredito nos leaks próximos a data oficial, e como o Evandro disse, se o que está vazando agora (dado que o Anandtech respeita os NDA) é oficial, esperarei resultados oficiais do BDZ.

Não é GPU de chipset não, é GPU discreta mesmo, só que em modo crossfire (hybrid crossfire que a AMD vai chamar "double graphics" parece).

http://www.fudzilla.com/processors/item/23062-amd-officially-introduces-llano

Bom, com mais de 150 modelos de máquinas baseadas no Llano, alguém quer apostar comigo que a AMD não vai aguentar suprir a demanda? rs...

Acho que vai sim, o bobcat foi para a TSMC e o 40nm está dividido com as GPUs da AMD e da nVIDIA (como um cara do fórum semmiaccurate pontuou, acho) e outros clientes qualquer.

O Llano está na GF, que é siamesa da AMD e está dividindo espaço apenas com o BDZ e um eventual outro cliente.

Ou seja, não deve ter falta não (só se for por causa da nova litografia pegando velocidade), até porque o bobcat foi uma "surpresa".

details-l.jpg

Peço aos senhores que dêem uma olhada nesse slide acima. Parece que vale a pena ir para o BDZ quem tem placas compatíveis atualmente, pois, ao que parece, o socket AM3+ vai servir somente para a versão 1 do BDZ, a partir dos Komodo, passaram a usar sockets FMx, assim como os Trinity

http://www.bit-tech.net/hardware/cpus/2011/06/14/amd-reveals-2012-roadmap/1

Eu ia comentar isso e eu acho que está muuuito estranho, ele fala até "trinty" **! Continuo apostando que o Komodo vai ser CPU com AM3+ e o trinity vai ser FM1.

Se for para mudar, talvez mudem o FM1 para FM2.

Será que os Komodos acrescentarão um IPC grande em relação aos Zambezi?

Tomara que aumente, hehe.

Por se for apenas adicionar um gpu, eu não vejo razão pra trocar de processador FX por um bom tempo.

Komodo não vai ter GPU, só discreto ou no chipset.

será mais um slide com copiar+colar errado? ;-) Ei, alguém vem pagar a minha fiança? Ponta Negra peladão parece que não foi uma boa ideia! ;-)

Foi mal, rapaz, hehe, e eu até coloquei bem inocentemente no meio do parágrafo para não causar um choque =P.

Ah! Mas o John Taylor é cara de marketing, parece, se for para acreditar, só no Eric Demers, mãos de ferro, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/147408/FX-Turbo-Core-Technology-Bumps-Frequency-by-1.00-GHz.html

Deixa eu ver se entendi, supomos que trabalhe a 4,2ghz (isso todos os 8 núcleos) se aumentar 1ghz por core, quanto ficaria o clock final?

Acho bem interessante esse Turbo Core desde os Phenom II X4 e X6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justamente por isso que creio em mais módulos ao invés de GPU.

Imagino o tamanho do die de Komodo com um HD 7650 junto, além do que comprar Zambize seria um tiro no pé, seria pior que LGA 1156 que só tem duas CPUs compatível.

Ou seja, acredito que Komodo será 5/10 e compatível com AM3+

Foi exatamente por esse possível tiro no pé que achei importante trazer esse Slide para discussão. O curioso é que deixam claro que o Komodo vai ser apenas CPU, por fazerem menção à próxima geração de GPUs, ("Middle Islands"? Já que temos as ilhas do norte e sul :P)

Contudo é estranho esse Slide dizer que os komodo utilizarão a infraestrutura FMx. Assim, numa primeira olhada, creio que qualquer um seria levado a crer que, o AM3+, nasceu e morreu para essa primeira geração do Bulldozer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, já acho que publicaram resultados do Llano, então nem preciso esquentar a cabeça quanto a postar, mas o problema é que eu li bem? O que estão apresentando é um notebook que tem um Crossfire? Ele vem com a gpu do processador + gpu do chipset? E isso em mobile? É impressao minha ou essa geraçao AMD tá chutando o pau da barraca? O Bobcat campeao de vendas, esgotadaço. Llano chegou chutando tudo com o seu Crossfire em notebooks, imagine em Desktops, só espero que o BDZ nao decepcione, mas pelo que andaram postando, vai ser pau a pau com o SB e os 980X, é esperar para ver.

Hoje oficialmente deveria ser o lançamento do BDZ, disseram alguma coisa sobre ser apresentado alguma coisa no dia 16, então, após isso, tiro o link da contagem regressiva da minha assinatura, do contrário, vou tomar essa data como oficial, se nao for, só acredito nos leaks próximos a data oficial, e como o Evandro disse, se o que está vazando agora (dado que o Anandtech respeita os NDA) é oficial, esperarei resultados oficiais do BDZ.

CF ? Vi isso não, maas, embora dentro do esperado e sendo um bom desempenho, o fato do CPU não ser tão rápido quanto um SB vai torcer narizes.

Bom, com mais de 150 modelos de máquinas baseadas no Llano, alguém quer apostar comigo que a AMD não vai aguentar suprir a demanda? rs...

Seinão, se eles se planejaram tão antecipadamente, mesmo que a demanda seja absurda, eles tem um bom lastro.

details-l.jpg

Peço aos senhores que dêem uma olhada nesse slide acima. Parece que vale a pena ir para o BDZ quem tem placas compatíveis atualmente, pois, ao que parece, o socket AM3+ vai servir somente para a versão 1 do BDZ, a partir dos Komodo, passaram a usar sockets FMx, assim como os Trinity

http://www.bit-tech.net/hardware/cpus/2011/06/14/amd-reveals-2012-roadmap/1

Não sei, lembram quando eu falei desta imagem:

am3b.jpg

Estão vendo que ali no meio tem algo diferente ??

Acredito que Komodo será a adição de mais um Módulo ao Zambize, de 4 para 5 módulos.

Aí seriam 10 núcleos e mais uns ajustezinhos ? Ainda em 32 nm ? Vai ser um chipão.

Seinão, acho pouco pra se chamar de sefunda geração, mas você observou bem que eles não falaram mais de "Bulldozer de segunda geração".

será mais um slide com copiar+colar errado? ;-) Ei, alguém vem pagar a minha fiança? Ponta Negra peladão parece que não foi uma boa ideia! ;-)

Ótima desculpa pra ir pra Natal. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi exatamente por esse possível tiro no pé que achei importante trazer esse Slide para discussão. O curioso é que deixam claro que o Komodo vai ser apenas CPU, por fazerem menção à próxima geração de GPUs, ("Middle Islands"? Já que temos as ilhas do norte e sul :P)

Floating Islands, algo como Enhasa~Zeal Palace --> quem conhece sabe :rolleyes:.

Contudo é estranho esse Slide dizer que os komodo utilizarão a infraestrutura FMx. Assim, numa primeira olhada, creio que qualquer um seria levado a crer que, o AM3+, nasceu e morreu para essa primeira geração do Bulldozer

Também tô achando que o AM3+ morre nesses BDZ deste ano...pelo menos é o que o slide indica de fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!