Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Não:

1) O cache L2 não é compartilhado com a CPU.

2) Inclusivo ou não aqui não faz a menor diferença, não da para concluir se é uma coisa ou outra pelas informações liberadas até o momento.

3) Mesmo que algum nível do cache seja compartilhado ou que a memória seja compartilhada não é porque alguma parte desse nível seja compartilhada no chip que o outro lado precisa saber que isso existe.

4) Em casos normais a CPU vai acessar as instruções da GPU, para escreve-las mas não para executa-las (a CPU não entende essas instruções não pode executar), nesse caso essa infomações poderia estar tanto no cache de dados (e L2) da CPU quanto no cache de intruções da GPU, isso ocorre porque é a CPU que compila (e compila pouco antes da execução JIT) as aplicações que rodarão na GPU.

5) Na teoria a GPU também poderia ler as instruções da CPU (mas não executa-las ela não sabe o que essas instruções significam), isso não será muito comum porque não tem muita utilidade.

EduardoS, então eu entendi essa imagem errado.

phpLjt5eO07.jpg

• Membro VIP
Postado

Isso tudo é pro Fusion de terceira geração, né ?

Além da CPU e GPU poderem compartilhar o L3, os programadores poderão ter mais liberdade na hora de desenvolver pro Fusion, certo ?

Postado

Além da CPU e GPU poderem compartilhar o L3, os programadores poderão ter mais liberdade na hora de desenvolver pro Fusion, certo ?

Essa é minha dúvida também Evandro, isso vai trazer mais facilidade para os programadores né?

E em que áreas podemos ver ganho no dia a dia fora a parte de multimidia e jogos?

Postado
Depende o que você entendeu da imagem?

O contrário do que você havia dito.

...

Ok, sem brincadeira, hehe. Havia entendido algo como tanto a CPU quanto a GPU poderem enviar instruções uma para a outra, o que para mim significava que ambas falavam a mesma linguagem.

Tb tem essas duas imagem aqui que o Jonny tinha trazido:

devoloper.jpg

taskf.jpg

Como a linguagem usada foi "work stealing" (não sei se é um termo técnico, no caso), para mim significava que a GPU poderia simplesmente pegar uma instrução que estava inicialmente direcionada para o CPU. O que, de novo, me fez pensar que ambos conseguiriam processar as mesmas instruções.

Salvo se existir alguma espécie de conversão dentro do CPU e do GPU das instruções que o outro enviou.

• Membro VIP
Postado
20 de junho de 2011, qual é a data de lançamento dos AMD-FX A8?

Se um Llano desktop sair em preço acessivel eu compro um sem duvidas.

Até o fim do mês. ;)

Postado

Até o 31/06 a AMD ainda estará dentro do (longo) prazo determinado.

A partir do 01/07 teremos outro Another Major Delay (AMD).

Estamos acostumados, rsrs.

edit:

E tomara que os BDZ, quando chegarem, não sejam um Another Major Disaster.

Tem tantas dessas que fica até difícil escolher, haha.

• Membro VIP
Postado
Ok, sem brincadeira, hehe. Havia entendido algo como tanto a CPU quanto a GPU poderem enviar instruções uma para a outra, o que para mim significava que ambas falavam a mesma linguagem.

Enviar comandos.

Hoje é totalmente unidirecional, a CPU comanda a GPU, na nova arquitetura a GPU poderá enviar comandos também, se comunicar com a GPU.

Isso está longe de serem instruções executadas diretamente pelo hardware, os comandos para a GPU devem ser interpretados pelo driver de video que vai repassar para o software, aqueles circulos com alguns quadrados são as filas (Command Queue ou Command Buffer) onde os comandos esperam para serem processados.

É mais um tipo de MPI do que uma executando instruções da outra...

Essa é minha dúvida também Evandro' date=' isso vai trazer mais facilidade para os programadores né? [/quote']

Sim.

E em que áreas podemos ver ganho no dia a dia fora a parte de multimidia e jogos?

Na teoria isso reduz o tempo para passar uma tarefa para a GPU' date=' não precisa copiar os dados, assim tarefas que antes eram inviáveis passam a ser possíveis.

Essa é a teoria.

Talvez quarta...

• Curtir 1
Postado

Ok. Valeu EduardoS! Você sempre ajudando os menos instruídos kkkk

Ou seja, se sobrevivermos ao 2012 (lol) em 2016 veremos algo interessante.

Lá pro final de 2012 vem a 2º geração do Fusion, metade de 2013 a terceira geração e no final 2015 inicio de 2016 a quarta. Isso dando intervalos de 1,5 anos para cada lançamento e a AMD consiga cumpri-los. Dúvideódó.

Postado

ainda bem que o EduardoS passou por aqui, eu estava mais perdido que Cueca em lua-de-mel, se bem que ainda falta eu achar a agulha no palheiro para poder pegar o fio da ninhada.

Seguindo o raciocínio, até 2015 como diria a AMD, o verdadeiro Fusion sai.

Postado

O Charlie falando do FSA: http://semiaccurate.com/2011/06/20/amd-talks-about-next-generation-software-and-fusion/

O Charlie falando do Llano: http://semiaccurate.com/2011/06/20/a-llook-at-the-llano-architecture/

----

valeu, Eduardos, deu para entender.

Ou seja' date=' se sobrevivermos ao 2012 (lol) em 2016 veremos algo interessante.

Lá pro final de 2012 vem a 2º geração do Fusion, metade de 2013 a terceira geração e no final 2015 inicio de 2016 a quarta. Isso dando intervalos de 1,5 anos para cada lançamento e a AMD consiga cumpri-los. Dúvideódó.[/quote']

ainda bem que o EduardoS passou por aqui, eu estava mais perdido que Cueca em lua-de-mel, se bem que ainda falta eu achar a agulha no palheiro para poder pegar o fio da ninhada.

Não confirmaram, mas acho que foi o pcper quem disse que o Demers disse que a roadmap do FSA vai ser completada, se tudo correr bem, até 2013.

A roadmap que falo é essa aqui: http://www.pcper.com/files/imagecache/article_max_width/review/2011-06-16/amd_fsa01.jpg

Postado
20 de junho de 2011, qual é a data de lançamento dos AMD-FX A8?

Se um Llano desktop sair em preço acessivel eu compro um sem duvidas.

Para você que tem um Phenom II X2 não acho que um upgrade para Llano seja a melhor solução. Se for para melhorar seu desempenho em games, seria mais interessante trocar sua GeForce 7200GS por uma placa mais atual. Llano será uma opção interessante para quem tem PCs com processadores mais antigos ou mais fracos (tipo Celeron, Atom, Sempron, Pentium 4, Athlon 64, Duron, Pentium III, Athlon XP, Athlon, Pentium DualCore 65nm, etc). É claro que o consumo elétrico dele é mais atrativo, mas se for por isso acho que para você seria ideal aguardar a segunda geração dos Fusions, que será mais potente.

Até o 31/06 a AMD ainda estará dentro do (longo) prazo determinado.

Eu também estranhei esse 31/06. Mas vamos subentender que você quis dizer 30/06, ou na pior das hipósteses, 01/07. ;)

Nuh! 2015??? O que seria esse "verdadeiro" Fusion. Os atuais são "falsos?" =S

Ou seja' date=' se sobrevivermos ao 2012 (lol) em 2016 veremos algo interessante.

Lá pro final de 2012 vem a 2º geração do Fusion, metade de 2013 a terceira geração e no final 2015 inicio de 2016 a quarta. Isso dando intervalos de 1,5 anos para cada lançamento e a AMD consiga cumpri-los. Dúvideódó.[/quote']

2016 está muito longe ainda para se pensar em alguma coisa, não? Acho que até lá muita coisa muda e muitos planos são alterados...

• Membro VIP
Postado

Esse transistor 3D é digamos.. meio 3D, já que eles aumentaram apenas um "portao" na passagem da eletricidade. A AMD pode fazer algo parecido, isso é o de menos. O que me preocupa no futuro da AMD é o marketing, que digamos, o da Intel é bem melhor.

Eu e minha esposa estamos abrindo novamente uma loja, só que aqui no Peru, e com um distribuidor cadastrado os preços dos X6 se aproximam do justo, então a distorçao que notei a alguma semanas é do revendor, lojista, e nao do importador/distribuidor.

Ontem me dispus a buscar informaçoes sofre o Fusion e em um dos sites que li, uma jovem comentou que se eles nao esquentarem muito poderiam ser uma boa, mas que Intel é melhor porque esquenta menos. Ainda muitas pessoas estão presas aos primeiros Athlons e se esquecem que os P4 sao verdadeiros aquecedores de ambientes. A impressao é que Intel é primeira linha e AMD segunda linha (muitas vezes, segunda linha da Intel).

Hoje fui procurar em que tipo de programa posso me inscrever para receber propaganda e material da AMD e nao achei nada, procurando menos já achei o IPI da Intel, seu website e como me inscrever, rapidinho. Já sabia que existia o IPI, então nem perdi muito tempo procurando, agora, algo parecido da AMD... nao conheço.

Quando tinha loja no Brasil, sempre recebia e-mails promocionais e benchmarks da AMD, talvez pelo fato de algum distribuidor ter me inscrito em algum programa, pois diretamente com a AMD nao consegui nada.

Aqui a luta AMD x Intel é a mesma, quem conhece mais, escolhe o melhor, seja AMD ou Intel, cada uma é melhor no seu momento/segmento, quem nao conhece, pega Intel para tudo.

Espero ver esse Fusion logo aqui, já há especulaçao de que em 15 dias cheguem as placas e metade de julho os processadores, quero ver o preço dos bichos. Os Zacate eu já achei, só faltam os preços.

E em tempo, quero uma opiniao de upgrade/compras futuras:

Paras micros básicos, sem intuito de jogos, vale a pena pegar algum Athlon II ou Phenon II em processo de desova ou partir logo para os Fusion?

Postado

Só eu estou sendo "otimista" quanto à roadmap do FSA (2013 se tudo correr bem, 2014 no mais tardar) ou é impressão minha? =/

E o que será que virá depois de 2016?(não vale dizer que é 2017),o que a amd vai fazer para lutar contra os transistores 3d da intel?

Isso é coisa para a Global Foundries ir atrás com o seu cheat do petróleo. A AMD (e a VIA... e a ARM... qualquer um que quiser ser cliente da GF, ou, para ser justo, da TSMC também) só vai colher os frutos.

Eu e minha esposa estamos abrindo novamente uma loja, só que aqui no Peru, e com um distribuidor cadastrado os preços dos X6 se aproximam do justo, então a distorçao que notei a alguma semanas é do revendor, lojista, e nao do importador/distribuidor.

Vai lá, Eriberto! Livre mercado e competição! Depois que você revolucionar (e dominar *Mhuashhauhh*) o mercado peruano eu posso dizer que conheci você antes de tudo começar. :D

Ontem me dispus a buscar informaçoes sofre o Fusion e em um dos sites que li, uma jovem comentou que se eles nao esquentarem muito poderiam ser uma boa, mas que Intel é melhor porque esquenta menos. Ainda muitas pessoas estão presas aos primeiros Athlons e se esquecem que os P4 sao verdadeiros aquecedores de ambientes. A impressao é que Intel é primeira linha e AMD segunda linha (muitas vezes, segunda linha da Intel).

Por isso a AMD fez questão de tirar imagens de infravermelho dos bobcat e tal. =)

Hoje fui procurar em que tipo de programa posso me inscrever para receber propaganda e material da AMD e nao achei nada, procurando menos já achei o IPI da Intel, seu website e como me inscrever, rapidinho. Já sabia que existia o IPI, então nem perdi muito tempo procurando, agora, algo parecido da AMD... nao conheço.

Quando tinha loja no Brasil, sempre recebia e-mails promocionais e benchmarks da AMD, talvez pelo fato de algum distribuidor ter me inscrito em algum programa, pois diretamente com a AMD nao consegui nada.

Eu sei que a XFX tinha um programa para o lojista.

Sobre a AMD eu desconheço, mas acredito que se você entrar em contato com eles você consiga algo, até porque o representante de marketing para a América Latina agora é brasileiro e com certeza isso é do interesse dele.

Espero ver esse Fusion logo aqui, já há especulaçao de que em 15 dias cheguem as placas e metade de julho os processadores, quero ver o preço dos bichos. Os Zacate eu já achei, só faltam os preços.

Chegando você dá um toque pra nois.

E em tempo, quero uma opiniao de upgrade/compras futuras:

Paras micros básicos, sem intuito de jogos, vale a pena pegar algum Athlon II ou Phenon II em processo de desova ou partir logo para os Fusion?

Sinceramente? Se for para uso leve, vale aproveitar os preços bem baixos dos Athlon e dos Phenom e usar as IGP das mobos mesmo. O único "problema" será com os videos em HD. Só.

Nesse caso, se você prever um uso de multimídia HD, mas ainda leve, acredito que o Llano com GPU mais simples valha a pena, mais que isso só para OpenCL ou gaming.

Até porque até o video do E-350 já é mais que suficiente para uso leve, mas como ele peca em CPU eu não sugeri ele (mas, sim, é uma opção).

Postado
[...]Até porque até o video do E-350 já é mais que suficiente para uso leve, mas como ele peca em CPU eu não sugeri ele (mas, sim, é uma opção).
Concordo com boa parte que você disse, mas sobre isso discordo completamente.

Entry-low-level vai chegar e pedir o PC mais barato.

IGP e350 é de longe uma opção rapida e barata.

Roda full HD, e tem dois núcleos.

E ainda pode colocar: Processador de ultima geração, com mesmo desempenho do Pentium 4 3.73gHz, e metade da temperatura e energia(é menso da metade, mas se ficar muito grande, vão ter preguissa de ler ou desacreditar xP).

Placa de vídeo dedicada compativel com...(ai você coloca uma da NVIDIA) e superior a HD3000(placa de vídeo do I7 SB).

Isso para o low-entry, vai ser esculacho ai pro peru que possui esse "OH GOD P4 é DEUS".

Vai humilhar o melhor P4 e a melhor placa de vídeo do "trunfo" de performace do I7.

Tanto desentendidos como entendidos irão aceitar xD

Postado

PassMark não é tudo não, mesmo o E350 sendo um ótimo processador, ele possui pouca Cache e baixa frequência.

Compare-o com um Phenom II x4 955 (que etá sendo vendido aqui no Brasil a R$280,00 atualmente), que roda acima dos 3GHz, praticamente o dobro do E350, fora o fato de possuir 4 núcleos.

Postado
PassMark não é tudo não, mesmo o E350 sendo um ótimo processador, ele possui pouca Cache e baixa frequência.

Compare-o com um Phenom II x4 955 (que etá sendo vendido aqui no Brasil a R$280,00 atualmente), que roda acima dos 3GHz, praticamente o dobro do E350, fora o fato de possuir 4 núcleos.

Essa sua comparação deu foi um tiro no pé. O E350 é processador para notebook e o PH2 955 de desktop. Que eu saiba não existe PH2 955 em notebook.

Os llamos para desktop são os A4, A6 e A8. Veja as especificações:

http://www.anandtech.com/Show/Index/4444?cPage=16&all=False&sort=0&page=5&slug=amd-llano-notebook-review-a-series-fusion-apu-a8-3500m

Toshiba coloca no mercado notebock com tela de 17" e um A6:

http://www.tcmagazine.com/tcm/news/hardware/39247/toshibas-amd-llano-equipped-satellite-l775d-laptop-gets-listed?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+tcmagazine+%28Techconnect+Magazine%29

Postado

Quem comparou com um phenom II/Athlon II com o E350 foi o Ednam e o Sirro.

Eu citei o PH2 955 pois vi que o garoto do Peru (rsrs) estava falando de um "micro básico", sem intuito para jogos, ou seja, um Desk com video onboard, ou algo do tipo, tanto que o próprio Eriberto citou os Athlon II e o Phenom II.

E eu sei que eles são processadores de notebooks.

E não, não existe o PH2 955 para notes.

E para corrigir, não é llaMo, é llano.^_^

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...