Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

Travados completamente para overclock ou só no multiplicador?

Os de final K tem o Multiplicado destravado com no EE e tanto eles quanto os outros não se consegue alterar o BClk, é travado em 100.

A intel estuda um suposto Z68 que além de propiciar o Video ON, coisa que o P67 não faz, a Placa-Mãe baseada nele pode Unclocar o Clock Base [ BClk ].

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os de final K tem o Multiplicado destravado com no EE e tanto eles quanto os outros não se consegue alterar o BClk, é travado em 100.

A intel estuda um suposto Z68 que além de propiciar o Video ON, coisa que o P67 não faz, a Placa-Mãe baseada nele pode Unclocar o Clock Base [ BClk ].

Travar o multiplicador eu até compreendo, mas a Intel agora travou o clock base de seus CPUs para não permitir nenhum tipo de overclock? É isso mesmo que entendi? Ou seja: se eu quiser mais poder de processamento eu simplesmente tenho que comprar outro CPU da marca/família de clock maior? Como se os processadores deles fossem baratos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre foi e continua sendo. Mesmo na época dos Pentium 4 + memórias RAMBUS demorou um pouco para cair a ficha para eles. ;]

Se eles cometerem o mesmo erro duas vezes, troféu Darwin pra eles.. acho isso bem improvável. Se bem que, até a "nação mais desenvolvida do mundo" botou uma anta de teta pra ser seu líder, duas vezes ainda.

Sobre o overclock travado, tiro no pé pra meia dúzia que faz over, pra grande parcela dos compradores, não faria diferença nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem quiser fazer over vai obrigatoriamente comprar a edição K. Pode ser insignificante para a maioria, mas ainda acho que é tolice. Falando por mim, jamais compraria um processador que não me deixa sequer aumentar nem 100Mhz.

E as placas-mãe? Os processadores travados para over não fariam as placas mãe sairem com menos recursos e conseqüentemente mais baratas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu tambem não entendi, tem site que diz que é travado completamente, outros, que é só o multiplicador. Vou ficar na espera de reviews pra ver se valhe a pena mesmo, senão vou de 1366 mesmo

Se forem travados completamente a Intel dará um verdadeiro tiro no pé, pois não é todo mundo que tem dinheiro para torrar numa versão "Extreme" ou "Unlocked" da Intel (que diga-se de passagem costumam ter preços absurdos). Se isso acontecer vai ter muito nego fanboy da Intel mudando de time... Exceto, é claro, os leigos: "AMD? Eu não! Eu quero que meu PC dure muito tempo." ¬¬

É só ver a quantidade de gente que usa Pentium 4 ou Pentium DualCore com overclock aqui no fórum até hoje para dar uma ginada no desempenho, para se ter uma ideia do que estou dizendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem quiser fazer over vai obrigatoriamente comprar a edição K. Pode ser insignificante para a maioria, mas ainda acho que é tolice. Falando por mim, jamais compraria um processador que não me deixa sequer aumentar nem 100Mhz.

A medida é bem interessante em termos comerciais.

Imagine quem trocaria um i7-750 por um i7-760 ou até mais, quem pagaria um cente mais caro por overclock de fábrica, isso o pessoal já esta careca de saber.

Agora fica mais fácil vender novos processadores com multiplicador de clock maior ou com Turbo mais alto, e em se falando de Turbo, viu com eles mexem, só que de maneira autônoma.

Os processadores hoje operam com 3 estagio de freqüência:

Clock step: também conhecido com clock mínimo, porém é o mais usado em 90% dos micros com processadores linha " i " e AMD Thuban.

Clock Stock ou Clock Comercial: esse só é usado em larga escala se o usuário intervir, desligando SpeedStep/Cool"N"Quiet.

Turbo Clock: só server pra encher lingüiça cada vez mais, ou seja, cada vez mais os programas estão se tornando Quad-processados.

E as placas-mãe? Os processadores travados para over não fariam as placas mãe sairem com menos recursos e conseqüentemente mais baratas?

Quam é louco de dizer está te vendendo o Block e carenagem de Captiva pra por seu 1.0 16V Fire?.

Os caras vão fazer a melhor placa possível, é o comércio deles, cabe o usuário não se deixar enganar com estes detalhes, P8P67??? - Deluxe só terá benefícios caso possua um i-k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O turbo do SB continua sendo ativado para apenas um processador quando os demais estão em idle? Tirando pelo comentário do johny.

E a estrategia de marketing é perfeita: "cobramos um premium pelo overclock", para o usuario comum, tanto faz. E eles criam uma linha premium/entusiasta de processadores para aumentar a margem de lucro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O turbo do SB continua sendo ativado para apenas um processador quando os demais estão em idle? Tirando pelo comentário do johny.

E a estrategia de marketing é perfeita: "cobramos um premium pelo overclock", para o usuario comum, tanto faz. E eles criam uma linha premium/entusiasta de processadores para aumentar a margem de lucro.

Fui exaltado ao falar que é tiro no pé. Pode ser uma boa estratégia, mas eu não gosto disso. Okay, minha opinião não interessa para eles, só o meu dinheiro.

O Core 2 Duo e Core 2 Quad foram monstros de over. E eu não estou falando do pessoal que comprou watercooler com QX965, estou falando de quem tem E4500 com over no cooler box, ou então um Q6600 a 2.8Ghz usando um cooler de 50 reais... E aí, já era esse pessoal? (E eu me incluo nessa).

Eu tinha gostado do preço dos novos i5. Para quem vai trocar de máquina em alguns meses('mim' vai), eles estrearam na lista de possibilidades. Mas

se não der pra subir nem 100Mhz, vão sair tão rápido quanto entraram.

E quem liga? Maioria ainda acha que vai queimar o PC se entrar na BIOS e apertar botão errado(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahueuhauehuahuehahue Verdadeiro tiro no pé

Isso vai vender só pra OEM, mas o mundo dos PC não é tão burro quanto antigamente, hoje em dia tem muito mais gente vidrada em comprar um processador barato e "overclocar" ele, estou vendo que ou vou de AMD ou aproveito a queda de preço dos 1366

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que parece em questão de preços , o melhor modelo Core i7 2600 vai ser o mesmo preço do Core i7 930.

E o modelo K um pouco mais caro por ser desbloqueado.

Vamos torcer para o desempenho não ganhar dos Core i7 930 pra cima , porque assim a plataforma X58 teria ainda uma boa sobrevida até o lançamento da plataforma 2011 final de 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui exaltado ao falar que é tiro no pé. Pode ser uma boa estratégia, mas eu não gosto disso. Okay, minha opinião não interessa para eles, só o meu dinheiro.

O Core 2 Duo e Core 2 Quad foram monstros de over. E eu não estou falando do pessoal que comprou watercooler com QX965, estou falando de quem tem E4500 com over no cooler box, ou então um Q6600 a 2.8Ghz usando um cooler de 50 reais... E aí, já era esse pessoal? (E eu me incluo nessa).

Eu tinha gostado do preço dos novos i5. Para quem vai trocar de máquina em alguns meses('mim' vai), eles estrearam na lista de possibilidades. Mas

se não der pra subir nem 100Mhz, vão sair tão rápido quanto entraram.

E quem liga? Maioria ainda acha que vai queimar o PC se entrar na BIOS e apertar botão errado(_(

Não é que eu goste, só que faz sentido.

"Se você quer overclocar, pague mais". E faz sentido porque na verdade todo mundo compra um processador mais baixo e simula um superior com o over.

Como a intel está em posição para tentar matar isso e lucrar mais, faz sentido.

agora, seria realmente bom e eu nem reclamaria se as versões K viessem com coolers stock melhores, se brincar, para um over simples, ficaria até mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que parece em questão de preços , o melhor modelo Core i7 2600 vai ser o mesmo preço do Core i7 930.

E o modelo K um pouco mais caro por ser desbloqueado.

Vamos torcer para o desempenho não ganhar dos Core i7 930 pra cima , porque assim a plataforma X58 teria ainda uma boa sobrevida até o lançamento da plataforma 2011 final de 2011.

Pelos preliminares, parece que Sandy Bridge terá entre 5~10% de ganho em cima de i7-900 no mesmo clock, i7-900 se ainda for um sonho, logo será pesadelo...:D

Agora quem comprar um i5-2300 pro U$ 177,00 e quiser partir para i5-2500, terá automaticamente que trocar o Processador, ao invés de overclockar, como estávamos acostumados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ue porque um pesadelo , tudo bem que parece que uma boa parte da plataforma 1155 vai ter o chipset Hydra , mas a plataforma X58 ainda tem certificação CF e SLI em todas placas mãe , também utiliza Triple Channel , que em certos aplicativos a banda é bem maior que Dual Channel , e as placas mãe X58 estão bem mais maduras.

Eu ainda não sei quantas vantagens essa nova plataforma vai oferecer , mas se o preço for igual da X58 , e não tiver nenhum diferencial gritando (tirando o Hydra que é bacana) , X58 ainda é uma opção.

O problema é no final de 2011 a plataforma que substitui a X58 ser lançada , mas isso de lançar plataformas novas é normal , tanto amd quanto intel.

E 5% é nada.

Negocio é esperar pelo lançamento , pra ver se essa nova plataforma vai ter vantagens significantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só eu acho que isso é um péssimo MKT? Vejam só a reação do Mozts... quantos terão reação semelhante mundo afora?

Sei não... pode até vender bem, mas vai ficar no ar aquele mesmo clima das rodadas finais do Brasileirão :P

Poucos.

Overclock é feito por bem pouca gente, é como micros ultra silenciosos, super potentes, super compactos.. mercados restritos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ue porque um pesadelo , tudo bem que parece que uma boa parte da plataforma 1155 vai ter o chipset Hydra , mas a plataforma X58 ainda tem certificação CF e SLI em todas placas mãe , também utiliza Triple Channel , que em certos aplicativos a banda é bem maior que Dual Channel , e as placas mãe X58 estão bem mais maduras.

Eu ainda não sei quantas vantagens essa nova plataforma vai oferecer , mas se o preço for igual da X58 , e não tiver nenhum diferencial gritando (tirando o Hydra que é bacana) , X58 ainda é uma opção.

O problema é no final de 2011 a plataforma que substitui a X58 ser lançada , mas isso de lançar plataformas novas é normal , tanto amd quanto intel.

E 5% é nada.

Negocio é esperar pelo lançamento , pra ver se essa nova plataforma vai ter vantagens significantes.

Tu ainda acreditas em triplo Channel?

Plataforma baseado no chipset intel podem oferecer tanto Crossfire quanto SLI, independente do Hydra Lucid, SLI depende do fabricante pagar a parte que interessa a Nvidia. Ou melhor, esqueçamos o Chipset, pois o controlador PCI-E fica integrado ao processador no Sandy.

Compara uma plataforma i5-750 vs i7-920 e verás que o custo vs performance é gigante, além do consumo ou Performance/Watt.

Review Sandy i7-2600K

Atenção especial

sandyr11.jpg

Puxa.... quase 15% WoW :eek: 8% mais barato se os preços forem confirmados pela intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que parece em questão de preços , o melhor modelo Core i7 2600 vai ser o mesmo preço do Core i7 930.

E o modelo K um pouco mais caro por ser desbloqueado.

Vamos torcer para o desempenho não ganhar dos Core i7 930 pra cima , porque assim a plataforma X58 teria ainda uma boa sobrevida até o lançamento da plataforma 2011 final de 2011.

Cara aí é q tá, esse um pouco mais caro não existe no Brasil... Nomes como: Black Edition, Unlocked, Overclocked, K, Turbob e etc... Já são motivos suficientes para vendedores sacanas dobrarem o preço. Sim, sei que poucos fazem overclocks, mas usuários como nós ficaram a ver navios/desamparados, a não ser que alguma fabricante lancem mobos que destravem esse bloqueio de clock base. Muitos aqui do fórum usam configs com CPUs baratas em overclock e um cooler de R$ 50~70, que em conjunto se equiparam a algumas mid-high end. A Intel está certa em fazer isso? Sim, pois como empresa ela visa o lucro, e a diferença de preços de modelos "k e normais" é baixa, mas enquanto a mentalidade dos nossos vendedores não evoluir estamos perdidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, pensando num lado positivo pelo menos temos que os modelos k e etc são direcionados aos usuários "mais entendidos" que no mínimo pesquisaram sobre overclock. Esse pessoal é mais sensível ao preço, então é possível que o custo brasil seja o "Normal" e não um "especial pelo nome bonito".

Claro que vai ter muito vendedor querendo enrolar prometendo mundos e fundos sobre esses k, especialmente se essa informação do overclock ficar bem escondida. Mas aí já é outra história. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu ainda acreditas em triplo Channel?

Plataforma baseado no chipset intel podem oferecer tanto Crossfire quanto SLI, independente do Hydra Lucid, SLI depende do fabricante pagar a parte que interessa a Nvidia. Ou melhor, esqueçamos o Chipset, pois o controlador PCI-E fica integrado ao processador no Sandy.

Compara uma plataforma i5-750 vs i7-920 e verás que o custo vs performance é gigante, além do consumo ou Performance/Watt.

Review Sandy i7-2600K

Atenção especial

sandyr11.jpg

Puxa.... quase 15% WoW :eek: 8% mais barato se os preços forem confirmados pela intel.

Lol o triple channel pode não mudar quase nada nos jogos , coisa de 1-2FPS , mas em aplicativos de uso intenso de memoria , realmente a diferença existe , coisa de mais de 5GB/s de transferencia a mais.

O que quero dizer é o seguinte , esse Sandy Bridge 2600K está em 3.4GHz , e é ok 10% superior ao Core i7 875K , que é +- um Core i7 930 , agora se você pegar o Core i7 930 e colocar a 3.4Ghz , quem é que ganha?

O bom do 2600 é que é TPD é só 95W , deve ser mais frio e melhor pra over.

E ainda tem o fato do Core i7 930 ser mais barato , e desbloqueado.

Eu só vou tirar uma conclusão quando ele for lançado e tudo mais.

Mas ainda não acho que vale a pena pegar essa plataforma e não uma X58.

Li a review inteira , maiores dos testes é uma diferença muito pequena , jogos então maioria da uma boa luta.

Entre pegar uma plataforma 1156 e 1155 , claro que 1155 é melhor , mas entre pegar uma 1155 e 1366 , eu pegaria 1366 , sem limite de overclock , preços vão cair , SLI e CF em todas mobos.

Unico problema é que vão substituir logo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Triplo Channel => 1066*3*8 = 25,6GT/s

Dual Channel => 1333 * 2* 8 = 21,3GT/s

Dual Channel para AM3 e i7-800 => 1600*2*8 = 25,6GT/s, bastando apenas ajustar o multiplicador de clock das memórias na bio.

Par se beneficiar verdadeiramente disso, talvez um banco de dados, um editor de imagem ou o mais comum pra nós pobres mortais, RAM-Driver.

Sandy certamente também terá a banda de memórias num padrão de 21,3GT/s ou ajustável para 25,6GT/s, mas certamente fará mais uso que os antecessores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Triplo Channel => 1066*3*8 = 25,6GT/s

Dual Channel => 1333 * 2* 8 = 21,3GT/s

Dual Channel para AM3 e i7-800 => 1600*2*8 = 25,6GT/s, bastando apenas ajustar o multiplicador de clock das memórias na bio.

Par se beneficiar verdadeiramente disso, talvez um banco de dados, um editor de imagem ou o mais comum pra nós pobres mortais, RAM-Driver.

Sandy certamente também terá a banda de memórias num padrão de 21,3GT/s ou ajustável para 25,6GT/s, mas certamente fará mais uso que os antecessores.

Só uma coisa Jonny, o controlador de memória dos Phenom II 9xx e i7 8xx, sem over, deixa as memos em 1333MHz no máximo. Além disso, se formos deixar os clocks ''iguais'': 1600*3*8 = 38,4GT/s.

Triple e Quad channel são mais para mercado de servidores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa Jonny, o controlador de memória dos Phenom II 9xx e i7 8xx, sem over, deixa as memos em 1333MHz no máximo. Além disso, se formos deixar os clocks ''iguais'': 1600*3*8 = 38,4GT/s.

Triple e Quad channel são mais para mercado de servidores...

nem Phenom II nem i7-800 suportam Triplo Channel, os dois são Dual Channel, como disse padrão 1333MHz porém suas controladores podem funcionar nativos em 1600MHz, [200 x 8 = 1600MHz e 133,33 x 12 = 1600MHz].

Triplo Channel está em toda a linha i7-900 e a intel diz que é Desk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nem Phenom II nem i7-800 suportam Triplo Channel, os dois são Dual Channel, como disse padrão 1333MHz porém suas controladores podem funcionar nativos em 1600MHz, [200 x 8 = 1600MHz e 133,33 x 12 = 1600MHz].

Triplo Channel está em toda a linha i7-900 e a intel diz que é Desk.

Sim, eu sei que os i7 8xx e Phenom II só suportam dual, o que eu disse é que o triple channel oferece uma banda bem maior em clocks iguais. E, pelo que me lembro, os controladores dos PII e i7 8xx, nativamente, suportam no máximo 1333MHz.

Veja:

http://ark.intel.com/Product.aspx?id=41315

http://www.amd.com/br/products/desktop/processors/phenom-ii/Pages/phenom-ii-key-architectural-features.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei que os i7 8xx e Phenom II só suportam dual, o que eu disse é que o triple channel oferece uma banda bem maior em clocks iguais. E, pelo que me lembro, os controladores dos PII e i7 8xx, nativamente, suportam no máximo 1333MHz.

Veja:

http://ark.intel.com/Product.aspx?id=41315

http://www.amd.com/br/products/desktop/processors/phenom-ii/Pages/phenom-ii-key-architectural-features.aspx

Isso por determinação da JEDEC, porém acessando a bios de qualquer placa você consegue os ajuste do post anterior, isso não interfere em nenhum outro clock, ou seja, fica nativo. O mesmo que acontece com AM2 vs AM2+, se quiser 1066MHz deve acessar a bios e ajustar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!